jokofar Publicado Novembro 25, 2004 Publicado Novembro 25, 2004 Continuando na montagem do micro-aquário (15L) coloquei lá um filtro para aquarios de 30L, regulável, que coloquei com o débito mínimo de agua. No sabado introduzi, finalmente, os primeiros habitantes - 5 neons - 1 danio leopardo Tudo normal, até terça-feira. Estava a ver TV qd olhando para o aquário começo a "sentir a falta" dos neons, indo em busca deles veirfico que se encontravam junto do filtro e não conseguiam nadar contra a corrente, alem de estarem "pálidos" Desliguei o filtro de imediato e eles, muito a custo, lá se libertaram. Experimentei dar um pouco de comida para vera reacção e eles ignoraram-na Resolvi introduzir, bolas de ar no aqua para, pelo menos, movimentar a agua. Um dia depois, já com os neons melhores de saúde, voltei a ligar o filtro e em pouco tempo, voltou a acontecer o mesmo de terça-feira. O filtro é um Hydor Pico com o máximo de 350litros/hora A minha questão é: - Como vou resolver a questão, sem trocar de peixes nem de filtro? - Será que introduzindo mais material filtrante (o filtro tem muito espaço vago no interior) como lã de vidro reduzo o débito do filtro e consequentemente a circulação da água? Estava a planear introduzir mais habitantes este fim de semana, mas énquanto não resolver isto não o vou fazer. Agradecia ajuda pois neste momento o aqua está sem filtro, não é muito grave pq ainda é recente, mas, como é pequeno, em pouco tempo trona-se-á bem complicado. Obrigado Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Nuno Antunes Publicado: Novembro 25, 2004 Publicado: Novembro 25, 2004 A que nivel tens o filtro? Por norma a boca do filtro fica à tona de água para que a corrente gerada seja apenas superficial e não impeça os peixes de nadar. 350L/h é demais para um aqua de 15L... para um aqua desses não devias ter muito mais alem dos 60L/h O problema deles é a corrente de saída, ou a de entrada no filtro? Se for a de saida é só colocares no minimo e subires a boca para a superficie. Se for a de entrada, então a lâ filtrante pode dar uma ajuda, mas cuidado não queimes o motor do filtro. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jokofar Publicado: Novembro 25, 2004 Autor Publicado: Novembro 25, 2004 A que nivel tens o filtro? Por norma a boca do filtro fica à tona de água para que a corrente gerada seja apenas superficial e não impeça os peixes de nadar. a boca filtro está perto da superficie, não totalmente pq tenho o aqua cheio (e já é pouca agua) e tb devido ao barulho. Está cerca de 1 cm abaixo da superficie. 350L/h é demais para um aqua de 15L... para um aqua desses não devias ter muito mais alem dos 60L/h Tb concordo, mas na altura da compra a opção limitava-se entre esse e um outro mais pequeno, seg caixa para 25L, a dif era cerca de 1€. Como este dava para regular o fluxo, pensei q era 1€ bem gasto. O problema deles é a corrente de saída, ou a de entrada no filtro?Se for a de saida é só colocares no minimo e subires a boca para a superficie. Se for a de entrada, então a lâ filtrante pode dar uma ajuda, mas cuidado não queimes o motor do filtro. O problema é a entrada. Nos prim dias até achava piada a forma como eles se deixavam levar e depois nadavam contra a corrente. Com o tempo é que começaram a ter mais dificuldades em evitarem ser sugados pelo filtro. Tb pensei em colocar o filtro biológico, mas isso implica ter de começar tudo de novo o q, sinceramente, não queria. Pelo menos já consegui "acordar" com a mulher que isto é um aquário temporário. O problema é que, segundo ela, existem outras prioridades na decoração da casa... o aqua está em 3º lugar (o pior é as outras duas serem muitoooo mais caras e implicarem mais tempo de aforro) Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
hotrodder Publicado: Novembro 26, 2004 Publicado: Novembro 26, 2004 oix! apesar do filtro ser forte podes experimentar das coisasna minha opinião) 1º - trocar a lã por esponja, e meter a esponja à pressão para ficar comprimida, vai reduzir o fluxo de água. ou 2º - trocar os neons por mais danios, os neons são peixes que gostam de águas calmas, enquanto os danio preferem correntes. abraço Citar A Água está cada vez mais Viva!
jokofar Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 Ainda ando de volta desta questão. Atafulhei o filtro com lã de vidro e melhorou, mas o filtro tem uma abertura na parte superior (onde entra a agua para a bomba) e agora é essa abertura que suga a maior parte da agua. Ou seja, reduzi um pouco o caudal mas não resolvi de todo o problema. Tenho andado a magicar e acho que só resolvo a quetão com um filtro "caseiro". Pensei no seguinte: Um pequeno copo plástico (cx de iogurte por exemplo) perfurado cheio de esponja ou lã de vidro, com um tubo vertical por onde introduziria ar com a pedra difusora. Basicamente o mesmo principio do filtro de fundo. Será que resulta? e a filtragem será razoável? Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Pedro Pereira Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 Eu uso o seguinte nos meus aquarios uma garrafa plastica, de agua, pequena, com o tal tubo e cheia de materia filtrante, e com furos na garrafa Citar <span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>
Antonio Leite Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 Se colocares um pouco de plastico daquele transparente e rigido (das camisas, por ex.) na entrada de agua no motor vais conseguir reduzir o caudal, inclusivamente se tapares o buraco todo não passa agua nenhuma o que não é bom Citar
jokofar Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 Se colocares um pouco de plastico daquele transparente e rigido (das camisas, por ex.) na entrada de agua no motor vais conseguir reduzir o caudal, inclusivamente se tapares o buraco todo não passa agua nenhuma o que não é bom o meu prob é esse. tapo buraco o motor trabalha qs em seco, só barulheira e nada de agua, abro um pouco tenho caudal a mais Não quero estar a comprar outro filtro, pq este aqua é suposto ser provisório. Tb não será grande solução andar tds os dias a experimentar tapar e/ou abrir buraquinhos Vou experimentar a solução caseira, a ideia q o Pedro pereira deu da garrafa parece-me excelente Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Vlad Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 Boas Um Procristal 50 da JBL emprestado durante uns tempos safava-te? Está parado e sem uso, triste e abandonado. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
jokofar Publicado: Dezembro 3, 2004 Autor Publicado: Dezembro 3, 2004 Boas Um Procristal 50 da JBL emprestado durante uns tempos safava-te? Está parado e sem uso, triste e abandonado. Vlad! Obrigadão mas vou ver se me safo de outra maneira, pelo menos por agora. Pelo menos o tempo que seria necessário para marcar encontro e ir buscar o filtro (não sei de onde és, prob até ficava mais barato comprar um ) teria de me desenrascar na mesma. Vou ver o q arranjo no fim de semana... Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Vlad Publicado: Dezembro 3, 2004 Publicado: Dezembro 3, 2004 Sou de Almada, se for perto e se te puder ajudar, dispõe, senão, fica a intenção. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts