Recommended Posts

Publicado

Boas, adquiri ontem o meu primeiro aquário... tem 60x29x26 (cerca de 54L), um aquecedor TetraTec 75W e uma bomba/filtro TetraTec in400 (400L/h).

Gostaria de saber se tenho todo o material necessário para começar! A iluminação é uma calha com uma lampada de filamentos, que vou adaptar para colocar uma lampada fluorescente!

A ideia agora é colocar o fundo, algumas plantas vivas e deixar "estabilizar" por uma/duas semanas!

Gostaria da vossa opinião para o fundo, andei a ler aqui pelo fórum e uma vez que quero ter plantas vivas, terei de utilizar substracto. Mas li que devemos utilizar um substrato inerte por cima do substrato. O que é este substracto inerte?! Poderá ser areia da praia (lavada e fervida, claro) já que vivo perto de praias com areia bastante bonita ;) E depois por cima estava a pensar colocar umas pedrinhas bonitas que hei-de apanhar/comprar!

Quanto a ornamentos, gostava de colocar um pequeno tronco que fosse oco por dentro para os peixes se poderem esconder! Este tipo de tronco vende-se nas lojas de aquariofilia!?

Por agora são estas as minhas duvidas, mais irão surgir, mas depois aviso :P

Obrigado e cumps a todos!

Publicado:

Olá bem vindo.

Não sei se já leste e se sabes do assunto mas deixo aqui pq dá sempre jeito: [manual]inicio Na Aquariofilia

Atenção, para teres plantas (se são plantas são vivas, caso contrário seriam decorações), não precisas forçosamente de substrato fértil, podes ter só com areão, adicionando barras/cápsulas fertilizantes junto das plantas que tenhas.

Areia da praia pode não ser boa ideia, primeiro pq tem bocadinhos de conchas etc etc, material que faz subir o pH da água, coisa que podes não pretender, depois pq a areia compacta muito sobre as raízes das plantas podendo levar ao apodrecimento das mesmas e à morte da planta (de quase todas as plantas).

Sim algumas lojas vendem diversos tipos de troncos, o que te aconselho é veres os tópicos de fotos e vídeos, seja o geral seja de áreas especificas pq tens diversos tipos de decorações possíveis, depois podes tb ver as áreas dos patrocinadores assim como lojas que conheças para ver se achas o que procuras.

Bem vindo e força com isso.

Publicado: (editado)

Boas,

Parece que tens tudo para começar.

Deves colocar o substrato e por cima poes por exemplo areia (mas não podes pôr da praia). Ou areão ou outro tipo qualquer, isto já depende dos gostos.

Mas se queres ter plantas deves ter o substrato. Até porque sai mais barato que andar sempre a comprar pastilhas para colocar nas raízes das plantas.

A areia é barata numa loja de aquariofilia. Eu, por exemplo, compro a minha a 2,5€ 5kg. Existe pessoal que compra areia de filtro das piscinas, essa ainda sai mais barata, mas tens que ler melhor aqui no forum que eu não sei bem como isso é.

O tronco ou compras aqui ao pessoal (que sai sempre mais em conta) ou podes comprar numa loja.

Espero ter sido útil.

Boa Sorte com a montagem! :D

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

lenac

Publicado:

Boas.

Em primeiro lugar aconselho-te a ler o maximo que puderes por aqui (no mínimo).

Em segundo lugar aconselho a leitura dos tópicos de iniciação na aquariofilia.

Em terceiro lugar aconselho (vivamente) a leitura dos tópicos em "DIY".

A aquariofilia nao é um hobby barato, mas pode ficar mais em conta.

Eu ando a ler há um mês e meio.... vou encher o meu amanhã.

Boa sorte.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Publicado:

Claro que a primeira coisa que fiz foi andar a ler o mais que pude aqui pelo fórum....

Entretanto ja consegui adaptar uma calha normal, isolei bem e coloquei dentro da calha do aquario com uma lampada de 18.000K e 15W de 46cm!

Comprei o susbtrato da tetra (2,8Kg, era um género de terra e era o mais em conta), areão e fundo plástico para no futuro colocar um filtro biológico (se necessário).

Lavei tudo muito bem com água quente, coloquei o fundo de plastico, coloquei uma pequena camada de areao (já limpo) depois a camada de substrato e por fim uma camada maior de areão (cerca de 8Kg no total). Coloquei algumas plantas, grandes no fundo, médias nas laterais e fundo e rasteiras mais na frente. Coloquei ainda um pequeno tronco (que ficou a boiar e só ao fim de 2 dias começou a afundar :animal_fish:). De seguida enchi o aquário com água (utilizei um prato no fundo para evitar que a queda de água "cava-se" o areão e "revolta-se" o substrato. Adicionei o produto aqua safe da tetra e um que contem bacterias e liguei o filtro/bomba, termostato e bomba de ar (que acabei por comprar).

Apesar de ter lavado tudo bem e ter tido muito cuidado a colocar a água, esta ficou bastante turva e a cheirar a terra (logo suponho que tenha sido devido ao substrato). Ao fim de um dia melhorou um pouco mas o cheiro intenso a terra e a cor amarelada continuavam. Resolvi trocar 2/3 da água! Aqui notei uma melhoria bastante significativa e neste momento não é perceptivel o cheiro a terra. Apesar disso a água continua ligeiramente turva longe de estar cristalina como vejo nas fotos aqui do fórum e nas lojas de animais...

Alguém sabe o que posso fazer para aclarar a água, ou com as TPAs ela acaba por ficar boa?

Neste momento o aquário encontra-se a funcionar à dois dias e apenas tenciono acrescentar um bocado de xisto preto no fundo (porque gosto esteticamente e porque pensei que ate seria útil, para quando estiver a colocar a água apontar a queda para essa pedra) e mais duas pedras achatadas (também de xisto por exemplo) para colocar com musgo (riccia ou christmas, ainda ando à procura).

Quando fizer 7 dias estou a pensar colocar os primeiros peixes, talvez uns dois limpa fundo/vidros, que me disseram serem peixes resistentes... também aqui aceito sugestões. Gostava de um limpa fundo e um limpa vidros pequenino, uma vez que os que tenho visto são sempre enormes. E como o aquario é relativamente pequeno e gostava de ter alguma variedade estou a apontar para especies pequenas (como os guppys) para permitir alguma variedade...

Espero ter feito tudo, como mandam as regras... qualquer conselho ou sugestão avisem! :D

Publicado: (editado)

Boas.

Talvez não tenhas lido o suficiente. Isto da aquariofilia é um mundo.

Tambem sou novo nisto, mas o segredo está na muita e variada pesquisa.

Coloquei ainda um pequeno tronco (que ficou a boiar e só ao fim de 2 dias começou a afundar :music_singguitar:).

Geralmente aconselha-se um tratamento de +/- 30 dias para troncos/ramos colhidos da natureza (podes pesquisar na secção DIY) os outros convem segura-los no fundo com umas pedras mais pesadotas.

Apesar de ter lavado tudo bem e ter tido muito cuidado a colocar a água, esta ficou bastante turva e a cheirar a terra (logo suponho que tenha sido devido ao substrato).

É possivel que ao encheres o aqua tenhas perfurado a camada de substrato inerte e revolvido o substrato fértil?

Se assim for precisas de umas boas tpa's.

Apesar disso a água continua ligeiramente turva longe de estar cristalina como vejo nas fotos aqui do fórum e nas lojas de animais...

Alguém sabe o que posso fazer para aclarar a água, ou com as TPAs ela acaba por ficar boa?

Pode levar duas semanas até ficar cristalina...

Neste momento o aquário encontra-se a funcionar à dois dias e apenas tenciono acrescentar um bocado de xisto preto no fundo (porque gosto esteticamente e porque pensei que ate seria útil, para quando estiver a colocar a água apontar a queda para essa pedra) e mais duas pedras achatadas (também de xisto por exemplo) para colocar com musgo (riccia ou christmas, ainda ando à procura).

O meu conselho é adicionares o mais rapido possível tudo o que queres para que completes o ciclo do azoto com o aqua completo.

Quando fizer 7 dias estou a pensar colocar os primeiros peixes, talvez uns dois limpa fundo/vidros, que me disseram serem peixes resistentes...

7 dias? Não.... a opinião geral é a de completar primeiro o ciclo do azoto.

Vé aqui: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

Portanto prepara-te para esperar por uma água cristalina sem nadadores.

E... nada de tpa's durante os primeiros 30/40 dias, até completares o ciclo.

É chato eu sei....

Espero que tenha ajudado.

Outros com mais conhecimentos corrigirão/completarão/contribuirão.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!