Recommended Posts

Publicado (editado)

http://www.austinsturtlepage.com/Articles/whattokeep.htm

uma teoria

Se as tartarugas estão habituadas a ter peixes em volta, desde muito nova, há uma boa probabilidade para uma cohabitação a longo prazo. No entanto, se alguém introduzir peixe num tanque com tartarugas meias-crescidas ou adultas, muito provavelmente serão comidos. Mesmo percas-do-sol agressivas com 15 cm...

Labidochromis caeruleus - ciclideo Africano - bem constituídos, inteligentes e rápidos, vai dar aspecto pouco natural ao tanque

Ciclideo Convict - muito territoriais, podem fazer mal aos outros peixes e até às tartarugas

Peixinhos dourados/Goldfish - crescem muito, mas têm longas caudas que podem ser facilmente destruídas, pouco agéis e lentos, cometas são mais rápidos, mas todos produzem muitos detritos.

Guppies - podem ser uteis no combate às algas, rápidos. Os com caudas mais elaboradas podem ser apanhados.

Plecos - comedor de algas e é comum encontrar junto com tartarugas, mas o pleco comum pode crescer imenso. Os Ancistrus crescem menos, mas é poucas vezes mantido com tartarugas.

Limpa-vidros CAE - rápidos, nervosos e ágeis, fogem de tartarugas com facilidade. comedor de algas, pelo menos enquanto pequenos. Quando adultos perturbam outros peixes, especialmente os menos ageis, e comem menos algas.

Limpa-vidros Otos - pequenos, bons comedores de algas, se num grupo grande. Não são muito alerta com tartarugas e podem ser apanhados e comidos.

Peixe corda / Peixe-cobra - muito timida, tem como inconveniente precisar de comida viva e aquarios tapados.

Óscares - Grandes ciclideos sul-americanos. Produzem muitos detritos. Podem atacar tartarugas e competir por alimento. Apenas para tanques grandes.

Grandes ciclideos agressivos - apenas especies que se conheça bem, podem ser perigosas para as tartarugas.

Peixes-gato - podem magoar a tartaruga. nao se deve por dos maiores.

Ampularias e outros caracois - tartarugas as comem. se muito grandes podem viver no tanque. Podem ser portadores de parasitas.

esta é uma questão que me tem levado a pensar, devido ao bem estar dos peixes, visto não querer um tanque apenas para uma tartaruga. Neste momento está com peixes de água fria, mas provavelmente vao todos para um comunitário que vou fazer com eles e outros peixes mais espevitados com à volta de 10 cm. A minha tartaruga, vive com peixes desde pequena, primeiro CAE, depois viuvas e orandas, e depois todos peixes de água fria actuais, tem 5-6 meses de idade.

Quem tiver experiencias para partilhar era bastante bom!

Editado por Quo
Publicado:

Eh pah, eu não sei... mas quando tinha cagados, até as osgas eles comiam... por isso não sei até que ponto é boa ideia.

O meu namorado tem um tanque de rega numa quinta com uma tartaruga, que caça as rãs com uma pintarola do caneco :music_singguitar: ali não pára nada!

Pode ser que apareçam mais respostas...

Cumps. e boa aquariofilia

lenac

Publicado: (editado)

pois no site diz para não misturar com ras.

é uma situação diferente essa. Nao tem a ver com a que estou a falar, estou a falar de tartarugas do rio Mississipi e em aquario. Tem resultado até agora, e estão num tanque de 58 L, vao para um de 130L, com um ambiente mais natural e temperatura a 24C. Este vai ficar junto à cama e com melhor manutenção e atenção. Quero dar qualidade de vida à minha tartaruga e so num aquario comunitario vou dar-lhe mais atenção.

futuramente, no novo comunitario, penso juntá-los com um casal de Kribensis muito rufias, talvez Tetra Buenos Aires (nao sei se cheguei a misturar) e Limpa-vidros CAE. O limpa-vidros CAE tem o inconveniente de poder atacar o Telescopio, peixe muito lento, para roubar o muco... vou meter pastilhas para peixes de fundo e corguette, para ver se eles nao fazem isso.

o meu koi tem 1 ano (12 cm), o shubunkin 1 ano (10 cm), o telescopio 5 meses (5-6 cm). tou a pensar seriamente por o meu casal koi/shubunkin num lago. Se calhar é o melhor para eles, Mas ainda nao sei.

Editado por Quo
Publicado:

Boas Quo,

Sim, é possivel manter peixes e tartarugas com sucesso em aquario (aquaterrario), formando um ecossistema equilibrado e sustentado, a longo prazo.

Alerto no entanto que a questao pode nao ser assim tao simples e linear...

130L nao é propriamente um aquario pequeno face ao que (infelizmente) se vai vendo com tartarugas, mas na realidade tambem nao é nada de especial...

Entendi que tens uma Mississipi (Graptemys), certo? Tens a noçao que se ela for femea, quando chegar a adulta, pode passar facilmente os 25cm de carapaça? Isso tem tudo a ver para a questao, e esse aquario em breve pode ser até pequeno simplesmente para a tartaruga...

Pessoalmente acho que se nao se tiver um aquaterrario com medidas generosas, e um volume de agua razoavel, com refugios qb, a ideia de colocar peixes e tartarugas deve ser posta de lado.

A optar pelo comunitario aconselho peixes de pequeno porte e resistentes.

Pessoalmente mantenho peixes e uma tartaruga num biotipo de agua doce, sem recurso a termostato, já á alguns anos. O ecossistema tem 500l. Mantenho 3 Orandas, tanicties, e corydoras. A tartaruga é uma femea hierogilfica (Pseudemys concinna hieroglifica). Tenho 4 nascimentos de corydoras confirmados (e talvez sejam ate mais).

Cheguei a ter 3 Koi's por uns meses, e alias foi com elas que ciclei o aquaterrario, mas ofereci-as a um colega com um lago, ainda eram muito jovens mas já começavam a ganhar porte e revolucionavam o habitat todo.

Acrescento que nos meses de actividade uso carvao activo no filtro, para atenuar o potencial poluidor e os Xixis poderosos do quelonio.

Limpezas do filtro externo mensais, e Tpa's de 25 a 30% quinzenais, sagradas e rigorosas, fazem tambem parte da equaçao.

Espero ter ajudado.

Boa sorte com as tuas opçoes.

sim ajudaste. é uma Graptemys pseudogeographica. Ja pensei no caso de ser femea pode vir a ser um problema, devido ao tamanho. As femeas quando começam a notar-se o crescimento em relação aos machos? para já a minha tartaruga mantem-se muito pequena. a carapaça está com 4.5 de comprimento e 4.2 de largura. idade c. 6 meses. vamos ver no verao...

O aquario tem uma ilha de cortiça e já está operacional, a ilha agora fica na diagonal estabilizada nos vidros, sem recurso a ventosas, o que é bom para a tartaruga, pois permite que nao se esforce a subir e para os peixes por causa da coisa plastica das ventosas que segurava a ilha que poderia ferir os peixes. A solução que encontrei matou dois coelhos de uma cajadada e está boa. Agora o futuro...

O comunitário é o seguinte:

1 Tartaruga Corcunda

2 Cíclideo Kribensis

3 Tetra Preto

1 Carpa “Koi”

1 Shubunkin

1 Telescópio

1 Cometa

todos peixes resistentes.

tem toca rochosa para Ciclideos kribensis (os unicos que interagem com a tartaruga), não por causa da tartaruga, mas porque estes peixes escavam que se fartam. E, ficou castiço, adoptaram logo a toca, se bem que estao a tentar fazer uma outra.

estou a pesquisar se posso colocar o "caracol" anentome helena ao aquario. Têm carapaça muito dura, mas sao relativmente pequenos (2.5 cm). Não sei se é viavel... nem vejo em lado algum falarem sobre isso, só falam daqueles caracoizinhos physa (muito pequenos com carapaça mole) que serve como alimentação para tartarugas.

O koi é a dor de cabeça... ao tirá-los do aquario onde estavam, vi que o peixe está grandinho e espectacular. Do tamanho de uma sardinha grande. Não queria nada desfazer do peixe... mas há o problema do tamanho, das fazes, do poder desenterrar plantas e também ganhou gosto por sticks reptomin de tartaruga aquatica.

A tartaruga reagiu optimamente ao novo aquario. Isto tenho certeza absoluta. Os peixes também. estavam todos muito stressados no antigo aqua-terrario. Nao sei se for por ter o gato ali à volta ou o espaço já ser pequeno.

O plano de TPAs para este aquario será semanal. A filtragem é 1000 L/H + 300 L/H ambos com carvao activado. termoestato, temperatura para o comunitario 24C.

Editado por Quo
Publicado:

Boas novamente Quo,

Na realidade nao tenho muito mais a dizer ou a acrescentar, e com as minhas palavras apenas pretendo ajudar e dar uma garantia de qualidade de vida á tartaruga e de sobrevivencia aos peixes.

Na minha opiniao nao estas a escolher bem os peixes. Assim á primeira vista conto 4 ciclideos (2 Cíclideo Kribensis + 1 Telescópio + Cometa) e uma carpa. Com os ciclideos a rondar os 15cm e a carpa a passar largamente essas medidas em um ou dois anos só esses peixes já dao para povoar um lago de dimensoes medias (e nem estou a por a tartaruga ao barulho )...

Porque nao optar por peixes de cardume resistentes, de pequeno porte, pouco poluidores, e com reduzida exigencia de espaço e recursos?

Parece-me bem o plano de Tpa's e o sistema de filtragem.

Independentemente das minhas opinioes e sugestoes gostava de ver uma fotos.

Mais um vez boa sorte com a empreitada, e qualquer coisa apita.

Publicado:

questao sao mesmo os de agua fria em termos de fezes. sei a dimensao e condicionantes dos peixes todos.logo coloco foto.

o koi vai para um lago, esta a dar-me cabo da alga marimo /musgo, é o melhor para ele e para o aquario. depois talvez va a shubunkin para perto dele. o tempo lá fora é que nao ajuda muito, ainda frio, o aquario esta a 24C e o lago a 10C se tanto.

Publicado:

o koi acalmou com as algas, vamos ver se consigo esperar pela primavera, este ano é excepcionalmente frio. Até bolas enorme de granizo cairam e no final de fevereiro, nunca vi.

Estive a ver o sexo da minha tartaruga com recurso a imagens, e a parte da cauda (comprimento) e a depressão na base da carapaça para a cópula, demonstram que é um macho. Ele também tem autenticas unhas.

Já acabei de montar o aquario, falta só colocar mais uns pés de plantas.

link na minha assinatura (Praia da Lagoa)

Publicado:

Por cá, e nós nem estamos assim muito longe, tambem caiu um autentico diluvio ontem...

Confirmo as pedras de granizo.

Gostei de ver o aquario, que no entanto, acho que está super-populado.

Em relaçao á predaçao, nestes 1os meses nao teras grandes problemas, a tartaruga é ainda muito jovem, mas é só deixa-las pousar... :music_singguitar:

Nao te preocupes muito com as plantas porque elas nao te vao durar muito...

Deixo uma correcçao ao quadro, onde colocas, acerca da tartaruga, tamanho maximo 12cm - isso está errado. Colocaria 25cm. Acrescento que existem relatos de femeas até maiores.

Tambem só conseguiras saber o sexo da tua tartaruga por volta dos 5 anos, acredita que ainda é muito cedo. Essas unhas que tu achas de calibre, terao que ter o triplo, daqui a meia duzia de anos, para realmente ser um macho.

Nao li nas especificaçoes referencia a lampada Uvb (5.0), que é essencial para tartarugas.

Como está a plataforma? nao colocas-te fotografias de vista superior...

De resto só tenho que te dar os parabens pelo empenho e esforço. :smile2:

deixas as ironias de lado.

Luz UV:

nao tenho lampada UV, só um tubo de 1 metro T5, dou banhos de sol (mesmo com este tempo tem aparecido abertas boas), e comida com D3 e antes estava com uma incandescente que emite uvs mais elevados que uma fluorescente, mas ela prefere a T5. UV todas as lampadas emitem, e nenhuma substitui o sol. Estou a avaliar tubos fluorescentes que emitam bons niveis de UV util para plantas e repteis, ou seja dois coelhos de uma cajadada, tipo de coisa que eu gosto, dai estas misturas em aquarios... O objectivo inicial era o aquario estar com luz natural, na zona onde está so receberá alguma luz natural no verao.

PLANTAS

Vamos ver a relação entre elas e as plantas. é recomendado manter tartarugas com plantas para criar ambiente natural e realmente a reacção da tartaruga agora é outra comparada com a que tinha ha uma semana, fugia. Agora... vem ter.

se fosse so a tartaruga a ter problemas com as plantas... se tenho um Koi com 10 cm!!! Um destruidor de plantas! a tarta já andou a penicar uma planta, que meti ali so para teste, mas está intacta. As outras, as valisnerias e egerias são plantas de forte propragação. Se comer é melhor para ela, desde que nao coma tudo, o que duvido. o que ela quer é sticks. Nao mostra interesse nas valisnerias e egerias, nem nos fetos de java. Mas sei que podem penicar os fetos.

PLATAFORMA

Nao da jeito para tirar fotos de cima, porque é onde está a calha, ela fica por baixo da calha.

Mas dá para ver bem a plataforma, está inclinada, como se fosse uma praia.

é esta:

islaflotante.png

SOBREPOVOAMENTO

Estará sobrepovoado no futuro. no momento nao, mas isso é algo que vou ver mais a frente.

Se for ficar muito grande vai deixar de estar em aquario. Ou vai também para o lago ou para um wc que tenho desactivado. onde posso mudar a água facilmente, mas fica com o problema de nao poder mergulhar, mas pode passear pela casa. Nas tabelas nao ponho dados record. As carpas podem atingir um metro por ex. ali está 30 cm.

Nota que peixes de agua fria como Orandas nao é a mesma coisa que tropicais... os tropicais que estao ali são mais resistentes, sujam muito menos, mas tb muito mais rapidos que Orandas, nem tem comparação. Se mantens com Orandas podes manter com muito menos risco outras especies. Ai pode jogar o tamanho dos peixes, mas os pequenos que tenho sao velozes.

M/F

A probabilidade de ser femea é de 50/50, isto sem nenhum dado. Nao li em lado algum credível que so com 5 anos é que dá para ver. acredito, mas pesquisei e nao vi nada sobre isso.

Para já está tudo a correr bem, ate já come na minha mão =D E isto é uma especie muito timida.

Editado por Quo

aquapraialagoageral.jpg

dá para ver bem a plataforma inclinada. A zona emersa é maior que o que aparenta, inclui a zona tapada pelo preto do bordo do aquario

Aqui a parte emersa. está claro ao minimo conforme o tamanho dela.

aquapraialagoailhatarta.jpg

Editado por Quo
Publicado:

Peço desculpa pela ironia, foi apenas uma forma de me exprimir, talvez nao a melhor.

Mais uma vez dou-te os parabens pelo esforço e pelo empenho.

Agora aconselho-to é seriamente a veres as coisas como elas sao, nao como tu as vês.

Graptemys com 25cm em adultas, aquaterrarios de tartarugas incompativeis com plantas, lampada Uvb 5.0 essencial e obrigatoria, e identificaçao de sexo quando chegam a adultas - é senso comum.

O tempo encarregar-se-á de te fazer perceber.

Boa sorte na tua caminhada.

tou a tentar ver alternativas para ela, até porque sempre gostei de tartarugas, mas que cabo de complicações!!! Se compro um tubo com UV ou uma de casquilho normal. Tubo com UV a tartaruga terá que viver aqui, uma lampada normal, posso assim mudar para outro sitio...

caso a tartaruga for femea, o aquario necessario é de 3 METROS! Isso é enorme. Para por uma tartaruga lá dentro, nao me parece. No entanto, já tinha pensado numa alternativa, a questao é que vai passar a ter mais terra que água. Já pensei melhor, isto caso precise de muda-la de sitio e para isso, jogando pelo seguro uma UV normal. Estive a ver hoje lampadas para plantas, nenhuma refere os UVs.

O aquario como o tenho agora gosto muito, está muito rico, devido aos peixes, logo quando ela crescer, vai passar a ter apenas um charquinho para comer e fazer a vida dela, e passar mais a vida em terra. Não poderá é mergulhar.

tive a ver isto na net:

41414_1.jpg

penso que será o mais versatil, caso tenha que mudar-lhe de sitio. mas nao vi à venda na jardiland. depois tento noutro sitio.

Editado por Quo
Publicado:

Boas novamente,

Na prespectiva de Herpetologo parece-me optima essa medida.

Numa prespectiva realista e de bom senso 3 metros para uma Graptemys parece-me um GRANDE exagero (continuo a achar que deves rever as tuas fontes).

Por norma dou este conselho, em relaçao ao tamanho do aquario, e á tua especie em particular:

"O aquaterrario deve ter 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

Só faria o seguinte reparo: para apurar os valores usaria o tamanho final da especie, que para as femeas ronda os 25cm, e para os machos os 20cm (mais cm menos cm).

Aconselho um filtro que faça entre 5 a 10x a litragem do aquario."

A lampada é mesmo essa cuja funçao é ajudar a sintetizar a vitamina D, aconselho tambem um lampada de aquecimento para ajuda no metabolismo.

Dou-te novamente o conselho de veres as coisas como elas sao, nao como tu as vês.

A minha participaçao neste tópico termina aqui.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!