Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, chamo me Tiago e começei relativamente a pouco tempo na aquariofilia..

Comprei um aquario com 18 litros (tenho um de 50 mas preferi começar por baixo)..

Qual a melhor técnica para colocar plantas? Tenho apenas areão, será necessário colocar algo mais? as plantas conseguem se adaptar bem?

Abraços :P

Publicado:

Boas, convém teres também um substrato fértil se quiseres manter as plantas em bom estado.

Também depende do tipo de plantas que queres colocar, se calhar era mais fácil se colocasses aqui as plantas que pretendes pôr.

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Não conheco nenhuma especie de plantas.. quais as mais faceis de plantar?

Já agora, em vez de substracto, aconselham pastilhas?

Tive agora numa loja de animais e disseram me para comprar umas pastilhas e colocar perto da raiz.

Cumps

Publicado:

Vamos lá ver se te esclarecemos!

As ditas pastilhas são para fertilizar, não fazem o papel do substrato fertil. Se quiseres ter plantas verdinhas e saudáveis tens que fazer sempre a fertilização de tempos a tempos, independentemente do substrato. No entanto o substrato fertil oferece uma gama muito maior de nutrientes que a fertilização regular não tem, digamos que ficas com uma base sólida que permite desenvolver muito melhor as plantas, quanto melhor for a qualidade do substarto fertil melhor será o crescimento e qualidade das plantas.

Outra questão diferente é o tipo de plantas que vais introduzir. Cada planta tem exigencias diferentes; Existem plantas que não necessitam de fertil nem de co2, mas a maioria necessita.

Se não queres colocar fertil opta por plantas que o permitam

Publicado:

E existe plantas quem não necessitam de substracto fertil, nem pastilhas, nem Co2, nem fertilizantes!

Suponho que ao não teres iniciado com o aquario de 50l é porque vais "experimentar"/"testar", e acho que fazes bem.

Procura por informação aqui no forum e escolhe plantas de facil manutenção, a medida que fores evoluindo com experiencia propria vais perceber melhor do assunto.

Publicado: (editado)

Aqui fica uma lista de plantas menos exigentes a nivel de substrato fertil:

(outra história é a exigencia de iluminação e de co2)

-anubia

-vesicularia dubyana ou musgo de java

-Cryptocoryne x willisiisagitaria

-Bolbitis heudelotii

-Microsorium pteropus (feto de Java)

-Cabomba caroliniana

-Ceratophyllum demersum

-Chara sp.

-Cryptocoryne

-Egeria

-Hydrila verticillata

-Isopterygium tennerum

-Nitella

-Potamogeton perfoliatus

-Riccia fluitans

-Utricularia foliosa

-Vallisneria americana

Editado por Ruy M.
Publicado:

Não percebi, o que queres dizer com "a nivel de substracto fertil"

Nessa lista estão umas quantas que não precisam de substracto fertil.

Publicado:

penso que o objectivo que o ruy quis transmitir percebe-se muito bem, e é uma excelente lista. E estar com coisinhas no que toca a plantas que nem de solo precisam... é um bocado... Se bem que em relação às cryptos tenho as minhas duvidas que nao seja uma planta exigente em termos de solo, acho que é relativamente exigente, é a que tenho tido menos sucesso.

tb acho má sugestão recomendar alguem começar por 18 L, tendo um de 50 L. a manutenção mesmo para plantas em 18L é mais dificil que num de 50L.

Publicado:

Sim as lista tem algumas plantas que não precisam de substrato fértil mas para o caso acho que pouca importância tem, pois está com a indicação de 'plantas menos exigentes', pode-se considerar que nem o sejam.

Quanto à Cryptocoryne não concordo que esteja nessa lista, pois alimenta-se essencialmente pelas raízes, logo terá que ter ou substrato fértil ou pastilhas junto às raízes, de qualquer forma precisa de ser alimentada pelo areão.

Publicado:

Quanto ao recomendar começar com os 18l em vez do de 50l, não vejo assim tanto mal, já que ele tem os 2.

Se for para fazer experiencias é bom, assim vai saber melhor da coisa quando montar o de 50l. Se tiver que comprar algum material para o de 50l tambem vai ser melhor ir com mais noções.

É importante aprender com a propria experiencia, melhor do que só vir aqui e ler coisas que outros escrevem sem experiencia propria.

As plantas que mencionei são muito pouco exigentes apenas a nivel de substrato (porque foi aquilo que foi perguntado), muitas não fazem a absorção pelo substrato e muitas nem sequer precisam dele.

Outra história diferente são as necessidades a nivel de iluminação e co2... algumas necessitam muito de co2...

Em cada especie existem várias subespecies, algumas destas sub têm por vezes exigências diferentes, dai que possam ver alguma que possuam e acharem que são exigentes.

Podia fazer a menção por subsespecie mas isso dá muito trabalho e não vale a pena para este caso.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Quanto á especie de planta Cryptocoryne, existem muitas subespecies, no entanto vou dizer quais as mais exigentes e as menos:

Mais exigentes:

-Cryptocoryne becketii- necessita de um substrato fertil muito rico

-Cryptocoryne minima- pode no entanto sobreviver sem bons substratos, mas em regra requer um bom substrato rico

Menos exigentes:

-Cryptocoryne sp.- manutenção geral fácil

-Cryptocoryne pontederiifolia

-Cryptocoryne wendtii

Publicado:

Obrigado a todos pela vossa ajuda! :discuss_gathering:

Começei pelo de 18L pois este irá servir de maternidade.. Estou a espera de criar o ambiente perfeito para tal e assim que tiver peixes pequenos, monto o de 50 L :D

Mais uma vez obrigado a todos e um grande abraço!

Dentro em breve começo a postar fotos do meu aqua de 18L

:D

Publicado:

Aproveito para vos fazer outra pergunta..

Relativamente ao CO2, é realmente necessário arranjar uma bomba?

O meu filtro ja oxigena a agua.. será mesmo necessário para um aquario de 18L?

Cumps

Publicado:
Aproveito para vos fazer outra pergunta..

Relativamente ao CO2, é realmente necessário arranjar uma bomba?

O meu filtro ja oxigena a agua.. será mesmo necessário para um aquario de 18L?

Cumps

Uma bomba de co2? Para co2 tens que ter reactor ou botija.

Acho que deves estar a confundir.

Quanto ao oxigénio, há quem aconselhe a usar e há também quem não aconselhe. Eu gosto de ter.

O co2 é para as plantas, é o que lhes permite desencadear o ciclo da fotosintese. Normalmente os peixes fornecem co2 necessário para as plantas menos exigentes. Para outras é impossivel sobreviverem sem adicionar co2. Depende do que coloques. Para 18 litros podes fazer a formula caseira ou comprar o Sera co2 start, custa prai 10 a 15 eur.

Editado por Ruy M.
Publicado:
Acho que deves estar a confundir.

Quanto ao oxigénio, há quem aconselhe a usar e há também quem não aconselhe. Eu gosto de ter.

O co2 é para as plantas, é o que lhes permite desencadear o ciclo da fotosintese. Normalmente os peixes fornecem co2 necessário para as plantas menos exigentes. Para outras é impossivel sobreviverem sem adicionar co2. Depende do que coloques. Para 18 litros podes fazer a formula caseira ou comprar o Sera co2 start, custa prai 10 a 15 eur.

Formula caseira ? Gostei!

Quais os ingredientes ? :D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!