JP Publicado Novembro 24, 2004 Publicado Novembro 24, 2004 Boas pessoal, ainda não decidi o que por no aquario, por isso se calhar a pergunta é um bocado subjectiva. Tenho o aquario montado, com dimensões 70*40*40+sump 6º vidro 70*40*13. Agora a minha duvida quanto à iluminação é se posso por só uma HQI (150W), ou convem ter umas PC ou T5 para recriar o anoitecer/amanhecer... melhor ficava sem duvida, a questão é se é mesmo essencial?
Diogo Lopes Publicado: Novembro 25, 2004 Publicado: Novembro 25, 2004 Olá, Respondendo à tua pergunta - não é essencial mas benéfico.
goncaloproenca Publicado: Novembro 25, 2004 Publicado: Novembro 25, 2004 Concordo com o Diogo ; essencial ? não me parece que seja. Mas de certeza que do ponto de vista estético para ti, é muito melhor uma simulação do nascer do sol e do por do sol. Penso que tambem será melhor, benefico, para os corais e peixes, que têem assim tempo para se habituarem ao aumento de luz : o nascer do sol na natureza demora uma a duas horas e passam 4 ou 5 até a altura da maxima intensidade do sol ( exemplo, nascer do sol às 6 ou 7 da manhã, sol no pico ao meio dia ) . Ora se estas a fazer isto tudo no aquario só com uma HQi e em 1 ou 2 minutos.. :D Portanto, será muito melhor que uses umas powercompacts para simular o nascer do sol. Eu num aquario tinha : 11 da manha : primeiro par de actinicas meio dia : 2 power compacts brancas meio dia e meia : outro par de actinicas uma da tarde : outras 2 power compact brancas 1.30 : outras actinicas 14.00 : ligar as HQI 14.30 : desligava todas as powercompacts brancas O ideal seria mesmo por umas lampadas T5 com um balastro que dê para regular a intensidade da luz ao longo de HORAS. Mas os preços disso são tãoooo obscenos.. que penso que a solução de powercompacts é agradavel para bichos e carteira dos aquariofilistas Gonçalo Proença
Recommended Posts