Recommended Posts

Publicado

Boas, estou a pensar montar um salgadito, mais ou menos com as medidas 120X60x50, preciso de ajuda com a construção da coluna seca, preciso de opiniões em relação ao tamanho onde deve ser colocada e as furações para os tubos de saida de agua onde devem ser postas (penso que no fundo do aquario será a melhor maneira)e e tive a ver que seria melhor ter 2 furações em vez de uma para prevenir algum intupimento na outra, por favor dêm-me as vossas sabias opiniões, sobre isso.

Ah e já agora que espessura de vidro me aconselham para o aquario, que ainda tenho que o mandar fazer, e também se me aconselhem que tenha dois furos na parte de trás para a entrada de agua, vinda da Sump. e se tambem se aconselha 2, tambem pra prevenir algum intupimento.

Queria tambem opinião sobre medidas do aquario, se seria ,melhor 120x60x50, ou sugestão sobre medidas, para o quario estar entre os 350 380 litros. (para mim seria ideal mais os 360 l

Aguardo as vossas opiniões, sugestões.

Publicado: (editado)

Boas

O meu aquario tem 120x70x70 e foi feito em vidro de 15 sem travamentos. Sinceramente, acho o meu um pouco fundo demais, e por vezes, quando tenho de alterar a rocha, fico com vontade de vestir o fato de mergulho para chegar ao fundo.

Relativamente à furação, tenho na coluna seca 2 furos de 32 e um de 25 para o retorno. Os dois de esgoto são para prevenir, não vá haver algum entupimento.

Abraço.

Editado por favinha
Publicado:

Bom dia

Obrigado, ja tive a ver no google e ja sei onde é, realmente e muito perto de mim, tenho que ir la pedir um orçamento, qual é o tamanho da tua coluna seca, e em que zona do aquario a fizeste? quando falas de furos de 32 e 25 sao furos de 32mm de diametro certo, tem que ser essa medida por causa das tubagens? eles lá fazem os furos?

cumps

Publicado:

Então mais ninguem me da uma ajudinha...... , queria o aquario sem travamentos, a espessura do vidro tenho duvidas, quanto seria bom?

Publicado:

Olá,

As dimensões do aquário é como muitas outras coisas neste hobby, dependo do gosto pessoal. O *meu* gosto dá mais importancia à profundidade do que à altura. Tenho um aquário com medidas muito semelhantes ao que mencionas quereres construir e gosto das medidas mas se pudesse metia-lhe mais 10 cms de profundidade.

Um aquário dessas dimensões consegue-se fazer sem travessas com vidro de 12mm

Em relação à coluna seca tenta escondê-la o melhor possivel, se o aquário vai ficar com uma das laterais encostada a uma parede coloca-a lá, caso contrário, pesquisa aquários com layouts que gostes e tenta integrar a coluna seca no layout (se gostares de uma ilha central, coloca a coluna seca no centro, por exemplo)

No minha coluna seca fiz 2 furos apenas (1 de 25mm para retorno da água e um de 50mm para esgoto) e era exactamente o que voltava a fazer. O que mudava era ter comprado primeiro os passa-muros e só depois mandar fazer os furos!

Vai até à Vidromoldura que eles estão mais do que acostumados a fazer aquários e podem aconselhar-te bem e, se não me engano, colocam-te também o pente na coluna seca e também fornecem os passa-muros. Vê lá é se não te deixam a coluna seca do tamanho de uma sump como já vi...

Abraço,

Rui Feliciano

Então mais ninguem me da uma ajudinha...... , queria o aquario sem travamentos, a espessura do vidro tenho duvidas, quanto seria bom?