TPA


Ed_boy

Recommended Posts

É assim estou com uma dúvida, fiz a primeira TPA do aquário. E notei numa coisa que me fez ter bastante cautela daqui a diante. E é a seguinte coisa, A água estava a sensivelmente a 28 cº e depois de ter trocado, ficou a 23 Cº. É assim, como fazer a TPA? Inserir água quente?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloco agua á mesma temperatura do aquario, e nunca tive problemas. Nao uso termometro na agua do tpa , vejo a temperatura com o dedo, para ver se está mais ou menos á mesma temperatura.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a minha dúvida é se coloco água quente da torneira ou não. Ou se ponho água fria

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo adicionar directamente no aquario, normalmente à 5ª feira, porque se reparares à 6ª feira "normalmente" a água cheira mais a cloro, porque é adicionado uma maior quantidade de cloro (nos depositos) para aguentar o fim de semana...

 

Eu tenho feito sempre directamente da torneira para o aquario, depois coloco anti-cloro e até hoje nunca tive problemas....

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ed Boy,

 

Acredite, uma oscilação de 28º para 23ºC em poucos minutos é altamente estressante para os peixes. Oscilações de temperatura no aquário podem ocorrer, mas gradativamente, nunca em intervalo de poucos minutos ou horas.

 

Veja qual a temperatura da água do aquário e use água do chuveiro aquecida com temperatura próxima a água do aquário, nunca mais ou menos do que 2ºC de diferença. Ok ?

banner26b.jpg

Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu espero 2 dias com a agua numa caixa de plástico para evaporar o cloro. Depois aqueço num fervedor eléctrico a agua e misturo ambas até ficarem sensivelmente (vejo com o dedo) à mesma temperatura do aqua.

 

Cuidado com as variações de temperatura, os peixes podem resentir-se e apanhar uma doença como o ictio!

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que fiquei preocupado. Mas não aconteceu nada porque ainda não tenho peixes

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um alerta

os peixes nao suportam uma variação de temperatura de 28 para 23C podem morrer peixes com isso, o que eu uso é água aquecida no esquentador. a variação maxima aconselhada é de 3C. os peixes como vivem na água, nao estao habituados a mudanças bruscas de temperatura. Ao colocar a agua no aquario, deve-se deitar lentamente e nao despejar simplesmente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua das TPAs deve ser adicionada devagar.

 

O que se deve fazer é usar um sistema que deixe cair um fio de água fino para que a água nova não vá criar um choque nem de temperatura nem de ph aos peixes.

 

Ou seja deve-se ir devagar... quem tem pressa sujeita-se....

 

PauloA :character0050:

PS: o esquentador é mau, pois tem tubagens de cobre que podem contaminar a água com cobre e matar os invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA , para fazer eu faço da seguinte forma, 1 garrafão de 5 litros Àgua da Torneira em repouso 48 horas ou mais.

 

Adicono aquatan, neste caso, tudo dependende da exigência dos nossos peixinhos em relação à qualidade da àgua.

 

Para fazer a tpa, deves aqueçer a àgua previamente com um aquecedor, fazes 2 furos no garrafão ou 3 e deitas o garrafão em cima do aquário, e deixas a àgua escorrer, devagarinho, os peixes agradecem tpas, vagarosas.

 

Se fizeres, as tpas como fazes, arriscas-te a provocar um choque térmico, no aquário e a consequentemente ter uma possível morte de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falam dos garrafões, mas eu não vou ter 5 garrafões ali abertos durante 48h. Mas obrigado aí pelos furinhos

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, no meu aquário maior, água directamente do cano para dentro do aquário, corre devagar, leva tempo mas não provoca grandes oscilações de temperatura (aquário de discus).

 

Nos outros que tem pH mais alto é feito da mesma forma, nos que tem temp mais baixa é feito com garrafão e conta a gotas (aquários de camarões).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.