lilah_cullen Publicado Fevereiro 16, 2010 Publicado Fevereiro 16, 2010 Olá Pessoal! Este fim-de-semana apanhei umas pedras na zona de Sintra, junto a um muro. Penso que não sejam calcárias, alguém me consegue confirmar pela foto de que tipo de pedra se trata e se as posso colocar no aquário? Em termos de tratamento, já as escovei e lavei bem com água corrente, agora vou fervê-las caso sejam adequadas para o aqua, é o suficiente não é? Obrigada! Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 16, 2010 Publicado: Fevereiro 16, 2010 Não me parecem serem de calcario, no entanto faz o teste clássico do limão ou vinagre. sim, parece ser mais que suficiente. Citar
pedrosoares Publicado: Fevereiro 16, 2010 Publicado: Fevereiro 16, 2010 Essas pedras são muito parecidas com umas que eu tambem apanhei perto de Sintra na zona da Biscaia, no entanto quando fiz o teste do limão aquilo infelizmente fez reacção. Citar
lilah_cullen Publicado: Fevereiro 17, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2010 Bem, eu deitei vinagre em cima (é assim que se faz não é? ) e não fez qualquer reacção... à partida, como são escuras, pensei tratar-se de xisto ou basalto, não percebo nada disto, mas disseram-me que normalmente as pedras calcárias são claras... Citar
Quo Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 (editado) é. coloca no aquario, são bem bonitas, isso com areia vai ter alto efeito. lava as pedras com água corrente quente, água normal, não lava bem... podes também prevenir o aparecimento de fungos com um banho em agua bem salgada, e depois lavas novamente com água quente. Editado Fevereiro 17, 2010 por Quo Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 Bem, eu deitei vinagre em cima (é assim que se faz não é? ) e não fez qualquer reacção... à partida, como são escuras, pensei tratar-se de xisto ou basalto, não percebo nada disto, mas disseram-me que normalmente as pedras calcárias são claras... Não fez qualquer borbulhar, nem ficou branco? Normalmente são claras, mas nem sempre. Eu tehno umas que são de calcario mas são bem escuras. O teste não é infalivel porque existem pedras de calcario que não reagem, mas sinceramente não me parece que sejam. Ao fazeres os testes de ph saberás logo. Então é só fazer o que o nosso amigo Quo te disse. Se quiseres que elas tenham aquele verdete basta não lhes dar o banho salgado, eu gosto de ver; mas se calhar nessas não sei se ficam bem. Citar
lilah_cullen Publicado: Fevereiro 17, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2010 O q eu fiz foi esfregá-las bem com uma escova e água morna. Depois fervi uma vez com água e sal e uma segunda vez fervi só com água. Contudo, já tenho o Ph a 7,5 e tenho medo q suba ainda mais quando eu puser as pedras... pondo a hipótese de o teste do vinagre não ter acusado, mas serem à mesma calcárias, depois de quanto tempo eu poderia constatar variação no Ph? Ah... e penso q o meu teste de Ph só abrange até 7,5... assim não vou conseguir saber não é? Citar
Quo Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 (editado) em principio sao inertes, mas como é da zona de Lisboa não sei, o terreno ai é bastante diferente daqui, penso ser sedimentar, logo é muito normal acharem para ai pedras calcarias, aqui é granitico (granito da Póvoa, granito do Porto) e no interior xisto (genero Maia/Valongo) , já nao ha tanto esse risco. Isto segundo a logica e algumas dicas. lol. Tb não sou "pedrólogo". 7.5 é normal e tendo a conta a regiao que te encontras, nada mau. com o tempo vai baixar, nao vai subir. excepto se forem mesmo calcarias... mas se o vinagre nao reagiu eu arriscava, tens ai umas pedras bem boas para fazer um layout interessante. tb gosto do verde nas pedras =D as algas verdes nao sao tao mas como se pinta, o pior sao os fungos, sao feios e pouco uteis. Os granitos desta zona são esverdeados, a propria pedra. Editado Fevereiro 17, 2010 por Quo Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 17, 2010 Publicado: Fevereiro 17, 2010 Podes por exemplo deixar uma pedra dentro de um balde de agua durante uma semana e tal e depois faz o teste. Faz o teste do ph numa loja da especialidade. Citar
Recommended Posts