pH alto - Introdução de CO2?

genome_boy

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquário de 200litros à cerca de um 5/6 semanas. Actualmente tenho 6 neons, 3 pitbulls e 4 plantas.

Os peixinhos estão saudáveis e o ciclo está em bom desenvolvimento, no entanto o pH está a 7,4.

Creio que está um pouco alto (acredito que o ideal seria entre 6,8 a 7,0 tenho em conta os peixes que pretendo ter no futuro).

Resta-me então uma maneira de o fazer baixar. Sei que existem produtos líquidos que descem e estabilizam o pH de maneira até bastante segura mas tenho medo que a descida "repentina" do pH seja nociva para os peixes.

Também pondero a introdução de CO2 no aquário até porque no futuro gostava de introduzir mais plantas.

Qual a vossa opinião?

Cumprimentos.

Editado por genome_boy
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Mede o kH para teres uma ideia do quando difícil ou não irá ser mexer no pH. Depois acho que deves desde já começar a colocar as plantas.

No meu aquário tambem tinha o problema de ter o PH um bocado alto, tentei usar liquidos e pózinhos para o baixar e nada, nem mexia ! Até que decidi avançar para o Co2 caseiro e finalmente o PH começou a baixar, agora está estabilizado e as plantas agradecem o Co2 :P Claro, dá um bocado de trabalho ter de ligar e desligar o Co2 durante o periodo de luz, mas o mais importante é estar a resultar.

Pedro já pensaste em não desligar?

Eu agora não tenho, mas quando tinha estava sempre a bombar.

Desde que exista agitação á superfície, é difícil matares os bichos por excesso de co2...

Até já pensei nessa possibilidade, mas tenho medo que o PH baixe muito durane a noite !! É a primeira vez que me estou a meter nestas aventuras do Co2 e por isso ando a dar passos pequenos para ver se não faço asneira... Mas se a coisa continuar controlada, o próximo passo será experimentar deixar ligado uma noite para ver se ha muitas alterações ou não.

Ah, pois isso é importante :P

Mas se não alterou muito os parâmetros do aquario com a adição de co2, não vai ser a noite que alterará.

Podes sempre tentar falar com a tua fornecedora de agua, e tentar saber através deles os parâmetros da mesma.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!