Recommended Posts

Publicado

Boas

tenho no meu aqua varios ovinho,nao sei se

e das helenas ou nao.

No aquario tenho umas 6 Helenas,2 ampularias e

uma praga de melanoides

aqui ficam umas fotos

Imagem829.jpg

Imagem828.jpg

Imagem827.jpg

agradeço ajudar

ps:desculpem as fotos nao da para tirar melhor

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Telmo Espada

Publicado:

Olá das ampularias e melanoides não são, ampulárias são cachos com vários ovos fora de água, os melanoides são tipo gosma.

Podem ser de helenas mas estão desfocadas não se vê bem.

Publicado:

boas

robintiago,das corydoras nao e de certeza,nao tenho la nenhuma

hugo r. silva

nao consigo tirar melhor,bem que tentei mas a maquina

nao e la grande coisa

podes me dizer como e que sao os ovos das helenas???

obg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Telmo Espada

Publicado:

boas.

hugo silva ... onde viste ovos de melanoides ? nao estas a confundir com planorbis ou phisias ? esses sim , sao gelatinosos. os melanoides acho que nascem ja formados ...

ampularias nao sao de certeza.

que mais fauna tens no aqua ?

esses ovos estao sempre no mesmo sitio ? digo isto porque á muitos anos atras , quando vi pela primeira vez lapas no aqua achei que eram ovos de qualquer coisa. e pelas fotos nao parecem ser todos do mesmo tamanho.

os helena nao deixam os ovos no vidro. costumam deixa-los em plantas , pedras , por norma "escondidos". ja agora os ovos de helenas parecem uns cubos transparentes com um ponto amarelo la dentro, e espalhados pelo aqua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Sao da Helenas ou dos planorbis e phisias que nem sabes que tens..pois das ampularias nao sao certamente..os ovos destas sao postos fora de agua,normalmente perto da luz (calor) e por la ficam durante uns tempos..todos juntos "num mega ovo" tipo casulo

Publicado:

menano

eu tenho muitos helena e nunca vi ovos assim no vidro, acho pouco provavel.

de phisia e planorbis nao sao de certeza , estes poem os ovos em aglomerados gelatinosos.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:
menano

eu tenho muitos helena e nunca vi ovos assim no vidro, acho pouco provavel.

de phisia e planorbis nao sao de certeza , estes poem os ovos em aglomerados gelatinosos.

phisia e planorbis sim metem em aglomerados mas quando saiem do aglomerado passam e comecam a andar pelo aquario (vidro)..E é por experiencia propria que falo..pois tenho um aquario so com phisas e planoris e o meu vidro por vezes é igual ao da foto que ele mostra..

quanto as helenas nao sei...

Publicado:

pois ...

sem uma foto mais nitida é dificil ter alguma certeza ...

menano ... quando andam a passear pelo aquario ... ja nao sao ovos. lol.

Publicado:

Boas! Também me apareceu uma coisa parecida ou igual no meu aquário, aquilo é tipo gosma transparente e por dentro tem vários pontos brancos! Alguem me sabe dizer o que? é bom ou mau?

Ricardo Fernandes

Publicado:

boas

se esses ditos ovos se mexerem sao caracois acabados de nascer.

spiuk

sim sao ovos.se é bom ou mau depende de q caracois tiveres.

neste caso ou sao plarnorbis ou physias.geralmente s eo aglomerado for grande sao de physias se for mais pequeno é de plarnorbis.

cumps joni

Publicado:

Pois o problema é que já tenho alguns caracois maiorzitos e os ovos tenho espalhados pelo aquário tudo, principalmente nas partes mas quentes(junto ao termostato). Vou-lhes ter que espetar com fluvermal senão daqui a pouco tenho mais caracois do que peixes!

Ricardo Fernandes

• 8 meses depois...
Publicado:

Boas!

Isso já não são ovos... :)

São planorbis acabados de nascer!

Se repares bem eles vão percorrendo o vidro do aquario... Quando não tem luz eles aprecem no vidro, mas com a luz desaparecem, não é assim?

Eu tenho alguns num aqua de invertebrados e gosto da presença deles. Nunca os vejo de volta de plantas e também não se tornaram praga até agora. Mas se pesquisares no forum ha algumas formas de reduzir a sua população, seja através da redução da alimentação no aqua, boa limpeza do substrato, ou o truque da folha de alface ou pepino durante a noite, a qual na manha seguinte deverá ter alguns deles.