Recommended Posts

Publicado

Boas...

Para um aquario de 400 L com sump, que bomba de retorno devo adquirir, 1000l/h será suficiente?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

viva,

Não especificas para que queres o aquário, assim é difícil... É para ciclideos ?

acho que deves pensar, no mínimo, numa bomba com 3.500 ltrs/h.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:
viva,

Não especificas para que queres o aquário, assim é difícil... É para ciclideos ?

acho que deves pensar, no mínimo, numa bomba com 3.500 ltrs/h.

É suposto ser um aqua plantado com ciclideos americanos.

A resposta é simples, depende da quantidade de litros hora que a tua descarga consegue fazer. ;)

Não percebi... como posso saber isso?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

se a quantidade de agua que sai pela bomba for maior que aquela que vem do aquario para a sump vais ficar com a bomba a trabalhar quase a seco, pois a bomba bombeia mais agua do que aquela que entra na sump. Se for um sistema em vácuo penso que isso ja não fosse acontecer

Publicado:

Bolas... é chatice atrás de chatice, não li nada acerca disso, agora não sei o que fazer, como vou saber se a quantidade de agua que sai pela bomba é maior que a aquela que sai para a sump... sistema em vacuo, não sei como construir isso. :roll:

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

O aquario já está furado, é furo de fundo... pelos vistos esta não foi uma solução viável... Terei que comprar uma bomba com capacidade de litragem muito superior a 2000l/h certo?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Não tremas pá ! Se todos os problemas fosses assim.. ;)

Por exemplo podes comprar ate uma bomba de 500l/h, isto porque podes sempre controlar o fluxo do tubo de descarga.. basta colocares uma torneira. Alias, num furo de fundo convém sempre ter uma torneira a seguir ao passa muros de forma a ajudar nas manutenções.

Na torneira afinas a descarga de forma a que a sump não encha nem fique em seco.

Acho que entendo... eu tenho tentado procurar faqs sobre construção de sumps mas não tenho encontrado essas informações, sabes de algum link que tenha essas informações sobre tubagens, torneiras etc etc etc?

obrigado

cumps

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Ó pessoal! Ou eu não estou a entender bem ou acho que existe aqui um bocado de confusão na questão da estimativa da litragem/hora da bomba de retorno.

O erro mais comum é pensar-se que a bomba deve "tirar" tanta água da sump quanto a água que "entra" na sump, ou seja, que se deve equilibrar os volumes de água. Nada mais errado!

o tubo de descarga do aquário para a sump deve ser sempre capaz de levar mais débito de água do aquário para a sump. Se assim for, a litragem da bomba é irrelevante para os cálculos (alheio-me de outros factores, como a capacidade de filtragem, etc). Do ponto de vista dos volumes de água, a quantidade de água que "entra" na sump tem forçosamente que ser maior que a quantidade de água que "sai" da sump de volta para o aquário (bombada pela bomba).

Apenas há que garantir que a sump não transborda em caso de falta de energia e que o circuito retoma o funcionamento quanto voltar a electricidade. Para tal, existem muitas técnicas (furos de nível, colunas secas, overflows, etc.).

Diria que se o teu aquário tem um furo de fundo então deve ter o tubo vindo do fundo até quase à superficie do aquário. A altura do tubo dita o nível de água do aquário e é a diferença de água entre o nível máximo que o aquário atinge e o nível ditado pela altura do tubo que tem que "caber" dentro da sump sem que ela transborde.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Entendo o que dizes... mas mantenho a duvida com que tipo de bomba devo comprar para ter uma filtragem mais que eficaz no aquario.... afinal que capacidade de litro/hora deverá ter...

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

400l uteis (a contar com a sump)?

IMHO nunca menos de 2000l/h. Se puderes gastar mais uns euros mete qualquer coisa na ordem dos 3000l/h

Publicado:

Com a sump equivale a um total de 550l...

Então tentar algo na ordem dos 3000l/h e não menos que 2000l/h. :)

Cumprimentos

Rui Alves

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!