Discus atrofiados


Sr.Silva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

 

Tenho um aquário de 120L com 3 discus e mais alguns peixes. Visto que já os tenho a mais de 1 mês, começo a ficar preocupado porque muito dificilmente os vejo a comer e sempre que me aproximo quase se "enterram" de medo. Já pensei em várias razões mas temo que os parâmetros poderão estar ligado a isto.

 

pH- 7

N02- 0.1

N03- >50

nH4- 0

Kh- 4

Gh- 13

P04- 0.50

 

Temperatura- 29

 

TPA's semanalmente 25%

 

Espero que alguém me possa me ajudar para eu no mínimo entender o que se passa e o que poderei fazer.

 

Muito Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor da amónia está a 0?. Eles parecem estar um pouco stressados, pela tua descrição. Não tem nenhum peixe que ande a embicar com eles?

Eu para ambientar o meu Discu fui-me aproximando dele a pouco e pouco, e ontem já o vi comer, e ele já se aproxima de mim, mas ainda foge se eu encostar um dedo ao vidro ou fizer, movimentos bruscos.

 

Poderia postar uma foto do aqua? :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N03- >50

...

TPA's semanalmente 25%

 

Boas, e está admirado?

 

Tens de rever "isso" rapidamente, senão esquece os Discus..

 

Além de muitos aspectos que não referes que podem ser relevantes, como por exemplo o filtro que tens nesse aquario. Se queres ter Discus por muito tempo, deves ler muito e apreender o que eles necessitam de ter para serem saudáveis. Ao contrário do que muita gente pensa até nem é dificil, pois os Discus até são peixes muito resistentes, apenas têm a decência (ao contrário de outas espécies) de nos avisar que não estão bem ou que não estão a gostar de alguma coisa.

 

Assim, muito (muito) resumidamente, relembro alguns aspectos que poderás estar a esquecer:

 

- DISCUS = TPA's frequentes pois a qualidade da água é fundamental

- NO3 > 20 ppm para Discus é crime (idealmente < 10 ppm, daí as TPA's serem fundamentais)

- Atenção à água de reposição nas TPA (temp., PH, cloro, etc...), senão é pior a imenda que o Soneto

- Se aquario é plantado (mesmo sem adição de CO2), atenção às variações de Ph (se não adicionas CO2, como tens o KH a 4, em principio não deves ter este problema)

- É preferivel fazeres TPA's mais frequentes do que muito volumosas (ex.: 2 x 25% é melhor que 1 x 50%), pois a alteração dos parametros é menor

 

Boa Sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia tpas de 5 litros de àgua, agora irei fazer de 10 litros, porque vou receber mais Discus, isto diárias.

 

Espero que o ph a 7,4 não me dê problemas, ele estava a 7 , mas infelizmente apanhei Ictício e tiver de renovar todas as matérias filtrantes da Biobox, o que me causou uma grande perda, das bactérias colonizantes,.

 

Acham que devo pôr o ph a 7,0? ou deixá-lo a 7,4? Até agora nenhum peixe morreu, e não tive problemas. :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia tpas de 5 litros de àgua, agora irei fazer de 10 litros, porque vou receber mais Discus, isto diárias.

 

Espero que o ph a 7,4 não me dê problemas, ele estava a 7 , mas infelizmente apanhei Ictício e tiver de renovar todas as matérias filtrantes da Biobox, o que me causou uma grande perda, das bactérias colonizantes,.

 

Acham que devo pôr o ph a 7,0? ou deixá-lo a 7,4? Até agora nenhum peixe morreu, e não tive problemas. :cool2:

 

Boas,

 

Faz tpas de 3 em 3 dias todos os dias deve ser muito stressante para os bichos,

 

Biobox? Estas a falar daquela caixa preta que tem dentro dos aqua que se mete o filtro e o termostato dentro? Era preferível teres um filtro externo de balde pois são muito mais eficientes e levam mais matéria filtrante que os internos,

 

Apanhaste ictio? A que temperatura tens o aqua? apanhar ictio com 28/29 graus é uma faceta e tanto visto que o ictio morre a estas temperaturas que são ideais para os discus...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os valores de NO2 e NO3 da água que utilizas antes de colocar no aquário?

 

Os valores da torneira são: N02- 0 N03- 25

 

 

O valor da amónia está a 0?. Eles parecem estar um pouco stressados, pela tua descrição. Não tem nenhum peixe que ande a embicar com eles?

Eu para ambientar o meu Discu fui-me aproximando dele a pouco e pouco, e ontem já o vi comer, e ele já se aproxima de mim, mas ainda foge se eu encostar um dedo ao vidro ou fizer, movimentos bruscos.

 

Poderia postar uma foto do aqua? ;)

 

Os unicos peixes que penso que possam criar alguma ameaça sao os barbos, mas amanha ja os vou retirar. Tenho aqui algumas fotos tiradas com o telemóvel.

 

gallery_40154_1745_78763.jpg

gallery_40154_1745_12500.jpg

 

 

Boas, e está admirado?

 

Tens de rever "isso" rapidamente, senão esquece os Discus..

 

Além de muitos aspectos que não referes que podem ser relevantes, como por exemplo o filtro que tens nesse aquario. Se queres ter Discus por muito tempo, deves ler muito e apreender o que eles necessitam de ter para serem saudáveis. Ao contrário do que muita gente pensa até nem é dificil, pois os Discus até são peixes muito resistentes, apenas têm a decência (ao contrário de outas espécies) de nos avisar que não estão bem ou que não estão a gostar de alguma coisa.

 

Assim, muito (muito) resumidamente, relembro alguns aspectos que poderás estar a esquecer:

 

- DISCUS = TPA's frequentes pois a qualidade da água é fundamental

- NO3 > 20 ppm para Discus é crime (idealmente < 10 ppm, daí as TPA's serem fundamentais)

- Atenção à água de reposição nas TPA (temp., PH, cloro, etc...), senão é pior a imenda que o Soneto

- Se aquario é plantado (mesmo sem adição de CO2), atenção às variações de Ph (se não adicionas CO2, como tens o KH a 4, em principio não deves ter este problema)

- É preferivel fazeres TPA's mais frequentes do que muito volumosas (ex.: 2 x 25% é melhor que 1 x 50%), pois a alteração dos parametros é menor

 

Boa Sorte

 

Em relação aos N03, para alem dos TPA's, tenho algumas cabombas e elodeas ( estou à espera de umas plantas flutuantes) para tentar controlar os nitratos. Mas, já apartir de hoje vou fazer TPA's mais frequentes em menor volume para tentar manter a qualidade da agua.

 

Hoje já notei uma melhoria enorme num dos discus. Logo que chego ao vidro ele vem e fica ali a olhar para mim. Até se alimentou de uma forma gulosa =)

 

Agradeço toda a ajuda. Qualquer forma, irei relatar a voçes se houver alguma mudança.

 

Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é que ontem recebi 4 Discus de um membro do fórum (MarquesDiscus) lindíssimos estou toda babada. :multi:

 

Só que como a àgua deles estava fria, eu reduzi a temperatura do aquário para 26º , e isto para evitar um possível choque osmótico , tinha a tpa feita antes , e meti fishtamin e sera mineral salt.

A temperatura da minha àgua está nos 30ºc, graças a Deus, nenhum menino morreu , e estão todos bem.

 

Mas ainda estão tímidos.

 

A questão foi que quando baixei a àgua, à noite o meu Discu residente tinha umas pintas brancas na cauda, mas hoje a temperatura estava a 30ºc, e ele já não tem nada.

 

É que eu ainda não consegui encontrar um filtro com potência, e pequeno que caiba na Biobox2 , o problema não é do aquário é mesmo do tamanho da BioBox. :multi:

 

Eu vou meter um filtro Externo, mas se adquirir um, conto já com a minha nova fishroom. ;)

 

Tou a pensar em 4 cubos 50x50x50 e um aquário para os alevins de 150x50x50. Acham pequeno?

 

Realmente o filtro externo deve ser muito melhor, e até em manutenção.

 

Estou a pensar em casais de Discus com os seguintes cruzamentos.

 

F - White Diamond x M Blue Diamond

F - Golden Albino x M Golden Albino

F Yellow Sunrise X M Solid Red Fire ou Marlboro Red

 

O 4º cubo é de quarentena, a coisa da Osmose Inversa é que me pareçe complicada.

 

Nos cubos estou a pensar pôr filtros de cascata Eihem isto porque, já li pessoal que diz aqui que os alevins podem agarrar-se à esponja e desagarrar-se dos pais.

 

Fiz ontem um teste à Amónia e esta está a 0,5. Acho que no teste líquido dá-me menos do que no de tira. :multi:

Editado por mindgirl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é que ontem recebi 4 Discus de um membro do fórum (MarquesDiscus) lindíssimos estou toda babada. :animal_fish:

 

Só que como a àgua deles estava fria, eu reduzi a temperatura do aquário para 26º , e isto para evitar um possível choque osmótico , tinha a tpa feita antes , e meti fishtamin e sera mineral salt.

A temperatura da minha àgua está nos 30ºc, graças a Deus, nenhum menino morreu , e estão todos bem.

 

 

Nunca mas nunca faças isso queres matar os peixes?

 

CHOQUE OSMOTICO? sabes o que é?

 

mindgirl....sinceramente tenho visto alguns posts teus e sei que so queres ajudar quem necessita mas afirmações

 

dessas como esta que fizeste é demasiado grave para deixar passar..nunca se baixa a temperatura...a

 

ambientação deve ser feita dentro dos sacos gradualmente acrescentar água...

 

 

ps - peço desculpa do offtopic

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não vieram em sacos. bigsmile. Desculpa, mas sugerias que eu fizesse isso, aonde eles chegaram, aquilo estava cheio de caganitas (amónia), e estavas a sugerir que eu fizesse o aquecimento gradualmente dentro daquilo?

Eu recebi os Discus em àgua super-fria, e estás-me a dizer que devia retirá-los e metê-los logo na àgua a 30º?

Assim é que eles poderiam morrer com um choque térmico, ou então adoeciam, mas graças a Deus estão todos bem.

 

Sim, dentro de sacos, mas eu não os recebi dentro de sacos, a questão é que quando abri as tampas, eles já andavam de lado, eu estava lá para recebê-los, ainda a camioneta não tinha chegado. Assim que chegou fui rapidamente pô-los a casa e desempacotá-los, só 1 deles vinha a nadar de lado.

Abri os recepientes, e tirei os Discus devagarinhoe meti-os devagarinho no aquário, para o choque não ser grande, rapidamente adicionei sera fishtamin, e sera ectopur.

Por acaso na Sexta-Feira esteve imenso frio, e eu aquilo que fiz, foi agir rapidamente. :P.

 

Peço desculpa, queria dizer choque térmico.

 

Choque Osmotico, não è quando as barbatanas do peixe podem ficar corroídas, devido ao excesso de uso de àgua de Osmose, foi o que aprendi.

 

E só uma pergunta, a temperatura da àgua aonde eles chegaram estava a 22º mais ou menos, no meu estava a 26º, estavas a sugerir que eu deitasse àgua quente nos Discus com uma temperatura de 30º? ;).

Estavas a sugerir, que deitasse àgua do meu aquário, para os recipientes, e só depois metesse os Discus no aquário?

Após uma viagem de 4 horas, ou mais? :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ambientação deve ser feita dentro dos sacos gradualmente acrescentar água...

 

Quem diz sacos, diz o recipientes onde eles vem

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, da próxima vez farei assim, o problema é que estava a fazer o expediente da empresa, e enfim... biggrin

Tive que me despachar caso contrário estava feita. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mas ando constantemente de olho no aqua, e está tudo bem, já passeiam pelo aqua, e começam a explorar mais, graças a deus posso ter feito asneira, mas está tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mindgirl...

 

estamos sempre a aprender...mas para a proxima ja sabes o que fazer...

 

agora o que interessa e que os peixes estão...agora presta atenção nos proximos dias porque existem sintomas que nao aparecem logo...

 

nao leves a mal os meus comentários...mas tenta corrigir o que fizeste mal...como correu bem podia ter sido desastroso...

 

ja vi ambientaçoes bem feitas correrem mal por este ou aquele motivo...

 

dou-te um exemplo os peixes vindo da asia demoram 9 ou mais horas a chegar cá...e a ambientação se fosse feita assim como tu fizeste acabava por ser desastroso!

 

ja agora...

 

O choque osmótico é a alteração súbita da pressão osmótica a que é submetida uma célula (ou partícula viral), geralmente para causar sua lise e perda de seu conteúdo.

Usa-se o choque osmotico como tratamento de flukes isto é parasitas das escamas e guelrras..sendo que tem de se adicionar agua de osmose para tratamento...mas isso é outra história

 

 

abraço

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais