Recommended Posts

Publicado

Comprei um casal de guppys a cerca de dois dias, quando escolhi o casal que queria na loja existiam alguns peixes mortos,mas tentei escolher aqueles que tinham cores mais vibrantes e mais activos.

No primeiro e segundo dia tudo bem, andavam pelo aquario alegremente, no inicio ficaram um bocado parados, mas passado umas horas pareciam bastante alegres, comiam bastante bem , o macho sempre a procura da fêmea, o meu aqu é plantado e tem vários locais para a fêmea se esconder do macho.

Agora no 3º dia os meus guppys pareciam um pouco mais parados, a femea muito no fundo, dei-lhes de comer e rapidamente devoraram a comida, passado umas 2 horas vejo a fêmea sem grande reacção ia de um lado para o outro no fluxo de agua que vinha do filtro ate que acabei por encontrar a fêmea morta.

Agora vejo o macho sempre no topo do aquario, pareceme com uma respiração ofegante bem como por vezes fecha a barbatana caudal, aparenta a mesma cor.

estara alguma coisa de errado?

ph7 amonia 0

tenho um aquario de 16 L com diversas plantas e bem oxigenado, o filtro é interno mas esta mais alto que a coluna de agua para manter sempre a agua agitada, a iluminação é uma lâmpada compacta económica ligada 12h

Podera a femea ter vindo ja doente da loja e com o aumento da troca de aquarios a ter afectado e ter sido fatal?

ou será do meu aquario?

fotos dos peixes quando adquiridos e aquario(plantas ja estão maiores co2 caseiro).

fêmea

femea.jpg

macho

machoj.jpg

aquario

aquario.jpg

abraço

Publicado: (editado)

bem este post vem de a uma semana atrás, porque o tinhas na doenças e pragas e como tem pouca visibilidade não tive respostas.

Agora esta em 25 isto porque na minha cidade(Castelo branco) esta a fazer mesmo muito frio, mas normalmente fica nos 27.

Em relação ao meu macho ele continua a apresentar os mesmos sinais muito parado, eu queria adicionar mais uns companheiro um ou dois limpa vidros(tenho algumas algas nos vidros) e mais uma femea de guppy mas tenho receio de ter alguma coisa mal no aquario e perder mais algum.

O aquario ja esta ciclado tenho feitos TPA todas as semanas bem como limpar o filtro em agua do aquario, tambem tenho alguns caracois para ajudarem na limpeza a amónia continua a zero.

Actualmente as plantas ja chegam ao topo do aquario não sei se isso inibe o peixe de se movimentar, esta semana irei podar algumas plantas.

Obrigado

Editado por baigodes

Olá boa noite,

É possível já teres adquirido os guppys doentes visto que os que estavam junto com eles na loja estarem doentes e mortos..

Evito comprar peixes nesta estação do ano ( inverno, primavera) estão mais sujeitos a doenças a mais comum é o ictio ( pontos brancos), devido à variação da temperatura da agua dos aquas ( tpa por exemplo, termostate liga e desliga). Um amigo meu perdeu todos os seus guppys assim, tinha centenas, comprou uns na loja à umas semanas deviam estar infectados e aquilo nunca mais teve controle infelizmente.

Aquário quarentena é muito bom assim colocamos os que compramos de vigia, só se estiver tudo ok juntamos aos outros.

Tenta manter agua do aqua a 27º ( visto que tens plantas) consegues prevenir um pouco mais o ictio, um pouco de sal na agua sempre ajuda e cuidado se tiveres corydoras, plecostumus ( não têm escamas ) não toleram muito sal na agua. Sal serve de desparasitante.

Co2 caseiro altera muito os parâmetros da agua, por acaso também tenho é preciso estar sempre atento, ph por exemplo baixa conforme quantidade que é dissolvida na agua, etc..

Há outros valores a testar como nitridos, mas tens feito tpa deve estar ok.

Já deves ter comprado os guppys infectados.

Deixas-te um post dia 13 a perguntar se os guppys preferiam aguas mais calmas ou agitadas, deixei lá resposta se te interessar dá uma olhada!

Link do teu post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=148748

Espero ter ajudado.

Cumps.

Editado por guga24
Publicado:

Muito obrigado pelas tuas respostas, em relação ao peixe ele mantém o mesmo comportamento, prefere locais mais calmos, e como disseste tens alguns que preferem aguas mais agitadas e outros aguas mais calmas, dai fiquei menos preocupado.

Agora acredito mais que eles tenham vindo com algum problema :s penso que o aquario se encontra bem, o meu co2 é caseiro e penso que tem grande nível de dissolução na agua, eu a noite costumo desligar o co2 para evitar que o ph possa descer mais do que o devido.

Agora vou ter mais atenção quando adquirir algum peixe, analisar com mais calma o seu estado.

Quanto as tpa´s normalmente a agua que adiciono costuma estar morna para não haver grande variação térmica, também adiciono aos poucos.

Eu não tenho o teste dos nitritos so de ph e amonia e a amonia esta sempre a zero.

abraço e obrigado mais uma vez.

Publicado:

Olá baigodes,

Não aconselho desligar o CO2 caseiro durante a noite, pH irá variar muito e consequentemente poderás ter mortes de peixes, mantenha o CO2 ligado 24hs para que seu pH fique estabilizado.

Eu deixo o meu 24 horas ligado e praticamente não varia o ph.

Temos que encontrar um ponto de equilíbrio onde o PH deixa de baixar ( penso ser teu caso pois está nos 7 ph); consegue-se isso colocando o nosso sistema difusor mais fundo ou mais á superfície (eu tenho o sistema a meio da altura do meu aquário). É de evitar muita agitação de superfície assim as trocas gasosas são maiores perdendo-se o CO2, deve-se também desligar as bombas de ar durante o dia ( claro dependendo da quantidade de plantas, estás já produzem o oxigénio) e liga-la durante a noite para que exista mais agitação da superfície, compensando assim o CO2 que não é consumido pela fotossíntese das plantas.

Cumps.

mas se não desligar a noite o ph vai baixar ainda mais, isto porque é o co2 caseiro mais o co2 libertado pelas plantas, o meu filtro interno esta com a saída a superfície da agua para criar movimentação e oxigenar a água, pois mas ai tambem vou perder co2, talvez deva optar por adicionar uma bomba de ar e baixar o filtro penso que possa trazer mais paz aos peixes como aos meus ouvidos :dance:

Obrigado

Bem isto da aquarofilia é um bicho complicado para dominar :dance:

Ha hoje numa loja vi um casal de guppys muito bonitos cabeça meio dourada e barbatanas totalmente pretas, ela esta gravida, claro que não tem as cores do maxo mas tem os mesmos tons, uma coisa que reparei foi que tinham ambos os olhos negros totalmente pareciam um tubaram, achei muito bonito, é comum? outra coisa foi sera que são irmãos? cria-los seria um risco pois aumentaria o risco de doença? isto porque partilham dos mesmos genes(irmãos).

Para resolver isso poderia juntar o meu macho da foto que apresente o gene XX((amarelo)correcto?) com o da femea MM(preto) e o que poderia resultar? MMggeeXX? é que ainda nao percebi muito bem a parte da genética ;)

abraço e obrigado

Editado por baigodes
Publicado:

Olá boas,

daí eu ter dito para à noite aumentares a agitação da agua com o filtro e bomba de ar ligada, aí perdesse mais co2 no meu caso tenho muito pouca variação de ph no meu aqua mas tens de encontrar um ponto de equilíbrio.

E sim , isso da aquaríofilia não é tão simples não é apenas colocar areão, agua no aqua e peixes para dentro ,mas há quem o faça!

Uma mais valia é aqui o forum onde trocamos ideias experiências, por vezes também tenho minhas dúvidas pesquiso muito na net para tirar todas as dúvidas para garantir bem estar dos meus peixins.

Quanto aos peixes que viste, devem ser muito bonitos e também já vi assim com olhos pretos, e se têm muitas semelhanças é possível serem irmãos e cruzar genes claro que é bom para melhorar qualidade de sua genética. Passando muito tempo cruzando pai/filha, mãe/filho, irmão/irmã tende a aumentar os defeitos genéticos.

Na natureza é menos comum essas deformações devido à seleção natural.

Mas para quem quer seguir a criação selectiva, matrizes puras deverá seguir os mesmos padrões de cores e saber toda a genética dos peixes afim de a garantir..

Não sei se pretendes fazer criação selectiva? É muito complicado.

Se te interessar dá uma olhada nos links abaixo.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75147

http://carlosguppy.blogspot.com/

cumps.