DianaeLuis Publicado Fevereiro 21, 2010 Publicado Fevereiro 21, 2010 (editado) Boa noite pessoal. Comecei por estas andanças há muito pouco tempo, depois de escolher o material, ja tenho agua no aquario. Peço-vos uma ajuda no layout e sugestões claro. - Aquario: 80x30x45 - Escumador: TMC V2 Skim 400 - Bombas de circulação: 2x "SEIO" 1200l/h - Termostato: 100W - Iluminação: Calha 3x24w T5, duas lâmpadas brancas e uma azul - 16Kg de rocha viva vinda directamente de um aquário com anos de funcionamento, com a rocha vieram cerca de 5lts de agua que estão no aquário. Neste momento ja tenho tudo a funcionar, nas primeiras horas depois de colocar a pedra o escumador fartou-se de deitar porcaria. Faltam ainda cerca de 10 litros de água, a temp esta na casa dos 25ºC e a densidade na casa dos 1023.(mas como ainda falta agua ainda vai alterar...) Agua de osmose, sempre, á excepção dos 5 lts que vieram de um aquário maturado. Ainda nao comecei a fazer outros testes á agua, vou dar-lhe algum tempo para estabilizar. É verdade, a ver se me conseguem ajudar, quando tenho o escumador ligado fico com imensas micro bolhas no aquaior, assim que o desligo começam logo a desaparecer, dentro da caixa por onde sai a agua do escumador tenho umas esponjas filtrantes, sera que devo por algo mais? De referir ainda que o aquario será para por 4/5 peixes donzelas, palhaços.. por ai, e alguns corais. Agradecia que me dessem umas dicas para o layout Deixo umas fotos do material e layout. Vista Geral Outra Outra perspectiva Copo do escumador Bomba do escumador Desde já o meu obrigado a todos. Editado Abril 19, 2010 por DianaeLuis
joao felisberto Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Boa noite pessoal. Bomba do escumador Desde já o meu obrigado a todos. ta muito bom ,esta bomba de circulaçao e que esta muito em baixo vai ter mais opinioes sobre a bomba vai livitar areao e turvar a agua mas ta bom
DianaeLuis Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2010 pois, provavelmente vou ter de subir a bomba, mas como ainda nao esta completamente cheio o aquario vou deixar assim, uma vez que no fim de semana tenho de tirar uns restos mortais de uns corais que estavam agarrados á rocha. Digamos que é uma camada viscosa na pedra que a pouco e pouco se vai desfazendo. Ai entao ja encho ate cima e subo a bomba. Obrigado pela dica
joao_judicibus Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boas, Para além de a subires terás que as apontar ligeiramente para cima, de modo, a fazer turbulência na superfície da água. Tens a água muito parada em cima. Abraço e boa sorte. Abraço, João Judicibus
DianaeLuis Publicado: Fevereiro 24, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boa, dica realmente nao tinha pensado nisso. Obrigado joao
joao felisberto Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Boa, dica realmente nao tinha pensado nisso.Obrigado joao eu falei.. mais um com a mesma opiniao mas vai preguntando que aqui aparece alguem para te aconselhar o joao e um deles para o meu ver tem o aquario mais bonito do forum os meus parabens diana se nao vista vai dar uma espeitadela
DianaeLuis Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 vou ver sim senhor Depois de um fim de semana fora, hoje quando cheguei reparei que a agora na parte de cima esta cheia de umas pontinhas brancas...amanha quando fizer uma tpa (+/- 10 litros) espero que desapareçam... Uma questão, o aquario esta a ganhar algo que parece pó no fundo, será isto normal? Eu ainda nao pus la para dentro nada a nao ser a rocha...
DianaeLuis Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 (editado) Ora boa noite! Mostro hoje o que falei no ultimo post, os residuos brancos no cimo da agua estão a deixar-me preocupado, o "pó" que assenta nas rochas também. Mostro do que falo os residuos brancos, digamos que faz lembrar caspa em cima da agua E agora mostro as rochas com o "pó" Neste momento tenho o escumador ligado 4h diárias e luz não há, só apanha alguma luz natural durante o dia, mas nunca directamente. Testes ainda não fiz nenhum, salinidade 1024 e temperatura 25ºC. De referir também que a água é proveniente de osmose Alguém me consegue dar um apoio?? Obrigado desde já. Editado Março 1, 2010 por DianaeLuis
joao felisberto Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Ora boa noite!Mostro hoje o que falei no ultimo post, os residuos brancos no cimo da agua estão a deixar-me preocupado, o "pó" que assenta nas rochas também. Mostro do que falo os residuos brancos, digamos que faz lembrar caspa em cima da agua E agora mostro as rochas com o "pó" Neste momento tenho o escumador ligado 4h diárias e luz não há, só apanha alguma luz natural durante o dia, mas nunca directamente. Testes ainda não fiz nenhum, salinidade 1024 e temperatura 25ºC. De referir também que a água é proveniente de osmose Alguém me consegue dar um apoio?? Obrigado desde já. neste momento 4 horas ????????o escumador tem que trabalhar 24 sobre 24 horas ..... a luz para ja eu faria 6 horas,mas vais ter mais opinioes esta explicado as fotos que mandaste o mutivo de particulas em suspensao e o tal dito po tem todo o que muitos nao tem agua proveniente de osmose muitos nao o fazem o mais simples ta a falhar
DianaeLuis Publicado: Março 2, 2010 Autor Publicado: Março 2, 2010 Boa noite, Antes de mais obrigado pela resposta. Ou seja, ponho o escumador a trabalhar 24/24h e começo a dar-lhe luz! O mais simples!? ou seja por tudo a funcionar... eheh Mais uma vez obrigado
paulojbsilva Publicado: Março 7, 2010 Publicado: Março 7, 2010 Boas, acho que uma boa parte da resolução do vosso problema já foi dita...e agora é terem paciência para ver o aquário a amadurecer. Vão mostrando a evolução que o pessoal vai dando umas dicas. Já agora, como estou a pensar comprar um escumador igualzinho ao vosso, gostava de saber a vossa opinião acerca dele. Faz muito barulho? Tem funcionado bem? Cumprimentos, Paulo Silva http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
DianaeLuis Publicado: Março 8, 2010 Autor Publicado: Março 8, 2010 Boas, Bem, depois do pequeno incidente, fiz o que me aconselharam, ligar o escumador 24/24h (iniciado no sabdo) com os niveis no minimo e fui aumentando (hoje), e agora esta optimo! já retirou alguma sujidade da agua. Este fim de semana coloquei bacterias na agua e esta reagiu optimamente, de referir que ja medi alguns valores ph 8,2 e amonia 0,25.... Vamos ter de esperar agora algum tempo para começar a por uns peixinhos... Relativamente ao Escumador, para já estou contente, nao faz muito barulho e no meu parecer esta a escumar optimamente, mas de referir que tambem é o unico que conheço, na altura recomendaram-me este e estamos contentes. Obrigado pelas dicas, vou postando por aqui as evoluções do aquario.
Pedro Conceição Publicado: Março 25, 2010 Publicado: Março 25, 2010 E a evolução do aqua, como está? MEGA ARQUIVO
DianaeLuis Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 (editado) Ora boas noites! Depois de ter estado algum tempo sem conseguir vir ao forum, cá voltei! Passados estes dias vai-se notando algumas alteraçoes no aquario. O escumador já esta bem melhor deixando o copo bem sujo!! Esta é uma amostra, agora ja esta bem mais preto o copo do escumador. Esta a aparecer umas algas verdes nesta rocha, e estas tambem parecem estar a ficar em algumas partes um pouco brancas. De referir ainda que tambem ainda se mantêm umas "algas" castanhas no fundo do aquario, no areão.. Hoje, estive a fazer de novo os testes á agua, e deram os seguintes valores: Temp: 25ºC PH: 8.2 Nh3/nh4: 0.25 <--------- demasiado alto... NO2: 0.1 <--------------- demasiado baixo certo? Alk: entre 1.7 e 2.8, dado que o teste nao distingue entre estes valores Tenho estado a adicionar 4 tampas de Sera marine bio reefclear por semana no aquario e ainda nao efectuei qualquer tpa ao mesmo, uma vez que a agua ja tem algum tempo, nao acham que ja deveria ter baixado a amonia e ter aparecido os nitritos? Continuo a fazer as mesmas horas de luz 6h e escumador 24h por dia. Um muito obrigado pelas ajudas Editado Março 29, 2010 por DianaeLuis
Pedro Conceição Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 Deves fazer TPAs normalmente, o problema de ainda não ter baixado deve-se a isso. O NO2 não está baixo nem alto, mas deve ser eliminado. Como está o NO3 e PO4? Tens alguma coisa de vivos? MEGA ARQUIVO
DianaeLuis Publicado: Março 30, 2010 Autor Publicado: Março 30, 2010 Ora boas, Esses testes ainda nao adquiri, nem o NO3 nem o PO4. Tenho ainda de os adquirir. Vivos ainda não tenho, queria baixar a amonia antes de colocar os vivos. E depois poria uma donzela sozinha por uns tempos, e uns caracois e coisas do genero. Pois, está visto que ja deveria ter começado a fazer as TPA'S, amanha ja as começo a fazer 10lt's por semana.
Pedro Conceição Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 Depois das TPAs é os testes de NO3 e PO4 que também são importantes. MEGA ARQUIVO
DianaeLuis Publicado: Março 31, 2010 Autor Publicado: Março 31, 2010 Bem, hoje ja fiz a TPA de 10 litros, e os testes so para a semana...de domingo a 8 vou fazer nova TPA e ai ja testo tudo...
joao felisberto Publicado: Abril 2, 2010 Publicado: Abril 2, 2010 Bem, hoje ja fiz a TPA de 10 litros, e os testes so para a semana...de domingo a 8 vou fazer nova TPA e ai ja testo tudo... continua com amonia no aquario =0.25 tem que ter calma tipo alantejano muita calma
DianaeLuis Publicado: Abril 12, 2010 Autor Publicado: Abril 12, 2010 Ora boas noites! Mais uma semana e mais uns testes, desta vez fosfatos e nitraros. Aproveitei e medi tudo novamente, nao consegui actualizar no myreefstats porque esta sempre em baixo... PH - 8,2 ALK - entre 1,7 e 2,8 Nh3Nh4+ - 0 No2- 0,1 No3 - 5 Po4 - 0,8 Ainda existem valores em alta, vou dar mais umas semanas para ver se vai tudo ao sitio....e ainda por cima vou de ferias por isso o melhor e nao alterar muita coisa para já. Que vos parece os valores? Um abraço desde já.
DianaeLuis Publicado: Abril 19, 2010 Autor Publicado: Abril 19, 2010 Ora Boas! Já tenho uns habitantes, coloquei 4 Astraea Turbo Snail (Astraea tecta) no aquário, os meus novos habitantes já estão fartos de comer aquário fora.. Este fim de semana vamos adquirir o primeiro peixinho, ou um Hepatus (Paracanthurus hepatus) ou um Yellow Tailed (Chrysiptera parasema), depende tambem do que houver pelas lojas... Acham que ja os posso colocar no aquario? Um Abraços e obrigado desde ja
paulojbsilva Publicado: Abril 27, 2010 Publicado: Abril 27, 2010 Ora Boas! Já tenho uns habitantes, coloquei 4 Astraea Turbo Snail (Astraea tecta) no aquário, os meus novos habitantes já estão fartos de comer aquário fora.. Este fim de semana vamos adquirir o primeiro peixinho, ou um Hepatus (Paracanthurus hepatus) ou um Yellow Tailed (Chrysiptera parasema), depende tambem do que houver pelas lojas... Acham que ja os posso colocar no aquario? Um Abraços e obrigado desde ja Desculpa a resposta tardia, mas além de ser capaz de ser cedo para pôr peixitos, um Hepatus será altamente desaconselhado...esses peixes precisam de aquários muito grandes.... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
Recommended Posts