Ruy M. Publicado: Fevereiro 19, 2010 Share Publicado: Fevereiro 19, 2010 A terra pelo menos 6 meses dura lol Não chames a isso terra, é humus de minhoca. Ainda pensam que foste buscar terra normal ao quintal e despejaste po aquario... O humus de minhoca é "terra" que foi processada pelas minhocas ao decomporem a matéria orgânica. È apelidada como esterco de minhoca. Este tipo de terra é extremamente fértil, dai ser usada para cultivar plantas. As minhocas são um ser vivo fundamental no ecossistema das florestas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 19, 2010 Share Publicado: Fevereiro 19, 2010 Quer dizer , és apologista de trazer todas as verdades e não só metade para a conversa, mas depois mandas ir procurar. Acho que sim, acertidão é o teu segundo nome. Mas se o senhor sabe tanto, eu aqui pouco faço. Já dei a minha experiência, e digo, não me trouxe problemas, e os "2 ou 3" aquariofilos que conheço que usaram terra dizem o mesmo. O resto é chouriço, e se querem gastar 200 euros para meter substrato fértil no aquário força. Sem dúvida que "deve" durar mais , mas não acho que valha a pena. Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 20, 2010 Share Publicado: Fevereiro 20, 2010 Quer dizer , és apologista de trazer todas as verdades e não só metade para a conversa, mas depois mandas ir procurar. Acho que sim, acertidão é o teu segundo nome. Mas se o senhor sabe tanto, eu aqui pouco faço. Já dei a minha experiência, e digo, não me trouxe problemas, e os "2 ou 3" aquariofilos que conheço que usaram terra dizem o mesmo. O resto é chouriço, e se querem gastar 200 euros para meter substrato fértil no aquário força. Sem dúvida que "deve" durar mais , mas não acho que valha a pena. Abraço Eu já disse que não faço a papinha a ninguém, faz bem investigar! Acho que devias ler as regras, é sempre aconselhado investigar antes de colocar as duvidas, não sou eu que estou a dizer... 200eur por substrato fertil? só se comprares uma palete. Eu para o meu aquario, com 55eur comprei substrato fertil da Elos suficiente para 300ltr Para uma montagem que fiz para um conhecido, com 8eur comprei substrato fertil de superficie com capacidade para 100ltrs. Ainda para outra montagem que fiz para uma amiga, com 7 eur comprei substrato fertil da Tetra com capacidade para 80ltrs. Só vais encontrar esse preços se fores a essas lojinhas de animais que chulam.... Existem lojas apenas de aquariofilia que têm preços muito bons, nas Caldas da Rainha por exemplo há uma que tem substrato a bons preços. Se uma saca de substrato de marca fosse a esse preço até eu aderia já ao humus. Não sei se percebeste era isto que eu tentava dizer, por mais 3 ou 4 eur eu preferia comprar um substrato por exemplo da Tetra. Não se compara com o que tenho da Elos mas sempre é melhorzinho que o humus. Este da Tetra está livre das principais substancias que potenciam o aparecimento de algas, não é preciso lavar, foi enriquecido com nutrientes, etc... Não é preciso ficares xateado, o pessoal está aqui é para debater e aprender .gif' class='bbc_emoticon' alt=':computer003:' /> Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 20, 2010 Share Publicado: Fevereiro 20, 2010 Eu já disse que não faço a papinha a ninguém, faz bem investigar! Acho que devias ler as regras, é sempre aconselhado investigar antes de colocar as duvidas, não sou eu que estou a dizer... :D 200eur por substrato fertil? só se comprares uma palete. Eu para o meu aquario, com 55eur comprei substrato fertil da Elos suficiente para 300ltr Para uma montagem que fiz para um conhecido, com 8eur comprei substrato fertil de superficie com capacidade para 100ltrs. Ainda para outra montagem que fiz para uma amiga, com 7 eur comprei substrato fertil da Tetra com capacidade para 80ltrs. Só vais encontrar esse preços se fores a essas lojinhas de animais que chulam.... Existem lojas apenas de aquariofilia que têm preços muito bons, nas Caldas da Rainha por exemplo há uma que tem substrato a bons preços. Se uma saca de substrato de marca fosse a esse preço até eu aderia já ao humus. :D Não sei se percebeste era isto que eu tentava dizer, por mais 3 ou 4 eur eu preferia comprar um substrato por exemplo da Tetra. Não se compara com o que tenho da Elos mas sempre é melhorzinho que o humus. Este da Tetra está livre das principais substancias que potenciam o aparecimento de algas, não é preciso lavar, foi enriquecido com nutrientes, etc... Não é preciso ficares xateado, o pessoal está aqui é para debater e aprender .gif' class='bbc_emoticon' alt=':P' /> Eu ja pesquisei e ainda não encontrei nenhum risco da utilização de húmus. Diz-me quanto tempo dura um desses substratos de 7 euros? è que já li testemunhos de malta a dizer que o humus lhes durou um ano e durava mais, só que tiveram de desmontar o aquário, não dando para testar até ao fim.. MAs tudo bem, cada um sabe de si. Eu disse o que sei do Húmus, barato e eficaz. O resto é conversas. E lavar? não necessita de ser lavado ... todos os que falei não o levaram, apenas lhe colocaram uma generosa cama de subsrato inerte por cima. Mas sem dúvida, se tiver dinheir para um substrato industrial, a escolha pode recair por esse. Eu é que não acho ser necessario. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
QUIEL Publicado: Fevereiro 21, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 Depois de "ouvir" as vossas opiniões decidi-me por comprar um substrato industrial. Só tenho pena que as lojas da minha zona sejam muito, muito caras!! Não arranjo um substrato que não seja abaixo dos 13€ para 50 litros... Já agora, alguem sabe de alguma loja na zona de Vila do Conde, Povoa de Varzim, Maia, Matosinhos que tenha substratos em conta? Tugz, obrigado pelo conselho e sinceramente fiquei com vontade de experimentar a terra, mesmo para fazer a experiencia e comparar os resultados. Um abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 O que importa é no fim ficarmos satisfeitos Um abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 Peço-te só que leias isto. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144349 !1 anos um plantado com húmus. Talvez a durabilidade seja melhor do que se pensa. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 (editado) Tugz, achas que um substrato durar um ano ou dois é muitissima longevidade? Para quem pensa no agora e quem anda de "ano a ano" a mudar o aquario é. Para este tipo de pessoas não convem comprar substratos proprios, é deitar dinheiro fora. O humus é a melhor opção. Agora para quem pretende fazer uma montagem para durar no minimo uma decada a melhor opção é sem duvida o substrato proprio e de qualidade, mas isso paga-se... O humus é bom, niguém duvida disso. Muitos aquarios que vencem concursos utilizam humus. Mas o humus que eles utilizam não é bem o mesmo que nós utilizamos, atenção. Irás sempre ouvir pessoas a dizer que têm humus já há 2 ou 3 anos e que está tudo muito bem, mas depois têm uma grande injecção de co2, boa iluminação e uma boa fertilização. Tudo isto conta, até a especie de planta que se introduz. Se introduzires uma especie que não absorve pela raiz nem vais notar que o substrato se esgotou. O que quero dizer é que existem várias "nuances", os casos têm que ser analisados á luz da equidade, esta é essencial. As respostas genéricas podem se revelar erradas. Humus é apenas mais uma opção que tem os seus inconvenietes e as suas vanntagens. Nós cá na Europa é que criamos estes substratos proprios de aquario, os Brasileiros por exemplo não os utilizam. Não é porque não queiram, é porque não podem. Chegam lá a preços altissimos. Por isso desenvolveram o humus vegetal por necessidade... Mas volto a repetir, o humus que eles desenvolveram não é bem o que nós utilizamos. Editado Fevereiro 21, 2010 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 Depois de "ouvir" as vossas opiniões decidi-me por comprar um substrato industrial. Só tenho pena que as lojas da minha zona sejam muito, muito caras!! Não arranjo um substrato que não seja abaixo dos 13€ para 50 litros... Já agora, alguem sabe de alguma loja na zona de Vila do Conde, Povoa de Varzim, Maia, Matosinhos que tenha substratos em conta? Tugz, obrigado pelo conselho e sinceramente fiquei com vontade de experimentar a terra, mesmo para fazer a experiencia e comparar os resultados. Um abraço Se não achares manda vir pela internet. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 RUi eu dei um link em que podes ler um rapaz a fala de 11 anos com humus no aquario plantado do pai. 11 anos não é bom? Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 (editado) E achas mesmo que é devido ao humus? Ele nem sequer diz o que tem. Editado Fevereiro 21, 2010 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 ok tu é que sabes. tamos todos errados. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 21, 2010 Share Publicado: Fevereiro 21, 2010 (editado) Eu não estou aqui para convencer ninguem, já o disse do inicio. Nunca me viste aqui dizer para comprarem substrato industrial, agora que este é melhor, isso é! Outra coisa que nunca me ouviste dizer é que o humus fertiliza mal... Agora se não sabes debater e aceitar factos da realidade não há nada a fazer. Parece que não ouves o que te dizem... Acabei de te dizer que a necessidade de substrato depende das plantas a introduzir, do co2 e iluminação, tu vens com um link dum rapaz que apenas diz que tem um aquario com humus há 11anos. Que raio de argumento é este. Relatos desses para mim não contam. Vamos lá ver se me consigo explicar... Vejamos a seguinte lista de plantas: -anubia -vesicularia dubyana -Cryptocoryne x willisiisagitaria -Bolbitis heudelotii -Microsorium pteropus -Cabomba caroliniana -Ceratophyllum demersum -Chara sp. -Cryptocoryne -Egeria -Hydrila verticillata -Isopterygium tennerum -Nitella -Potamogeton perfoliatus -Riccia fluitans -Utricularia foliosa -Vallisneria americana Antes demais eu disse que há sempre várias nuances a ter em conta, tu simplesmente ignoras um dado que é o mais importante de todos. Qualquer uma destas plantas vive bem substrato fertil (excepto algumas subespecies). Se as tiveres num aquario com humus ou seja lá o que for vão sobreviver por decadas independentemente dele, isso é algum feito ou prova que o humus tem mais longevidade do que os de marca? O relato desse rapaz só seria válido se referisse que tinha plantas exigentes a nivel de substrato, que não levasse muito co2, não tivesse grande iluminação, etc... Outro aspecto importante é o numero de plantas, uma coisa é ter 4 ou 5 plantas, outra muito diferente é ter o aquario completamente repleto... Só seria uma boa prova se ele mencionasse algumas das coisas que referi. Tudo depende da planta em questão e dos outros factores. Se os substratos de marca não fossem necessários e melhores que o humus não existiam, não achas? Seria regredir. Ninguém te está a pedir para seres adepto dos de marca, mas sim que compreendas os factos e os dados de cada um. são coisas diferentes. Editado Fevereiro 21, 2010 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts