ASantos Publicado Fevereiro 18, 2010 Publicado Fevereiro 18, 2010 Boas a todos, desde já apresento-me pois sou novo no fórum. O meu nome é António Santos e sou do Funchal, meti-me nos aquários por ser um tema bastante activo entre os meus colegas de trabalho e pelo incentivo e ajuda destes. junto umas fotos do meu aquário actual (o 3º... e a melhor tentativa até agora...) 100x60x50 == 300L filtro externo FLUVAL 403 substracto oferecido... (marca boa xD) a lâmpada é uma fluorescente normal de 80cm peixes tenho bastantes entre platys, mollys, espadas, guppys, neons, corydoras, plecostomus, combatentes, nariz de bêbados, colisas tb tenho algumas plantas que me vão oferecendo e que dizem ser de manutenção simples. anúbias e kabombas entre outras poucas.. de momento estou usando um outro filtro pois o fluval teve um pequeno acidente aquando a limpeza -\ aguarda ainda reparação... gostaria que me ajudassem pois adorava ter a água bem mais cristalina.. já "derramei" fracos de crystal water diversas vezes.. não mostra melhorias significativas.. -\. não é por causa deste filtro que estou usando pois a água nunca esteve "azul". os peixes e as plantas estão de perfeita saúde e cheios de energia.. doença só apareceu o ítio uma vez e foi resolvido de imediato sem qualquer baixa xD Citar
QUIEL Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas. Costumas fazer mudanças de água? O filtro que tens agora estara a trabalhar bem? Não sei se sera das fotos, mas isso esta mesmo mau... Não abuses dos quimicos. Quanto mais natural melhor... Citar
ASantos Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 desde há 3 dias para cá que mudo cerca de 15% da água e limpo o filtro diariamente... o filtro apesar de não ser o ideal está a funcionar bem (até crias de platys o gajo sugou -\) já agora, tenho 5 corydoras, 3 plecostomus com + de 15 cm cada para tratarem da limpeza essencial do aquário (todos foram para lá bem pequenitos...) Citar
ASantos Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 Tens isso montado há quanto tempo ? cerca de 9 meses... ele já esteve melhor.. com o outro filtro.. mas na mesma a água nao era bem cristalina.. -\ Citar
QUIEL Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 E o tronco esta bem tratado? Essa sujidade tem que vir de algum lado. Com as mudanças de agua isso tem que desaparecer. A areia esta limpa? Citar
ASantos Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 o tronco já veio de um outro aquário que já tinha antes. foi tudo limpo antes da montagem... desde aí chego a aspirar o fundo quando faço as mudanças de água mensais mas nada de mais... eu espero que aquilo desapareça com as mudanças de água.. tou a ficar cansado da rotina diária -\ .. ainda por cima tenho notado bastantes crias de mollys, platys e guppys... gostava de as apreciar melhor xD Citar
AGA Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas. Não é necessário limpar o filtro diariamente. Eventualmente o filtro quando começa a ficar um pouco mais sujo até pode conseguir reter mais partículas. (especialmente se forem micro) Independentemente de outros factores (eventuais microalgas), é preferível mudar uma percentagem maior de água ainda que menos vezes. Ou seja, em vez de mudares 15% todos os dias, é preferível mudar 30% de 2 em 2 dias, por exemplo. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
alfapa Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 (editado) 30% de 2 em 2 dias? Eu costumo fazer 10% de TPA por semana. E os filtros são limpos alternadamente de 15 em 15 dias (quando não me esqueço.....) PauloA PS: quanto à claridade da água, tem tudo a ver com o filtro. O filtro que estás a usar e a limpar com frequência não é o indicado seguramente. Se foi feito em casa mete mais lã de vidro antes da saida para o aqua. Se puderes/quiseres/etc compra uma cabeça da aquaclear (por ex. A-570) e um filtro especial de limpeza, após 24 horas a água fica cristalina. A-570 FIltro Editado Fevereiro 18, 2010 por alfapa Citar
ASantos Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 obrigado pela dica... vou experimentar.. penso que já não deve levar muito tempo a melhorar xD Citar
AGA Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 30% de 2 em 2 dias? Eu costumo fazer 10% de TPA por semana. E os filtros são limpos alternadamente de 15 em 15 dias (quando não me esqueço.....) PauloA PS: quanto à claridade da água, tem tudo a ver com o filtro. O filtro que estás a usar e a limpar com frequência não é o indicado seguramente. Se foi feito em casa mete mais lã de vidro antes da saida para o aqua. Se puderes/quiseres/etc compra uma cabeça da aquaclear (por ex. A-570) e um filtro especial de limpeza, após 24 horas a água fica cristalina. A-570 FIltro Alfapa, é apenas para a situação excepcional dele ter a água com muitas partículas (ele refere azul). Eu presumo que sejam micropartículas e assim dificilmente os filtros as vão reter (serão microalgas?) Como ele diz que está a fazer 15% (parece que diariamente) eu disse que é preferível diminuir a periodicidade e aumentar o volume. A ideia é que, já que o filtro não consegue reter as partículas, removê-las pela TPA e/ou remover eventuais nutrientes que estejam a alimentar eventuais microalgas (caso sejam algas). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
alfapa Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Nada a opor. Contudo, mesmo que sejam algas, acho preferivel menos TPAs. Até pode ser a água das TPAs que tem muitos nitratos ou pior... Melhorar o filtro, com mais lã de vidro ou lã de vidro mais fina, pois como sabemos a limpeza do filtro diariamente não ajuda em nada. PauloA Citar
AGA Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Nisso da limpeza do filtro diária, lembro-me que uma pessoa que tem um filtro igual a um que tenho se queixava do "nevoeiro" e que o filtro é mau, etc, etc (estamos a falar de um 2080)... e que limpava o filtro n vezes... disse-lhe que estava a limpar demais! O aumento da lã e alguma sujidade, como já disse, pode diminuir a porosidade e criar condições para retenção de mais micropartículas, que de outra forma passam. Quanto à possibilidade da água das TPA´s ter nitratos, é uma possibilidade, mas também pode ser uma forma de os baixar e, adicionalmente, baixar fosfatos e aumentar outros nutrientes que possam servir para as plantas (que podem diminuir os nutrientes disponíveis para as algas). No entanto estamos a falar na base das suposições, acho que para começar ele deve seguir a tua sugestão de aumentar a lã no filtro, deixar de limpar tão assiduamente e diminuir a periodicidade das TPA´s aumentando o volume. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts