João Carvalho Publicado Fevereiro 24, 2010 Publicado Fevereiro 24, 2010 (editado) Boas, venho mostrar a montagem do meu aquário e pedir conselhos,criticas, etc.... Setup: Aquário: - 90x50x55 ( 240L ) Filtro: - Fluval 305 Termostato: - Jager 300W Iluminação: - T5 2 x 24W + HQI 150W Substrato: - Elos Terra - Elos Bottom Mineral - Elos Terra Zero Fertilização: - Elos Fase 1 - Elos Fase 2 - Elos K40 Co2: - Botija Fauna: - Corydoras Puntactus - SAE - Ancistrus - Guppys - Escalares - Discus Flora: - Anubia nana - Bolbitis heudelotii - Eleocharis Parvula - Hydrocotyle verticillata - Echinodorus Bleheri (o resto ainda por definir e estou aberto a sugestões) Para já é só… Cumprimentos Editado Maio 4, 2010 por JPC Citar Cumprimentos
João Paulo Viegas Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Parabéns pela montagem. Está muito "limpa" com tudo arrumado etc. Acaba lá esse móvel... Quanto ao layout, pessoalmente teria criado alguns declives, mas isso são gostos. Vai actualizando e boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Viva, parece no bom caminho..... Cuidado com o substrato que tens..é forte toca a meter plantas nisso, senão as algas vão adorar! Outra coisa,esse filtro estava ciclado? meteste logo fauna dp de montado? cuidado com picos de amonia e nitritos. Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
João Carvalho Publicado: Fevereiro 24, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2010 Parabéns pela montagem.Está muito "limpa" com tudo arrumado etc. Acaba lá esse móvel... Quanto ao layout, pessoalmente teria criado alguns declives, mas isso são gostos. Vai actualizando e boa sorte. Primeiro vou por o aquário a funcionar em pleno e então depois penso em forrar o móvel...não há t€mpo para tudo ao mesmo tempo... Em relação ao layout estou de acordo com os declives....por isso já os ter criado ontem. Mas ainda não está a gosto.... Viva,parece no bom caminho..... Cuidado com o substrato que tens..é forte toca a meter plantas nisso, senão as algas vão adorar! Outra coisa,esse filtro estava ciclado? meteste logo fauna dp de montado? cuidado com picos de amonia e nitritos. Abraços Já tem mais umas plantas...mas tenho que arranjar muitas mais....depressa O filtro foi ciclado 3 semanas, estive a fazer os testes durante as 3 semanas e os picos já baixaram :D...mas obrigado pela atenção Obrigado pelos vossos comentários. Cumps Citar Cumprimentos
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boas Essa raíz é bem bonita, e a montagem promete. Também sou da opinião do João Paulo Viegas que deveriam ser criados declives, mas ao que parece já fizeste algumas alterações nesse sentido. Coloca aí umas actualizações. Abraço Hugo Bernardo :D Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
João Carvalho Publicado: Fevereiro 24, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2010 Deixo uma pequena actualização.... Antes.. depois... Não liguem a disposição das plantas porque estão apenas dentro de água. Adicionei mais substrato mas ainda falta dar forma...ainda não dei porque a água ficou completamente castanhas, não via nada.. O que sugerem como plantas? tenho neste momento anubias... Queria fazer um tapete....ideias? Cumps Citar Cumprimentos
Crixtianu Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Deixo uma pequena actualização.... Antes.. depois... Não liguem a disposição das plantas porque estão apenas dentro de água. Adicionei mais substrato mas ainda falta dar forma...ainda não dei porque a água ficou completamente castanhas, não via nada.. O que sugerem como plantas? tenho neste momento anubias... Queria fazer um tapete....ideias? Cumps Olá... bonito tronco agora uns musgos e fica mesmo à maneira xD vim só aqui dar ideia para o tapete! para fugir ao normal e porque também é bonito apostava num tapete de riçia é uma ideia mas acho que ficava muito bem cumps. Citar Meu Aqua e Meu Lago- Visite Já! :D AHAHAH http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...06771 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=128392&hl= Cristiano Coentrão
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 Olá... bonito tronco agora uns musgos e fica mesmo à maneira xD vim só aqui dar ideia para o tapete! para fugir ao normal e porque também é bonito apostava num tapete de riçia é uma ideia mas acho que ficava muito bem cumps. Boas, obrigado pelo comentario... A riçia para tapete é capaz de não ser o mais aconselhado para os discus...pelo que andei a ler eles gostam de comer do fundo...é verdade? Cumps Citar Cumprimentos
Crixtianu Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Boas,obrigado pelo comentario... A riçia para tapete é capaz de não ser o mais aconselhado para os discus...pelo que andei a ler eles gostam de comer do fundo...é verdade? Cumps De nada :D quando tive discus eles comiam em todo o lado, mas assim com o que estas a dizer estas a contrariar.te porque tapete que é tapete é para cobrir o fundo, ou nao percebi a tua ideia xD podes é se quiseres deixar um espaço aberto para se optares colocar corydoras pois elas é que não gostam de estar em cima de tapetes mas sim no sunstrato para procurarem comida etc... se nao gostas de riçia podes por cuba também acho fixe! p.s. ve no meu link do aquario como ficou o meu tapetinho de riçia que já nao tenho . . . cumps. Citar Meu Aqua e Meu Lago- Visite Já! :D AHAHAH http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...06771 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=128392&hl= Cristiano Coentrão
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 De nada quando tive discus eles comiam em todo o lado, mas assim com o que estas a dizer estas a contrariar.te porque tapete que é tapete é para cobrir o fundo, ou nao percebi a tua ideia xD podes é se quiseres deixar um espaço aberto para se optares colocar corydoras pois elas é que não gostam de estar em cima de tapetes mas sim no sunstrato para procurarem comida etc... se nao gostas de riçia podes por cuba também acho fixe! p.s. ve no meu link do aquario como ficou o meu tapetinho de riçia que já nao tenho . . . cumps. sou capaz de me ter explicado mal... é capaz de não ser bem tapete... queria plantar o fundo com alguma coisa que não fecha-se por completo..agora o quê não sei Cumps Citar Cumprimentos
Crixtianu Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 sou capaz de me ter explicado mal...é capaz de não ser bem tapete... queria plantar o fundo com alguma coisa que não fecha-se por completo..agora o quê não sei Cumps ahhh olha é o que eu estou a fazer na minha nova montagem. . . e a solução é: pogostemon helferi a planta é um espectaculo, é baixa e não deve fechar o fundo! CUmps. Citar Meu Aqua e Meu Lago- Visite Já! :D AHAHAH http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...06771 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=128392&hl= Cristiano Coentrão
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 ahhh olha é o que eu estou a fazer na minha nova montagem. . . e a solução é: pogostemon helferi a planta é um espectaculo, é baixa e não deve fechar o fundo! CUmps. é uma ideia...obrigado mas vou esperar por mais opiniões... Citar Cumprimentos
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Tens várias alternativas para fazer um tapete. No entanto cada planta tem as suas próprias necessidades e isso deve-se ter em conta antes de partir para a montagem. Das várias existentes destacam-se as seguintes: - Hemianthus callitrichoides Cuba - Glossostigma elatinoides - Eleocharis parvula - Eleocharis acicularis - Echinodorus tenellus - Lilaeopsis novae-zelandiae - Lilaeopsis spec "Mauritius" Pesquisa um pouco sobre estas plantas a ver se alguma te agrada. Outra coisa importante é a fauna que vais colocar. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 boas, tá muito bonito o aquario...parabens deixo só uma questão o teu aquario tá ao pé da janela nao é?nao vai apanhar sol?ou o sol não chega ai? é so um pequeno acerto nao leves a mal... fora isso ta excelente... abraço Citar
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 boas,tá muito bonito o aquario...parabens deixo só uma questão o teu aquario tá ao pé da janela nao é?nao vai apanhar sol?ou o sol não chega ai? é so um pequeno acerto nao leves a mal... fora isso ta excelente... abraço Boas, antes de mais obrigado pelo comentário. Sim o aquário está ao pé de uma janela. A janela é virada a norte logo não entra sol directo o ano inteiro....mas entra claridade...faz mal? Já me tinha questionado mas pensei que não. Cumps Citar Cumprimentos
Diogo Amaral Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 boas... penso que nao mas eu sou amador por isso espera por uma resposta de alguem que saiba... abraço Citar
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 boas...penso que nao mas eu sou amador por isso espera por uma resposta de alguem que saiba... abraço Ainda bem que levantas-te a questão. Vou esperar por mais opiniões Cumps Citar Cumprimentos
canito Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Olá. Se a ideia é colocar discos.. e visto que já tens alguma flora no aquário (anubias e valisnérias)... penso que as melhores opções seriam... ou um tapete de eleocharis ou Lilaeopsis. No caso da elocharis... poderias introduzir a Eleocharis acicularis ... no caso da Lilaeopsis... poderias optar pela Lilaeopsis mauritiana. Sendo... que por ex... a acicularis ficaria ao centro... e a mauritiana... nas zonas laterais. São plantas de tapete de relativa facil manutenção. De crescimento lento (a lilaeopsis... é mesmo "muito lento" sendo que seria necessario arrancares com uma boa quantidade de vasos)... e que estariam de acordo com o resto da flora e fauna(discos) que irás introduzir. Tens no entanto... um pequeno problema... a altura do aquário (55cm) e a iluminação.. que me parece ser curta. A outra alternativa... seria um "semi-tapete" ... composto por Echinodorus tenellus, e ainda uns apontamentos de Sagittaria subulata... sendo que nesta opção... provavelmente... não terás de alterar a iluminação actual. Por fim... conforme o Ptuga já te alertou... tens de rapidamente arranjar mais flora. Porque... "encher" um aquário de substrato fértil (ainda por cima bastante "potente" )... e depois... deixar o aquário vazio (flora)... é caminho certinho para termos problemas. Vai realizando tpa`s frequentes. Quando arrancares com o "tapete"... tens de arrancar tambem com o fornecimento de carbono (co2). Parabéns pela montagem e Boa Sorte. Vai actualizando. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
João Paulo Viegas Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 O declive está bom pois crias-te uma outra perspectiva. Quanto ao resto já te disseram: plantas para cima pois as algas vão atacar com o substrato tão bom será uma pena ver isso a ficar verde... Boa sorte e vai actualizando. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 (editado) Olá.Se a ideia é colocar discos.. e visto que já tens alguma flora no aquário (anubias e valisnérias)... penso que as melhores opções seriam... ou um tapete de eleocharis ou Lilaeopsis. No caso da elocharis... poderias introduzir a Eleocharis acicularis ... no caso da Lilaeopsis... poderias optar pela Lilaeopsis mauritiana. Sendo... que por ex... a acicularis ficaria ao centro... e a mauritiana... nas zonas laterais. São plantas de tapete de relativa facil manutenção. De crescimento lento (a lilaeopsis... é mesmo "muito lento" sendo que seria necessario arrancares com uma boa quantidade de vasos)... e que estariam de acordo com o resto da flora e fauna(discos) que irás introduzir. Tens no entanto... um pequeno problema... a altura do aquário (55cm) e a iluminação.. que me parece ser curta. A outra alternativa... seria um "semi-tapete" ... composto por Echinodorus tenellus, e ainda uns apontamentos de Sagittaria subulata... sendo que nesta opção... provavelmente... não terás de alterar a iluminação actual. Por fim... conforme o Ptuga já te alertou... tens de rapidamente arranjar mais flora. Porque... "encher" um aquário de substrato fértil (ainda por cima bastante "potente" )... e depois... deixar o aquário vazio (flora)... é caminho certinho para termos problemas. Vai realizando tpa`s frequentes. Quando arrancares com o "tapete"... tens de arrancar tambem com o fornecimento de carbono (co2). Parabéns pela montagem e Boa Sorte. Vai actualizando. Boas, Obrigado pela dicas... estás confirmada a chegada de uma calha HQI 150w + 2x24w por isso acho que vou para a primeira opção...embora goste das cores dos Echinodorus tenellus. O declive está bom pois crias-te uma outra perspectiva. Quanto ao resto já te disseram: plantas para cima pois as algas vão atacar com o substrato tão bom será uma pena ver isso a ficar verde... Boa sorte e vai actualizando. acho que ainda vai melhorar... Obrigado a todos! Cumprimentos Editado Fevereiro 25, 2010 por JPC Citar Cumprimentos
João Carvalho Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 (editado) Estive a pesquisar e a ver outros projectos...e fiz uma selecção de algumas plantas.. então aqui vai: -Anubias Barteri Var. Nana 'Petite' -Bolbitis heudelotii -Cyperus Helferi -Echinodorus Palaefolius var. Latifolius -Eleocharis acicularis -Hydrocotyle verticillata -Lilaeopsis Mauritiana -Vallisneria Nana O que acham? Cumprimentos Editado Fevereiro 26, 2010 por JPC Citar Cumprimentos
João Carvalho Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2010 Boas, então? Ninguém dá uma opinião? Cumprimentos Citar Cumprimentos
columbia Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Boas, então? Ninguém dá uma opinião? Cumprimentos boas e assim, eu avançava. As que as plantas combinam bem. Com essas plantas eu acho que ficaria bonito com areia branca. MEte uns neon que da cor ao aquario e mais alguns peixes que se adequem as tua spreferencias( mas que se dem bem uns com os ouros). Dalhe bem, e um bom projecto depois posta fotos. Força ai fico a espera Citar BB
Marta Esteves Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Gosto bastante do aquário E gosto muito desse tipo de tronco, mas as lojas onde vou não têm. Sabes dizer me onde posso encontrar? Parabéns pelo aquario Citar
João Carvalho Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2010 Boa tarde, Obrigado pelos comentários, em relação a onde comprei os tronco já respondi por MP. Quando tiver novidades actualizo... Cumprimentos Citar Cumprimentos
Recommended Posts