QUIEL Publicado Fevereiro 11, 2010 Publicado Fevereiro 11, 2010 Oi gente... Ja li aqui no forum artigos sobre o uso de terra de vaso como substrato... Qual é a vossa opinião? Compensa financeiramente? Os resultados são igualmente bons? Citar
Mário Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Boas Podes efectivamente usar terra de vaso como substrato, eu já usei com sucesso num nano. De qualquer forma, não tem nada a ver com produtos próprios para o efeito. Por outro lado, apesar de puderes usar directamente do saco, aconselho-te a fazer um tratamento (lavar e ferver), e digo-te por experiência própria que dá uma trabhalheira. Mais vale pegares em 10€ e comprares uma daquelas embalagens de substrato da Sera que ficas melhor servido. 1 Abraço Citar
zlatan9 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 (editado) Se queres colocar um substrato fértil tens também uns mais baratos, como o Mário referiu. Penso que se chame Sera Floradepot. Outra solução seria a akadama. Editado Fevereiro 11, 2010 por zlatan9 Citar One Fish Standing Kurichiba
Mário Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Exactamente Na altura falhou-me o nome. Em relação à Akadama, é um assunto que causa muita controvérsia. Em minha opinião pessoal, a Akadama não é um substrato fértil pelo menos um que se possa dizer completo. Se é uma argila cozida a altas temperaturas, poderá efectivamente ter alguma composição mineral, mas dai a poder chamar-lhe substrato fértil vai uma grande distância. Também já ouvi dizer que a Akadama com o tempo tem têndencia a fixar alguns nutrientes, fornecendo-o às plantas através do sistema radicular. 1 Abraço Citar
zlatan9 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Sem querendo também estar a entrar também na velha discussão, até porque não tenho conhecimentos para isso, referi-a como outra solução no sentido de em vez de substrato fértil + camada inerte, colocar somente a akadama. Citar One Fish Standing Kurichiba
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 mas a Akadama não substitui substrato fértil, como podes indicar substituir substrato fértil + areão por akadama? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
mindgirl Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Eu comprei um substracto da Prodac ontem, e meti-o no aquário, custou-me 9,90E e para o efeito que é serve. Citar
QUIEL Publicado: Fevereiro 11, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2010 9.90€ da Prodac? Mas para quantos litros? Onde compraste?? Citar
Tugz Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 (editado) Isto é o que podes fazer com terra e areia por cima misurada com areao vulcanico. Nem uma gota de fertilizante, mas agora está a começar a precisar. Mas isto é para mostrar que é um optimo substrato fértil. Abraço Editado Fevereiro 11, 2010 por Tugz Citar
Recommended Posts