Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos,

O meu aquário tem as seguintes medidas : Largura 47,5cm , Comprimento 77,5 cm e altura 52 cm . Vem equipado de origem com uma calha dupla da SunSun com duas lampadas de 20W, as quais já troquei por uma Power-Glo de 20W e uma Flora-Glo de 20W, no entanto continuo na mesma só com 40W...

O subestrato é uma camada de Laterita coberta com areão do rio. As plantas que eu tenho são Anubias, Cacombas, Musgo de Java, Crypto e relva.

A minha pergunta é a seguinte, se eu aplicar C02 no meu aquário isso vai disfarçar o facto de ter uma iluminação fraca ? Ou mesmo com o Co2 e fertilizantes não tenho outra hipotese que não seja aumentar a iluminação ?

Cumprimentos

Pedro Soares

Publicado:

Boas

As plantas que eu tenho são Anubias, Cacombas, Musgo de Java, Crypto e relva.

As cacombas não acho que beneficiem do CO2, quanto à relva, não sendo uma planta aquática vai-te morrer se a deixares submersa, com ou sem CO2... :)

Agora a sério, se pretendes ter um rápido desenvolvimento vegetal só com a introdução de CO2 não acompanhando com iluminação, não vais conseguir (como já te respondeu o Hugo R. Silva), porém como as espécies que manténs não são muito exigentes em termos luminosos, podes conseguir ter algum sucesso, o que não invalida que aumentes (havendo disponibilidade) um pouco essa mesma iluminação.

Tem em atenção também à temperatura de cor, das próximas lâmpadas que venhas a introduzir.

É que com essa altura de coluna de água, a 'relva' não se vai desenvolver podendo até morrer por estar 'na escuridão'.

Abraço

Publicado:

Ok pessoal, obrigado pelas respostas. Vou tentar o Co2 caseiro para ver no que dá.... Realmente isto com mais iluminação era diferente mas para já não ha verba para isso. Para alem de ter poucos Wts, o aquário tambem é bastante alto o que não ajuda nada.

Publicado:

Isso é mesmo muito pouco, mesmo para as plantas que tens. Na minha opinião acho que o próximo passo deverá ser mesmo aumentar a iluminação.

One Fish Standing

Kurichiba

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!