AntonioRod Publicado Novembro 28, 2004 Publicado Novembro 28, 2004 Comprei há cerca de 4 dias, 4 Amphyprion ocelaris (palhaços comuns), na primeira noite desapereceu o primeiro. No dia seguinte comprei uma anemona Heteractis Magnifica, e então os três residentes avançaram de imediato à conquista da anemona. Brincavam dia e noite com a anemona, e comer nem pensar. Esperimentei a dar artemia salina congelada , nada. Flocos nada. Granulado da AZOO , nada. Eles não querem comer nada. Hoje estão com um reacção estranha, um foi para uma gruta na ponta do aqua, outro foi para outra gruta na outra ponta do aqua e outro anda por a vaguear... Sinceramente não sei o que fazer. Aceito sugestões . Obg
AntonioRod Publicado: Novembro 28, 2004 Autor Publicado: Novembro 28, 2004 Pois tive a observar com muita atenção, os três mosqueteiros( palhaços), e um deles não abre uma das barbatanas laterais, e um outro tem um ponto branco grande no meio do corpo, mas só mesmo um! Será a doença dos pontos brancos... O que devo fazer de imediato??? OBG.
goncaloproenca Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Como muita gente sabe, sou fã... alias.. fanatico pelos peixes palhaços premna. Ao ponto de abrir uma empresa com esse nome Recentemente comprei um peixe palhaço premna de uma loja da nossa praça que me garantiu que estava a comer lindamente e ja la estava ha alguns dias. Ora nem uma coisa nem outra. O aquario para onde ele foi tinha os parametros todos zerados ( amonia, nitratos, nitritos, etc ) , temperatura estavel e ph estavel, bem como a salinidade igual ao do aquario onde veio. Mesmo assim, fiz-lhe uma ambientação de 3 horas, resistindo à tentação de o meter do saco para o aquario, pois os palhaços são extremamente resistentes : ja fiz criação de premnas e nunca tinha visto um doente. são extremamente saudaveis e resistentes. Ora, passaram-se 3 dias e o peixe não comia. Comprei quase todos os tipos de comida do mercado : flocos , granulado ( krill, spirulina, com omega 3, com isto , com aqueleoutro ), congelado ( mysys, larva vermelha, artemia, krill ) e pevas. Comprei uns 10 tipos diferentes de comida seca e outros tantos congelado. O peixe pura e simplesmente não aceitava a comida, tinha fome pois estava a ficar magro e ia atras da comida mas comia-a e depois cuspia-a, rejeitando-a. Depois disso, 3 outros dias se passaram e o peixe começou a ganhar e a aumetnar exponencialmente em termos de doenças : Odinum e Pontos brancos, ao ponto de ficar em MUITO mau estado devido aos pontos brancos. Comecei a ficar seriamente preocupado pois alem de ele estar bastante mal e custar-me imenso ver um peixe assim ainda para mais um premna, podia alastrar aos outros residentes do aquario, um deles um pouco susceptivel a ictio. Tentei comprar comida viva mas nestas coisas todo o mundo está contra nos e estava esgotado em todo lado, conseguindo eu descobrir numa loja meio perdida la dois pacotes de artemia viva. O peixe aceitou-os de imediato. Mas durante uma semana foi recusando sempre a comida morta. Então fui misturando um cubo de artemia congelada com HUFA ( acidos gordos ) , sumo de limão e sumo de alho, juntamente na mesma rede onde punha a artemia viva. O peixe volta e meia "enganava-se" e la comia uma comida congelada Fui decrescendo a quantidade de comida viva que punha de cada vez e aumentado a comida congelada ate´que hoje, ele ja come comida congelada embora prefira comida viva.. mas.. como não é ele que paga os 2 euros por cada dose de comida viva, vai ter que comer congelada que é para as tosses :D desde que começou a aceitar comida e com a dieta enriquecida com os sumos de limão e alho ( os meus antibioticos caseiros ) , o peixe começou a regredir com as doenças, tendo eliminado por hoje o odinium completamente , e os pontos brancos resumem-se a 3 ou algo que o valha, onde ele ja teve mais de 50 ou 60... com isto tudo, queria só mostrar que um peixe quando chega a um aquario está assustado e debil, o que se vai estender ao seus sistema imunulógico , que vai estar deficiente para lidar com os parasitas que o rodeiam. Assim, e normal que quando sejam introduzidos e mesmo tendo todos os cuidados, que sejam atacados por alguns organismos patogenicos. Pior ainda, se vierem directamente do oceano ou tenham sido retirados de lá à muito pouco tempo, que não aceitem comidas " de pacote" como costumo dizer. Assim temos duas prioridades : manter a establidade da agua e aumentar as defesas naturais do peixe, de maneira q ele consiga vencer as doenças. Pelo menos é assimq eu vejo as coisas, muita gente tem ideias diferentes e ao primeiro sinal de doença, aquario de quarentena com o peixe, antibioticos para a ferente e para tras. Eu nem com as quarentenas concordo.. acho que tudo isto induz muito mais stress num peixe e o obriga a adptar-se a varios aquarios e por vezes os parametros dos aquarios de quarentena ou hospital não são muito estaveis. Portanto e se por acaso ninguem adormeceu pelo caminho, eu aconselho variar a alimentação a esses palhaços, comprar comida viva e dar comdia fresca ( bocadinhos de ameijoa , gamba , polvo ) cortados finos.. enfim, comida fresca e rica . Aconselho tambem, logo que consigas por os palhaços a comer, a deixar "marinar" um cubo de comida congelada por uma horas ( ate um dia ) num sumo de limão ( meio ) e alho ( 3 a 4 dentes espremidos ) . Sao um potente antibiotico natural e reforçam as defesas do peixe. Eu sempre usei e a boa saude dos meus peixes se deveram a isto. Aqui ficou o meu conselho, espero ter ajudado Gonçalo Proença
AntonioRod Publicado: Dezembro 18, 2004 Autor Publicado: Dezembro 18, 2004 Gonçalo, agradeço esta explanação extensiva mas muito sentida de quem quer ajudar e partilhar a sua experiencia. Mas infelizmente como eu já estava desesperado , porque os palhaços não queriam aceitar comida, resolvi erraticamente coloca-los num aquario hospital. Mas houve qualquer coisa que realmente não correu bem, e os ditos acabaram por morrer. Como é obvio eu senti-me bastante mal que nem consegui voltar ao forum , para contar o que realmente me aconteceu. Mas como eu ia a contar, coloquei 20litros, num aqua hospital 40x30x20, com agua do aqua principal e mais 5 de agua nova e adicionei um medicamento de largo espectro da seachem NeoPlex. Passados 30 minutos mais ou menos voltei para verificar se estava tudo bem e deparei-me com uma situação arrepiante, pois um deles já andava no aqua ao sabor da corrente. De seguida, como estava perplexo com a situação tirei os dois restantes de volta ao aqua principal, mas infelizmente não aguentaram estas trocas baldrocas e acabaram por morrer passadas algumas horas. Pois pensei que seria do NeoPlex, mas tinha lido e relido as intruções do mesmo e até referem que pode ser aplicado no aqua principal que não afectaria os invertebrados, mas no entanto pensei eu mas matou os meus palhaços, fiquei desanimado . Mas passado alguns dias vi a mensagem do Gonçalo, e comecei a reflectir, e penso que cheguei a uma conclusão, eu não fui paciente o suficiente e não utilizei todas a tentativas de faze-los comer sem ir logo para tratamentos intensivos, que neste caso correram mal. Espero que esta minha experiencia ruinosa, sirva de testemunho, como não fazer, para os outros membros deste forum que não tenham paciencia, experiencia e conhecimentos como fazer a aclimatação de peixes tropicais de agua salgada.
Recommended Posts