Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

desde já apresento-me pois sou novo no fórum. O meu nome é António Santos e sou do Funchal, meti-me nos aquários por ser um tema bastante activo entre os meus colegas de trabalho e pelo incentivo e ajuda destes.

junto umas fotos do meu aquário actual (o 3º... e a melhor tentativa até agora...)

100x60x50 == 300L

filtro externo FLUVAL 403

substracto oferecido... (marca boa xD)

a lâmpada é uma fluorescente normal de 80cm

p18021021450001.jpg

p18021021460001.jpg

peixes tenho bastantes entre platys, mollys, espadas, guppys, neons, corydoras, plecostomus, combatentes, nariz de bêbados, colisas

tb tenho algumas plantas que me vão oferecendo e que dizem ser de manutenção simples. anúbias e kabombas entre outras poucas..

de momento estou usando um outro filtro pois o fluval teve um pequeno acidente aquando a limpeza -\ aguarda ainda reparação...

gostaria que me ajudassem pois adorava ter a água bem mais cristalina.. já "derramei" fracos de crystal water diversas vezes.. não mostra melhorias significativas.. -\. não é por causa deste filtro que estou usando pois a água nunca esteve "azul".

os peixes e as plantas estão de perfeita saúde e cheios de energia.. doença só apareceu o ítio uma vez e foi resolvido de imediato sem qualquer baixa xD

Publicado:

Boas.

Costumas fazer mudanças de água?

O filtro que tens agora estara a trabalhar bem?

Não sei se sera das fotos, mas isso esta mesmo mau...

Não abuses dos quimicos. Quanto mais natural melhor...

Publicado:

desde há 3 dias para cá que mudo cerca de 15% da água e limpo o filtro diariamente...

o filtro apesar de não ser o ideal está a funcionar bem (até crias de platys o gajo sugou -\)

já agora, tenho 5 corydoras, 3 plecostomus com + de 15 cm cada para tratarem da limpeza essencial do aquário (todos foram para lá bem pequenitos...)

Publicado:
Tens isso montado há quanto tempo ?

cerca de 9 meses...

ele já esteve melhor.. com o outro filtro.. mas na mesma a água nao era bem cristalina.. -\

Publicado:

E o tronco esta bem tratado?

Essa sujidade tem que vir de algum lado.

Com as mudanças de agua isso tem que desaparecer.

A areia esta limpa?

Publicado:

o tronco já veio de um outro aquário que já tinha antes.

foi tudo limpo antes da montagem... desde aí chego a aspirar o fundo quando faço as mudanças de água mensais mas nada de mais...

eu espero que aquilo desapareça com as mudanças de água.. tou a ficar cansado da rotina diária -\ .. ainda por cima tenho notado bastantes crias de mollys, platys e guppys... gostava de as apreciar melhor xD

Publicado:

Boas.

Não é necessário limpar o filtro diariamente. Eventualmente o filtro quando começa a ficar um pouco mais sujo até pode conseguir reter mais partículas. (especialmente se forem micro)

Independentemente de outros factores (eventuais microalgas), é preferível mudar uma percentagem maior de água ainda que menos vezes. Ou seja, em vez de mudares 15% todos os dias, é preferível mudar 30% de 2 em 2 dias, por exemplo.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado: (editado)

30% de 2 em 2 dias?

Eu costumo fazer 10% de TPA por semana. E os filtros são limpos alternadamente de 15 em 15 dias (quando não me esqueço.....)

PauloA :character0050:

PS: quanto à claridade da água, tem tudo a ver com o filtro. O filtro que estás a usar e a limpar com frequência não é o indicado seguramente. Se foi feito em casa mete mais lã de vidro antes da saida para o aqua.

Se puderes/quiseres/etc compra uma cabeça da aquaclear (por ex. A-570) e um filtro especial de limpeza, após 24 horas a água fica cristalina.

A-570

FIltro

Editado por alfapa
Publicado:
30% de 2 em 2 dias?

Eu costumo fazer 10% de TPA por semana. E os filtros são limpos alternadamente de 15 em 15 dias (quando não me esqueço.....)

PS: quanto à claridade da água, tem tudo a ver com o filtro. O filtro que estás a usar e a limpar com frequência não é o indicado seguramente. Se foi feito em casa mete mais lã de vidro antes da saida para o aqua.

Se puderes/quiseres/etc compra uma cabeça da aquaclear (por ex. A-570) e um filtro especial de limpeza, após 24 horas a água fica cristalina.

A-570

FIltro

Alfapa, é apenas para a situação excepcional dele ter a água com muitas partículas (ele refere azul).

Eu presumo que sejam micropartículas e assim dificilmente os filtros as vão reter (serão microalgas?)

Como ele diz que está a fazer 15% (parece que diariamente) eu disse que é preferível diminuir a periodicidade e aumentar o volume.

A ideia é que, já que o filtro não consegue reter as partículas, removê-las pela TPA e/ou remover eventuais nutrientes que estejam a alimentar eventuais microalgas (caso sejam algas).

Cumps

Publicado:

Nada a opor.

Contudo, mesmo que sejam algas, acho preferivel menos TPAs. Até pode ser a água das TPAs que tem muitos nitratos ou pior...

Melhorar o filtro, com mais lã de vidro ou lã de vidro mais fina, pois como sabemos a limpeza do filtro diariamente não ajuda em nada.

Publicado:

Nisso da limpeza do filtro diária, lembro-me que uma pessoa que tem um filtro igual a um que tenho se queixava do "nevoeiro" e que o filtro é mau, etc, etc (estamos a falar de um 2080)... e que limpava o filtro n vezes... disse-lhe que estava a limpar demais!

O aumento da lã e alguma sujidade, como já disse, pode diminuir a porosidade e criar condições para retenção de mais micropartículas, que de outra forma passam.

Quanto à possibilidade da água das TPA´s ter nitratos, é uma possibilidade, mas também pode ser uma forma de os baixar e, adicionalmente, baixar fosfatos e aumentar outros nutrientes que possam servir para as plantas (que podem diminuir os nutrientes disponíveis para as algas).

No entanto estamos a falar na base das suposições, acho que para começar ele deve seguir a tua sugestão de aumentar a lã no filtro, deixar de limpar tão assiduamente e diminuir a periodicidade das TPA´s aumentando o volume.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!