gcrboss Publicado Fevereiro 12, 2010 Share Publicado Fevereiro 12, 2010 (editado) Boas Pessoal! Já li tanta coisa quanto á cura do Ictio que já não sei o que fazer! Tenho um aquário de 100L plantado(com substrato) e tenho cerca de 22 peixes entre os quais: 5 Cardinais 2 corydoras 1 pleco 4 Arlequins 4 tetra azul 4 nariz de bebado 2 ramirezi(casal) 2 ampulárias(casal) 2 red's(Fêmeas pois dos 4 iniciais axo que os machos morreram,pelo menos quando comecei a introduzir peixes eles desapareceram e so vejo as 2 femeas) No Koi Park(Centro de comércio de auquáriofilia em Almada) recomendaram-me aumentar a temperatura até aos 29º pois o meu habitual eram 24/25º, e fazer um tratamento com o protozin da waterlife(que 2º dizem resulta) utilizando da seguinte maneira: Retirar o carvão activo do filtro. 1º retirar o carvão activo do filtro externo 2º utilizar na dosagem indicada durante o 1º,2º e 3º dia, esperar 3 dias e colocar mais 3 dias seguidos. Agora as minhas dúvidas são as seguintes: 1º Aumento a temperatura e só depois iniciava o tratamento? É que iniciei(fiz hoje o 2º dia) na dosagem indicada 2º Era suposto eu retirar todos os materiais filtrantes(esponjas e ceramicas) ou só o carvão activo? É que passado pouco tempo de utilizar o protozin que faz a água azul, ela volta a ficar limpa. Inclusive a sra do Koipark disse para colocar junto a parte que puxa a agua po filtro para circular o produto 3º É suposto fazer TPA's durante o tratamento?No Fim do mesmo?ou ao fim de quantos dias? Agradecia tudo o que me possam dizer sobre o tratamento e se estou a ser bem aconselhado pelo staff do Koipark. Obrigado! Editado Fevereiro 12, 2010 por gcrboss Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Fevereiro 13, 2010 Share Publicado: Fevereiro 13, 2010 (editado) também tive muitos problemas com o ictio... e resolvi com o metodo do calor apenas, e tentei antes dois medicamentos sem sucesso, um da Sera e outro da Esha. a minha sugestao é subires a temperatura gradualmente para 30ºC (3ºC por vez, demora no maximo dos maximos dois dias para isso) depois mantem a temperatura em 30C estavel durante 2 semanas. como tens peixes pequenos como cardinais (são as primeiras vitimas do ictio), passado 2 dias tenta subir para 32ºC para matar o ictio e manter assim durante 2/3 dias. Ve se os peixes aguentam, se nao aguentarem tens que reduzir para 30ºC. Mas em principio aguentam. as ampularias é uma questao à parte, sei que aguentam 30C, mas 32 nao sei. A medicação contra o ictio nao deve ser aplicada com elas, pois elas vao comer algas envenenadas e morrem. depois de descer do 32 para 30, mantem essa temperatura por mais uma semana e meia pelo menos, se queres jogar pelo seguro, mais outra semana. O método do calor, na minha opiniao, é a forma mais eficaz, natural e segura de combater o ictio. a temperatura tem que ser conseguida e mantida, eu cheguei a ter dois termoestatos no meu aquario maior para garantir os 32C e os 30C em pleno inverno como ajuda aos peixes sugiro: desligar as luzes do aquario, dar comida melhor, coze também uma ervilha no microondas, tira a casca e esmaga-a ao colocar no aquario. coloca vitaminas esha optima na água, não assustes os peixes Editado Fevereiro 13, 2010 por Quo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mindgirl Publicado: Fevereiro 13, 2010 Share Publicado: Fevereiro 13, 2010 A minha sugestão , PunktoL JBL, filtros de esponja tudo para o lixo e novos, pois a bactéria do Ictício aloja-se lá, temperatura a 30ºc , e cuidado que nem todas as espécies de peixes, reagem bem ao azul de metileno, e não sei se algumas espécies que tu tens aguentam 30º. Mas o Esha2000, também é bom. Protozin nunca usei para o Ictício. Bem eu aconselho estes 2, depois lê as instruções da embalagem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Fevereiro 14, 2010 Share Publicado: Fevereiro 14, 2010 (editado) o ictio não e uma bacteria. é um protozoário. o esha 2000 não é indicada para o íctio, se bem que possas adicionar no cocktail de medicação. para o ictio é o Esha exit. que é um medicamento relativamente seguro para todos os peixes mesmo os frageis, poderao haver questoes na fauna que se alimenta de algas, pois tudo fica enpragnado do medicamento o ictio não se aloja nas esponjas quando estás a medicar os peixes, nem tem que se trocar as esponjas. não é de todo uma boa sugestao. nas esponjas fica a medicação, se não removeres as esponjas, ou seja a medicação perde o efeito. no fim voltas a colocar as mesmas esponjas! trocar as esponjas por si, mesmo que infectadas, resolveria NADA! um dos estágios do ictio passa por cair para o areao, que é a sua forma fragil, pois o exit e outros semelhantes tratam dele com eficacia o problema são os peixes infectados com ictio. e aí é dificil os medicamentos chegarem. como nao chegam depois de parares com medicamentos o ictio continua a infectar novos peixes como se nada se passasse. como ele ja pos medicamento, logo ja tratou do ictio fora dos peixes, mas os peixes continuam infectados, e o metodo do calor basta. aos 30ºC o ictio deixa de se reproduzir, logo estás a dar cabo do ciclo de vida do ictio. Daí os 30C. e quase todos os peixes tropicais suportam bem essa temperatura, sem qualquer espécie de problema, ficam ate mais activos. O protozin, tal como o nome indica, mata protozoários, logo ictio tambem, deve ser praticamente a mesma coisa que os outros medicamentos, mas se calhar com outros efeitos secundários e outras vantagens. Editado Fevereiro 14, 2010 por Quo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Michael_R Publicado: Fevereiro 17, 2010 Share Publicado: Fevereiro 17, 2010 boas, Punktol JBL é uma boa solucção. tive os meus neons cheios de pontos brancos e num instante resolvi o problema. definitivamente aumentar a temp da agua para sensivelmente 29º/30ºC. os peixes doentes ficam bem mais sensíveis e frágeis pelo que é bom subir a temperatura. qto ao ictio, o medicamento que sugeri e que outros já mencionaram é impecável. aliás, apenas com uma dose desapareceu tudo e nem foi preciso a 2ª dose de medicamento. atenção que os neons são mt sensíveis a este tipo de medicamento pelo que aconselho reduzir a dose para metade! deves tirar a esponja se for de carvão, mas o resto é pra ficar. tb se deve evitar alimentar os peixes durante o tratamento, tanto quanto possível, claro. se tiveres mesmo que os alimentar, pouca mesmo pouca quantidade é o ideal, bem como se deve apagar as luzes do aqua durante o tratamento. depois do tratamento feito: repôr a temperatura inicial, fazer uma TPA de aprox. 30-40%, esponjas antigas pro lixo e introduzir uma nova com carvão para eliminar vestigios de medicamento. feito isto, se é habitual usar esponja sem carvão, principlamente por causa das plantas, deves substituit por outra sem carvão. abc Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Michael_R Publicado: Fevereiro 17, 2010 Share Publicado: Fevereiro 17, 2010 ah...esqueci-me de dizer... feito o tratamento, deves durante uma semana fornecer juntamente com a alimentação um substrato para fortalecer o sistema imunitário dos peixes. há vários no mercado, mas se não quiseres gastar tanto, uma vitaminas resolvem o assunto. eu uso Protovit, que se encontra em qq farmácia. é barato e super eficaz e eles adoram. ficam com as cores bem realçadas e cheios de vitalidade. Boa sorte! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gcrboss Publicado: Fevereiro 18, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boa Noite aquariofilistas! Então ca vai tudo o que é novidades: Onte foi o meu ultimi dia de tratamento contra o íctio,mas,como iniciante que sou,ainda não foi desta que ele se foi. Segui muitas indicações aqui sugeridas por vos(as quais agradeço e muito pois não sabia deste espírito de camaradagem) Só que não consegui o mais importante para acabar com a "doença" que foi aumentar a temperatura. Pois bem...tive um simpáctico amigo que tinha um aquecedor a mais e ouvindo falar do meu problema emprestou-mo. Acabado os 6 dias (ontem) de utilização de protozin(c pouco efeito visto o parasita não se desalojar dos peixes afectados) e ainda sem baixas mas com alguns cardinais bem afectados(embora bastante vivos e alimentando-se bem) Fiz o seguinte(há 1h atrás): Retirei 10% da água do meu aquário(aspirando todo o fundo) e coloquei água engarrafada(sim pq contenho um ph um bocado elevado devido ao meu areão ser muito calcário) à mesma temp do aquario(muito lentamente e co minimo de stress para não afecar os animais) e dei-lhes uma alimentação leve(em poucas quantidades 2 vzs ao dia). Instalei o 2 aquecedor. Agora vou esperar que a temperatura aumente gradualmente até atingir os 29/30º desejados,coisa que tem sido impossível atingir. É que embora o meu aquecedor seja de 100w e indicado para 150L de água,não tem conseguido sozinho passar dos 26º,e não passando dos 26º, o parasita não se desalojou do hospedeiro(2º perecbi),penso que também culpa do filtro externo que ao fazer a circulação da água(através da tubagem exterior ao aquário),arrefecia a mesma levando a que o meu aquecedor trabalhase 24h sem paxar dos 26º. Agora com 2 aquecedores e com mais uma experiência adquirida, vou esperar 1,2 dias e recomeçar o tratamento, desta vez com 30º. Do Filtro apenas removi o carvão activo(não mexi nas esponjas nem cerâmicas pois foi o que me indicaram). e no final farei então uma TPA de 20% no máximo(pois os 40/50% que aqui se fala não é nada aconselhado(dito por auqriofilistas mais experientes) e colocar outra vez o carvão activo limpando as esponjas então. Qualquer observação é bem vinda e obrigado pelas dicas! Vou dando notícias aqui! Cumrpimentos! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lenac Publicado: Fevereiro 18, 2010 Share Publicado: Fevereiro 18, 2010 Boas, Só consegui ver-me livre do ictio com 31º, sal e protozin. Tens corys logo não podes meter sal... experimenta só com a temperatura acima dos 30º e o remédio. Cumps. e boa aquariofilia lenac Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gcrboss Publicado: Fevereiro 23, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2010 Olá caros amigos! Cá tou eu outra vez! Então as novidades são as seguintes: Curei o íctio(ou pelo menos largou os peixes) com um 2º tratamento(fiz hoje o 3º dia do tratamento) e com a subida da temperatura. Caí no erro de baixar a temperatura(2ºc) e o que aconteceu...ictio novamente mas desta vez só apanhou um peixinho balão(que foi a minha nova aquisição) e agora espero que ao fazer o 6º dia ele já n tenha nada senão o que posso fazer? É que voltar a fazer um novo tratamento axo que vai contaminar muito a agua até pq retirei o carvão activo antes do 1º tratamento e fiz uma TPA entre o 1º e 2º tratamento(este ultimo ainda a decorrer como disse! Please! PS:Agora assim que vi o peixe balão c íctio voltei a aumentar a temperatura! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lenac Publicado: Fevereiro 23, 2010 Share Publicado: Fevereiro 23, 2010 Deixa a temperatura alta durante uma semana após o ictio ter desaparecido. Eu também fiz a patetice de descer a temp assim que vi os meus peixes melhores, e foi a maior burrice, porque o ictio voltou e em força. Na altura só utilizava meia dose de Protozin no aqua porque tinha alevins com dias na parideira e deste modo (remedio+sal+temp) não tive nenhuma baixa. Cumps. e boa aquariofilia lenac Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gcrboss Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2010 Oi pessoal! Já terminei a batalha contra o íctio! O resultado final foi 2 mortes(2 cardinais que pioraram pq da 1ª vez n consegui aumentar a temp so c um termostato) Morreu tambem o meu peixinho balao(green spoted puffer fish) =oS mas este ultimo nao foi por causa do ictio. Ele smpr comeu bem e muito variado(larvas de mosquito vermelho,granulado e alguns caracois pelo meio) e sempre teve activo até ontem que deixou de comer e a andar muito desgovernado,hoje dei c ele morto. Não sei a causa mas o resto ta tudo melhor que nunca. Agora vou fazer uma tpa de 15/20% mais ou menos e aspirar o fundo como manda a lei e voltar a colocar o carvão activo no filtro externo(há 15 dias que n tem) e se calhar depois voltarei a tentar um peixe balão pois fiquei fascinado co seu comportamento. Aceito concelhos pois também sei que esta espécie é de agua salobra/doce mas já li testemunhos que só agua doce é suficiente desde que tenha uma boa aclimatização e uma boa dieta! Que dizem os aquariofilistas meus amigos? Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jrp Publicado: Fevereiro 26, 2010 Share Publicado: Fevereiro 26, 2010 Desculpa a questão mas posso não ter lido bem o thread, o teu peixe balão é de água salgada certo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gcrboss Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2010 Desculpa a questão mas posso não ter lido bem o thread, o teu peixe balão é de água salgada certo? Ola! Não concretamente, é(era) de agua salobra/doce pelo que li dá-se bem em agua doce. cumps! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
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