AquaBoy78 Publicado Fevereiro 20, 2010 Publicado Fevereiro 20, 2010 Boas! tenho um aqua de 110lts. +- e queria saber se 20kgs. de areia de silica branca chegarão para fazer uma camada de jeito no fundo? Já agora tenho um aqua comunitário, a areia não é "prejudicial" para especies mais comuns? ou só é acoselhável para os ciclideos? Abraços e obrigado! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 O ideal era 30kg, presumo que queiras ficar pelo menos com 4 ou 5cm de substrato. Desde que não seja areia da praia dá para todos os peixes, eu tenho um aquario com areia e tenho lá tetras. as plantas é que não gostam muito, tens que colocar plantas com raiz grossa e forte. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 21, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2010 Olá Ruy muito obrigado pelo esclarecimento! em relação á altura da camada estava a pensar deixar a de areão que já tenho, colocar um fertilizante e a areia por cima pois tenho algumas plantas já bastante enraizadas, e assim poupava 10kgs de areia e as plantas tinham a sua camada para as raizes! não querendo com isto dizer que não se invista em umas de raiz grossa e forte como tu dizes! já agora a pessoa que vende essa areia diz que o granulado da areia é "sugar size" o que é que pensas acerca disto tudo? Abraços e portugal limpo! (embora lá para os lados de belem uma limpezazita tambem nao faria mal nenhum!) lol Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 (editado) Eu pensava que querias colocar apenas areia, 20 kg então chega perfeitamente, não podes ficar com uma camada muito grande. Só um conselho, se o areão por baixo for grosso (o que convem) coloca uma rede fina (mas não muito, tem que permitir a penetração das raizes) por cima do areão, na qual irás colocar por cima a areia. Assim evitas que se misturem. O ideal é ver a areia com os proprios olhos, já vi diversos tamanho de "sugar". Se for mesmo do tamanho dos grãos de açucar já é bom. Eu pessoalmente gosto de areia fininha, se a areia for muito grossa acho que fica sem piada porque peixes como os corydoras não a conseguem levantar. Para não falar no efeito estetico. Eu gosto d´aquela areia fininha e branca tipo a de praia (aquela areia que é levantada pelo vento e que se acumula...), fica muito bonito! Mas é pessima para a grande maioria das plantas (porque tem tendencia a solidificar um pouco), origina algum verdumezito quando vemos as camadas sedimentizadas junto ao vidro e origina mau cheiro (isto quando desmontas o aquario...) Eu consigo ter sempre o solo limpinho porque os corydoras esgravatam aquilo tudo e levantam as impurezas, já noutro aquario que montei para uma pessoa com areia mais grossa isso não acontece e fica mais sujo... Há quem utilize (incluindo eu) uma especie de "buzios" que não recordo o nome para evitar um pouco a solidificação, eles de dia enterram-se na areia, de noite vêm cá para fora, entretanto mexem a areia evitando a solidificação. Por isto tudo convem ter plantas fortes. Editado Fevereiro 21, 2010 por Ruy M. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 21, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2010 Olá Ruy pois de facto tens razaõ esqueci-me de mencionar que já tinha uma camada de areão embora não seja muito pois retirei alguma para dar espaço á areia vou colocar a tal rede que falas pois tem lógica! o areão é de facto um pouco grosso(penso que seja o granulado vulgar) e estava a pensar colocar a areia com ajuda de um pedaço de tubo de rega automatica colocando uma ponta no fundo do aqua e deixando cair a areia pela outra ponta! que te parece? achas que resulta? assim posso distribuir a areia sem levantar muita "poeira". tou cheio de pica! amanha chega material oferecido por um membro(plantas) e vou arrumar a casa aos meus amiginhos! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Publicado: Fevereiro 21, 2010 Olá Ruy pois de facto tens razaõ esqueci-me de mencionar que já tinha uma camada de areão embora não seja muito pois retirei alguma para dar espaço á areia vou colocar a tal rede que falas pois tem lógica! o areão é de facto um pouco grosso(penso que seja o granulado vulgar) e estava a pensar colocar a areia com ajuda de um pedaço de tubo de rega automatica colocando uma ponta no fundo do aqua e deixando cair a areia pela outra ponta! que te parece? achas que resulta? assim posso distribuir a areia sem levantar muita "poeira". tou cheio de pica! amanha chega material oferecido por um membro(plantas) e vou arrumar a casa aos meus amiginhos! o ideal era mesmo um redezinha. Essa tecnica da mangueira só resulta se bombeares agua. Vais acabar de ter que por isso á mão. Citar
Quo Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) atenção que a areia de silica tende a afundar e ficar por baixo de areao mais grosso! Logo a rede nao te servirá de nada. 20 kg é mesmo a quantidade recomendada para o tamanho do aquario (se for de 1 metro). Se bem que a indicação oficial para 1 metro diga 25 kg. tenho 20 e acho que até é um pouco a mais, visto ter pedras. Num outro aquario tenho 10 kg e ai é pouco pois não dá para fazer a inclinação em condições. Se o aquario tiver menos de um metro é ainda menos quilos. A litragem é apenas util para saberes que filtro e termoestato meter! Editado Fevereiro 22, 2010 por Quo Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 oi Ruy como é que é mesmo essa da redezinha? abraço Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2010 pois! se calhar vou metendo até estar a meu gosto e o que sobrar vai para outro aqua! tou tentado a começar um nano! abraço Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 atenção que a areia de silica tende a afundar e ficar por baixo de areao mais grosso! Logo a rede nao te servirá de nada. 20 kg é mesmo a quantidade recomendada para o tamanho do aquario (se for de 1 metro). Se bem que a indicação oficial para 1 metro diga 25 kg. tenho 20 e acho que até é um pouco a mais, visto ter pedras. Num outro aquario tenho 10 kg e ai é pouco pois não dá para fazer a inclinação em condições. Se o aquario tiver menos de um metro é ainda menos quilos. A litragem é apenas util para saberes que filtro e termoestato meter! Já fizeste? Eu tenho um aquario assim e montei outro para uma pessoa amiga. Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) Eu nos meus fiz o seguinte: Coloquei o fertil e uma rede por cima, esta menos fina uma vez que recebe areão grosso; Coloquei uma camada de areão ideal para as plantas se desenvolverem e uma rede por cima; por fim uma camada de areia fina por cima. Podes também por exemplo fazer um monte em que utilizas areão para plantas mais exigentes e cá em baixo colocas a areia. -Podes fazer um declive/desfiladeiro em que separa os 2 substratos; -ou podes separa-los utilizando pedras de xisto por exemplo. Há várias formas de o fazer, tem é que ser bem pensado para não hever misturas. Se tiveres espaço, esse tal desfiladeiro ficava mesmo muito bonito (por cima as plantas exigentes e por baixo sem plantas ou com algumas plantas que se adaptam á areia), tens é que utilizar umas belas rochas e pensar muito bem como vais fazer e sustentar o desnivel. Mas não é nada que não se faça. Editado Fevereiro 22, 2010 por Ruy M. Citar
Quo Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) eu nunca pus uma rede. Mas areia com substrato mais grosso, tipo areao, tenho nuns tupperwares (um truque que inventei), desmontei o nano para lhe tirar a areia para o maior e vi bem a areia por baixo, no meio e em cima, tal como alias me tinham avisado de antemao. E, estava montado há uma semana e pouco, se tanto. Agora claro que impede de que o substrato fertil feioso de se misturar na areia. Isto em termos estéticos é um boa ideia. Mas nao estava a falar em estetica. este segundo aqua meti mais 8 kg, logo 18kg, o resto nem pus, sem qq outro substrato e para mim, ficou cheio. 30 kg, mais pedras e mais outro substrato, acho um exagero Editado Fevereiro 22, 2010 por Quo Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 Estetica? Eu não acho muito estetico ter uma rede. Faço-o para impedir que as varias camadas de substrato se juntem. Desta forma ao colocar e ao retirar plantas ou seja lá o que for, não há nutrientes a serem lançados para cima que causam desequilibrios de varios tipos. Há sempre a vantagem de que iremos ficar com a areia sem misturas, essa é a unica vantagem estetica. Agora tudo depende da rede, quanto mais fina mais impede, mas dificulta a vida ás plantas. Pode-se sempre arranjar plantas de que não façam absorção pela raiz, existem várias e foi também a minha opcção no meu. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2010 Olá ruy tudo bem? muito obrigado pelas dicas a parte técnica da coisa já apanhei agora é imaginar a melhor construcção! ainda vou encomendar a areia mas diz-ma se souberes aconselhas-me algum preparativa antes de a colocar no aqua? desinfecção,algum tratamento em especial? claro para alem da lavagem do mesmo! Abraço, Tiago Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 É só lavar e ir para o aquario. Se quiseres mesmo garantir que vai "limpinho" ferve, o que dá muito trabalho. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2010 Pois, ferver 20kgs de areia... uma boa lavagem num coador fininho deve bastar. Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2010 (editado) Olá ruy! tudo ok? afinal acabei por mudar de ideias depois de voltas e voltas á cabeça parti o pescoço! LOL tou a brincar! mas acabei por desistir da areia( fica para outro aqua!) e investi numa gravilha preta muito fina e que ficou espectacular com o verde das plantas! gostei imenso e não me arrependi! até agora! ainda é cedo mas gostei sem duvida! já tinha idealizado a coisa á uns tempos atras acabei por usar um funil de boca mais largita assim comprido quase até ao fundo do aqua e fui despejando por cima e tornou-se facil de colocar onde queria! boa tecnica,por acaso! abraços! Tiago como só tenho rocha vulcanica cor de barro ficou muito bem c preto! e o fundo?????????? ajuda-me manda ai umas ideias! que cor? Editado Fevereiro 25, 2010 por AquaBoy78 Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 26, 2010 Publicado: Fevereiro 26, 2010 Já que colocaste sub. preto, o fundo também será preto. Isso agora quer é umas plantinhas muito verdinhas e uns troncos, o contraste irá ficar muito bonito. A escolha das plantas será muito importante. Quanto a iluminação, era muito bom arranjares uma calha em que as lampadas tivessem ligação independente, isto é, em que conseguisses ligar uma só por exemplo. No dias normais ficavas com a iluminação máxima para as plantinhas, em dias especiais ou de visitas ligavas apenas algumas, para dar um efeito "dark", adoro ver aquarios assim. Depois o tom das lampadas será muito importante, terás que optar por uma que realce as cores para obteres o máximo efeito de contraste. Podias ter uma a 10.000kelvin ou superior, outra a 6.000k. Mas para a cor a ideal seria uma boa lampada a 8.000k, seria esta a ideal para ficar ligada sozinha. Aquarios deste tipo normalmaente levam tetras, principalmente os neons ou cardinais. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2010 boa dica essa das lampadas! tanx arranjar plantas que se adaptam com menos luz tambem passa por uma boa opção! e sim... os neons ficam brutais! mas para mim a corydora albina parte a loiça toda "pousada" no preto! amanhã vou á cartolina preta! ou conheces outro tipo de papel ou material melhor? Abraço! vou acabar de atar o musgo ao tronco para ver se o coloco no aqua e ver... Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 (editado) A cartolina é mesmo o mais barato, mas nota-se sempre que tem aquilo. Bom bom seria ter a parede pintada de preto, mas como não vivemos em função dos peixes.... Há varias formas de fazer, depende da colocação do aquario, estilo da casa, etc... Até podes ter plantas exigentes, tens é que fazer o que te disse. Eu estou a montar uma calha em que as lampadas vão ser independentes, dá é um trabalho... Se for dificil conseguires um sistema de iluminação deste tipo e quiseres optar por plantas pouco exigentes no que diz respeito á necessidade de luz, deixo aqui uma listinha: -Varios tipos de anubia, muitissimo pouco exigentes. -Bolbitis heudelotii, pouca exigencia de luz e a nivel de substrato. -Ceratopteris cornuta - Cryptocoryne becketii -Cryptocoryne minima- pouca exigencia -Cryptocoryne pontederiifolia -Cryptocoryne wendtii -Echinodorus amazonicus -Egeria - muito pouco exigente -Elodea densa -Lilaeopsis macloviana -Lomariopsis lineata -Microsorium pteropus (feto java) muito pouco exigente -Lejeunea - musgo -Pseudotaxiphyllum distichaceum- musgo -Vesicularia dubyana - musgo -Isopterygium tennerum - musgo -Vesicularia vesicularis- musgo -Nitella -Nymphaea -Potamogeton perfoliatus -Syngonium podophyllum -Vallisneria nana A lista não é exaustiva; o problema é que algumas são dificeis de encontrar. No entanto, talvez o tipo de planta ideal para esse layout não serão propriamente estas, porém são uma escolha pessoal; se achares algumas de que gostes e que fiques com o aquario como expectavas... Editado Fevereiro 27, 2010 por Ruy M. Citar
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2010 muito obrigado pela lista vou averiguar! umas já conhecia outras nem por isso! Abração! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
Recommended Posts