bruno bastos de Oliveira Publicado Novembro 27, 2004 Publicado Novembro 27, 2004 comprei recentemente 4 discus, dois de cada vez. os primeiros estavam na loja ja a bastante tempo e andavam sempre juntos o que me fez pensar que sejam casal, puseram uma postura numa das folhas do aqua comunitario amazonico e so durou dois dias pois ao terceiro os ovos desapareceram. optei por coloca-los num aqua separado, mas ainda nem sinal de postura. qt tempo demora? os outros dois que comprei estão desde ontem no aqua comunitário mas não saem de tras das folhas o que será? estaram doentes? dei-lhes comida e parece que a comeram ontem, mas tenho receio que estejam doentes, o que devo fazer? :D tb gostava que me ajudassem a ver se o casal que tenho separado e mesmo casal. hoje ja vou tirar fotos. :D
nunomiguel Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 dei-lhes comida e parece que a comeram ontem Verifica mesmo se comem. Tens de os ver a comer... Procura também sinais externos de doença: escurecimento da pele, opérculos, barbatanas, etc, etc. Quanto ao casal, o tempo entre posturas pode variar... 1 semana ou 15 dias... depende do casal... Como foram mudados devem estranhar o aquário. Provavelmente não devem fazer posturas tão rapidamente (dentro dos próximos dias). Cumprimentos, Nuno
ruitaborda Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Ola Bruno Esse casal ou suposto casal se desovou julgo que foi por causa de ter mudado de aquário e como houve um choque de transição provoca por vezes essas desovas oque é muito utilizado pelos criadores. Quanto a estes tem de dar tempo à natureza para verificar se é um casal (oxalá que seja) ou duas femeas. Tem de ter muita paciência mas mesmo muita e procurar mexer pouco no aquário. Se passado +/- um mês eles não se defenirem aplique o choque termico, ou seja efectue uma mudança de água cerca de 40% e aguarde. Quanto aos dois como deve calcular estão estranhos e também só dois discus é pouco, pois atendendo que um aquario comunitário pelos menos deviam ser três. Suba um pouco a temp. +/- 30º e dê tempo para eles se ambiemtarem e muita paciência..............mas mesmo muita. Vá dando noticias Até sempre Rui
Recommended Posts