ricost89 Publicado Fevereiro 18, 2010 Publicado Fevereiro 18, 2010 (editado) boas tenho um escalar que tem cerca de 10 cm +\- e ele a uma semana assustou-se no aquário e foi contra umas rochas e esfolou-se de lado... ao inicio parecia ser umas escamas reviradas... mas cm ja tinha acontecido uma vez e sarou não dei importância... desta vez teve uma evolução bem diferente.... essa zona circular perdeu as escamas e começou a chegar a carne... que se tem mostrado a vista... parece ate que faltam alguns bocados... e o peixe anda normalmente.... sem comportamentos estranhos... a 2 dias meti um comprimido de flagyl no aquario para matar parasitas.... hoje decidi adicionar flagyl puro... umas 3-4 gotas num aquário de 80x30x40, tem agua nos 28ºc e tem filtro a funcionar.... queria mesmo saber se o peixe nesta situação vai acabar por morrer, ou se vai conseguir cicatrizar e e voltar a crescer as escamas naquele local... por outro lado o outro escalar do mesmo porte (são um casal) não tem qualquer problema exterior... mas as vezes tem assim um tremeliques... e põe-se a tremer.... alguém me sabe dar palpites e ajudar? Obrigado. Edit: enganei-me o que adc em liquido puro foi 4 gotas de azul de metileno..... Editado Fevereiro 18, 2010 por ricost89 Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
shavo Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Esses tremeliques pode estar a dançar para acasalar, mas tambem pode ser sinal de parasitas externos... Essa frida, o flagyl não faz nada.... medica com esha 2000 Cumprimentos João Marques
alfapa Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Podes tirar o escalar da água, tratar a ferida com tintura de iodo (ou betadine - que é mais suave) para ajudar a cicatrizar. Tens de ter em mente que é um tratamento violento e que se ele estiver muito debilitado pode morrer. Se tiveres UV usa para reduzir a possibilidade de infecção. Quanto aos trameliques, concordo com o Shavo, podem ser parasitas externos. Eles roçam-se nas pedras ou outras superficies asperas do aqua? se a resposta for sim, há seguramente parasitas externos. PauloA PS: há por ai mais sabedoria em relação às feridas abertas,mas... Procura e espera mais respostas. Por ex. um dos meus livros advoga o uso de "pharmacy grade petroleum jelly" (por ex. Vaseline) ou outro creme identico para selar a ferida. Já ouvi falar de pessoas que usam cremes para sarar as feridas das crianças... mas nunca usei.
ricost89 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 Podes tirar o escalar da água, tratar a ferida com tintura de iodo (ou betadine - que é mais suave) para ajudar a cicatrizar. Tens de ter em mente que é um tratamento violento e que se ele estiver muito debilitado pode morrer. Se tiveres UV usa para reduzir a possibilidade de infecção. Quanto aos trameliques, concordo com o Shavo, podem ser parasitas externos. Eles roçam-se nas pedras ou outras superficies asperas do aqua? se a resposta for sim, há seguramente parasitas externos. PauloA PS: há por ai mais sabedoria em relação às feridas abertas,mas... Procura e espera mais respostas. Por ex. um dos meus livros advoga o uso de "pharmacy grade petroleum jelly" (por ex. Vaseline) ou outro creme identico para selar a ferida. Já ouvi falar de pessoas que usam cremes para sarar as feridas das crianças... mas nunca usei. Bephantene por exemplo?? Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
shavo Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Eu só usei tintura de iodo, mas desaconselho... como o alfapa disse é um tratamento muito violento e eles podem sucumbir... Aconselho usares só esha 2000 Cumprimentos João Marques
nf98977a Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas, tenho um escalar femea com um pedaço de escamas a menos num dos lados. Já a comprei assim, nem reparei na altura; e em Junho do ano passado formou casal com um macho. É saudável portanto... Em relação aos "tremeliques", os meus também fazem isso quando querem defender o seu território dos "ataques" de dois outros casais que tenho no mesmo aqua. Qualquer um dos elementos dos três casais adopta esse comportamento, principalmente quando estão em período de pré-desova... Espero que seja esse o motivo pelo qual os teus escalares "tremem". Cumps.
ricost89 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 Boas, tenho um escalar femea com um pedaço de escamas a menos num dos lados. Já a comprei assim, nem reparei na altura; e em Junho do ano passado formou casal com um macho. É saudável portanto... Em relação aos "tremeliques", os meus também fazem isso quando querem defender o seu território dos "ataques" de dois outros casais que tenho no mesmo aqua. Qualquer um dos elementos dos três casais adopta esse comportamento, principalmente quando estão em período de pré-desova... Espero que seja esse o motivo pelo qual os teus escalares "tremem". Cumps. o problema não são as escamas mas a carne Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
João Ferreira Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 olá pessoal o tratamento com tintura de iodo ou betadine nao é violento se for feito correctamente... coloca o peixe numa rede e tenta com os dedos segura-lo na cabeça e na cauda....depois com um cotonete coloca o betadine ou tintura de iodo... esperas uns segundos e voltas a colocar o peixe dentro de agua.... convem fazeres exa2000 na agua... abraço Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Recommended Posts