Que substrato fertil comprar?


QUIEL

Recommended Posts

O tratamento é tirar do saco e meter no aqua :transport027: Ou seja nenhum.

 

Obvio que nao seuja, isso os outros tambem sujam se nao forem bem colocados.

 

Tens de meter no fundo, e tapar com alguma areia (um cm chega) e depois metes outro substrato por cima (por exemplo akadama, ou um inerte).

 

Tens é de dar uma camada generosa, por exemplo 5 cms..

 

E de resto não suja nada.

 

E garanto-te, dá para fazer coisas muita boas com este substrato.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta fixe tugz..

e fica muito mais barato??

 

Quando vires os preços fala comigo... ;)

 

Fica muitas vezes mais barato, mesmo muitas. E tem óptimos resultados.

 

Abraço

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb depende um pouco das plantas que queres ter, mais exigentes ou menos exigentes.

Eu optei pela Elos bottom mineral e a da ADA Aquasoil amazonia, mas são bem mais caros que a Akadama, que chega para manter as plantas mais básicas.

Cumpts

Jorge Lamy

O meu tópico de feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tugz que capacidade tem o aquário?

 

Gostei do aspecto...ehehehe

 

Cumprimentos

 

180 litros.

 

100x40x45

 

AS plantas que tem não são assim muito difíceis de cuidar.

 

Só tem 60 wats de luz e terra de vaso.

 

Tem sim , uma boa mistura, pois tem areia vulcânica, que é óptima para as raízes das plantas.

 

Mas vou começar a fertiliza-lo, estou há um mês á espera dos fertilizantes :(

 

Abraço

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero ser desmancha prazeres mas já que falam no humus acho que se deve também enunciar os riscos potenciais.

O humus de minhoca é de facto mais barato e cumpre bem o seu papel, mas correm-se uma serie de riscos ao usar este substrato, é bom para quem já está á vontade neste mundo.

Por exemplo: algas, longevidade, tratamento que é necessário, valores da agua, etc...

 

Já se encontram substratos ferteis a 6 eur, a poupança de 3 ou 4 eur a meu ver não se justificam dado os riscos.

Quanto maior for a qualidade do substrato mais se paga, mas a longo prazo pode ser um bom investimento.

 

Eu aconselhava-te primeiro a ver os varios disponiveis no mercado e suas caracteristicas, depois escolhes conscientemente. O barato pode sair caro.

Com isto eu não estou a dizer que o humus está fora de questão, digo para teres cuidado. Apenas quero alertar que não é assim tão simples como foi dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas tenho-as eu sem substrato fertil nenhum, e tambem crescem a olhos vistos, e com pouca iluminaçao.

 

Por isso acho que por terra de vaso ou berlindes o resultado é o mesmo.....plantas a crescer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas tenho-as eu sem substrato fertil nenhum, e tambem crescem a olhos vistos, e com pouca iluminaçao.

 

Por isso acho que por terra de vaso ou berlindes o resultado é o mesmo.....plantas a crescer.

 

Abraço

 

Então e será que podias colocar fotografias?

Gostava de ver como se tem plantas sem substrato e iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho fotos, e nao disse que nao tenho iluminaçao.disse que tinha pouca iluminaçao.

 

As plantas crescem a olhos vistos , tenho que as podar com frequencia, é um aqua de 80 litros com 18 watts de iluminaçao e com substrato inerte.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero ser desmancha prazeres mas já que falam no humus acho que se deve também enunciar os riscos potenciais.

O humus de minhoca é de facto mais barato e cumpre bem o seu papel, mas correm-se uma serie de riscos ao usar este substrato, é bom para quem já está á vontade neste mundo.

Por exemplo: algas, longevidade, tratamento que é necessário, valores da agua, etc...

 

Já se encontram substratos ferteis a 6 eur, a poupança de 3 ou 4 eur a meu ver não se justificam dado os riscos.

Quanto maior for a qualidade do substrato mais se paga, mas a longo prazo pode ser um bom investimento.

 

Eu aconselhava-te primeiro a ver os varios disponiveis no mercado e suas caracteristicas, depois escolhes conscientemente. O barato pode sair caro.

Com isto eu não estou a dizer que o humus está fora de questão, digo para teres cuidado. Apenas quero alertar que não é assim tão simples como foi dito.

 

Primeiro eu estou a falar de terra, não de humus de minhoca.

 

E o que eu disse é exactamente como eu fiz.

 

Só há mais um cuidado a ter, mas isso é com, qualquer substrato.

 

Que é não encher no dia da montagem , apenas alagar e manter alagado durante uns dias.

 

Assim criará um biofilme que ajudará a não ter booms de algas.

 

Eu o que fiz foi manter uns dias com pouca agua, e depois enchi um bocado, retirei toda a agua (para a maior de nutrientes sair) e depois enchi até a cima e liguei o filtro.

 

Até hoje, e já lá vão muitos meses, nunca tive problemas de algas, nem com as plantas.

 

E volto a referir, é pegar na terra do saco, e meter no fundo, e tapar.

 

Foi assim que fiz, nada mais que isto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho fotos, e nao disse que nao tenho iluminaçao.disse que tinha pouca iluminaçao.

 

As plantas crescem a olhos vistos , tenho que as podar com frequencia, é um aqua de 80 litros com 18 watts de iluminaçao e com substrato inerte.

Cumprimentos

 

Podes sempre tirar fotos e colocar.

18w para 80ltr é quase como não ter, é claramente insuficiente para a grande maioria das plantas.

 

Isso assim é muito vago.

Se me disseres que tens nessas condições plantas como por exemplo: feto de java, anubias ou sessiflora. È normalissimo isso acontecer porque não são exigentes. Eu tenho anubias e java sem substrato fertil num dos meus aqua, e estão bonitas.

Agora teres por exemplo um tapete já é outra história... Isto para não falar doutras especies mais exigentes...

 

Depende do objectivo que tenhamos para o aquario!

- Para ter grandes plantados de qualidade é obrigatório ter fertil, co2 e iluminação; digam o que disserem, iventem o que iventarem não há volta a dar.

- Para ter uma ou outra plantinha resistente tal já não é necessário, basta fazer umas fertilizações de tempos a tempos.

 

Ainda assim o substrato fértil é sempre a melhor opção mesmo para plantas pouco exigentes, na minha opinião...

 

Agora dizeres que o substrato fertil não é necessário para ter plantas está errado, a resposta seria depende.

A grande maioria precisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro eu estou a falar de terra, não de humus de minhoca.

 

E o que eu disse é exactamente como eu fiz.

 

Só há mais um cuidado a ter, mas isso é com, qualquer substrato.

 

Que é não encher no dia da montagem , apenas alagar e manter alagado durante uns dias.

 

Assim criará um biofilme que ajudará a não ter booms de algas.

 

Eu o que fiz foi manter uns dias com pouca agua, e depois enchi um bocado, retirei toda a agua (para a maior de nutrientes sair) e depois enchi até a cima e liguei o filtro.

 

Até hoje, e já lá vão muitos meses, nunca tive problemas de algas, nem com as plantas.

 

E volto a referir, é pegar na terra do saco, e meter no fundo, e tapar.

 

Foi assim que fiz, nada mais que isto.

 

Abraço

 

Se não estou em erro falaste em terra de vaso! Terra de vaso é humus.

Que tipo de terra estás a falar? terra é um nome genérico.

 

Acredito que não tenhas tido problemas, há muita gente aqui no forum que utiliza humus e que se dá muito bem.

Mas também sei de muitos casos em que acabou em "desgraça". Por isso mesmo falei de risco potencial, negar esse risco é fingir que não existe...

 

Quando se está a aconselhar uma pessoa há que referir os aspectos positivos mas também os negativos. Nós que estamos aqui a aconselhar temos essa obrigação... Quem pede ajuda deve sair consciente das varias caracteristicas, não só das positivas...

É deste aspecto que estou a falar, não estou a duvidar que o humus seja bom ou mau, fui bem explicito.

 

 

O unico inconveniente do humus não é só as algas, longe disso... Investiguem lá bem porque não vos vou fazer a papinha toda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro falaste em terra de vaso! Terra de vaso é humus.

Que tipo de terra estás a falar? terra é um nome genérico.

 

Acredito que não tenhas tido problemas, há muita gente aqui no forum que utiliza humus e que se dá muito bem.

Mas também sei de muitos casos em que acabou em "desgraça". Por isso mesmo falei de risco potencial, negar esse risco é fingir que não existe...

 

Quando se está a aconselhar uma pessoa há que referir os aspectos positivos mas também os negativos. Nós que estamos aqui a aconselhar temos essa obrigação... Quem pede ajuda deve sair consciente das varias caracteristicas, não só das positivas...

É deste aspecto que estou a falar, não estou a duvidar que o humus seja bom ou mau, fui bem explicito.

 

 

O unico inconveniente do humus não é só as algas, longe disso... Investiguem lá bem porque não vos vou fazer a papinha toda.

 

Desculpa, mas eu disse terra, aquela terra preta que se compra para as plantas é húmus? No pacote dizia só terra para plantas, ou algo do género.

 

De qualquer forma, gostava de saber o que de mal pode acontecer.

 

Ovos não tem, pois não é humus, não tem ovos de minhoca. E depois tem de se colocar uma camada generosa de substrato por cima, fora isso não vejo inconvenientes.

 

Além disso, conheço várias pessoas que nao tiveram problemas com esse método, e não conheço nenhuma com problemas.

 

Conheço é malta que prefere comprar substratos industrializados, mas não se esqueçam, esses também "morrem" com o tempo.

 

No fim, só importa é o que deitamos para fertilizar, o substrato é para as raizes se acomodarem...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas eu disse terra, aquela terra preta que se compra para as plantas é húmus? No pacote dizia só terra para plantas, ou algo do género.

 

De qualquer forma, gostava de saber o que de mal pode acontecer.

 

Ovos não tem, pois não é humus, não tem ovos de minhoca. E depois tem de se colocar uma camada generosa de substrato por cima, fora isso não vejo inconvenientes.

 

Além disso, conheço várias pessoas que nao tiveram problemas com esse método, e não conheço nenhuma com problemas.

 

Conheço é malta que prefere comprar substratos industrializados, mas não se esqueçam, esses também "morrem" com o tempo.

 

No fim, só importa é o que deitamos para fertilizar, o substrato é para as raizes se acomodarem...

 

Abraço

 

lol sim, é humus de minhoca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUIEL,

 

O substrato vai depender das plantas que pretende ter e o $$$ disponível. Se quer uma opção mais em conta, opte por terra vegetal ou húmus de minhoca, apenas certifique-se da procedência do material.

 

Se puder investir um pouco mais, opte pelos substratos industriais. São mais caros, mas também eficiente e em alguns casos mais seguro.

banner26b.jpg

Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é verdade.. existem plantas que preferem alimentarem-se pelas raízes.

E quem utiliza por exemplo Power Sand da ADA não tem necessidade de fertilizar pela coluna de agua tão frequentemente..

 

Sim mas isso da power sand, acaba por esgotar tal como a terra.

 

Olha eu a terra, já a tenho á meses e ainda não fertilizo por isso...

 

Mas o que eu estou a referir é após esgotar o substrato.

 

E ai, seja o que for, só vai importar o que se mete na agua ,e sim tens razão que existem plantas que preferem alimentação radicular.

 

Essas temos de dar uns m&ms :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso, conheço várias pessoas que nao tiveram problemas com esse método, e não conheço nenhuma com problemas.

 

Desculpa lá, nem tinha reparado nesta frase.

Não conheces ninguem que tenha tido problemas?

Se conheceres 2 ou 3 pessoas que se dediquem á aquariofilia, se calhar é normal não conheceres... Mas a realidade não se circunscreve a esse nicho.

Eu recomendo que vejas aqui no proprio forum varios exemplos de desgraças que aconteceram, tens também tópicos de discussão do assunto.

Atenção que o problema do humus não são só as algas, existem muitos mais riscos.

É so investigar.

 

Quanto á durabilidade: não há duvida que os substratos proprios de aquario duram muito mais. Os bons substratos (e mais caros) duram anos.

Para quem pensa a longo prazo acho que vale a pena gastar mais uns trocos.

O substrato é importante mas um bom plantado não depende só deste factor, existem outros a ter em conta e que são igualmente importantes.

 

Volto a repetir, não estou a dizer para não usar humus. È apenas uma opção que na minha opinião não aconselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.