ARTUR LOPES Publicado Fevereiro 23, 2010 Share Publicado Fevereiro 23, 2010 Olá a todos os Forenses, fica aqui uma ideia que talvez possa inspirar alguém.... Antes de mais benvindos à minha humilde casa, alugada, aqui para os lados do Magoito. Com algumas experiências no passado, estive sem a presença de aquário durante uns bons meses, devido a situações particulares que envolveram deslocações ao estrangeiro e mudança de casa... Como para mim a aquariofilia é mais do que um hobbie, mas um estilo de vida, tornava-se pertinente a aquisição de um recepiente de vidro constituído maioritariamente de àgua salgada, rocha, areia e montes de vida colorida...para manter a minha sanidade (ou insanidade ) mental.... O espaço que dispunha não era dos maiores e a opção de colocação no móvel que divide a entrada da sala pareceu-me boa, pois assim poderia observar o Little Reef Tank de qualquer local... Algumas semanas de reflexão, levaram a que me decidisse pela instalação deste pequeno Nano.... O conceito base deste pequeno aquário de recife assenta na filosofia do "Small is Beatifull" e "Kiss (Keep it simple Stupid)", onde a a simplicidade e ausência de sump ou refúgio, foi substituida pela colocação de um filtro de cascata, onde tenho colocado o ChemiPure( um must have - na minha opinião) e onde se encontra pendurado o escumador TMC Nano 80... Ficam aqui as fotos dos primeiros habitantes e poderei, como é lógico e se assim o pretenderem, exemplificar o set-up ou postar up-dates deste pequeno e humilde sistema....- dentro do tempo que tenho disponivel e que não é muito! Thanks Baltasar - Led man Thanks Ricardo Oliveira O meu muito obrigado ao Rui Melo pelo magnifico modelo de aquário que desenhou e construiu, ao João Judicibus pela a ajuda, ao Paulo Almeida pelas ideias técnicas, entre outros.... Um abraço e lembro os membros mais novos nestas lides que a aquariofilia é um percurso e não um destino...... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao_judicibus Publicado: Fevereiro 24, 2010 Share Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boas, Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural. Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta. Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes. Abraço Abraço, João Judicibus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2010 Boas, Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural. Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta. Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes. Abraço ÓÓHH Meu caro Amigo João, os Seus desejos são ordens..... Então é assim: A calha é um aproveitamento da estante superior ao aqua, onde coloquei 5 casquilhos normais E27 e dois suportes T8: Utilizei na parte posterior uma lampada de 32W 6700ºk mais duas azuis de 15W em cada lado desta. À frente coloquei uma 6700ºk e uma azul, ambas de 15W. Adquiridas no Aki!!!! No centro conto com uma PowerGlo e uma actinica com 14W. Posso descrever que visualmente um tom de luz tipo Ice Blue com uma boa resolução de vermelhos, que me agrada muito e torna natural o ambiente, propicio ao desenvolvimento dos corais! Relativamente à questão do escumador, este encontra-se pendurado no filtro de cascata, de modo a esconder a AquaBee(As preferidas do João Judicibus...eheheh) Up500 que alimenta de modo ultra silencioso este excelente escumador.... No campo ainda do DIY, construí um repositor automático, com análise de niveis baixos, médios e altos que por sua vez comanda uma bomba de reposição da Tunze, que está colocada num depósito em vidro azul, made by Rui Melo( Este gajo é o maior....Lol) colocado na retaguarda do aqua.... Quanto ao resto do set-up: Aquecimento : Elemento de titânio da Shego ( Thanks João) ligado ao controlador digital de temperatura. Circulação : Vortech MP10 - A melhor invenção a seguir à roda. De resto, estou poderei esclarecer qualquer dúvida deste set-up: Ficam aqui umas fotos da rapaziada.... Debelius... Parazoathos e outra cena azul que não sei o que é ( any ? please...) O meu favorito... Last but not least.... Abraço e o meu especial agradecimento a toda a equipa do Forum por manterem este lugar especial que visito à quase 5 anos!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Proença Publicado: Fevereiro 25, 2010 Share Publicado: Fevereiro 25, 2010 Muito bonito mesmo, ando a namorar uma vortech para por no meu nano que irei montar. Qual a litragem do aquario? EX-Naysel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2010 Viva Tiago, o aquário tem sensivelmente 55 lts. A MP10 é excelente. É cara... mas vale todos os cêntimos que custa! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cjorgene Publicado: Fevereiro 25, 2010 Share Publicado: Fevereiro 25, 2010 Olá Artur As cenas azuis junto aos parazooanthos leva-me a crer que sejam "Anthelias",pode tambem acontecer serem "Clavulárias",pois são muito parecidas...mas inclino-me para a "Anthelia",que normalmente è azul...ao passo que a "Clavulária" è em tons verdes. Cjorgene Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2010 Amigo Cjorgene, obrigado. Por acaso eu estava inclinado para clavulária azul, mas estes pólipos são menores - apresentam um "caule" mais curto! - diferentes dessas duas hipoteses. Comprei-os na Bubbles e como não estavam identificados tem sido um pouco difícil atribuir uma identificação. Grande abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 26, 2010 Share Publicado: Fevereiro 26, 2010 Bom nano par acompanhar :D continua relativamente a Vortech ando a namorar também uma mp10 ali como o Tiago ^^ Cumprimentos Filipe Saraiva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2010 Obrigado Filipe. É claro que continuareí a postar up-dates e é com muito gosto que pudereí ajudar ( dentro da minha humildade ) a explicar o meu set-up. Quanto à vortech, é de facto fantástica, pois permite num espaço muito reduzido uma total circulação aleatória por toda a disposição do aquário, com muitos modos de uso e um efeito de movimento quase "mágico". Além de ser extremamente silenciosa. De referir que eu tenho estado a experimentar entre o modo Lagoon e o Reef Crest com a potencia a 50%. Acho que prefiro o Reef Crest..... Quando as luzes se apagam está programada para o Night Mode e aasim fica mais suave.... Espectacular!!!!! Abraço e cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 27, 2010 Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 Realmente ouço muito bem de todos os modelos Vortech quer aqui, quer no fóruns lá de fora. Abraço Cumprimentos Filipe Saraiva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno miranda Publicado: Fevereiro 27, 2010 Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 Boas. Parabéns, esta a ficar bastante interessante. Tens tido bons resultados com o sistema DIY de reposição? Pergunto porque eu tentei fazer um parecido no meu, mas deu problemas com a bóia, não e muito de fiar, nem sempre dispara a bomba. Se poderes coloca mais informação desse sistema. Cumprimentos e boa sorte. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 Olá Bruno, gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema.... Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...) Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de: - um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 € - uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta) - um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 € - uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 € - uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau ... De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero! De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição.... Qualquer coisa dispôe.... Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rui melo Publicado: Fevereiro 28, 2010 Share Publicado: Fevereiro 28, 2010 boas caro amigo acho que o teu projecto esta com muito bom aspecto. nao tens que me agadecer faço com todo o prazer quando colocas novas fotos boa sorte,um abraço ruimelo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao_judicibus Publicado: Março 22, 2010 Share Publicado: Março 22, 2010 Boas, E up-dates ? Abraço Abraço, João Judicibus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno miranda Publicado: Março 22, 2010 Share Publicado: Março 22, 2010 Olá Bruno, gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema.... Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...) Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de: - um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 € - uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta) - um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 € - uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 € - uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau :D ... De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero! De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição.... Qualquer coisa dispôe.... Abraço Boa Noite. No meu caso o sistema funciona com uma bomba de ar que ao criar pressão no depósito obriga a água a correr pelo tubo ate ao aquário. Quando comprei a bóia foi-me dito que bastava colocar a bóia no meio do circuito eléctrico que abastece a bomba de ar. Ou seja trabalha com a corrente da tomada. Isto foi o que me disseram na loja de electrónica. O meu problema e que nem sempre ela dispara quando a bóia sobe ou desce, resultado ou não faz a reposição ou provoca inundação. Cump. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts