Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Tenho um aquário de 120L com 3 discus e mais alguns peixes. Visto que já os tenho a mais de 1 mês, começo a ficar preocupado porque muito dificilmente os vejo a comer e sempre que me aproximo quase se "enterram" de medo. Já pensei em várias razões mas temo que os parâmetros poderão estar ligado a isto.

pH- 7

N02- 0.1

N03- >50

nH4- 0

Kh- 4

Gh- 13

P04- 0.50

Temperatura- 29

TPA's semanalmente 25%

Espero que alguém me possa me ajudar para eu no mínimo entender o que se passa e o que poderei fazer.

Muito Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Publicado:

O valor da amónia está a 0?. Eles parecem estar um pouco stressados, pela tua descrição. Não tem nenhum peixe que ande a embicar com eles?

Eu para ambientar o meu Discu fui-me aproximando dele a pouco e pouco, e ontem já o vi comer, e ele já se aproxima de mim, mas ainda foge se eu encostar um dedo ao vidro ou fizer, movimentos bruscos.

Poderia postar uma foto do aqua? :unsure:

Publicado:
N03- >50

...

TPA's semanalmente 25%

Boas, e está admirado?

Tens de rever "isso" rapidamente, senão esquece os Discus..

Além de muitos aspectos que não referes que podem ser relevantes, como por exemplo o filtro que tens nesse aquario. Se queres ter Discus por muito tempo, deves ler muito e apreender o que eles necessitam de ter para serem saudáveis. Ao contrário do que muita gente pensa até nem é dificil, pois os Discus até são peixes muito resistentes, apenas têm a decência (ao contrário de outas espécies) de nos avisar que não estão bem ou que não estão a gostar de alguma coisa.

Assim, muito (muito) resumidamente, relembro alguns aspectos que poderás estar a esquecer:

- DISCUS = TPA's frequentes pois a qualidade da água é fundamental

- NO3 > 20 ppm para Discus é crime (idealmente < 10 ppm, daí as TPA's serem fundamentais)

- Atenção à água de reposição nas TPA (temp., PH, cloro, etc...), senão é pior a imenda que o Soneto

- Se aquario é plantado (mesmo sem adição de CO2), atenção às variações de Ph (se não adicionas CO2, como tens o KH a 4, em principio não deves ter este problema)

- É preferivel fazeres TPA's mais frequentes do que muito volumosas (ex.: 2 x 25% é melhor que 1 x 50%), pois a alteração dos parametros é menor

Boa Sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Eu fazia tpas de 5 litros de àgua, agora irei fazer de 10 litros, porque vou receber mais Discus, isto diárias.

Espero que o ph a 7,4 não me dê problemas, ele estava a 7 , mas infelizmente apanhei Ictício e tiver de renovar todas as matérias filtrantes da Biobox, o que me causou uma grande perda, das bactérias colonizantes,.

Acham que devo pôr o ph a 7,0? ou deixá-lo a 7,4? Até agora nenhum peixe morreu, e não tive problemas. :unsure:

Publicado:
Eu fazia tpas de 5 litros de àgua, agora irei fazer de 10 litros, porque vou receber mais Discus, isto diárias.

Espero que o ph a 7,4 não me dê problemas, ele estava a 7 , mas infelizmente apanhei Ictício e tiver de renovar todas as matérias filtrantes da Biobox, o que me causou uma grande perda, das bactérias colonizantes,.

Acham que devo pôr o ph a 7,0? ou deixá-lo a 7,4? Até agora nenhum peixe morreu, e não tive problemas. :cool2:

Boas,

Faz tpas de 3 em 3 dias todos os dias deve ser muito stressante para os bichos,

Biobox? Estas a falar daquela caixa preta que tem dentro dos aqua que se mete o filtro e o termostato dentro? Era preferível teres um filtro externo de balde pois são muito mais eficientes e levam mais matéria filtrante que os internos,

Apanhaste ictio? A que temperatura tens o aqua? apanhar ictio com 28/29 graus é uma faceta e tanto visto que o ictio morre a estas temperaturas que são ideais para os discus...

cumpz

Publicado:
Quais são os valores de NO2 e NO3 da água que utilizas antes de colocar no aquário?

Os valores da torneira são: N02- 0 N03- 25

O valor da amónia está a 0?. Eles parecem estar um pouco stressados, pela tua descrição. Não tem nenhum peixe que ande a embicar com eles?

Eu para ambientar o meu Discu fui-me aproximando dele a pouco e pouco, e ontem já o vi comer, e ele já se aproxima de mim, mas ainda foge se eu encostar um dedo ao vidro ou fizer, movimentos bruscos.

Poderia postar uma foto do aqua? ;)

Os unicos peixes que penso que possam criar alguma ameaça sao os barbos, mas amanha ja os vou retirar. Tenho aqui algumas fotos tiradas com o telemóvel.

gallery_40154_1745_78763.jpg

gallery_40154_1745_12500.jpg

Boas, e está admirado?

Tens de rever "isso" rapidamente, senão esquece os Discus..

Além de muitos aspectos que não referes que podem ser relevantes, como por exemplo o filtro que tens nesse aquario. Se queres ter Discus por muito tempo, deves ler muito e apreender o que eles necessitam de ter para serem saudáveis. Ao contrário do que muita gente pensa até nem é dificil, pois os Discus até são peixes muito resistentes, apenas têm a decência (ao contrário de outas espécies) de nos avisar que não estão bem ou que não estão a gostar de alguma coisa.

Assim, muito (muito) resumidamente, relembro alguns aspectos que poderás estar a esquecer:

- DISCUS = TPA's frequentes pois a qualidade da água é fundamental

- NO3 > 20 ppm para Discus é crime (idealmente < 10 ppm, daí as TPA's serem fundamentais)

- Atenção à água de reposição nas TPA (temp., PH, cloro, etc...), senão é pior a imenda que o Soneto

- Se aquario é plantado (mesmo sem adição de CO2), atenção às variações de Ph (se não adicionas CO2, como tens o KH a 4, em principio não deves ter este problema)

- É preferivel fazeres TPA's mais frequentes do que muito volumosas (ex.: 2 x 25% é melhor que 1 x 50%), pois a alteração dos parametros é menor

Boa Sorte

Em relação aos N03, para alem dos TPA's, tenho algumas cabombas e elodeas ( estou à espera de umas plantas flutuantes) para tentar controlar os nitratos. Mas, já apartir de hoje vou fazer TPA's mais frequentes em menor volume para tentar manter a qualidade da agua.

Hoje já notei uma melhoria enorme num dos discus. Logo que chego ao vidro ele vem e fica ali a olhar para mim. Até se alimentou de uma forma gulosa =)

Agradeço toda a ajuda. Qualquer forma, irei relatar a voçes se houver alguma mudança.

Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Publicado: (editado)

A questão é que ontem recebi 4 Discus de um membro do fórum (MarquesDiscus) lindíssimos estou toda babada. :multi:

Só que como a àgua deles estava fria, eu reduzi a temperatura do aquário para 26º , e isto para evitar um possível choque osmótico , tinha a tpa feita antes , e meti fishtamin e sera mineral salt.

A temperatura da minha àgua está nos 30ºc, graças a Deus, nenhum menino morreu , e estão todos bem.

Mas ainda estão tímidos.

A questão foi que quando baixei a àgua, à noite o meu Discu residente tinha umas pintas brancas na cauda, mas hoje a temperatura estava a 30ºc, e ele já não tem nada.

É que eu ainda não consegui encontrar um filtro com potência, e pequeno que caiba na Biobox2 , o problema não é do aquário é mesmo do tamanho da BioBox. :multi:

Eu vou meter um filtro Externo, mas se adquirir um, conto já com a minha nova fishroom. ;)

Tou a pensar em 4 cubos 50x50x50 e um aquário para os alevins de 150x50x50. Acham pequeno?

Realmente o filtro externo deve ser muito melhor, e até em manutenção.

Estou a pensar em casais de Discus com os seguintes cruzamentos.

F - White Diamond x M Blue Diamond

F - Golden Albino x M Golden Albino

F Yellow Sunrise X M Solid Red Fire ou Marlboro Red

O 4º cubo é de quarentena, a coisa da Osmose Inversa é que me pareçe complicada.

Nos cubos estou a pensar pôr filtros de cascata Eihem isto porque, já li pessoal que diz aqui que os alevins podem agarrar-se à esponja e desagarrar-se dos pais.

Fiz ontem um teste à Amónia e esta está a 0,5. Acho que no teste líquido dá-me menos do que no de tira. :multi:

Editado por mindgirl
Publicado:
A questão é que ontem recebi 4 Discus de um membro do fórum (MarquesDiscus) lindíssimos estou toda babada. :animal_fish:

Só que como a àgua deles estava fria, eu reduzi a temperatura do aquário para 26º , e isto para evitar um possível choque osmótico , tinha a tpa feita antes , e meti fishtamin e sera mineral salt.

A temperatura da minha àgua está nos 30ºc, graças a Deus, nenhum menino morreu , e estão todos bem.

Nunca mas nunca faças isso queres matar os peixes?

CHOQUE OSMOTICO? sabes o que é?

mindgirl....sinceramente tenho visto alguns posts teus e sei que so queres ajudar quem necessita mas afirmações

dessas como esta que fizeste é demasiado grave para deixar passar..nunca se baixa a temperatura...a

ambientação deve ser feita dentro dos sacos gradualmente acrescentar água...

ps - peço desculpa do offtopic

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Eles não vieram em sacos. bigsmile. Desculpa, mas sugerias que eu fizesse isso, aonde eles chegaram, aquilo estava cheio de caganitas (amónia), e estavas a sugerir que eu fizesse o aquecimento gradualmente dentro daquilo?

Eu recebi os Discus em àgua super-fria, e estás-me a dizer que devia retirá-los e metê-los logo na àgua a 30º?

Assim é que eles poderiam morrer com um choque térmico, ou então adoeciam, mas graças a Deus estão todos bem.

Sim, dentro de sacos, mas eu não os recebi dentro de sacos, a questão é que quando abri as tampas, eles já andavam de lado, eu estava lá para recebê-los, ainda a camioneta não tinha chegado. Assim que chegou fui rapidamente pô-los a casa e desempacotá-los, só 1 deles vinha a nadar de lado.

Abri os recepientes, e tirei os Discus devagarinhoe meti-os devagarinho no aquário, para o choque não ser grande, rapidamente adicionei sera fishtamin, e sera ectopur.

Por acaso na Sexta-Feira esteve imenso frio, e eu aquilo que fiz, foi agir rapidamente. :P.

Peço desculpa, queria dizer choque térmico.

Choque Osmotico, não è quando as barbatanas do peixe podem ficar corroídas, devido ao excesso de uso de àgua de Osmose, foi o que aprendi.

E só uma pergunta, a temperatura da àgua aonde eles chegaram estava a 22º mais ou menos, no meu estava a 26º, estavas a sugerir que eu deitasse àgua quente nos Discus com uma temperatura de 30º? ;).

Estavas a sugerir, que deitasse àgua do meu aquário, para os recipientes, e só depois metesse os Discus no aquário?

Após uma viagem de 4 horas, ou mais? :confused4:

Publicado:
ambientação deve ser feita dentro dos sacos gradualmente acrescentar água...

Quem diz sacos, diz o recipientes onde eles vem

Cumprimentos

João Campos

Publicado:

Ok, da próxima vez farei assim, o problema é que estava a fazer o expediente da empresa, e enfim... biggrin

Tive que me despachar caso contrário estava feita. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mas ando constantemente de olho no aqua, e está tudo bem, já passeiam pelo aqua, e começam a explorar mais, graças a deus posso ter feito asneira, mas está tudo bem.

Publicado:

mindgirl...

estamos sempre a aprender...mas para a proxima ja sabes o que fazer...

agora o que interessa e que os peixes estão...agora presta atenção nos proximos dias porque existem sintomas que nao aparecem logo...

nao leves a mal os meus comentários...mas tenta corrigir o que fizeste mal...como correu bem podia ter sido desastroso...

ja vi ambientaçoes bem feitas correrem mal por este ou aquele motivo...

dou-te um exemplo os peixes vindo da asia demoram 9 ou mais horas a chegar cá...e a ambientação se fosse feita assim como tu fizeste acabava por ser desastroso!

ja agora...

O choque osmótico é a alteração súbita da pressão osmótica a que é submetida uma célula (ou partícula viral), geralmente para causar sua lise e perda de seu conteúdo.

Usa-se o choque osmotico como tratamento de flukes isto é parasitas das escamas e guelrras..sendo que tem de se adicionar agua de osmose para tratamento...mas isso é outra história

abraço

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!