danny08 Publicado Fevereiro 15, 2010 Publicado Fevereiro 15, 2010 Boas a todos do fórum, estive a planejar um método de injetar o CO2 somente no foto período, pois ja cansei de retirar a mangueirinha todos os dias :D Eis aqui uma foto do projeto e após a foto uma breve explicação do mesmo: 1- Bomba de ar 2- válvula para bomba de ar 3- conexão em T para juntar o CO2 ao sistema 4- pedra porosa bom, o funcionamento seria simples, deixar a vávula (nº 2) praticamente toda aberta deixando apenas um fluxo contínuo de ar para a pedra porosa (bem pequeno com quase nenhuma bolha), com isso o Co2 seria forçado a ir pro aqua junto com esse fluxo de ar pequeno. A bomba de ar estaria ligada junto ao timer e com isso, quando ela desligasse o CO2 escaparia pela valvula aberta (nº 2) pois não teria pressão suficiente para sair pela pedra porosa do aqua! Gostaria da opnião de voces mais experientes pois estou apenas a 1 ano e meio me aventurando na aquariofilia. (tentarei colocar em pratica esse projeto em breve e se gostarem posso tirar fotos da montagem e etc e postar mais explicado) Abraço a todos do fórum! :D Citar
ricost89 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Questão, ao meteres co2 e o2 no mesmo tubo, não ocorre qualquer reacção? Quando tivesses alguns aerios disponíveis tlv fosse bom pensares numa garrafa de co2 com uma válvula solenoide pois podes regula-la de forma eléctrica para o fotoperiodo. Citar Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
danny08 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2010 ricost89 disse: Questão, ao meteres co2 e o2 no mesmo tubo, não ocorre qualquer reacção? Quando tivesses alguns aerios disponíveis tlv fosse bom pensares numa garrafa de co2 com uma válvula solenoide pois podes regula-la de forma eléctrica para o fotoperiodo. penso que sobre reação nao ocorra pois o Co2 passa a noite sendo jogado fora no quarto sem problemas e o Co2 fica na atmosfera junto com O2, N e etc. Quanto a solenóide fica inviável num sistema caseiro, garrafas pet. Citar
ricost89 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 danny08 disse: penso que sobre reação nao ocorra pois o Co2 passa a noite sendo jogado fora no quarto sem problemas e o Co2 fica na atmosfera junto com O2, N e etc. Quanto a solenóide fica inviável num sistema caseiro, garrafas pet. Sim tens razão não há reacção...lol... e não era garrafa de refrigerante que eu falava, mas garrafa pressurizada, ou extintor de anídrico carbónico... eu posso dar exemplo.. tenho um extintor sem valvula selenoide a deitar 24 sobre 24 horas em simultaneo com bomba de ar... tenho peixes ate hoje não se queixaram.... o indicado era a tal valvula mas nao ha aerios suficientes... Citar Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
ricost89 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Tipo se meteres uma valvula anti returno depois da garrafa de co2 e da bomba de ar, não vejo problemas.... Citar Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
ricost89 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 So vejo uma coisa injectares co2 com o2... as bolhas de ar nao faram com que as de co2 venham mais depressa a superficie e diminua drasticamente a dissolução do co2 na agua?? sem falar que os difusores de ar nao servem para co2 uma vez que fazem bolhas mt grandes que pouco ou nada dissolvem... pro co2 e preciso algo mais do genero de difusor de vidro para micro bolhas..... Citar Ricardo Costa Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com ------------------------------------------------------------------- Saudações de Setúbal.
danny08 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2010 ricost89 disse: Tipo se meteres uma valvula anti returno depois da garrafa de co2 e da bomba de ar, não vejo problemas.... entendido, em breve colocarei em prática e direi o resultado aqui. Citar
danny08 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2010 (editado) ricost89 disse: So vejo uma coisa injectares co2 com o2... as bolhas de ar nao faram com que as de co2 venham mais depressa a superficie e diminua drasticamente a dissolução do co2 na agua?? sem falar que os difusores de ar nao servem para co2 uma vez que fazem bolhas mt grandes que pouco ou nada dissolvem... pro co2 e preciso algo mais do genero de difusor de vidro para micro bolhas..... certo, tens razão isso seria um dos pontos negativos desse projeto só testando para saber, deixando o fluxo de ar o menor possivel apenas para conduzir o Co2 ao aqua, não tenho tido problemas com o Co2 injetado através de pedras porosas, as vezes tenho que retirar o co2 bem antes de acabar o foto periodo por que o medidor está ficando amarelo. então uma menor difusão do co2 (disperdício ) não seria um problema pra mim. Editado Fevereiro 15, 2010 por danny08 Citar
Recommended Posts