Recommended Posts

Publicado

Olá,

as plantas do meu aquário têm vindo a ficar amarelecidas, como faço fertilização liquida e tenho substrato fertil da JBL penso q o problema será da fraca iluminação do meu aqua.

Neste momento estou com uma lampada de halogeneo de 10W q ja vem incluida na tampa do aquario:

aqua.jpg

dentro da tampa tenho uma lampada encaixada q pode ser retirada, assim:

lampada.jpg

a lampada é deste género (halogéneo 10 w):

lampadaHalo.jpg

a minhas duvida é, qual a melhor opção para mim. Será q devo comprar uma fluorescente? e como a adptar ao meu aquario? deverei retirar a tampa para por uma calha?

:busted_red:

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Publicado:

hmmm, sendo assim, que tal se eu retirasse a tampa, arranjasse um acrilico transparente para cobrir o aquario e pendurasse um destes por cima do aquario?

fluorescent_lamp.jpg

deverei ter algum cuidado especial? humidade, caracteristicas da lampada?

Obrigado Hugo por toda a ajuda dada em todos os meus posts :P

aqua_peq.jpg

Publicado:

Podes tentar, sempre deverá ser melhor do que a que tens e se aplicares duas ou três dessas? Essa que tá aí tem quantos w e k? (já nem pergunto lumens pq não deve ter indicação).

Não faço mais do que o meu objectivo de andar por aqui: Ajudar no que poder e sei.

Publicado:

bem, esta em concreto n sei, foi apenas um exemplo q encontrei no google :whocares:

mas a ideia era comprar algo semelhante, mas qts wats e kelvins deveria ter no minimo?

ha uma no "hell cuerte ingles" q até é modular, ou seja, da pa ligar mais q uma em serie...

aqua_peq.jpg

Publicado:

sinceramente só quero manter as q ja tenho (feto de java, cabomba e musgo), porque com o tamanho do meu aqua n dá pra grandes aventuras...

talvez em breve compre um maiorzito e ai sim, faça algo com mais "impacto" :whocares:

aqua_peq.jpg

Publicado: (editado)

Lá por se ter um aquário pequeno não significa que não se possa fazer grandes coisas a nível de plantas, isso é um erro.

Aliás penso até que seja mais fácil 'brincar' com as plantas mas mais difícil para a fauna.

Pq acho mais fácil para 'brincar' com as plantas, baseia-se no facto de ser ais fácil colocar 1W/L ou mais ainda, gasta-se menos em fertilizantes, co2 e em água utilizada para as TPA's :alberteinstein:

Vê esta maravilha com 25L Harald+Schneider

Mas tenta com uma lâmpada e logo vês se precisas de mais, para essas plantas que tens uma deve chegar.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

bem, tens toda a razão, é mesmo uma questão de tamanho e perspectiva das plantas no aquario...

esse de 25L ta lindo!

vou ver se compro uma dessas, mas qt à lampada q caracteristicas deve ter para ser ideal para um aquario? qualquer fluorescente é boa para aquarios?

Thanks! :alberteinstein:

aqua_peq.jpg

Publicado:

Nem todas, existem algumas características que tornam as lâmpadas melhores ou piores para as plantas, se for só para iluminar peixes, enfim é quase qualquer coisa que dê luz :alberteinstein: mas para plantas convêm ter algumas coisas em atenção como lumens (nessas lâmpadas esquece não vêm lá escrito) Watt's, existe um conceito que 1W para 1L (o que é variável de situação para situação mas uma boa ideia para ser seguida no inicio) e a temperatura de cor, que é o mais seguido, os famosos K, lâmpada única convêm andar pelos 6500k pois é boa para plantas e melhor para a nossa visão, abaixo deste valor a nossa visão visualiza mais amarelado.

Publicado: (editado)

Ora bem, acabei por fazer uma coisa meio DIY e meio comprada :confused4:

acabei por comprar uma "calha" destas:

fluorescent_lamp.jpg

depois aproveitei o facto de ela ter umas ranhuras para a pendurar com uns pioneses no movel:

DSC00585.jpg

depois, para evitar q a luz se espalhá se pelo quarto todo, construi as "abas" da calha com uma placa de cartão cortado à medida, vincado e dobrado e revestido na parte inferior a papel de prata:

DSC00592.jpg

um dia depois notei logo melhorias na minha cabomba :character0050:

Editado por NMaia

aqua_peq.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!