Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

POssuo um casal de ramirezis num aquario comunitário e hoje observei que eles estão muito agressivos um para o outro. Passo a explicar a historia toda:

Possuia neste aquário três ramirezis (Um macho e duas femeas) até que belo dia foi presenteado com uma postura. Postura essa que chegou aos 6 dias (já nadavam livremente). Na ultima noite, desapareceram-me grande parte dos alevinos e quando os fui tentar separar daquele aquário, a mãe tratou de comer o resto (talves devido ao stress de eu andar lá a tentar aspira-los).

Eu pensei, é normal, estao num comunitário já foi bom chegarem a este ponto. Depois passado uns 5 dias, azar dos grandes, um vidro lateral do aqua rachado e os peixes todos em alquidares, resultado, nem uma morte.

Aquário reparado e com novo layout e peixes todos lá para dentro! Tudo se adaptou rápidamente e estão todos bem. A terceira Ramirezi, dei a um membro do forum, pois já não aguentava ve-la sofrer com as constantes perseguições da outra femea.

Até aqui tudo bem!! Hoje, já passado alguns dias de observação, a Ramirezi está gordinha e com o ovopositor de fora, mas, o casal anda sempre a defrontar-se!! Metem-se frente a frente e investem um contra o outro. Mais ou menos o observado neste filme:

Filme

A minha duvida é se isto é normal no(s) dia(s) antes da postura, ou se devo separa-los. Tenho alguma urgencia em saber o que fazer, visto nao querer perder nenhum especime!!

Obrigado

JoaoDomingos

• 2 semanas depois...
Publicado:

BOAS

Acho que nao são 2 fêmeas e 1 macho mas sim o contrario

dai esta luta inensa analisem bem se os bichos da luta,isto é , para quem souber distinguilos

xau

Publicado:

cara tambem tenho um problema, tenho um aqua 52L e eu axo que é um casal de ramirezi nao sei, mas a femea ja pos a primeira posta mas a femea acabou comendo os ovos , e eles são muito jovens ainda, por ter posto os ovos sera que são casal? ou 2 femeas podem por os ovos sem macho?

eu fiz um topico mas ninguem me ajuda.. ninguem responde nada...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=150558

e de tanto ler foruns eu axo que é acasalamento nao sei a verdade, vai ter uma hora que o macho da uma encarada e a femea recua um pouco, ai ja procuram onde por os ovos , nao sei se é verdade mas foi o que eu li

abraços e por favor me ajudem

Publicado:
BOAS

Acho que nao são 2 fêmeas e 1 macho mas sim o contrario

dai esta luta inensa analisem bem se os bichos da luta,isto é , para quem souber distinguilos

xau

DUas femeas não são, ja tiveram postura com alevins

Publicado:
DUas femeas não são, ja tiveram postura com alevins

Nome vulgar: Ramirezi

Nome científico: Apistogramma ramirezi Myers e Harry

Origem: Venezuela

Temperatura ideal: 22° a 30°

Tamanho: 7 cm

Descrição: Dificilmente se encontrara um peixe de aquário que rivalize com este em beleza de colorido. Sobre um fundo geral azul-esverdeado vemos cinco ou seis bandas escuras. Uma delas passa pelo olho e pelo opérculo. A nadadeira dorsal é alaranjada sendo os três primeiros raios pretos, bem maiores no macho. Todo o corpo e nadadeiras são pintalgados de manchas azuis-elétricas. A ponta do focinho é cor de tijolo. Com a luz incindindo diretamente sobre ele, reflete uma tonalidade geral violácea.

Hábitos e reprodução: Peixinho bem quieto e pacífico, é ideal para o aquário comum, pecando apenas por um excesso de timidez que o faz esconder-se no meio das plantas. De resto, para vê-lo feliz, devemos tê-lo num aquário com muitas plantas, onde possa procurar refúgio caso julgue necessário. Reproduz-se seguindo as linhas gerais descritas para os ciclídeos, só que não é tão fácil de induzir à procriação.

"Tambem se difala que a fêmea tem a barriga rosada, mas não anda sempre assim só em época de acasalamento ou preparação para essa época"

Não sei grande coisa acerca dos rami mas espero ter ajudado.

abraço

Publicado:

Boas

Sera que nao deste a femea e ficas te com os dois machos e que a mim parecem me dois machos

Apk 290