Joaopedro Publicado Fevereiro 17, 2010 Publicado Fevereiro 17, 2010 Ora boas! Finalmente apos algum tempo de indecisoes decidi tentar montar e manter um aquario de agua salgada, irei usar este topico como diario da montagem do meu NanoReef. De momento o que tenho é: Aquario - 42x30x25 - comprimento x altura x largura 31 Litros Brutos Iluminaçao - 30w O aquario com a calha: Em relaçao ao escumador tou a pensar comprar um Jebo 178, alguem tem e possa dizer se é bom? Em termos de rocha viva que quantidade minima é necessario ? 1, 2 ...3 kilos? A areia quantos cm convem ter de altura? Tendo em conta que o escumador ja ira provocar alguma ondulaçao acham que e necessario usar tambem uma bomba de circulaçao ? Para terminar tou a pensar usar a praia da Costa da Caparica, para apanhar a agua para o aquario é um bom local ? Desculpem ser tantas perguntas Desde ja muito obrigado, Joao Cerqueira ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
oscarwild Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 Boas 4 kg a 5 kg de rocha viva e o ideal e uma cama de 5 cm de areia chega , 2 bombas de 300 l/h e mais que suficiente para esses aquário , o escumador não faz ondulação nenhuma , e se ao local da recolha for isento de poluiçao podes e deves apanhar agua natural e só depois acertar a salinidade . CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA
Joaopedro Publicado: Fevereiro 17, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2010 Boas, como e q sei se e insenta de poluiçao ou nao ? em relaçao a acertar tem de ser com agua de osmose certo ? Nao da para usar a nossa agua assim como ta ? ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
Rodrigo Guimarães Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 Oscarwild eu não sou muito entendido em salgados, mas não é necessário nem de perto uma camada de 5cm de areia... EU se tivesse no teu caso só punha até 2cm e é se lá chegasse é muito melhor usar esses 4 ou 3 cm para puder colocar mais rocha viva. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 Oscarwild eu não sou muito entendido em salgados, mas não é necessário nem de perto uma camada de 5cm de areia... EU se tivesse no teu caso só punha até 2cm e é se lá chegasse é muito melhor usar esses 4 ou 3 cm para puder colocar mais rocha viva. quanto mais alta a camada de areia melhor DBS fica, ou seja mais benéfico para o aquário, agora depende de cada pessoa o que vai meter... até há quem não meta areia ou muito pouca. Eu no caso do joão, adicionava 4 a 5Kg rocha viva e visto ser um aquário pequeno adicionava areia viva... Quanto ao escumador joão dá uma vista de olhos nos Tmc V2skim nano a partir do modelo 120, no que toca à agua podes apanha nos lados do guincho, cabo raso. abraço Cumprimentos Filipe Saraiva
Gerevasio Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 quanto mais alta a camada de areia melhor DBS fica, ou seja mais benéfico para o aquário, agora depende de cada pessoa o que vai meter... até há quem não meta areia ou muito pouca. Eu no caso do joão, adicionava 4 a 5Kg rocha viva e visto ser um aquário pequeno adicionava areia viva... Quanto ao escumador joão dá uma vista de olhos nos Tmc V2skim nano a partir do modelo 120, no que toca à agua podes apanha nos lados do guincho, cabo raso. abraço Passando a citar uma coisa aqui do forum : "Areia ou areão que colocamos no fundo do aquário. Tem uma função decorativa, química e biológica. Serve de suporte para fixação das bactérias nitrificantes( oxidam a amónia e os nitritos em nitratos ) nas camadas superficiais e desnitrificantes ( reduzem os nitratos)nas camadas mais profundas anaeróbicas. É aconselhável usarmos um substrato á base de aragonite embora possamos usar areão de coral esmagado. No entanto aragonite ajuda a manter o pH da água. A camada de areia pode ser de apenas 2 ou 3 cm ou podemos fazer uma DSB ( deep sand bed ) ou seja uma camada de areia profunda , superior a 7,5 cm para explorar melhor a capacidade de disnitrificação. Esta camada maior é geralmente feita de areia fininha ( sugar size). Temos de ter cuidado de manter as camadas superficiais desta areia mexida através do uso de animais detritivoros, como pequenos búzios , ofiurus, camarões e pequenos crustáceos As DSB funcionam melhor num refugio ou lagoa em comunicação com o aquário mas isolados. " Mas há quem diga que DSB funciona bem 2 / 3 anos apartir daí começa a largar todos os nitratos que tem acumulado =X pelo menos ha bastantes historias sobre isso. Convem informareste melhor sobre o que realmente queres, espero que tenha ajudado. abraço e boa sorte =D
Joaopedro Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas! Em principio irei fazer com 2 ou 3 cm ate pq acho q fica melhor... Em relaçao ao escumador ah partida irei comprar o v2skim 80, pareceme suficiente para a litragem q e ... ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
miguelrosa1 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas, Tenho um reef de corais de 30L. Coloquei 5kg de rocha viva e 5cm de altura de areia. Não montei com escumador, apenas um filtro externo para filtração mecânica e 2 bombas de circulação. Não tenho peixes, apenas corais duros (SPS e LPS) e tudo a crescer. Boa sorte.
oscarwild Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 (editado) não sou apologistas das dsb , apostava mais em rocha viva. há grandes aquários de sps e Lps sem escumadores . Editado Fevereiro 18, 2010 por oscarwild CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA
Joaopedro Publicado: Fevereiro 19, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2010 (editado) Boas,Tenho um reef de corais de 30L. Coloquei 5kg de rocha viva e 5cm de altura de areia. Não montei com escumador, apenas um filtro externo para filtração mecânica e 2 bombas de circulação. Não tenho peixes, apenas corais duros (SPS e LPS) e tudo a crescer. Boa sorte. Como fazes nas tpa's ? adicionas agua de osmose com sal ou apanhas da costa ? Editado Fevereiro 19, 2010 por Joaopedro ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
miguelrosa1 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Como fazes nas tpa's ? adicionas agua de osmose com sal ou apanhas da costa ? Uso sempre água salgada feita em casa com água de osmose (não quero correr riscos). Faço uma TPA de 3L semanal (apesar dos nitratos estarem sempre a 0ppm; é mais para repor micronutrientes e diluir toxinas). Todos os dias adicionou +/-300ml de água de osmose para repor a que se evaporou e manter a densidade nos 1,026. Como tenho muitos corais junto a esta água diária, carbonatos, para manter o KH a 10-12º e 3 vezes por semana adiciono cálcio (para manter +/- nos 420mg/L).
Joaopedro Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2010 Ora boas, em principio irei comprar um tmc 120 mas ainda tou indeciso entre o 80 e o 120... em relaçao ah bomba de circulaçao tava a pensar num wave maker 101 mas tendo em conta que é de 3000l/h o mais certo era saltar agua fora do aquario nao ?! :S Ja agora, se alguem tiver areia viva/rocha viva ou uns litros de agua salgada para venda que me diga algo, porque agora apra ir apanhar ta de chuva! ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
paulojbsilva Publicado: Fevereiro 24, 2010 Publicado: Fevereiro 24, 2010 Ora boas, em principio irei comprar um tmc 120 mas ainda tou indeciso entre o 80 e o 120... em relaçao ah bomba de circulaçao tava a pensar num wave maker 101 mas tendo em conta que é de 3000l/h o mais certo era saltar agua fora do aquario nao ?! :S Ja agora, se alguem tiver areia viva/rocha viva ou uns litros de agua salgada para venda que me diga algo, porque agora apra ir apanhar ta de chuva! Boas, primeiro que tudo, o escumador é um investimento inicial desnecessário. Só precisas dele quando houver uma carga orgânica no aquário que tenhas que remover, e a carga orgânica gerada pelo die-off do processo de cura da rocha, vai acelerar o ciclo de nitrogénio. Assim, escumador no inicio, não vai ter muita utilidade... Segundo, bombas de circulação, mesmo num aquário tão pequeno, eu preferia duas fraquinhas do que uma forte. As correntes serão mais dispersas. Em relação à água, eu usei água do mar até à muito pouco tempo atrás e os resultados são melhores do que com água de osmose...nunca conseguiremos replicar a natureza a 100%...mas isto é só uma opinião... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
Joaopedro Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2010 Boas! Ah novidades! Graças ao senhor Artur Lopes, a quem eu mais um vez agradeço que me ajudou bastante, pois sem a sua ajuda so daqi a uns bons tempos e que conseguia começar o meu nano de Agua Salgada! Aqui vao umas fotos: Queria tambem agradecer ao membro Filipe Saraiva pela sua ajuda e mais uma vez ao senhor Artur Lopes pois podese dizer que é o meu padrinho neste projecto de inicio ah agua salgada! Cumprimentos, João Cerqueira ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
ARTUR LOPES Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Olá João, antes de mais, não tens nada a agradecer...E PÁRA DE ME CHAMAR SENHOR!!!! Agora vai com calma e não te esqueças do que falamos... Desejos do maior sucesso. Abraço!!! Ps: para a próxima serás tu a ajudar alguém. Ok?
Joaopedro Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2010 lol, roger that! ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
Filipe Saraiva Publicado: Fevereiro 27, 2010 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Queria tambem agradecer ao membro Filipe Saraiva pela sua ajuda e mais uma vez ao senhor Artur Lopes pois pode se dizer que é o meu padrinho neste projecto de inicio ah agua salgada! Ajuda-se no que se pode João, é com todo o gosto que partilho alguma sabedoria ( da pouca que sei) para ajudar outros membros Agora é comprar a rocha viva e fazer um hardscape que dê ilusão de maior litragem do aquário. Abraço Cumprimentos Filipe Saraiva
Joaopedro Publicado: Março 11, 2010 Autor Publicado: Março 11, 2010 Boas a todos! Finalmente novidades! Aquario agora com Rocha Viva: Deem a vossa opiniao! Cumprimentos, João Cerqueira ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
paulojbsilva Publicado: Março 11, 2010 Publicado: Março 11, 2010 Boas, creio que mais um pouco de rocha só fazia bem... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
placas Publicado: Março 11, 2010 Publicado: Março 11, 2010 Boas a todos!Finalmente novidades! Aquario agora com Rocha Viva: Deem a vossa opiniao! Cumprimentos, João Cerqueira 30L ..eheh isso sim é um nano , cá vão as minha sugestões: um fundo preto/azul ia ajudar bastante escondia mais o termostato mais uma rochita para ajudar no layout essa rocha viva está um bocado branquinha...compraste-a assim ou era morta? que vivos está a pensar meter aí?
Joaopedro Publicado: Março 11, 2010 Autor Publicado: Março 11, 2010 Boas, em principio ainda vou por mais rocha, esta foi comprada ao membro luis rodrigues.. pq? é assim tao ma ? Em relaçao a peixes ainda n sei mas n pode levar muitos pois tem apenas 30 litros! Cumprimentos, João Cerqueira ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
paulojbsilva Publicado: Março 11, 2010 Publicado: Março 11, 2010 Boas, em principio ainda vou por mais rocha, esta foi comprada ao membro luis rodrigues.. pq? é assim tao ma ?Em relaçao a peixes ainda n sei mas n pode levar muitos pois tem apenas 30 litros! Cumprimentos, João Cerqueira A rocha estar "branquinha" não tem mal nenhum, desde que a qualidade seja boa, ou seja, porosa o suficiente para alojar as bactérias. Acho que devias por mais uns kilitos. Podes ter alguns peixes, bem escolhidos consoante o temperamento e o tamanho. Sem escumador, não te aconselho muito mais do que 2... bowdown Não te preocupes que o aquário tenha só 30 litros, chega para fazer coisas muito bonitas, desde que bem planeadas. Vais no bom caminho... Cumps, Paulo Silva http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
Joaopedro Publicado: Março 11, 2010 Autor Publicado: Março 11, 2010 o aquario tem escumador apenas tirei do aquario para a fotografia lol Para ja tou apenas a pensar comprar a equipa de limpeza, Astraea tecta turbo snail, Paguristes sp . Para primeiro peixe devo de comprar um ocellaris para primeiro tenho de ter a anemona nao é ? ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
Joaopedro Publicado: Março 11, 2010 Autor Publicado: Março 11, 2010 (editado) Double post - sorry Editado Março 11, 2010 por Joaopedro ::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::
placas Publicado: Março 11, 2010 Publicado: Março 11, 2010 (editado) o aquario tem escumador apenas tirei do aquario para a fotografia lol Para ja tou apenas a pensar comprar a equipa de limpeza, Astraea tecta turbo snail, Paguristes sp . Para primeiro peixe devo de comprar um ocellaris para primeiro tenho de ter a anemona nao é ? Olá João, O Ocellaris é um bom 1º peixe e não precisas de ter uma anémona. A tua rocha não tem nada de mal, só a achei branquinha, sem alga coralina ainda (com o tempo ela aparece ...mas tudo depende quanto te custou ... a minha comprei carita 25€/Kg, mas já vinha bem maturada http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145284 Editado Março 11, 2010 por placas
Recommended Posts