SIXO Publicado Fevereiro 22, 2010 Publicado Fevereiro 22, 2010 Boas, vou esta semana montar o meu aqua de 240l, ja fiz umas compras aqui no forum de plantas e parece que vai ficar bem cheinho, agora a primeira duvida tou a pensar em por humos de minhoca tratado e por cima arreia de rio que tenho ca em casa, não é muito fina mas tenho medo que as raizes apodreção, sera que corro este risco? Cumprimentos Bruno Costa Citar
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Boas, eu tive um aqua de 260 litro com exactamente esse tipo de substrato que pensas meter e com areia da praia, nunca tive problemas com as plantas, mas com o passar do tempo a areia fica negra. Devias colocar alguma coisa com uma granulometria maior. Cumprimentos Citar ALCAIDE
Ruy M. Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 ou metes areia de granulancia maior ou colocas plantas adequadas. Citar
SIXO Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 Tenho um aqua de 120 litros plantado (+/-) e tem uma areia mais grosa, na montaguem tive muitos problemas a custa disso para isolar o humos, ou seja o aqua ficou todo castanho não se via 1 centimetro a frente, a areia nesse aspecto é capaz de ser melhor ja que deve fazer um bom isolamento, esta areia é um pouco mais grossa do que a que se ve na praia se a deixarmos cair ao vento não faz pó, deve tar no ponto intermedio entre areia de praia e areão proprio pra aquarios Citar
Crouch Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Tenho um aqua de 120 litros plantado (+/-) e tem uma areia mais grosa, na montaguem tive muitos problemas a custa disso para isolar o humos, ou seja o aqua ficou todo castanho não se via 1 centimetro a frente, a areia nesse aspecto é capaz de ser melhor ja que deve fazer um bom isolamento, esta areia é um pouco mais grossa do que a que se ve na praia se a deixarmos cair ao vento não faz pó, deve tar no ponto intermedio entre areia de praia e areão proprio pra aquarios ja me estieveram a explicar como se aplica... disseram para por cerca de 1 cm de Humus e depois cobrir com uma camada bem generosa de um substracto inrte, cerca de 5 cm, depois colocar o areao que quiser por cima.. mas tambem me disseram que bom era por akadama por cima do Humus... nao tiveram qualquer problema com a sujidade da agua nem com algas no futuro... nao sei se ajudei... mas ficou a dica... abraço Citar
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 akadama e húmus não vale a pena.... atenção que o húmus tem que ser biológico e tem que ser lavado Citar ALCAIDE
SIXO Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2010 akadama e húmus não vale a pena....atenção que o húmus tem que ser biológico e tem que ser lavado sim isso eu sei, mas a questão é mesmo se a areia pode ou não fazer apodrecer as raizes das plantas Citar
Hugo Bernardo Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 sim isso eu sei, mas a questão é mesmo se a areia pode ou não fazer apodrecer as raizes das plantas Não. Dá uma vista de olhos nos videos da Tropica para ver se te esclarece. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
alcaide Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 sim isso eu sei, mas a questão é mesmo se a areia pode ou não fazer apodrecer as raizes das plantas Não apodrece, mas a falta de oxigenação faz com que a areia fique negra e deite um cheiro muito fraco. Citar ALCAIDE
PioM Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Eu meti 6 kilos de humus bem lavado e fervido num aqua de metro e vinte (200l), com 1 cm de areão de rio por cima, mais 4 cm de silica e nao houve fugas de humus para a coluna de água. Quanto às plantas, o aqua ainda tem apenas 5 dias, por isso.... ainda estou a avaliar efeitos. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts