Salutem Per Aqua - [16\02\10]


hugo feio

Recommended Posts

Pois lá isso é verdade...

Também é verdade que houve ali uma altura em que o aquário esteve sem algas e eu não tirei fotos...

Agora já levou umas laterações tal comos umas pedras com musgo, mais musgo no tronco...

Vou ver se actualizo ainda hoje...

 

IMG_4344.jpg

IMG_4349.jpg

IMG_4345.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 196
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Hugo,

 

Esse difusor não parece estar c a cerâmica boa... a difusão não é uniforme.

 

O aqua está a compor-se - boa sorte.

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Esse difusor não parece estar c a cerâmica boa... a difusão não é uniforme.

 

O aqua está a compor-se - boa sorte.

 

 

Ricardo

 

O problema é que tirei a foto mesmo quanto cortei o fluxo de co2, por isso só estava a deitar umas bolhinhas...

Epá, agora saber lidar com aquilo...

É suposto entrar água lá dentro certo ? Para se ver o conta bolhas a bombar, mas até que ponto então ?

Nessa altura, também se encontrava alguma água no interior do difusor, e por acaso nem por onde entrou...

 

Agora os musgos é que estão muito , desuniformes, porque não foram presos com linha, mas sim com braçadeiras, a ver se tenho tempo de dar um jeito, naquilo com uma linha de pesca...

Fechar aquele lado direito, com cryptocorynes, e limpar o alguedo...

 

Após a visita ao aquário Vasco da Gama, feita pelo GPA, trouxe algumas ofertas, do sorteio que por agora "arruinaram" o plano de colocar os camarões... Que ainda não tinha colocado, caso contrário teria de rejeitar os escalares...

Enfim...

Espero que gostem !!!

IMG_4381.jpg

IMG_4380.jpg

IMG_4379.jpg

IMG_4378.jpg

IMG_4377.jpg

IMG_4376.jpg

IMG_4375.jpg

IMG_4374.jpg

IMG_4372.jpg

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Eu tenho algas, mas tu abusas, isso no chão são tudo cianobactérias? Meu Deus que praga, muito trabalhinho pela frente que nós temos e tu ainda mais do que eu dass, felizmente já me livrei das cianos apesar que de vez em quando aparece mas dou logo cabo daquilo com a mangueira do tpa, levo com muita luz solar e o musgo é propicio a ganhar cianos, não faças um apagão que eu não quero. A maneira mais viável de te livrares das cianos é a escuridão, eu já reduzi a luz solar no aqua pelo sim pelo não...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bonito projecto tens aí, já to tinha comentado noutro fórum e repito-o aqui, acrescentando um elogio por não teres introduzido a fauna à mesma velocidade com que o montaste.

 

Uma ressalva apenas...

Essas algas (como aliás todas as outras) surgem de deficiências de fertilização, esta é a regra, a excepção que a confirma são as ciano.

Não sendo totalmente 'algas' nem totalmente 'bactérias' podem ser tratadas de duas formas: Com recurso a um medicamento desenvolvido para ser administrado a seres humanos, ou reparando as condições que estão criadas no aqua e que permitem a sua proliferação.

Como to havia referido no tal do outro fórum, a circulação de água no teu cubo é, a meu ver, de todo insuficiente, a prova está nas ciano, se não puderes remediar esse ponto dificilmente te livrarás dessas algas definitivamente.

Quanto às outras, rapidamente desaparecerão se às outras plantas for tornado disponível 'alimento' que permita um desenvolvimento saudável.

O mito urbano da luz solar como desencadeador de algas em aquário é a meu ver mais perigoso que a utilização de globos para manutenção de peixes...

Isola o substrato fértil de maneira a que não escape para a coluna de água, planta isso com fartura, analisa as deficiências que as plantas demonstrem e mantém uma equipa 'vegetariana' produtiva, dessa forma as algas não terão a mais pequena hipótese de vencer a luta.

Apagões, cortinados, trafulhices farmacológicas e outros quejandos não são a solução.

 

Aequilibrĭum - Equilibrium - Equilíbrio, chama-lhe o que quiseres, tenta é descobrir o do teu Aqua e terás um Aqua Salutare.

 

Quanto ao moss é o Fontinalis antipyretica.

No teu cubo não se vai dar lá muito bem, lamento.

 

 

 

Abraço

 

P.S. Aguardo pacientemente pela tua prometida indicação do local onde poderei encontrar os calhaus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Realmente a circulação é insuficiente,

Por isso o teu coment, veio mesmo a calhar...

Amanhã entra um filtro externo... 1000 l\h...

As cianos, o problema não é assim tão grande... Apenas ainda não tive tempo de tratar dele...

Mas obrigado, pelo coment, babykhan...

Já agora, sim, já tinha chegado há conclusão de que o musgo se trata do antipyretica, mas porque não se irá aguentar ? Até agora não me parece mal...

Os calhaus, como já te disse... Na praia St. Amaro de Oeiras...

E já agora, não introduzi a fauna á mesma velocidade que o montei ? :flick_tongue:

O enchimento, sim foi rápido, a montagem demorou vários dias como o planeamento levou meses... :sleepiness2:

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Hugo. Não são zebras pois não? Eu quanto mais natural melhor, zebras parece-me o mais próximo dos naturais. Mas ainda assim, está fixe :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Hugo. Não são zebras pois não? Eu quanto mais natural melhor, zebras parece-me o mais próximo dos naturais. Mas ainda assim, está fixe :D

 

São, zebra sim...

Na altura ainda podem estar um pouco mais claros, do stress, mas por agora já devem estar, mais escurinhos...

 

Vou é começando a tratar das cianos, que digamos, que...

Estão a esticar-se demais...

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

 

Não gostam é ? :shocked028:

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo...

 

E então essas algas ? Estás a conseguir dar conta delas ? ...

 

E o filtro ? Dissestes que estava p entrar um Externo... Sempre chegou ?... E que tal alguma melhora ?...

 

Gosto bastante dos escalres, bem bonitos.

 

Boa continuação,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Tenho andado meio ocupada e ainda não tinha visto o teu tópico, mas que aquário lindo rapaz, dos mais bonitos que já vi por aqui, gosto das dimensões e sendo um cubo tiveste o bom senso de fugir à simetria no interior, está lindo, as pedras, o tronco e os musgos, entre tons e formas, proporcionam uma simbiose perfeitamente agradável.

 

Os escalares são peixes que adoro, espero é que os teus não cresçam muito depressa, se calhar depois não têm espaço suficiente e brigam entre si... digo eu!

 

Mas nem tudo são rosas… há aí algo que detesto, me faz cerrar os olhos e virar a cara ao lado… estou a exagerar para te picar… tira daí essa coisa a que chamas fundo, que raio de ideia, o mais interessante nesse aquário é precisamente a forma, se tapas uma das faces estragas tudo, é a minha opinião, experimenta afastar o móvel mais da parede (um dia que faças uma grande TPA), só tens de proteger os fios para ninguém tropeçar, se fosse meu metia-o no meio da sala! Sem qualquer sombra de dúvida, eu acho que esse aquário devia estar no meio de uma sala!

 

Vou acompanhar, muitos parabéns, pelo aniversário também, desculpa, escapou-me!

Luísa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Wes, sim o filtro entrou, e a circulação está bem melhor...

As algas, só quando comprar fauna para as comer, aquele desiquilibrio de nutrientes vai ser muito difícil de estabilizar, só quando morar mesmo na casa onde está o aquário...

Vou ver se arranjo uns amanos granditos que escapem aos escalares, umas corys pygmaeus, ancistrus e 2 Sae's...

 

Luisa !

Obrigado, se bem, que é mais algas que musgos, mas com jeito vai lá chegar... O tapete tem de fechar e ainda vou ter de fazer uma limpeza aos musgos e atá-los bem aos troncos com linha... Acredito que aí o aquário ficará um mimo... Quanto, a tirar o fundo... Impossivél, então o lado de trás tem uma camada de substracto de uns 20 ou 30 cm... nada bonito, de se ver... Bonito é a frente, e tirar o aquário dali implicaria mover uns 150 kg, mesmo vazio, e também implicaria pôr o aquário no meio do corredor... :sleepiness2:

 

Obrigado, Luísa, mas vale, tarde do que nunca :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonitos escalares, onde foram aquiridos? qual a estirpe? boa sorte para o aquario.

 

Esquece hugo, vi o tópico com mais atenção e tirei as minhas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Digamos, que as algas se estão a apoderar do aquário por isso o plano de intervenção passou a ser ligeiramente mais extremo... Vou colocar uns SAE's, senão resultarem, só mesmo as neritinas, mas têm o dito senão dos ovos...

Mais uma vez, apenas métodos naturais... Isto até equilibrar os nutrientes, que agora está difícil...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva..nem uns nem outros servem, n vão tocar nisso.

 

As cianobactérias, são como o próprio nome indica bactérias, neste caso bactérias fotossintéticas e prosperam em sítios com pouca corrente e com acumulação de matéria orgânica.

Pertencem a um grupo de seres bastante antigos e como podes deduzir para andarem por cá assim à tanto tempo é pq são bastante adaptáveis e resilientes.

No teu Caso, podes por SAE e Neritinas, afinal são boa equipa de limpeza e gostam de algas....mas para as cianobactérias o eficaz mesmo é a eritromicina, um antibiótico a que estas são susceptíveis. Juntamente com o tratamento e o aumento de circulação, vais ver que isso vai-se num instante.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

Antes de mais... dar-te os Parabens pelo aquário.

Um Layout interessante, bons apontamentos... com uma boa escolha de flora e fauna. ;)

 

Os escalares... são bonitos ( :P )... e são uma mais valia para o aspecto final deste aquário.

 

Agora... como tens reparado... as algas não te largam... e pior... agora apareceram as cianos.

 

Deverias o quanto antes... conforme te disse o ptuga... realizar um tratamento para erradicar as cianos(pessoalmente... sou da opinião que as cianos "curam-se" com a ultilização de um antibiotico).. e em 2 dias resolves isso.

 

A utilização de "animais" para comer as cianos... não resulta... e os metodos da aspiração/circulação... até podem resultar... mas vai demorar uma eternidade para conseguires remover todas essas cianos.

 

Depois... de tratares o problema das cianos... deverás entao rever a causa da algas filamentosas.

Aqui sim... os tais SAE... vão dar uma grande ajuda.

 

Depois... procurar forneçer os nutrientes que de certeza estão em falta... movimentar a agua(atravez de uma boa filtragem)... luz e co2 qb. Sem exageros... até porque a flora que tens... é de baixa manutenção. :shock:

 

E acima de tudo... eu repito... acima de tudo... continuares a divertir-te com o teu aquário... ir mostrando fotos à malta.... e meter esses escalares a crescer.

 

Um Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os escalares ?

Também são giros, não ? :shocked028:

por acaso estao, na verdade são dos mais bonitos que vi no forum. Eu não diria apenas que sao bonito, mas bem feitinhos. foi sorteio feito pelo aquario vasco da gama?

 

com esse tamanho e parece uma estirpe boa, ja poupaste umas coroas.

 

os SAE crescem um pouco demais para o aquario, num par de meses ficam grandes, e podem não ser aquilo que muitas vezes fazem crer...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo.

 

Gosto bastante do teu aqua. E ainda mais desses belíssimos exemplares que conseguiste aí. Todavia eu teria ido para Ciclideos anões com 50x50x50, pois a meu ver quando esses exemplares caminharem para adultos o aqua vai ficar cada vez mais pequeno, talvez seja bom equacionares já um de 100x50x50 para os manteres no futuro.

 

Parabéns.

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Os escalares foram sorteados por um outro fórum, onde sou moderador, GPA (www.gpa.pt.vu) a visita foi organizada por ele...

Sim, sei que os Sae's crescem bastante, mas teram de servir até o problema se resolver...

Cíclideos anões não, fazem o meu tipo, era para serem os inverts, mas o que aconteceu, aconteceu... :shocked028:

Quanto ao aquário de 100... Por enquanto não, nunca se sabe no futuro mas por agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Oh Hugo, então pá? surprised

Eu a pensar que isso ia ser granda aquáriozão, pela motivação que tinhas por este projecto (até arranjaste um nome catita e tudo) e agora andas com algas pá...porra, tás igual a mim :D

 

Se com isso do fim disseste que ias acabar com o aqua não desistas, já vi pessoas a safarem-se de pior, fazes ai uma manutenção diária agora nas férias e isso vai tudo pelo cano a baixo...eheh

 

Vá, cumps e good luck :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.