ARTUR LOPES Publicado Fevereiro 23, 2010 Publicado Fevereiro 23, 2010 Olá a todos os Forenses, fica aqui uma ideia que talvez possa inspirar alguém.... Antes de mais benvindos à minha humilde casa, alugada, aqui para os lados do Magoito. Com algumas experiências no passado, estive sem a presença de aquário durante uns bons meses, devido a situações particulares que envolveram deslocações ao estrangeiro e mudança de casa... Como para mim a aquariofilia é mais do que um hobbie, mas um estilo de vida, tornava-se pertinente a aquisição de um recepiente de vidro constituído maioritariamente de àgua salgada, rocha, areia e montes de vida colorida...para manter a minha sanidade (ou insanidade ) mental.... O espaço que dispunha não era dos maiores e a opção de colocação no móvel que divide a entrada da sala pareceu-me boa, pois assim poderia observar o Little Reef Tank de qualquer local... Algumas semanas de reflexão, levaram a que me decidisse pela instalação deste pequeno Nano.... O conceito base deste pequeno aquário de recife assenta na filosofia do "Small is Beatifull" e "Kiss (Keep it simple Stupid)", onde a a simplicidade e ausência de sump ou refúgio, foi substituida pela colocação de um filtro de cascata, onde tenho colocado o ChemiPure( um must have - na minha opinião) e onde se encontra pendurado o escumador TMC Nano 80... Ficam aqui as fotos dos primeiros habitantes e poderei, como é lógico e se assim o pretenderem, exemplificar o set-up ou postar up-dates deste pequeno e humilde sistema....- dentro do tempo que tenho disponivel e que não é muito! Thanks Baltasar - Led man Thanks Ricardo Oliveira O meu muito obrigado ao Rui Melo pelo magnifico modelo de aquário que desenhou e construiu, ao João Judicibus pela a ajuda, ao Paulo Almeida pelas ideias técnicas, entre outros.... Um abraço e lembro os membros mais novos nestas lides que a aquariofilia é um percurso e não um destino......
joao_judicibus Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boas, Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural. Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta. Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes. Abraço Abraço, João Judicibus
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 Boas, Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural. Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta. Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes. Abraço ÓÓHH Meu caro Amigo João, os Seus desejos são ordens..... Então é assim: A calha é um aproveitamento da estante superior ao aqua, onde coloquei 5 casquilhos normais E27 e dois suportes T8: Utilizei na parte posterior uma lampada de 32W 6700ºk mais duas azuis de 15W em cada lado desta. À frente coloquei uma 6700ºk e uma azul, ambas de 15W. Adquiridas no Aki!!!! No centro conto com uma PowerGlo e uma actinica com 14W. Posso descrever que visualmente um tom de luz tipo Ice Blue com uma boa resolução de vermelhos, que me agrada muito e torna natural o ambiente, propicio ao desenvolvimento dos corais! Relativamente à questão do escumador, este encontra-se pendurado no filtro de cascata, de modo a esconder a AquaBee(As preferidas do João Judicibus...eheheh) Up500 que alimenta de modo ultra silencioso este excelente escumador.... No campo ainda do DIY, construí um repositor automático, com análise de niveis baixos, médios e altos que por sua vez comanda uma bomba de reposição da Tunze, que está colocada num depósito em vidro azul, made by Rui Melo( Este gajo é o maior....Lol) colocado na retaguarda do aqua.... Quanto ao resto do set-up: Aquecimento : Elemento de titânio da Shego ( Thanks João) ligado ao controlador digital de temperatura. Circulação : Vortech MP10 - A melhor invenção a seguir à roda. De resto, estou poderei esclarecer qualquer dúvida deste set-up: Ficam aqui umas fotos da rapaziada.... Debelius... Parazoathos e outra cena azul que não sei o que é ( any ? please...) O meu favorito... Last but not least.... Abraço e o meu especial agradecimento a toda a equipa do Forum por manterem este lugar especial que visito à quase 5 anos!!!!
Tiago Proença Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Muito bonito mesmo, ando a namorar uma vortech para por no meu nano que irei montar. Qual a litragem do aquario? EX-Naysel
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 Viva Tiago, o aquário tem sensivelmente 55 lts. A MP10 é excelente. É cara... mas vale todos os cêntimos que custa!
cjorgene Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Olá Artur As cenas azuis junto aos parazooanthos leva-me a crer que sejam "Anthelias",pode tambem acontecer serem "Clavulárias",pois são muito parecidas...mas inclino-me para a "Anthelia",que normalmente è azul...ao passo que a "Clavulária" è em tons verdes. Cjorgene
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 Amigo Cjorgene, obrigado. Por acaso eu estava inclinado para clavulária azul, mas estes pólipos são menores - apresentam um "caule" mais curto! - diferentes dessas duas hipoteses. Comprei-os na Bubbles e como não estavam identificados tem sido um pouco difícil atribuir uma identificação. Grande abraço...
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 26, 2010 Publicado: Fevereiro 26, 2010 Bom nano par acompanhar :D continua relativamente a Vortech ando a namorar também uma mp10 ali como o Tiago ^^ Cumprimentos Filipe Saraiva
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2010 Obrigado Filipe. É claro que continuareí a postar up-dates e é com muito gosto que pudereí ajudar ( dentro da minha humildade ) a explicar o meu set-up. Quanto à vortech, é de facto fantástica, pois permite num espaço muito reduzido uma total circulação aleatória por toda a disposição do aquário, com muitos modos de uso e um efeito de movimento quase "mágico". Além de ser extremamente silenciosa. De referir que eu tenho estado a experimentar entre o modo Lagoon e o Reef Crest com a potencia a 50%. Acho que prefiro o Reef Crest..... Quando as luzes se apagam está programada para o Night Mode e aasim fica mais suave.... Espectacular!!!!! Abraço e cumprimentos
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Realmente ouço muito bem de todos os modelos Vortech quer aqui, quer no fóruns lá de fora. Abraço Cumprimentos Filipe Saraiva
bruno miranda Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Boas. Parabéns, esta a ficar bastante interessante. Tens tido bons resultados com o sistema DIY de reposição? Pergunto porque eu tentei fazer um parecido no meu, mas deu problemas com a bóia, não e muito de fiar, nem sempre dispara a bomba. Se poderes coloca mais informação desse sistema. Cumprimentos e boa sorte.
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2010 Olá Bruno, gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema.... Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...) Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de: - um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 € - uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta) - um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 € - uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 € - uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau ... De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero! De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição.... Qualquer coisa dispôe.... Abraço
rui melo Publicado: Fevereiro 28, 2010 Publicado: Fevereiro 28, 2010 boas caro amigo acho que o teu projecto esta com muito bom aspecto. nao tens que me agadecer faço com todo o prazer quando colocas novas fotos boa sorte,um abraço ruimelo
joao_judicibus Publicado: Março 22, 2010 Publicado: Março 22, 2010 Boas, E up-dates ? Abraço Abraço, João Judicibus
bruno miranda Publicado: Março 22, 2010 Publicado: Março 22, 2010 Olá Bruno, gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema.... Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...) Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de: - um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 € - uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta) - um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 € - uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 € - uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau :D ... De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero! De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição.... Qualquer coisa dispôe.... Abraço Boa Noite. No meu caso o sistema funciona com uma bomba de ar que ao criar pressão no depósito obriga a água a correr pelo tubo ate ao aquário. Quando comprei a bóia foi-me dito que bastava colocar a bóia no meio do circuito eléctrico que abastece a bomba de ar. Ou seja trabalha com a corrente da tomada. Isto foi o que me disseram na loja de electrónica. O meu problema e que nem sempre ela dispara quando a bóia sobe ou desce, resultado ou não faz a reposição ou provoca inundação. Cump.
Recommended Posts