Duvida sobre utilizacao de termostato


Recommended Posts

Hello...

 

Meu aquário possui dimensões (cm) 40,1 frente, 19 largura 24,5 altura e (+ou-) entre 7L, 8L de água. Caso perguntem, estou mantendo água rasa para meu Bettinho, até eu comprar um enfeite mais alto que sirva de apoio para ele ficar próximo da superfície, quando então eu encherei a água até o topo, o que deve totalizar uns 15, 16 Litros.

 

Anyway, desculpem a minha ignorância, mas deixe-me ver se entendi direito: um termostato de menor watts (por exemplo, 5w) ficaria mais tempo ligado, para atingir uma temperatura estipulada? (gostaria de manter entre 26-27oC).

Todos os modelos são automáticos, que desligam quando chegam na tal temperatura, ou eu devo controlar manualmente, em conjunto com termômetro?

Eu poderia comprar um termostato de 30w, para aquecer a água mais rapidamente (o termostato fica mais tempo desligado), ou devo comprar um de 15w, para aquecer a água aos poucos (o termostato fica mais tempo ligado)? Aqui onde eu moro a temperatura ambiente varia muito (ontem esteve quase 31oC, hoje já está 26oC).

Eu poderia usar um de 30w em apenas 8L de água, até eu providenciar o tal enfeite (quando colocarei mais água)?

 

Tenho interesse em comprar da marca Vigo Flex.

gallery_44488_2090_2317.jpg

 

Obrigado pela atenção e paciência...

lebiste3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho A ideia da regra basica do aquecimento do aqua ou seja 1w por litro mas pessoalmente acontece que nessas mudanças de temperatura tenho de andar sempre a "afinar" o termostato principalmente inverno/verão embora o clima ai seja outro! neste momento a minha agua está a 27graus e o termostato está regulado nos 22! pois o meu quarto aquece um pouco e assim depois de muita atenção e practica apanhas a temperatura certa e claro se tiveres um de 5w vai demorar mais a atingir a temperatura ideal do que um de 15W. ATENÇÃO: dicas baseadas em experiencia pessoal!!!! deve e de certeza que há, alguem que te esclareça um pouco melhor!

Tenho um aqua de 120lts. e o termostato é de 150w. abraço e boa aquariofilia!!!

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

homemaqua, de forma pragmática: esses 30W chegam perfeitamente para a capacidade máxima que o aquário tem e sendo aquecedor com termostato, então vai desligar ao atingir a temperatura que se regulou. Um termostato é o que faz. O aquecimento da água de forma lenta para mim não serve, passo a explicar

 

A minha regra é:

 

* Temperatura ambiente até 8/10ºC abaixo da temp desejada = termostato que faça no mínimo 1.5watt/litro

* Temperatura ambiente ambiente com um diferencial superior a 10º do desejado = mínimo 3watt/litro

 

Nestes componentes bem como nos filtros eu tento comprar equipamento que dentro do meu orçamento ultrapasse os requisitos mínimos, pois aqui raramente se peca por excesso (a não ser que haja um grande azar e o termostato avarie e fique trancado na posição de "ligado" ou de "desligado"). Em teoria um termostato mais potente vai ter um rendimento superior a um mais fraco, isto é facilmente comprovável pelas indicações dos fabricantes.

A Eheim vende um modelo de 25W e recomenda este para aquários até 25l, o de 100W para aquários até 200l, o de 200W até 400l e o de 300W para aquários até 1000l. Claro que há algumas variáveis em questão, mas dá para ter uma ideia. Eu no entanto não tenho apenas um termostato por aquário, se o aquário for médio (isto é subjectivo, mas vamos falar em 250l) eu uso 2.

 

Assim dou o meu exemplo: tenho um comunitário com cerca de 180L reais e uso 2 termostatos Jäger, sendo que um é de 75 watt e outro o de 150w, em cada canto do aquário. Assim consigo o seguinte: numa TPA excepcionalmente grande (vá, uns 50% ou mais) a água reposta vai atingir a temperatura desejada mais rapidamente, minimizando o stress e outras maleitas nos peixes mais sensíveis e ao mesmo se algum avariar, o outro compensa essa falta, não ficando o aquário desfalcado sem aquecimento. Da minha experiência o único termostato que me avariou deixou de aquecer e o aquário esteve cerca de uma semana de Inverno sem aquecimento, assim perdi alguma fauna mais sensível.

 

Desde essa altura que nos aquários que passem os 150l sempre usei 2 termostatos mas aqui tenho algo a acrescentar, sendo que se aplica a quem se pode dar ao luxo de usar 2 aquecedores ou apenas 1: não recomendo a ninguém uma sobrecarga de potência, isto partindo da premissa de que no caso duma avaria do termostato e este ficar na posição de "ligado", não vamos ter peixinho cozido :evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.