Recommended Posts

Publicado (editado)

Bons dias a todos,

Recentemente montei um aquario onde queria por algumas couves e pensei anubias seriam melhores pois não necessitam de tanto cuidado e dão-se bem com pouco ou muita luz. Mas eu tinha um problema pois queria que ps peixes se vissem e não queria encher o aquario com madeiras ou atar inumeras vezes as pedras as pequenas e grandes anubias.

Então ao fim de pensar um pouco e de pesquisar na net algum tempo deparei-me com o conseito de custura nos aquarios, pegas numa linha em esponja e coses as anubias ou fetos de java a esponjas, com tempo e paciencia faz-se uma renda que qualquer mãe ficaria orgulhosa do filho.

Atenção que isto so resulta com Anubias e fetos pois são as unicas que conseguem subsistir sem substrato. Tambem funciona com bilros e croché.

Materiais:

Tesoura

Linha de pesca fina

Agulha de coser grossa

esponja de filtro fina 1/1.5cm/2cm (pode ser maior)

ventosas

plantas que queres prender

deixo aqui algumas fotos das farias fazes:

As Plantas (anubias grandes e pequenas):

img0819a.jpg

O material necessario:

img0820l.jpg

1º Coser as ventosas a esponja:

img0821b.jpg

img0822g.jpg

lado oposto

img0823a.jpg

2º Coser as plantas com cuidado para não cortar folhas ou o caule com a linha, tentar encontrar uma costrução em que todas as plantas tenho alguma luz e tapando a esponja com as mesmas:

img0825z.jpg

img0826t.jpg

img0827bz.jpg

Resultado final:

img0851n.jpg

img0852s.jpg

Espero que tenham gostado e que tenha ajudado com muitas ideias

Luis Ventura

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Publicado:

Muito giro. Quando vi a fotografia no post dos camarões madeira nem vi a esponja.

Agora vê-se, mas as anúbias ainda não cresceram pois não?

Cumps,

João

Publicado:

Boa tarde,

Bastante original, boa ideia. Gostei mesmo muito.

E para além de ficar bonito tem várias vantagens. Podemos colocar na altura que queremos, mais perto ou mais longe da iluminação. E a esponja pode armazenar nutrientes para as plantas.

Abraço

Publicado:

elas ainda não cresceram não e sim as esponjas são um íman de .... porcaria.

as esponjas vão ser tapadas na totalidade pelas folhas quando estas crescerem e serão preenchidas com as raízes também

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Publicado:

excelente post, de altissima qualidade e vou pensar seriamente no caso. pois fara o aquario parecer mais verde e maior.

Publicado:

Boas

Em primeiro parabens pela idea ta muito original possivelmente vou copiar a idea :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Apk 290

Publicado:

realmente as ideias mais simples as vezes sao boas soluçoes

parabens

e eu que andava cansado de ver as minhas anubias a crescerem e multiplicarem se desalmadamente e cada vez que olho pra elas penso onde as colocar

ja tenho paletes de anubias , grandes pequenas enfim..., e este parece me que vai ser um exemplo a seguir num dos meus aquas ...

o factor da esponja agarrar muita sujidade , bem mais um filtro pro aqua hehehhe

ja tive um vidro de fundo tapado com musgo java e realmente o problema prendia se na sujidade que este acumulava , a esponja sempre é mais facil de retirar do aqua e reter as impurezas absorvidas numa bacia das grandes

sim sr..

parabens pela ideia simples e original

Publicado:

em vez de esponja assim que tal aquelas esponjas de carvao activado, assim mesmo pouco desenvolvido não chama atenção.

Publicado:

Se se arranjar uma esponja preta, com o fundo preto até passa despercebido, mas o conceito é muito bom!!!

Parabéns ;) a meu vêr funciona e muito bem.

Cumps. e boa aquariofilia

lenac