koelho83 Publicado Fevereiro 17, 2010 Publicado Fevereiro 17, 2010 Boas pessoal Há uma semana e meia que iniciei o meu aquario e penso que nesta altura o pico de amonia já esteja a descer pois a minha fauna(3 guppys e 2 corydoras) começam agora a deixar mais a superficie (no caso dos guppys) e começam a ter comportamentos mais normais. No entanto começaram a aparecer na superficie do aquario, encostado ao vidro, umas bolhas de ar em ambundancia. O que será isto, alguem me pode ajudar??? Citar
EdsonRechi Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 (editado) Bolhas de ar rente a superfície da água pode indicar a forte presença de amônia. Chegou a fazer testes de amônia e nitrito ? Ao que entendi, em menos de duas semanas você já possui peixes no aquário e não aguardou completar o ciclo do nitrogênio. Muito provavelmente o problema está aqui. Editado Fevereiro 18, 2010 por EdsonRechi Citar Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!
koelho83 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 Bolhas de ar rente a superfície da água pode indicar a forte presença de amônia. Chegou a fazer testes de amônia e nitrito ? Ao que entendi, em menos de duas semanas você já possui peixes no aquário e não aguardou completar o ciclo do nitrogênio. Muito provavelmente o problema está aqui. as bolhas estão a desaparecer mas não creio que fosse por isso, realizei hoje os testes e dá me tudo 0 (amonia, nitritos e nitratos). além disso os peixes que à partida estavam sempre à superficie, agora deslocam-se normalmente por todo o aquario. concluo por isso que o aquario esteja ciclado... Citar
Ed_boy Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 2 semanas é pouco para o aquário ciclar. A não ser que tenha colocado químicos ou assim Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
koelho83 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 2 semanas é pouco para o aquário ciclar. A não ser que tenha colocado químicos ou assim Bem coloquei o sera nutrivec que ajuda a colonizar as bacterias mais rapidamente Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Normalmente, bolhas à superfície, também pode ser considerado filtragem insuficiente, não penso que 2 semanas seja pouco no caso de Guppies, se fossem peixes mais exigentes, eu diria que sim. Aconselho-te a usar Sera Bio Nitrivec, e a adicionar directamente no filtro. . Ao criares, mais bactérias estam iram ainda ajudar mais ao ciclo. Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Desculpa lá bitaites? O filtro serve para limpar a àgua das impurezas, e também oxigena, porém que eu saiba os valores da àgua são todos em função do filtro, e não da bomba de ar, e mais não vi ele aqui a dizer que tinha uma bomba de ar. E outra coisa, o que tem a bomba de ar, a ver com o filtro? A bomba de ar ajuda na oxigenação das Plantas, e até da àgua, porém as bactérias nitrificantes, estão lá? Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Ou fui eu ou foste tu. O koelho83, acho que já tem até outro tópico aonde ele tem o setup do aquário. Deixa ver se o encontro. Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) Olhe aí os Bitaites, senhor jbrazio. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=148853 Editado Fevereiro 19, 2010 por mindgirl Citar
alcaide Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 (...) e também oxigena, porém que eu saiba os valores da àgua são todos em função do filtro, e não da bomba de ar,(...)E outra coisa, o que tem a bomba de ar, a ver com o filtro? (...) O filtro oxigena se e repito se a saída fizer ondulação na superfície do aquário se a saída estiver completamente submersa não faz oxigenação nenhuma. a bomba de ar não tem nada a ver com o filtro, apenas que o filtro pode fazer de bomba de ar e a bomba de ar não pode fazer de filtro. Koelho83, esse filtro foi lavado e fervido? Ou está como estava na outra montagem? Cumprimentos Citar ALCAIDE
h_saldanha Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 oxigenação das Plantas Peço imensa desculpa mas não consigo entender o que queres afirmar com isto... Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 O que é que tu não entendes? Citar
h_saldanha Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Quando dizes que a bomba de ar ajuda na oxigenação das plantas. Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
h_saldanha Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Chegaste ao que eu queria "Oxigénio na coluna de água". Para existir pearling, terá de ser durante o periodo em que as luzes estão ligadas. Aqui as plantas consomem CO2. Ao ligarmos uma bomba de ar durante esta altura, a concentração de CO2 que poderemos injectar (pois porque também existe CO2 no ar atmosférico) será suficiente? Justifica esta acção? Se sim, não estaremos a oxigenar as plantas, mas sim a fazer com que elas produzam mais oxigénio, o que, para mim, é bem diferente. Por isso é que não estava a perceber a afirmação "Ajuda a oxigenar as plantas". Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Bem obrigada, não me estava a conseguir explicar. . Era isso que queria dizer. Citar
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) koelho83, num tópico anterior teu, referis-te o setup do teu aquário, e a tua maior asneira, foi não teres feito o ciclo do azoto (nitrogénio). Enfim como tu disses-te "fiz asneira". . Editado Fevereiro 19, 2010 por mindgirl Citar
h_saldanha Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Eu ainda estou a tentar perceber se o uso de bomba de ar trará vantagens para quem não injecta CO2 na coluna de água (caseiro ou pressurizado). Ainda bem que percebeste o que eu tentei dizer, também não estava fácil conseguir explicar-me Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
mindgirl Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Na minha opinião o C02, usa-se mais para plantados, não que não se possa usar num aquário não plantando. Eu uso a bomba de ar para ajudar, visto só ter anúbias, , mas sim efectivamente o C02, é mais eficaz. Citar
h_saldanha Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Sim, eu estava a falar em aquários plantados, mas pouco/médio plantados e com plantas pouco exigentes (anubias, valisnerias, fetos e outras....), em que a injecção de CO2 não se justifique como sendo extremamente necessária. Não me estava a referir aqueles densamente plantados em que o CO2 se torna indispensável Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
koelho83 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 O filtro oxigena se e repito se a saída fizer ondulação na superfície do aquário se a saída estiver completamente submersa não faz oxigenação nenhuma.a bomba de ar não tem nada a ver com o filtro, apenas que o filtro pode fazer de bomba de ar e a bomba de ar não pode fazer de filtro. Koelho83, esse filtro foi lavado e fervido? Ou está como estava na outra montagem? Cumprimentos o filtro está tal e qual como veio da loja, e asaida de agua está a um cm da superficie. quanto a planta tenho duas, mas são pequenas... Citar
koelho83 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 koelho83, num tópico anterior teu, referis-te o setup do teu aquário, e a tua maior asneira, foi não teres feito o ciclo do azoto (nitrogénio). Enfim como tu disses-te "fiz asneira". . oi pessoal desculpem a ausência... Bem não percebi a tua afirmação... O que posso comcluir até agora é que as bolhas poderiam ser do pico de amonia pois na altura os peixes estavam muito à superficie, o que justifica a intoxicação. Porém, agora estão muito bem e a nadar normalmente, e concluindo com os testes que fiz ontém(amonia 0, nitritos 0 e nitratos0) e ainda o desaparecimento das bolhas, penso que seja essa a razão... O que acham?? Citar
alcaide Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 o filtro está tal e qual como veio da loja, e asaida de agua está a um cm da superficie.quanto a planta tenho duas, mas são pequenas... Se o filtro está acima da superfície da água não precisas de bomba de ar. Quanto ao ciclo do azoto não falo mais pois penso todos saberem a minha opinião. Citar ALCAIDE
Recommended Posts