Recommended Posts

Publicado

Pessoal, aqui vai uma foto do meu primeiro betta e da sua casinha.

Neste momento está sozinho, mas ontem estava com 4 tetra cardinais bem pequenos. Um acho que foi comido pelo Betta. Não o vejo em lado nenhum.... e acho que os outros 3 se vingaram e rataram-lhe a cauda... ontem à noite estava bem e hoje encontrei-o como se pode ver nas fotos. Já tirei os cardinais. Acham que foram eles, ou pode ter prendido a cauda em algum sitio? Tenho os fetos de java e algum musgo de java preso a um xisto com fio de nilon.

Mais importante... vai voltar a crescer?

Já agora identifiquem-me s.f.f. o tipo de betta. Não consegui que ele abrisse a barbatana toda, é um VT ou HM? Ou até mesmo VT com genes de HM?

Obrigado

dsc05921m.th.jpg

dsc05915.th.jpg

Publicado:

A cauda do beta volta a crescer.

O beta não come os tetras.

Os tetras podem ratar a cauda do beta, mas não muito.

PauloA :character0050:

Publicado: (editado)

Não dá para ver bem o tipo de cauda que tem mas parece HM, porque não metes um espelho junto do aqua, vais ver que abre logo as barbatanas .

Espero que não seja o caso mas ás vezes com uma infecção bacteriana/fungica, a tentar coçar-se ele pode roer a própria barbatana.

Já agora ele é muito bonito.

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Olá,

não me parece que seja cauda mordida pelos outros peixes...

Pelo sim pelo não, muda a água do aqua e controla os parâmetros da água.

Efectua trocas da água durante uns dias, podes também fazer um tratamento com esha 2000 pelo sim pelo não...

Esse betta é espectacular...

Editado por Gaio
Publicado:
Olá,

não me parece que seja cauda mordida pelos outros peixes...

Pelo sim pelo não, muda a água do aqua e controla os parâmetros da água.

Efectua trocas da água durante uns dias, podes também fazer um tratamento com esha 2000 pelo sim pelo não...

Esse betta é espectacular...

Faço das palavras de Gaio as minhas, parece mais do que obra só de cardinais, se isso piorar com o tempo ja sabes que não foi so cardinais, contrala bem isso, o betta pode acabar por ficar quase sem barbatanas se isso for um problema de saude

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:

Se o Betta não come cardinais, não sei onde ele anda.... Até tirei o feto de java e não o encontro.... será que se morreu ele se "desintegra" assim tão depressa?

Existe algum produto da Sera semelhante ao ESHA2000? É que da ESHA tenho alguma dificuldade em encontrar (montijo, pinhal novo, setubal, etc)

Já agora uma foto do meu menino em reacção ao espelho. Acho que a barbatana está a 180º, pena estar ratada....

Se encontrasse uma fêmea Halfmoon, que cor é que acham que poderia tentar cruzar com ele? Que melhroes resultados? Estaria a pensar numa vermelha, ou numa preta ou azul.

95233912.th.jpg

Publicado:

Como não tenho muita experiêcia com bettas, digam-me uma coisa. É normal eles passarem grande parte do tempo encostados a alguma coisa? O meu passa o tempo todo encostado ao feto, ao termostato ou mesmo pousado na areia. Mas parece-me bem, porque nada bem de vez em quando, reagiu bem ao espelho, e come bastante bem. dou-lhe os vermes vermelhos da Sera. Acham que posso complementar com mais alguma coisa? E a alternatva ao ESHA?

Se o Betta não come cardinais, não sei onde ele anda.... Até tirei o feto de java e não o encontro.... será que se morreu ele se "desintegra" assim tão depressa?

Existe algum produto da Sera semelhante ao ESHA2000? É que da ESHA tenho alguma dificuldade em encontrar (montijo, pinhal novo, setubal, etc)

Já agora uma foto do meu menino em reacção ao espelho. Acho que a barbatana está a 180º, pena estar ratada....

Se encontrasse uma fêmea Halfmoon, que cor é que acham que poderia tentar cruzar com ele? Que melhroes resultados? Estaria a pensar numa vermelha, ou numa preta ou azul.

95233912.th.jpg

Não dá para ver bem se é um Hm devido ás outras brbatanas, mas eu diria que sim, bom exemplar.

Como não tenho muita experiêcia com bettas, digam-me uma coisa. É normal eles passarem grande parte do tempo encostados a alguma coisa? O meu passa o tempo todo encostado ao feto, ao termostato ou mesmo pousado na areia. Mas parece-me bem, porque nada bem de vez em quando, reagiu bem ao espelho, e come bastante bem. dou-lhe os vermes vermelhos da Sera. Acham que posso complementar com mais alguma coisa? E a alternatva ao ESHA?

Eles gostam de aguas calmas, normalmente com um betta só se deve preocupar se ficar sem cor, ou se não comer, ou não reagir a estimulos, de resto é da natureza dele.

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

Obrigado Jorge.

Entretanto confirma-se que não foi nenhum peixe, porque hoje a barbatana está um pouco pior...

Os parâmetros da água podem afectar alguma coisa?

Tenho:

pH - 7

kH - 6

gH - 6

Entretanto encontrei o ESHA2000. Nas instruções diz que para 20L, colocar 6 gotas, é o mínimo da escala. Como o aqua é de 10L coloquei 3 gotas. No entanto eles dizem que para peixes muito doentes ou para ver melhorias rápidas pode-se dobrar a dosagem, e que não há registo de toxicidade por excesso. Acham que devia pôr 6 gotas? Ou experimento assim?

Hoje troquei 50% da água, amanhã deverei trocar a água, ou durante os 3 dias do tratamento com ESHA2000, não mudo a água?

Obrigado por tudo.

Publicado:
Obrigado Jorge.

Entretanto confirma-se que não foi nenhum peixe, porque hoje a barbatana está um pouco pior...

Tenho:

pH - 7

kH - 6

gH - 6

Entretanto encontrei o ESHA2000. Nas instruções diz que para 20L, colocar 6 gotas, é o mínimo da escala. Como o aqua é de 10L coloquei 3 gotas. No entanto eles dizem que para peixes muito doentes ou para ver melhorias rápidas pode-se dobrar a dosagem, e que não há registo de toxicidade por excesso. Acham que devia pôr 6 gotas? Ou experimento assim?

Hoje troquei 50% da água, amanhã deverei trocar a água, ou durante os 3 dias do tratamento com ESHA2000, não mudo a água?

Obrigado por tudo.

Em relação ás trocas de agua deveria ter nas instruções, lamento mas nunca usei esse produto, espera que alguem mais te possa esclarecer.

Se diz que pode usar o dobro, usa.

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Sim.. os betas são preguiçosos... gostam de descansar nas folhas e outros objectos, por vezes quase fora de água.

Obrigado Jorge.

Tenho:

pH - 7

kH - 6

gH - 6

Obrigado por tudo.

Os parametros que estás a analisar não servem para nada.

O Ph é o único com relevância que analisaste.

O que é preciso analisar são Amónia, Nitritos e Nitratos. Esses são os melhores indicadores da qualidade da água.

Quanto ao ESHA 2000 é um antibiótico e por isso não se deve trocar a água... se fizeres TPAs diminui a concentração e não actua.

Nas TPAs tens usado anti-cloro (por exemplo AquaSafe)?

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Publicado:

Tenho usado água de garrafão.

como o aqua é de 10L basta-me um garrafão. É que a água da minah torneira sai com pH quase a 8.5. Achas que a água engarrafada pode ser prejudicial para ele?

Publicado:

A agua do garrafao (pelo menos a maior parte das marcas) tem um ph muito baixo, o que não é bom para bettas.

Cumprimentos

Publicado:

Vitor enche uns garrafões com água da torneira, deixa sem tampa e daqui a 2/3 dias já podes usar, porque o cloro já evaporou. :music_singguitar:

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Publicado:
A agua do garrafao (pelo menos a maior parte das marcas) tem um ph muito baixo, o que não é bom para bettas.

Cumprimentos

O meu Betta é fino. Só agua cruzeiro, pH 6.9. Tive isso em consideração.

@k2o3:

e vai baixar de 8 e tal para 7? Posso fazer a experiÊncia.

@AMPF:

Não sei se posso colocar aqui nomes de lojas que não sejam patrocinadoras, mas aqui vai (peço a um moderador que apague se for preciso). Foi na Rolizoo. Uma loja na Estrada Nacional entre o Montijo e Pinhal Novo.

Valores da água:

Amónia - 0

Nitritos - 0.5

Nitratos - 10

Entretanto ao segundo dia de tratamento com ESHA, pelo menos parece que o mal não alastrou mais. Hoje já não fiz TPA, amanhã faço o 3º dia e na 6ª feira faço TPA e espero começar a ver as melhorias.

Publicado:

bem... parabens pela coragem de gastar 31 euros nesse betta.

essa loja normalmente peca pela falta de qualidade dos animais... mas n te preocupes que isso cresce... agora acho que devias reservar um aqua para esse lindo exemplar e dedicares-te a reprodução do mesmo

abraço

O meu Betta é fino. Só agua cruzeiro, pH 6.9. Tive isso em consideração.

@k2o3:

@AMPF:

Não sei se posso colocar aqui nomes de lojas que não sejam patrocinadoras, mas aqui vai (peço a um moderador que apague se for preciso). Foi na Rolizoo. Uma loja na Estrada Nacional entre o Montijo e Pinhal Novo.

Valores da água:

Amónia - 0

Nitritos - 0.5

Nitratos - 10

Entretanto ao segundo dia de tratamento com ESHA, pelo menos parece que o mal não alastrou mais. Hoje já não fiz TPA, amanhã faço o 3º dia e na 6ª feira faço TPA e espero começar a ver as melhorias.

@k2o3:

Fica sem coloro mas possivelmente o PH vai subir :( .

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Publicado:

Já é um bocado off-topic, mas fiz a experiência e para complicar as coisas, a água ontem estava com um pH muito mais baixo à saída da torneira.... aqui há um mês, o pH da torneira era cerca de 8.5, e KH de 9, ontem medi e era pH 6.0 e KH 3!!!!! Será que há um mês andavam com algum tratamento? De qualquer das maneiras, ontem deixei um bocado de água a apanhar ar e o pH subio de 6 para 6.5/7.

Se assim se mantiver está fixe!