Gaio Publicado Fevereiro 21, 2010 Publicado Fevereiro 21, 2010 (editado) Olá, aqui estão as fotos do meu ''bettanário''. Quando encher de água nem quero ver... !!! 1- Projecto 2- Vista Geral 3- Vista Geral 4- Três prateleiras com 8 cubos vodafone cada 5- Vista prateleiras 6- Vista prateleiras 7- Cada prateleira têm torneira de controlo do caudal assim como cada cubo 8- Furo na traseira do cubo controla altura da água e faz escoamento para a Sump por tubo PVC 9- Tubo PVC escoamento 10- Tubo PVC escoamento 11- Tubo PVC escoamento 12- Entrada do tubo PVC escoamento na Sump 13- Sump 14- Bomba de água 15- Filtro UV Todo o sistema está sobre placas de esferovite para isolar o calor. Muito trabalho e tempo para montar tudo, finalmente acabei............ Como disse no início, falta encher de água e peixes.... Espero que gostem... Opinem, posso sempre tentar melhorar... Editado Fevereiro 21, 2010 por Gaio
António Lourenço Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 Olá que grande projecto ! fantástico Só uns reparos, mas não alteres nada sem experimentares, no teu caso pode funcionar bem A agua qdo vem da bomba devia ir num tubo directamente ao nivel da prateleira de cima.Por gravidade a agua descia. Depois de cada saida para cada prateleira devias ter uma torneira para controlar o fluxo horizontal. No tubo de entrada de agua devias ter (com uma torneira na ponta) uma saida da agua outra vez para a sump. Isto porque ? porque ideia é ter um sistema gota a gota.Se a bomba for muito forte é mais fácil evitar problemas de fugas em outros sitios do sistema. O retorno da agua em cada cubo não consigo ver muito bem como fizestes.Por isso não posso dar a minha opinião Mais 2 observações: Vais ter que aspirar o fundo todas as semanas, coloca um (ou mais) termometro em cada prateleira para contolares a temperatura pode haver grandes diferenças. Fixaste esse sistema de prateleiras à parede ? Já tive um acidente com um sistema destes porque causa disso. Continua ! Cumpr. antónio
Jorge Bento Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 (editado) Olá Exelente trabalho. Para alem do que disse o Antonio, o tubo por onde sai a água dos cubos é um normal que se usa nas bombas de ar? se for isso fica bloqueado com muita facilidade cuidado, eu usaria um tubo de saida com maior diametro se fizeres o ciclo de água como disse o Antonio não so ajuda no gotajamento mas também na manutenção da temperatura da água Editado Fevereiro 21, 2010 por Jorge Bento Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Gaio Publicado: Fevereiro 21, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2010 Oláque grande projecto ! fantástico Só uns reparos, mas não alteres nada sem experimentares, no teu caso pode funcionar bem A agua qdo vem da bomba devia ir num tubo directamente ao nivel da prateleira de cima.Por gravidade a agua descia. Depois de cada saida para cada prateleira devias ter uma torneira para controlar o fluxo horizontal. No tubo de entrada de agua devias ter (com uma torneira na ponta) uma saida da agua outra vez para a sump. Isto porque ? porque ideia é ter um sistema gota a gota.Se a bomba for muito forte é mais fácil evitar problemas de fugas em outros sitios do sistema. O retorno da agua em cada cubo não consigo ver muito bem como fizestes.Por isso não posso dar a minha opinião Mais 2 observações: Vais ter que aspirar o fundo todas as semanas, coloca um (ou mais) termometro em cada prateleira para contolares a temperatura pode haver grandes diferenças. Fixaste esse sistema de prateleiras à parede ? Já tive um acidente com um sistema destes porque causa disso. Continua ! Cumpr. antónio Obrigado pelos conselhos. Primeiro vou experimentar assim, se não tiver pressão suficiente, então experimento o tubo directo à prateleira de cima como tu dizes. Em relação à torneira por prateleira, eu já tenho, foto 7, torneira vermelha. Depois tenho as torneiras pretas mais pequenas , uma por cubo. Em relação ao controlo do fluxo que sai da bomba, eu já tenho uma saída directa novamente para a Sump, foto 15, é a seguir à saída do filtro UV. A saída de água dos cubos tenta ver na foto 8, clica para aumentar, é uma saída directa para o tubo Pvc, serve também para manter o nível que quero. E por fim, sim, eu tenho as estantes fixas à parede. Vou testar e depois logo digo como correu, obrigado pela ajuda...
Gaio Publicado: Fevereiro 21, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2010 Olá Exelente trabalho. Para alem do que disse o Antonio, o tubo por onde sai a água dos cubos é um normal que se usa nas bombas de ar? se for isso fica bloqueado com muita facilidade cuidado, eu usaria um tubo de saida com maior diametro se fizeres o ciclo de água como disse o Antonio não so ajuda no gotajamento mas também na manutenção da temperatura da água Obrigado pelo aviso, primeiro vou experimentar assim, depois, se não der altero. Vamos fazer figas e esperar que funcione, já deu muito trabalho para pôr assim. Depois eu digo como correu.
psycodream Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 está brutal esse sistema muito bom mesmo, agora e encher de agua para ver se está tudo a funcionar bem e depois peixes para cima:D
Rúben Ferreira Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Boas, Muito bom mesmo! Bora lá encher isso com água e peixes. Desde já fica aqui a oferta de um ou dois bettas da minha criação "para estrear" o "betanário"! A minha mascote
Hugo Santos Costa Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Muito intersante este projecto sim senhor, sem dúvida vais ter uma boa criação de Bettas. Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921
Jorge Bento Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Já está cheio?? Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Gaio Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 Olá, hoje não deu para encher, estive a tratar dos outros aquas, mas é provável que amanha seja o dia D.
k2o3 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Muito bom Gaio parabéns. Tenho algo do género mas só com duas prateleiras, recentemente tive um problema com a água que evaporava mesmo com as tampas nos cubos perdia por dia uns 2 dedos de água na sump mas parece que agora já esta resolvido, se tiveres o mesmo problema apita. Abraço Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
António Lourenço Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Obrigado pelos conselhos.Primeiro vou experimentar assim, se não tiver pressão suficiente, então experimento o tubo directo à prateleira de cima como tu dizes. Em relação à torneira por prateleira, eu já tenho, foto 7, torneira vermelha. Depois tenho as torneiras pretas mais pequenas , uma por cubo. Em relação ao controlo do fluxo que sai da bomba, eu já tenho uma saída directa novamente para a Sump, foto 15, é a seguir à saída do filtro UV. A saída de água dos cubos tenta ver na foto 8, clica para aumentar, é uma saída directa para o tubo Pvc, serve também para manter o nível que quero. E por fim, sim, eu tenho as estantes fixas à parede. Vou testar e depois logo digo como correu, obrigado pela ajuda... Olá Eu se calhar estou a ver mal a foto, mas devias ter uma saida da agua no sistema de entrada de agua no final do circuito.Não sei se me estou a explicar bem. A agua sai da sump pela bomba, passa na UV, e sobe para cada prateleira, no final deste tubo devias ter uma torneira para voltar à sump. Independente da agua que vem de cada cubo.Nãp te esqueças que isto tem que ser um sistema gota-a-gota. O sistema que utilizo de saida de cada é diferente (mas tb não é perfeito).No teu sistema alteravava só 2 coisas (mais uma vez, experimenta como está antes de alterares alguma coisa). Aumentava o tubo de forma que ficasse 2 cm dentro de agua e colacava 2 saidas em cada cubo. Cumpr. antónio
k2o3 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Gaio mais uma coisa, tens valvulas anti-retono no teu sistema??? Se não tiveres, como tens o tudo verde até ao fundo dos cubos, se faltar a corrente electrica ou desligares a bomba de água, toda a agua dos cubos vai ser sugada e vai haver agua por todo lado. Testa isso. Cumps Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
Gaio Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 OláEu se calhar estou a ver mal a foto, mas devias ter uma saida da agua no sistema de entrada de agua no final do circuito.Não sei se me estou a explicar bem. A agua sai da sump pela bomba, passa na UV, e sobe para cada prateleira, no final deste tubo devias ter uma torneira para voltar à sump. Independente da agua que vem de cada cubo.Nãp te esqueças que isto tem que ser um sistema gota-a-gota. O sistema que utilizo de saida de cada é diferente (mas tb não é perfeito).No teu sistema alteravava só 2 coisas (mais uma vez, experimenta como está antes de alterares alguma coisa). Aumentava o tubo de forma que ficasse 2 cm dentro de agua e colacava 2 saidas em cada cubo. Cumpr. antónio Não sei se é a melhor opção, o que fiz foi, entre o filtro UV e a 1ª prateleira uma saída de retorno à Sump, acho que é capaz de dar para regular o caudal. Em relação a aumentar o tubo 2cm, não percebo qual tubo, o de entrada de água nos cubos? Esse já vai até quase ao fundo do cubo na parte da frente, fiz assim porque como a saída é na parte de trás em cima, há maior aproveitamento de água ''limpa''. As duas saídas eu realmente não pensei nisso, espero que uma chegue, mas se calhar duas seria melhor, assim se uma se obstruir ficava a outra...
António Lourenço Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Em relação a aumentar o tubo 2cm, não percebo qual tubo, o de entrada de água nos cubos? Esse já vai até quase ao fundo do cubo na parte da frente, fiz assim porque como a saída é na parte de trás em cima, há maior aproveitamento de água ''limpa''. Olá Expliquei-me mal, em vez de quase estar no fundo, acho que devia estar dentro de agua +-2 cm para evitar o efeito de sifão. Cumpr. antónio
Giantstep Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Muitos parabéns pelo projecto. Acho que está muito bem concretizado. Ultimamente tenho andado a estudar as diferentes maneiras de fazer uma bateria de para Bettas. O teu projecto é uma inspiração! Gostava que fosses colocando novidades e descrevendo eventuais problemas que venhas a descobrir no teu sistema. Acho que alguns dos pontos focados pelos membros que têm respondido ao teu tópico são muito pertinentes e gostava de saber se afinal, o sistema de circulação de água que fizeste resultam ou se há pontos que têm de ser alterados para se poder obter a eficácia máxima. Obrigado pela partilha.
Rúben Ferreira Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Boas! Então isso já está cheio?? A minha mascote
Gaio Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 Olá, ainda não, estou a pensar numa solução para a saída da água dos cubos, tenho medo que entupa e o cubo verta. Tenho que arranjar coragem para mexer novamente nos 24 cubos, ufa...
Simoes7 Publicado: Março 2, 2010 Publicado: Março 2, 2010 Boas. A isto é que se chama um projecto em grande, muito bom mesmo. Dá trabalho mas acredito que vá dar frutos... Parabens pelo projecto Cumprimentos, Luís Carlos Simões
migperes Publicado: Março 9, 2010 Publicado: Março 9, 2010 Já está cheio??? põe isso a bombar...eheh...
Recommended Posts