pedromiguelppinto Publicado Fevereiro 11, 2010 Publicado Fevereiro 11, 2010 Boas, adquiri ontem o meu primeiro aquário... tem 60x29x26 (cerca de 54L), um aquecedor TetraTec 75W e uma bomba/filtro TetraTec in400 (400L/h). Gostaria de saber se tenho todo o material necessário para começar! A iluminação é uma calha com uma lampada de filamentos, que vou adaptar para colocar uma lampada fluorescente! A ideia agora é colocar o fundo, algumas plantas vivas e deixar "estabilizar" por uma/duas semanas! Gostaria da vossa opinião para o fundo, andei a ler aqui pelo fórum e uma vez que quero ter plantas vivas, terei de utilizar substracto. Mas li que devemos utilizar um substrato inerte por cima do substrato. O que é este substracto inerte?! Poderá ser areia da praia (lavada e fervida, claro) já que vivo perto de praias com areia bastante bonita E depois por cima estava a pensar colocar umas pedrinhas bonitas que hei-de apanhar/comprar! Quanto a ornamentos, gostava de colocar um pequeno tronco que fosse oco por dentro para os peixes se poderem esconder! Este tipo de tronco vende-se nas lojas de aquariofilia!? Por agora são estas as minhas duvidas, mais irão surgir, mas depois aviso Obrigado e cumps a todos! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 Olá bem vindo. Não sei se já leste e se sabes do assunto mas deixo aqui pq dá sempre jeito: [manual]inicio Na Aquariofilia Atenção, para teres plantas (se são plantas são vivas, caso contrário seriam decorações), não precisas forçosamente de substrato fértil, podes ter só com areão, adicionando barras/cápsulas fertilizantes junto das plantas que tenhas. Areia da praia pode não ser boa ideia, primeiro pq tem bocadinhos de conchas etc etc, material que faz subir o pH da água, coisa que podes não pretender, depois pq a areia compacta muito sobre as raízes das plantas podendo levar ao apodrecimento das mesmas e à morte da planta (de quase todas as plantas). Sim algumas lojas vendem diversos tipos de troncos, o que te aconselho é veres os tópicos de fotos e vídeos, seja o geral seja de áreas especificas pq tens diversos tipos de decorações possíveis, depois podes tb ver as áreas dos patrocinadores assim como lojas que conheças para ver se achas o que procuras. Bem vindo e força com isso. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
lenac Publicado: Fevereiro 11, 2010 Publicado: Fevereiro 11, 2010 (editado) Boas, Parece que tens tudo para começar. Deves colocar o substrato e por cima poes por exemplo areia (mas não podes pôr da praia). Ou areão ou outro tipo qualquer, isto já depende dos gostos. Mas se queres ter plantas deves ter o substrato. Até porque sai mais barato que andar sempre a comprar pastilhas para colocar nas raízes das plantas. A areia é barata numa loja de aquariofilia. Eu, por exemplo, compro a minha a 2,5€ 5kg. Existe pessoal que compra areia de filtro das piscinas, essa ainda sai mais barata, mas tens que ler melhor aqui no forum que eu não sei bem como isso é. O tronco ou compras aqui ao pessoal (que sai sempre mais em conta) ou podes comprar numa loja. Espero ter sido útil. Boa Sorte com a montagem! :D Editado Fevereiro 11, 2010 por lenac Citar Cumps. e boa aquariofilia lenac
PioM Publicado: Fevereiro 12, 2010 Publicado: Fevereiro 12, 2010 Boas. Em primeiro lugar aconselho-te a ler o maximo que puderes por aqui (no mínimo). Em segundo lugar aconselho a leitura dos tópicos de iniciação na aquariofilia. Em terceiro lugar aconselho (vivamente) a leitura dos tópicos em "DIY". A aquariofilia nao é um hobby barato, mas pode ficar mais em conta. Eu ando a ler há um mês e meio.... vou encher o meu amanhã. Boa sorte. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
pedromiguelppinto Publicado: Fevereiro 13, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2010 Claro que a primeira coisa que fiz foi andar a ler o mais que pude aqui pelo fórum.... Entretanto ja consegui adaptar uma calha normal, isolei bem e coloquei dentro da calha do aquario com uma lampada de 18.000K e 15W de 46cm! Comprei o susbtrato da tetra (2,8Kg, era um género de terra e era o mais em conta), areão e fundo plástico para no futuro colocar um filtro biológico (se necessário). Lavei tudo muito bem com água quente, coloquei o fundo de plastico, coloquei uma pequena camada de areao (já limpo) depois a camada de substrato e por fim uma camada maior de areão (cerca de 8Kg no total). Coloquei algumas plantas, grandes no fundo, médias nas laterais e fundo e rasteiras mais na frente. Coloquei ainda um pequeno tronco (que ficou a boiar e só ao fim de 2 dias começou a afundar ). De seguida enchi o aquário com água (utilizei um prato no fundo para evitar que a queda de água "cava-se" o areão e "revolta-se" o substrato. Adicionei o produto aqua safe da tetra e um que contem bacterias e liguei o filtro/bomba, termostato e bomba de ar (que acabei por comprar). Apesar de ter lavado tudo bem e ter tido muito cuidado a colocar a água, esta ficou bastante turva e a cheirar a terra (logo suponho que tenha sido devido ao substrato). Ao fim de um dia melhorou um pouco mas o cheiro intenso a terra e a cor amarelada continuavam. Resolvi trocar 2/3 da água! Aqui notei uma melhoria bastante significativa e neste momento não é perceptivel o cheiro a terra. Apesar disso a água continua ligeiramente turva longe de estar cristalina como vejo nas fotos aqui do fórum e nas lojas de animais... Alguém sabe o que posso fazer para aclarar a água, ou com as TPAs ela acaba por ficar boa? Neste momento o aquário encontra-se a funcionar à dois dias e apenas tenciono acrescentar um bocado de xisto preto no fundo (porque gosto esteticamente e porque pensei que ate seria útil, para quando estiver a colocar a água apontar a queda para essa pedra) e mais duas pedras achatadas (também de xisto por exemplo) para colocar com musgo (riccia ou christmas, ainda ando à procura). Quando fizer 7 dias estou a pensar colocar os primeiros peixes, talvez uns dois limpa fundo/vidros, que me disseram serem peixes resistentes... também aqui aceito sugestões. Gostava de um limpa fundo e um limpa vidros pequenino, uma vez que os que tenho visto são sempre enormes. E como o aquario é relativamente pequeno e gostava de ter alguma variedade estou a apontar para especies pequenas (como os guppys) para permitir alguma variedade... Espero ter feito tudo, como mandam as regras... qualquer conselho ou sugestão avisem! :D Citar
PioM Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 (editado) Boas. Talvez não tenhas lido o suficiente. Isto da aquariofilia é um mundo. Tambem sou novo nisto, mas o segredo está na muita e variada pesquisa. Coloquei ainda um pequeno tronco (que ficou a boiar e só ao fim de 2 dias começou a afundar ). Geralmente aconselha-se um tratamento de +/- 30 dias para troncos/ramos colhidos da natureza (podes pesquisar na secção DIY) os outros convem segura-los no fundo com umas pedras mais pesadotas. Apesar de ter lavado tudo bem e ter tido muito cuidado a colocar a água, esta ficou bastante turva e a cheirar a terra (logo suponho que tenha sido devido ao substrato). É possivel que ao encheres o aqua tenhas perfurado a camada de substrato inerte e revolvido o substrato fértil? Se assim for precisas de umas boas tpa's. Apesar disso a água continua ligeiramente turva longe de estar cristalina como vejo nas fotos aqui do fórum e nas lojas de animais...Alguém sabe o que posso fazer para aclarar a água, ou com as TPAs ela acaba por ficar boa? Pode levar duas semanas até ficar cristalina... Neste momento o aquário encontra-se a funcionar à dois dias e apenas tenciono acrescentar um bocado de xisto preto no fundo (porque gosto esteticamente e porque pensei que ate seria útil, para quando estiver a colocar a água apontar a queda para essa pedra) e mais duas pedras achatadas (também de xisto por exemplo) para colocar com musgo (riccia ou christmas, ainda ando à procura). O meu conselho é adicionares o mais rapido possível tudo o que queres para que completes o ciclo do azoto com o aqua completo. Quando fizer 7 dias estou a pensar colocar os primeiros peixes, talvez uns dois limpa fundo/vidros, que me disseram serem peixes resistentes... 7 dias? Não.... a opinião geral é a de completar primeiro o ciclo do azoto. Vé aqui: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html Portanto prepara-te para esperar por uma água cristalina sem nadadores. E... nada de tpa's durante os primeiros 30/40 dias, até completares o ciclo. É chato eu sei.... Espero que tenha ajudado. Outros com mais conhecimentos corrigirão/completarão/contribuirão. Editado Fevereiro 15, 2010 por PioM Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts