Recommended Posts

Publicado:
Planeio futuramente colocar Barbos Tigre, mas depende do Koi (saida para lago), mas principalmente dos Kribensis (os meus demonstram perseguição nocturna a peixes muito pequenos, mesmo que sejam barbos tigre!).

Boas,

Desculpa deixa ver se percebi tens medo que os kribensis matem os barbos? Só se os meteres pequenos porque se já forem grandes tens é de te preocupar com os kribensis, esses peixes em cardume viram tudo do avesso é o mais parecido com piranhas :evilbat: claro um "bocadinho" menos agressivos mas do mesmo genero de feitio :chair:

Já para não falar que barbos tigre e plantas não são compatíveis, mas que são peixes lindos, isso são, pelo menos eu curto bastante beer

cumpz

• Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

por eu acho-os lindos todos encardumados, alem de ter um aquario e nao ter uma espécie de barbo, nao conseguiria resistir, parecia que faltava algo. Piranhas são os Tetra Preto (viuvas), verdadeiras piranhas em miniatura, e os buenos aires. estes rufias também andam pacificos. Não acredito que Barbos Tigre grandes chateassem os kribensis. lol. Tu não estás a ver a peça que estes kribensis são... estou mesmo preocupado com os barbos, por isso não os junto com kribs... estes kribs ja me mataram alguns peixinhos de cardume... para comer os olhos, as barbatanas e o rabo, inclusive um ou dois barbos tigre pequenos. eles seleccionavam a meio da noite o peixe mais pequeno do aquario para atacar. Por exemplo, de 5 bebados, nao tenho nenhum!

Editado por Quo
Publicado:

outra alternativa é meter neste aquario, os Tetra Buenos Aires, sempre é mais fiavel que Barbos Tigre... em termos de relação com os outros peixes. Os barbos tigre podem implicar com o rabo da shubunkin, se bem que nao sei se a shubunkin vai para o lago com o koi...

Resolvi alterar o meu aquario na sexta. Substituindo o granito, que foi para o nano aqua, por Xistos argilosos. foi pura coincidencia, o granito eram de vários tipos e depois ao passear tropecei, mais uma vez, com estas pedras e depois de me terem vindo a casa, e tinham-me perguntado onde as comprei. :lol: Também mudei a ilha, tirei-a da frente e coloquei-a no fundo. E descobri que afinal a ilha funciona ela mesmo como uma praia, nem sabia! Usei as ventosas da ilha directamente na cortiça fazendo um buraco, evitando assim o uso dos ganchos, que entrariam dentro de água, perturbando a fauna e poluindo o aquario visualmente.

Hoje terminei as obras, logo muita coisa a voar. Infelizmente nas fotos fica sempre este ruido visual...

imagens logo depois de completas as obras. completas, salvo seja. =)

praialagoalateral.jpgpraialagoailha.jpg

praialagoarochedo.jpgpraialagoalimpavidrosku.jpg

praialagoacascata.jpgpraialagoacentroaqua.jpg

1- Vista lateral

2- Ilha da Tartaruga

3- Rochedo principal do Aquário

4- Limpa-vidros e uma Cobrinha Kuhli.

5-Cascata de um dos filtros, vista em direcção à ilha

6- Fundo central do aquário para desenvolvimento de valisnerias e onde se localiza a toca actual dos Kribensis, também usada pelas kuhli.

Editado por Quo

Está visto que ninguém gosta de comentar, mas os meus aquas não param. biggrin.png' alt=':biggn:'> Hoje fiz a actualização da fauna por necessidade.

O Telescopio foi para o Aqua de 52 cm, isto porque o Koi, a shubunkin, o cometa e os kribs resolveram todos atacar o bicho... o koi é incompativel com ampularias, tenta come-las e estava a arranjar formas engenhosas para o fazer!!!... quer batendo-as contra o vidro, quer a distancia ver quando estavam fora da concha e atacar logo.

A shubunkin e o Koi foram para o lago, os meus bichinhos estavam bem grandes para o aquario e como eram casal e inseparaveis tiveram que ir os dois. Ate ao apanhar com a rede, vieram os dois na mesma rede, apesar de ambos já terem um bom tamanho. Isto é que é amor interracial de peixe... A shubunkin chegava ao ponto de roubar comida da boca da tartaruga, também como o koi começou a apreciar sticks reptomin.

Assim também alivio a carga biológica que estava pesada. Agora estou a preparar o aquario para a entrada de um cardume e de um peixe de fundo.

Mais umas imagens da nossa amiga.

praialagoatartaruga.jpgpraialagoatartarugailha.jpg

Editado por Quo

Actualização

Grão a grão...

Adicionei o cardume funcional de barbos tigre. E, separei o casal de ciclideos kribensis, um em cada aquario, para ver se acalmam, assim tenho mais um ciclideo no outro aquario, e só fica um neste, é mais seguro para os barbinhos e maior descanso para o cometa. Vamos ver se a kribensis sossega a passarinha, já que ficou sem macho.

Agora é aguardar que as valisnerias se desenvolvam para dar mais verde ao fundo do aquario. também coloquei um tufo de musgo verdadeiro, desta zona, na ilha da tartaruga, para ver se pega.

Vista Lateral

aquapraiadalagoalateral.jpg

Zona do rochedo grande com a Alga Marimo entre os xistos.

aquapraialagoalateral2.jpg

composição actualizada do aquário (9 de Março)

aquariolagoasetup9mar20.jpg

composição da Fauna e Flora originais (23 de Fevereiro)

aquapraialagoa23fev2010.jpg

Editado por Quo

Como ando a fazer um nano com experimentações com plantas, fui passear e armei-me em Amano à procura de espécies nativas dos charcos, que eram tipicos desta zona... Eis que me apareceu uma planta muito comum (sinal de resistente e que se desenvolve facil) em zona alagada daqui da Póvoa, muito engraçada. Decidi levar, como este aquario tem parte emersa, pus aqui. E, ficou muito fixe, conjuga com as valisnerias do outro lado, por isso fiz uns cortes como se fosse valisneria, mas fiz mal, pois o efeito é mais bambu, mas em principio cresce.... se a planta se der, claro está.

Só não sei que planta é, e quais as exigencias em termos de luz, que penso ser o mais importante, visto ter apenas uma T5 de c.1 metro com 30W . o solo onde estavam também era rico e compacto.

Fiz tratamento de limpeza, lavei bem, deixei de molho, puz micopur, e mesmo assim ao por apareceram várias minhocas ou algo semelhante, escapou-me uma pequena, que se escondeu debaixo do pedregulho, a minha esperança é que a doida da kribensis coma. As kuhli gostaram da nova planta e foram logo a correr... bem que olharam para a minhoca, mas deviam pensar que era uma amiga... depois foram os barbos tigre andar as voltinhas e depois a tartaruga, que está até agora entretida no meio da planta, descansando em cima dela com a cabeça de fora.

é uma planta de raiz fina com haste horizontal grossa, semelhante às valisnerias, logo é possivel que se dê na areia, o seu crescimento é tipico de plantas aquáticas, a expansão faz-se com a continuação da aste debaixo de água, no entanto as plantas formavam verdadeiros ramos, e certas vezes matagais, logo não sei bem. Fica muita da planta imersa, saindo o restante fora de água.

espero que sobreviva. :animal_fish:

floranativaaquapraiadal.jpg

a imagem não lhe faz justiça, fica mesmo porreiro.

Editado por Quo
Publicado:

mais outra foto. Alguem saberá o que é? quem percebe de botânica deve ser fácil.

novafloraaquapraialagoa.jpg

:) bem que poderia ficar parado à espera com os voyeurs, acabei por descobrir a espécie. São Juncos... e já estive para comprar juncos numa loja, mas como exigem CO2... nao comprei. Como tem parte emersa, CO2 não será problema. falta só a subespécie e as suas exigencias em termos de luz.

edit: especie mais provavel: Juncus acutus

Editado por Quo
Publicado:

boas

ta muito fixe gosto de ver que dedicaste o aquario a uma das praias mais bonitas da povoa...

olha nao tens uma mistura de peixes exquesita... peixes de agua quente e de agua fria tartarugas... bem mas eles parecem ok por isso ...

fica bem

eqldcs

cump's

eqldcs

o meu bicho !!

boas! eu sou assim. Acredita que fica muito bem... o objectivo dos peixes de água fria, no momento, um telescopio preto e um cometa laranja, é ter peixes grandes que se sintam bem com o tamanho do aquário em questão, sejam bonitos, pacificos, resistentes e fiaveis. é claro que já tive que fazer alguns ajustes e no futuro poderei ter que fazer novamente. O aquário está uma paz de alma. A tartaruga tb fica bem, é como um peixe na verdade, comportamento igual, sempre com fome e a pedir comida.

O aquário já está diferente. troquei os pedregulhos principais dos aquarios por várias razões em ambos os aquarios. E, resultou bem! Também troquei alguma flora, tentando ter espécies diferentes por aquarios. Logo actualizo.

Com os juncos trouxe outra planta, metade tive que meter fora, porque morreu sem agua. Mas a que sobrou... está a se espevitar bem. :roflroll2: É uma planta rasteira genero higrofila, semi-aquatica, que se parte e cresce na mesma, cria raizes pelo caule, entre as folhas, ao se desenvolver... se o outro junco foi dificil descobrir o que é, para mim juncos não é aquilo... esta penso que é quase impossivel. banana rock

é a planta ao centro da imagem.

aquapraialagoatocaplant.jpg

Editado por Quo
Publicado:

Tenho sido um dos voyers que tem visto as tuas alterações e acho que o aqua está a ficar muito bonito tanto na selecção das pedras como na fauna.

Parabéns e vai actualizando, pois apesar de não perceber muito disto não serei uma boa ajuda para a identificação da fauna mas estou a gostar de acompanhar a evolução deste aqua. Tanto que gosto muito dos Tetras.

Boa sorte.

Obrigado pelo apoio João. Estou a tentar um genero de aquariofilia distinta em comunitários, centrada no uso dado pela fauna, com as pedras colocadas para apoiar a fauna e para criar profundidade e beleza de ambiente, depois adorno com plantas que sejam ao mesmo tempo resistentes, apelativas e uteis à fauna. nessa ultima foto onde está essa planta é género uma toca. A planta não sei o que é, mas baptizei-a de Higrofila Poveira. lol. Claro que é conhecida, cresce à borda da água. Até saber o que é...

O outro aquario ficou muito fixe, vou actualizá-lo logo que possa. Pois mesmo com uma pedra diferente, ficou bastante diferente, e um ambiente mais rico.

Os tetras preto passei-os para o aqua de 52 cm, um terceiro aquario, onde são o peixe principal, ao lado de tetra neon e neon negro.

Canto dos Juncos

aquapraialagoacantodosj.jpg

aquapraialagocantodosju.jpg

Vista Lateral do Canto das Valisnérias

aquapraialagoacantodasv.jpg

Configuração de Fauna & Flora (15 de Março)

aquariolagoasetup15mar2.jpg

Editado por Quo
Publicado:

depende das plantas que tenhas. as egerias por exemplo são plantas de tona de água, apenas estao presas ao fundo. A unica questão poderá ser a falta de CO2 e luz.

para ajudar as plantas tenho enterradas umas pedrinhas de areao de lava. E, ja comecei a desfazer esse areiao e misturá-lo com areia. Conto também com a ajuda dos kribensis e das kuhli para misturarem detritos no meio da areia. Em principio plantas com raiz fina podem dar-se na areia e as plantas obterem nutrientes pelas folhas, com a fertilização liquida, e os nitratos e fosfatos produzidos pelos peixes. Logo muitas plantas dar-se-ão ou pelo menos sobreviveram na areia, com excepção da maioria das cryptos e das Echinodorus.

se conseguiste manter anubias enterradas, desconfio que o problema terá sido na falta de luz no aquario. Mas tambem depende do que tenhas plantado, plantas de tapete é do mais lixado que há para manter. isto pelo que tenho aprendido e retido.

O que me preocupa é mesmo a luz. E, vou ter que arranjar uma solução.

apesar das plantas estarem-se todas a adaptar, resolvi colocar pastilhas Sera Florenette A junto às raizes das Cryptos e dos juncos, é claro que tambem usei no outro aquario. Usei apenas porque a Sera garante que a pastilha não tem nitratos nem fosfatos. Cheguei a ver outras anteriormente, mas tinham esses venenos.

3320_FLORENETTE_A_24_small.jpg

As plantas nativas estão todas a se desenvolver. ambas! lol Em breve penso que vou ter um matagal 8), acho que vou colectar mais para por nos outros aquarios desta "espécie" de higrofila, é gira, adapta-se facilmente e é gratis. lol desenvolve-se com apenas 0.3W/L, claro que usei fertilização liquida. Se bem que ainda seja cedo para dizer algo, mas parece resultar. :D

Editado por Quo
Publicado:

Olá

Obrigado pelas explicações.

De facto, na minha nabice enterrava o rizoma das plantas, é o que dá as pressas e a falta de informação.

Com a desmontagem do meu antigo aqua tenho num copo ainda uma anúbia que tem aguentado (está lá com uma esponja que retirei de um filtro interno). São mesmo resistentes desde que sejam bem tratadas.

Confesso que não gosto muito da areia branca e do efeito da mesma quando está aplicada em aquas densamente ou medianamente plantada. É uma questão de gosto de cada um e ainda bem por isso.

No entanto e se calhar vou dizer alguma alarvidade, a akadama ainda não me convenceu...

Quanto a outros inertes são sempre muito, muito caros... obrigando ainda a uma cuidada selecção e garantia que dure pelo menos mais de um ano ou dois.

a areia não é o melhor para manter plantas. No entanto, discordo que é inapta, e é mesmo o que eu gosto, quer combinado com plantas quer animais (sejam peixes ou moluscos ou camarões, fica lindo, mais ao vivo que em fotos até). Estou satisfeito e nao penso mudar de areão. Já tive areia media, areao do rio, rocha de lava e areão negro. Akadama não é para aquarios, é para bonzais. Daí as questões que existem no aquario. Até acho agradavel ter akadama ou, melhor ainda, Elos Terra, penso que fica bem. Esses vi noutros aquarios e acho que fica bem com as plantas...

No entanto, está completamente fora de questao a colocação disso nos meus dois principais aquarios, não ia ficar agradado, acho esses areoes muito grandes e os peixes penso que ficam melhor em silica, entao moluscos e crustáceos nem se fala. Além das questões do comportamento dos animais... alguns deles devem ser mantidos em areia. se bem que as plantas fiquem tipo jardim na akadama e até poderia fazer como muitos, colocar uma zona trazeira do aquario com isso. Mas so a ideia de mistura desse substrato na silica, ja me poe a pensar, quando ainda por cima quero peixes interessantes, que vao de certeza misturar.

Claro que gosto e quero plantas, mas estou muito interessado na fauna e na sua conjugação com as rochas e plantas. A silica mete-se bem entre as pedras, não acredito que existam outros substratos que fiquem tao bem, e dá um ar mais aquatico e veraneante, o que me agrada imenso, só a areia fina do rio consegue igualar em ambiente aquatico. Além disso as plantas exigentes, sao exigentes em tudo (CO2, Luz, fertilizações), é trabalho e tralha a mais.

As anubias, certas anubias, são muito bonitas. é uma muito boa planta, pouco exigente e poucos peixes tentam comer. logo excelente. Mas depende da anubia, ha anubias grandes sem aspecto aquatico, além de parecerem diminuir o tamanho do aquario, têm muitas parecenças com a Evil Ivy / Hera do Diabo, planta venenosa que se usa na decoração de casas.

penso que nos aquarios é como tudo, cada qual com os seus gostos, eu estou bastante satisfeito com os meus aquas, e quem vem cá a casa também gosta e fica admirado com a beleza da areia e da conjugação com as plantas e diversidade de vida que contêm, porque nao são só um cardume e umas plantas.

Por ultimo até a conjugação dos troncos com a areia me agrada imenso, este meu aqua, o Praia Azul: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry899936 se bem que ja tinha visto semelhante na net, e queria um igual. lol. mas na altura nao sabia nada sobre silica e troncos, etc.

Editado por Quo
Publicado:

Moluscos? Onde arranjaste? Tens alguma ameijoa de água doce, gostava de arranjar umas tantas para o meu tanque de creche/camarões, mas não encontro em lado nenhum=S

Publicado:

os moluscos que tenho são todos gastropodes: neritinas da Africa do Sul, neritinas das Fiji, ampularias, helena, e tylomelania.

Por acaso consegui arranjar ameijoas, mas estavam mortas, ninguém as queria comprar na jardilandia, e o moço disse que estavam mortas porque ja la estavam à muito tempo, mas viu que eu as queria mesmo, levei as cascas, na esperança de alguma estar viva. :discuss_gathering: os bichos morrem à fome lá, funcionam como o camarao madeira em alimentação, fazem filtração de microorganismos. Tenho as conchas delas no nano. São mesmo ameijas, iguaizinhas às que apanhava no mar quando era puto, só que mais pequenas. também ando atrás. Mas a Jardilandia na Maia tinha varios generos de ameijoas, umas bem grandes e bem caras, quando ainda por cima poderiam estar mortas como as outras... pensei que nao era boa ideia levar.

Encontro nos teus aqua um bom equilibrio entre a areia de silica e restante material: troncos e pedras. Gosto particularmente das pedras cobertas parcialmente com a areia, dá um outro toque do que aquele ar "limpo" de outras montagens.

A questão da akadama é isso mesmo que escreves: o facto do seu fim não ser especificamente o uso em aquário, pelo menos num aqua que seja para durar 2 a 3 anos, pois como ambos sabemos com o tempo quase todo o substrato vais-se esgotando bem como "envelhecendo".

Por exemplo o ultimo aquario que tive durou-me uma série de anos (mais de 3) com um substrato da JBL bem como areão do rio (2-3mm) e apesar da limpeza ser semanal é claro que se vai sempre juntando material, o que no meu caso, devido ao facto de só ter tido anubias, o mesmo não era aproveitado pelas plantas.

Agora aliado ao uso da akadama que com o tempo se vai...desgastando (vou dizer assim) acredito que possam ocorrer outros contratempos quanto ao uso da mesma.

Tenho de pesquisar mais e tu a continuar a colocar mais fotos dos teus aquas...pode ser que ainda me convenças...

Boas sorte.

Nota: acho que a JBL (JBL Ferropol) também tem um fertilizante que não tem nitratos nem fosfatos à semelhança do que comprás-te...não sei se é mais caro ou não mas deixo a dica, caso não conheças ainda este.

Editado por João Paulo Viegas

só uso esse tropical, e agora este da sera, Tetra tb é opção viavel, sobre a JBL, nunca vi à venda. So comprei sera, porque a marca tinha isso explicitamente. O liquido que comprei custou, na loja só tinha fertilizantes com Nitratos e fosfatos. Este da Sera foi coincidencia, esbarrei com isso noutra loja. pensava que estes de pastilhas tinham todos nitratos... fiquei surpreso e comprei.

o problema é mesmo as fotos. A minha é compacta da AGFA e ja tem um tempo. No outro aqua ainda consegui umas fotos de jeito, para este como o sol é sul, e o aquario está na parede norte, é complicado fotografar de dia, fica com reflexos, de noite, as fotos ficam pouco nitidas, enfim... nao sei é se compro uma maquina so para a fotografia...

As rochas, obrigado, e sim tento ter cuidado no alinhamento, tento usar os truques do impar, profundidade, não centrar, sobreposição, com silica pelo meio, é simples. As pedras também são boas.

Acredita que a areia não é tão branca, simplesmente nas fotos fica super branca, limpida, mas na realidade tem sempre pequenos pontinhos pretos aqui e ali, devido às fezes dos peixes ou comida, e estes pontinhos acrescentam valor estetico e natural. Parece areia de umas ilhas do pacifico.

A areia nos dois aquarios tem tonalidades diferentes, esta mais branca e a do outro aquario, parece branco-amarelado, devido à luz dos aquarios. Agora uma coisa é certa, é necessario uns peixes para tratar a areia, no outro aquario nao tinha nenhum e estava super-suja. Este está sempre bem, graças às kuhli, animais extraordinarios. Ate pensei em comprar kuhli para o outro, mas o melhor é diversificar, logo abandonei a ideia. Só se forem albinas ou assim.

Para este estilo de aquario penso que para além da areia fina, o importante é arranjar bons xistos, mas não podem ser todo pretos, visto que todo preto dá ar artificial.

Podes sempre por areia com outros substratos e as rochas tapando o outro substrato e organizando outras pedras no meio da silica. juntando assim o util ao agradavel. isto é viavel apenas com peixes tipo neon e outros cardumes. penso que é inviavel com muitos ciclideos e peixes de fundo. Precisamente dois tipos de peixes que gosto, logo para mim, é uma solução inviavel. Além de gostar de ver os moluscos a passear na areia.

Editado por Quo
  • 2 semanas depois...

obrigado, mas é um projecto complicado!

Bom decidi fazer algumas remodelações, nomeadamente acabar com o nano de 38L, que passou a ser simplesmente aquario hospital/maternidade. Passei iluminação, plantas, pedras e alguma fauna para este aquário.

pus os de água fria nesse nano temporariamente para manter bacterias.

logo a iluminação agora é: diurna 46 W, nocturna de 1W, UV de 13W. Filtragem 1400 L/h

Tentei reorganizar a flora, agrupando-a por tipo de planta.

aquapraialagoanovolayou.jpg

A tal "hygrophila" local, é possivelmente Portulaca sp. e é comestivel, mesmo para seres humanos. A kribensis provou e deu cabo de tudo, tive que buscar mais. O comportamento da planta indica também que a luz é fraca para ela (tenta crescer para cima e perde folhas em baixo).

Enchi o aquario até cima, se bem que mantendo a zona preta sem água (como alias faço sempre em aquas normais), mas é invisivel ao se olhar para o aquario, e usei uma caixa vodafone e os vidros superiores do meu primeiro aquario de 20L, para tapar todas as saidas, para que a tartaruga, como é ninja, não vá se atirar ao chão. Permanece no entanto o problema que os UVs são filtrados pelo plastico. Mas a minha tartaruga perfere sol natural, nao curte muito os UVs, uso mais os UVs para iluminação e limpeza biologica do aquario.

aquapraialagoanovolayou.jpg

normalmente a fotografia ajuda o aquario, neste caso prejudica, ao vivo tem mais profundidade, diversidade e é mais verdejante.

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!