xixinha Publicado Novembro 26, 2004 Publicado Novembro 26, 2004 Boas tenho 4 Kribensis penso q sejam dois casais.uma das femeas teem a barriga muito vermelha mais do que normal,e maior.será um sinal de gravidez?eu penso que sim mas alguém me pode dar uma ajuda?
Nuno Antunes Publicado: Novembro 26, 2004 Publicado: Novembro 26, 2004 Boas Eu ainda não tenho kribensis mas penso vir a ter e por isso já vi umas coisitas sobre eles... A barriga vermelha na fêmea é um sinal de corte ao macho. A fêmea vai-se exibir diante do macho arqueando o corpo e a barriga vermelha é um estimulo para que o macho a escolha para acasalar. Se isso acontecer e a não ser que tenhas um aquário grande vais ter problemas com o casal reprodutor e o outro casal. A fêmea vai escolher uma caverna onde vai desovar e depois fica de guarda, ela e o macho aos ovinhos. Se algum peixe se aproximar é corrido com alguma ferocidade. Quando vires o macho sempre no mesmo sitio a atacar tudo o que se aproxime e a fêmea enfiada na toca já sabes o que se está a passar. Boa sorte com os pequenos... pelo que li (ainda não experimentei mas lá chegarei) os kribensis são papás babados Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
xixinha Publicado: Novembro 27, 2004 Autor Publicado: Novembro 27, 2004 obrigado pelas dicas. eu tenho um tronco onde o macho q andava sp atras dela fez uma caverna nas pedras.ele tá mtas vezes lá mas ela não.até porque ela tem uma barriga muito grande penso q ainda está grávida. se calhar para voçes e obvido mas nunca me tinha acontecido. o outro casal andam na vidinha deles nao incomodam nada :D a futura mae tem mais menos 3/4 cm. o pai tem 5/6cm. acham q os ovinhos sao faceis de ver? se eles ja fizeram a caverna devo comprar o vaso na mesma? OBRIGADO!
Nuno Antunes Publicado: Novembro 27, 2004 Publicado: Novembro 27, 2004 As fêmeas kribensis têm por norma a barriga vermelha. Quando estão para acasalar o vermelho escurece passando em alguns casos a um purpura. Se o macho já escavou uma toca é bom, agora ele só tem de convencer a fêmea :D Só tens o tronco como esconderijo? Devias ter vários esconderijos porque eles gostam de ter várias cavernas disponiveis. Normalmente, usa-se um vaso pequeno deitado e enterrado no areão, ou então com a boca grande para baixo e só com o furo de escoar a água ligeiramente alargado para a fêmea puder entrar e sair. Quando vires a fêmea sempre na toca e o macho em patrulha já sabes... há ovinhos na toca. Não te preocupes com o resto... como qualquer ciclideo que se preze os kribensis também cuidam dos bebés e são muito bons nisso. Se o casal for muito jovem é natural que as primeiras posturas não dêm em nada, ou que eles comam os ovos. Isso é normal até ganharem experiência. Boa sorte aí com os teus kribensis. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
xixinha Publicado: Novembro 27, 2004 Autor Publicado: Novembro 27, 2004 muito obrigado pela resposta.eu vou arranjar então o vaso para eles. ainda bem que eles são muito independentes.eu voulhes dar as condições e depois logo se vê. se bem que eu tenho visto a barriga dela crescer e escurecer.bom vamos ver! obrigado por tudo.
xixinha Publicado: Dezembro 1, 2004 Autor Publicado: Dezembro 1, 2004 nasceram!! afinal ela estava mesmo grávida. o vaso não serviu de nada visto que os papas babados escolheram um canto escondido do aquario e lá depositaram os ovos.Mas ah um problema..e agora o que eu faço?
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 1, 2004 Publicado: Dezembro 1, 2004 Boas... Nada Ou melhor, sentas-te a mirar pois os kribensis são pais muito dedicados. Se andas a mexer no aqua eles ficam preocupados e podem decidir mudar os alevins de sitio, ou simplesmente entrarem em pânico e comerem toda a prole. O melhor é mesmo ficar a ver... quando os vires a passear pelo aqua com os papás podes dar artémia bébé ou então flocos para alevins. Também podes dar flocos convencionais que os pais ajudam os pequenos Se tens plantas suficientes vais poder ver os pais a "pastarem" os pequenos. Boa sorte com a ninhada. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Penedo Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Boas... Também me nasceram kribensis, foi a primeira vez que tive alevins. Só tenho uma dúvida, o que faço com os pais?Deixo-os estar no aquario (22 lts) ou retiro um dos pais? Bué da Fish's!
João Magalhães Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Boas... Também me nasceram kribensis, foi a primeira vez que tive alevins. Só tenho uma dúvida, o que faço com os pais?Deixo-os estar no aquario (22 lts) ou retiro um dos pais? Nesse caso retiras tudo....deixas nascer os putos e retiras tudo para um aquário maior. Coitados dos bixos um peixe que chega a atingir 10 ou 12 cm num aquário desse tamanho OBS. os kribs e como já foi dito...andas distraído ...são pais que cuidam muito bem dos filhos, não há necessidade de os separar. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
João Magalhães Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Boas, Joalmag olha que não é bem assim...os pais criam bem dos filhos num aquario espaçoso... Mas quem disse o contrário... cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 O kribencis e adequado para aquarios de 80 litros para cima. ja reproduzi em 60litros sem problema
Penedo Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Boas Comprei um aquario desta litragem porque já vi aqui no forum um participante reproduzir kribensis com sucesso em um aquario com as mesmas dimensões do meu. Os pais por enquanto cuidam muito bem dos alevins. Levam-nos a "pastar" pelo aquario, e não deixam o grupo se separar.Os alevins alimentam-se ,incluvisé, do muco dos pais. Se ver que me estão a desaparecer alevins do aquario tiro os pais. P.S- Os kribensis estão sozinhos no aquario. E os alevins só estã o aqui até atingirem tamanho suficiente para não serem comidos pelos peixes que estão no comunitário(200 lts). Bué da Fish's!
Recommended Posts