Recommended Posts

Publicado

Continuando na montagem do micro-aquário (15L) coloquei lá um filtro para aquarios de 30L, regulável, que coloquei com o débito mínimo de agua.

No sabado introduzi, finalmente, os primeiros habitantes

- 5 neons neon.jpg

- 1 danio leopardo danioleo.jpg

Tudo normal, até terça-feira.

Estava a ver TV qd olhando para o aquário começo a "sentir a falta" dos neons, indo em busca deles veirfico que se encontravam junto do filtro e não conseguiam nadar contra a corrente, alem de estarem "pálidos"

Desliguei o filtro de imediato e eles, muito a custo, lá se libertaram.

Experimentei dar um pouco de comida para vera reacção e eles ignoraram-na :)

Resolvi introduzir, bolas de ar no aqua para, pelo menos, movimentar a agua.

Um dia depois, já com os neons melhores de saúde, voltei a ligar o filtro e em pouco tempo, voltou a acontecer o mesmo de terça-feira.

O filtro é um Hydor Pico com o máximo de 350litros/hora

box.jpg

A minha questão é:

- Como vou resolver a questão, sem trocar de peixes nem de filtro?

- Será que introduzindo mais material filtrante (o filtro tem muito espaço vago no interior) como lã de vidro reduzo o débito do filtro e consequentemente a circulação da água?

Estava a planear introduzir mais habitantes este fim de semana, mas énquanto não resolver isto não o vou fazer.

Agradecia ajuda pois neste momento o aqua está sem filtro, não é muito grave pq ainda é recente, mas, como é pequeno, em pouco tempo trona-se-á bem complicado.

Obrigado

Publicado:

A que nivel tens o filtro?

Por norma a boca do filtro fica à tona de água para que a corrente gerada seja apenas superficial e não impeça os peixes de nadar.

350L/h é demais para um aqua de 15L... para um aqua desses não devias ter muito mais alem dos 60L/h

O problema deles é a corrente de saída, ou a de entrada no filtro?

Se for a de saida é só colocares no minimo e subires a boca para a superficie.

Se for a de entrada, então a lâ filtrante pode dar uma ajuda, mas cuidado não queimes o motor do filtro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
A que nivel tens o filtro?  

Por norma a boca do filtro fica à tona de água para que a corrente gerada seja apenas superficial e não impeça os peixes de nadar.

a boca filtro está perto da superficie, não totalmente pq tenho o aqua cheio (e já é pouca agua) e tb devido ao barulho. Está cerca de 1 cm abaixo da superficie.

350L/h é demais para um aqua de 15L... para um aqua desses não devias ter muito mais alem dos 60L/h

Tb concordo, mas na altura da compra a opção limitava-se entre esse e um outro mais pequeno, seg caixa para 25L, a dif era cerca de 1€. Como este dava para regular o fluxo, pensei q era 1€ bem gasto.

O problema deles é a corrente de saída, ou a de entrada no filtro?

Se for a de saida é só colocares no minimo e subires a boca para a superficie.

Se for a de entrada, então a lâ filtrante pode dar uma ajuda, mas cuidado não queimes o motor do filtro.

O problema é a entrada.

Nos prim dias até achava piada a forma como eles se deixavam levar e depois nadavam contra a corrente.

Com o tempo é que começaram a ter mais dificuldades em evitarem ser sugados pelo filtro.

Tb pensei em colocar o filtro biológico, mas isso implica ter de começar tudo de novo o q, sinceramente, não queria.

Pelo menos já consegui "acordar" com a mulher que isto é um aquário temporário. O problema é que, segundo ela, existem outras prioridades na decoração da casa... o aqua está em 3º lugar (o pior é as outras duas serem muitoooo mais caras e implicarem mais tempo de aforro) :wink::)

Publicado:

oix!

apesar do filtro ser forte podes experimentar das coisasna minha opinião)

1º - trocar a lã por esponja, e meter a esponja à pressão para ficar comprimida, vai reduzir o fluxo de água.

ou

2º - trocar os neons por mais danios, os neons são peixes que gostam de águas calmas, enquanto os danio preferem correntes.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Ainda ando de volta desta questão.

Atafulhei o filtro com lã de vidro e melhorou, mas o filtro tem uma abertura na parte superior (onde entra a agua para a bomba) e agora é essa abertura que suga a maior parte da agua.

Ou seja, reduzi um pouco o caudal mas não resolvi de todo o problema. :roll:

Tenho andado a magicar e acho que só resolvo a quetão com um filtro "caseiro". Pensei no seguinte:

Um pequeno copo plástico (cx de iogurte por exemplo) perfurado cheio de esponja ou lã de vidro, com um tubo vertical por onde introduziria ar com a pedra difusora. Basicamente o mesmo principio do filtro de fundo.

Será que resulta? e a filtragem será razoável?

Publicado:

Se colocares um pouco de plastico daquele transparente e rigido (das camisas, por ex.) na entrada de agua no motor vais conseguir reduzir o caudal, inclusivamente se tapares o buraco todo não passa agua nenhuma o que não é bom :roll:

Publicado:
Se colocares um pouco de plastico daquele transparente e rigido (das camisas, por ex.) na entrada de agua no motor vais conseguir reduzir o caudal, inclusivamente se tapares o buraco todo não passa agua nenhuma o que não é bom  :evil:

:evil:

o meu prob é esse. tapo buraco o motor trabalha qs em seco, só barulheira e nada de agua, abro um pouco tenho caudal a mais :oops:

Não quero estar a comprar outro filtro, pq este aqua é suposto ser provisório. Tb não será grande solução andar tds os dias a experimentar tapar e/ou abrir buraquinhos :evil:

Vou experimentar a solução caseira, a ideia q o Pedro pereira deu da garrafa parece-me excelente :roll:

Publicado:

Boas

Um Procristal 50 da JBL emprestado durante uns tempos safava-te? Está parado e sem uso, triste e abandonado. :roll:

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:
Boas

Um Procristal 50 da JBL emprestado durante uns tempos safava-te? Está parado e sem uso, triste e abandonado. 8)

Vlad!

Obrigadão :twisted:

mas vou ver se me safo de outra maneira, pelo menos por agora.

Pelo menos o tempo que seria necessário para marcar encontro e ir buscar o filtro (não sei de onde és, prob até ficava mais barato comprar um 8) ) teria de me desenrascar na mesma.

Vou ver o q arranjo no fim de semana...

Publicado:

Sou de Almada, se for perto e se te puder ajudar, dispõe, senão, fica a intenção. :twisted:

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!