Jaime Nemo Publicado Fevereiro 13, 2010 Publicado Fevereiro 13, 2010 Ola ja a alguns dias que me ando a questionar. Hoje em dia temos termostatos e antigamente como e que aqueciam a agua? Quando e que apareceu o primeiro filtro? Se existem peixes de todo o mundo em portugal e porque alguem os foi buscar...quem? Gostava de saber como e que antigamente se lidava com aquas. Jaime Jaime Cerdeira
gervas Publicado: Fevereiro 13, 2010 Publicado: Fevereiro 13, 2010 (editado) Epah posso-te dizer como se fazia há 20 anos atrás aqui na zona, mais antigo não te sei dizer grande coisa. Mas mesmo assim deixo os meus dois centimos. O meu pai comprou o primeiro aquário dele em finais dos anos 70, abandonou o hobby em 82 como ele me diz, e recomeçou novamente em 89 até hoje. Apesar de ser um mero gaiato de 4 aninhos na altura lembro-me de muita coisa e sei-te dizer que de inicio era muito artesanal. Em 89 já havia termostatos como hoje os temos, nós usávamos uns da anivite que na altura era a marca da hora, eram uns termostatos verdes de não sei ao certo quantos Watts. Ainda temos cá por casa uns termostatos que o meu pai tinha do inicio dele, que são divididos em dois - Uma ampola que é o termostato, ligada á corrente, e com outro fio a sair para o aquecedor propriamente dito noutra ampola de vidro. Sei de um vizinho que fazia o aquecimento com umas resistências maradas dentro de um filtro artesanal que ele contruiu, e não sei explicar como ele fazia o controlo, mas presumo que seja o mesmo sistema das máquinas de lavar roupa. Filtros, também era tudo muito artesanal e rudimentar. Aqui na zona, em 89 quando comprámos a maioria dos aparelhos vitais do tanque que na altura tinhamos (90X25X30cm divido a 1/3 por um vidro para termos dois tanques um creche e outro de comunitário), filtros disponiveis eram uns da Anivite que funcionavam pelo arrastamento da água por bolhas de ar. Era um sistema externo que se prendia de lado no aquário, composto por um tubo de intake muito semelhante ao que usamos hoje que puxava a água através do principio de vasos comunicantes, para dentro de uma caixa de plástico furada no fundo onde estavam as matérias filtrantes (na altura ainda só cá se falava de fibra de vidro) e que depois saia pela área inferior pela gravidade, tendo depois uma peça em T onde entrava algum ar que fazia com que houvesse uma corrente e levasse a água a sair. Tínhamos dois desses filtros. E funcionavam bastante bem. (vou ver se o meu fraco jeito com o desenho me ajuda a fazer um esquema para dar a entender melhor) Na altura ainda se falava muito por cá das placas de fundo, uma inovação técnica que limpava o fundo de lixo, ao mesmo tempo que evitava zonas anaeróbias, sendo novamente a água movida por ar. Algo que hoje é algo considerado um dinossauro. Ainda há uns meses quando re montei o Big Dirty, perguntei só naquela de perguntar por essas placas, e nenhum dos lojistas me soube dizer o que era. Lol (São estas coisas que nos fazem sentir velhos) A Comida no nosso tempo já não era problemática usavamos comida da daquelas embalagens de meio quilo com um gourami pérola no rotulo(não me lembro da marca), no tempo em que as embalagens eram feitas de cartão. Depois mudámos para a Tetra, com embalagens um pouco mais pequenas, que tinham uma imagem em desenho de um comunitário com aquelas cores iridescentes no rotulo. Testes de pH, kH, gH, e todo o resto? Está bem tá, eram aquelas fitas de medição de pH e vai que gozas... Aquários de produção industrial era raro vermos á venda cá, e os que víamos eram o que hoje chamaríamos Nanos. Os nossos primeiros aquários foram todos Artesanais contruidos pelo meu velhote=) Aqui na zona em volta também não havia a noção das quantidades de iluminação etc. O próprio conceito de plantas de aquário era baseado no que se via na televisão e livros, pois poucas plantas se aguentavam vivas durante muito tempo, eram as anubias que se iam mantendo, as ludwigias, uma ou outra crypt que ia vivendo mas não duravam meses sequer, mas todo o resto era para morrer normalmente. ( E isto não era só com a gente, a vendedora cá da terra dizia mesmo que plantas era algo muito muito dificil de se manter e que nenhum dos clientes dela se davam bem com aquilo) A coisa podia ser mais avançada noutras zonas, mas na altura só havia uma loja aqui na terra, a Loja da D. Maria do Carmo, que mais tarde mudou para a Milita, a senhora sabia umas coisas de peixes até... Mas aqui em volta não havia muito mais lojas, Santarém tinha uma loja apenas perto de onde fica hoje a a loja da Vodafone. E a outras únicas lojas que havia mais ou menos eram em Lisboa, e naquele tempo Lisboa não era exactamente ali ao virar da esquina. As inovações que hoje damos por certas foi algo que começou a aparecer muito mais tarde por cá, só lá para finais dos anos 90 é que essas inovações começaram a aparecer por cá com abertura de novas lojas e sangue novo para o hobby.... Cá pela zona nota-se perfeitamente a diferença entre a Old School e o sangue mais novo, entre os aquariofilos que conheço por cá, os mais antigos são autênticos experts no que respeita á fauna piscícola, mas têm uma maior dificuldade com as plantas, ao passo que o pessoal mais novo não tem tanta dificuldade com plantas e plantados, mas se calhar ainda têm algumas coisas que aprender acerca da fauna piscícola, e isso aconteceu até mesmo cá em casa. O meu pai é muito mais virado para os peixes, e sabe alguns truques que me vai ensinando, mas em plantas não percebe nada, ao passo que eu sou totalmente ao contrário. Mas isto é o que vejo do pessoal que conheço cá da terra com aquários, muito provavelmente não se verifica noutros sítios. Good Times Good Times... Editado Fevereiro 13, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Jaime Nemo Publicado: Fevereiro 13, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2010 Obrigadao Jaime Cerdeira
testum Publicado: Fevereiro 14, 2010 Publicado: Fevereiro 14, 2010 Este forum é muita bom porque tem muita informação. Nem é preciso pesquisar muito porque está nos principais tópicos em "Os primeiros passos na aquariofilia de agua doce" Tens lá a "História da Aquariofilia"
Quo Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Gervas se foi há 20 anos tinhas 4 anos. como te lembras? Há 20 anos isso foi em 1990, certo? falas como 1990 fosse há 50 anos atrás. sou uma maozinha de aninhos mais velho que tu, mas acho que 1990 é já tempos actuais, só não havia internet mas os videojogos já eram viciantes. Década de 80 é que já é outra coisa. lol
gervas Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 (editado) Eu tenho memória de elefante eheheheh. Agora fora de brincadeira a minha memória por alguma razão não se perdeu durante a infância como com a maioria do pessoal, mas eu lembro-me de muita coisa daqueles tempos se queres que te diga, lembro-me como se fosse hoje da queda do Muro, lembro-me do fogo do Chiado, do fecho do Fonsecas e Burnay os mais velhotes saberão o que é, lembro-me da expo Sevilha a que os meus pais me levaram, e de quase todos os momentos importantes ou semi importantes da minha infância, e subsequentes anos como se fosse ontem. Tanta vez que os meus pais me tentam contar histórias de quando eu era miudinho e eu os surpreendo ao interromper e conto a história eu próprio de que me lembro ainda melhor que eles.... Dos anos 80 em si lembro-me de algumas coisas, particularmente da musica das touradas e dos filmes, que lembro com muita alegria, ao contrário da maioria do povo, eu gostava e gosto da musica do tempo. E com 4 anos já te lembras de muita coisa não? Bolas eu lembro-me do meu primeiro triciclo, do momento em que cai da cama e parti a minha cabeça pela primeira vez aos 2 anos etc, e não é de ter me acontecido, quando digo que me lembro, lembro-me como se fosse um video, lembro-me do que vi, senti e ouvi. A memória mais antiga que tenho é de estar num carrinho na nazaré, a atirar fora os sapatos, dizem os meus cotas que que tinha menos de 2 anitos. =P Para muita gente os anos 90 foram há uma eternidade atrás, a maioria do pessoal com 18 a vinte anos hoje nao se lembra de quase nada dos mais ou menos inocentes anos 90 caso lhes perguntes, e tratam a cultura desses anos como a geração dos 90's tratam os 80's como algo altamente piroso sem nada de valor, "os 2000's é que é"(e se calhar até acabam por ter alguma razao, mas eu não sou de criticar décadas como está na moda hoje em dia entre a miudagem)..... Bons anos que foram, o povo era inconsciente não tinha que se preocupar com o dinheiro etc com tanto dinheiro a ser injectado pela UE... As grandes searas de jipes e mansoes que se fizeram e deixaram o pais na treta... LOL Não sei onde moras, mas em termos de aquáriofilia, os inicios dos anos 90 foram uma extensão do que havia nos 80, pois não chegava cá nada do que temos hoje em dia Editado Fevereiro 15, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Jaime Nemo Publicado: Fevereiro 15, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2010 Claro que me lembro de alguns numentos da minha infancia.Lembro de tar no zoo e olhar para aquelas pedras que dao musica e de dizer "Mas e uma pedra". Lembro me de ir ao Oceanario pela primeira vez, sim pk eu ja la fui umas 10 vezes. Entre outras coisas. Jaime Cerdeira
Quo Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 A grande diferença da decada de 2000 para a de 1990, é que a decade de 2000 é a decada da informação e da propaganda. isto por causa da internet. de resto em termos tecnologicos a diferença é insignificante. eu lembro do meu cavalinho de madeira de baloiçar (anos 80). lembro de cair neve em 1987 (a ultima e unica vez que vi neve aqui nesta zona). lembro de muita coisa.... Eu vivo na Póvoa, centro, quando era pequeno (decada de 80) vivia na praia de Aver-o-mar, era uma aldeia grande na altura, e ir ao centro da cidade, ao banco, pensava que estava em Madrid, e sempre mantive essa ideia. lol. porque tinha muita azafama e os carris dos electricos penso que ainda existiam. também tenho recordaçoes de ir ao Porto (era muitissimo raro e mal conhecia, até ter ido para a faculdade no Porto), e era a mesma coisa que hoje em dia, só o veiculo é diferente (eram comboios). Os metros novos parecem muito comboios, logo é igual ao comboio, só que novo. Já deixamos de ter os metros tipo electrico do Metro do Porto nesta zona. A maioria das minhas recordações de infancia é tudo Póvoa e Espanha.
Recommended Posts