Recommended Posts

Publicado

Boas, preciso de umas opiniões de pessoal com alguma experiencia na matéria.

Estou em fase de "ajuntamento" de material para fazer um plantado high tech; já tenho o aqua de 60l, termo 150w, filtro 350l/h, luminária 3x24w t5, akadama e fertilizantes líquidos N,P,K e Micros diy. Ainda falta a terra fértil (talvez da Elos) e uma fonte de co2; para além da fauna (otos, red cherry's, caridinas japónicas e depois talvez uns rásboras galaxy ou algo do gênero assim para o pequeno) e flora (estou indeciso entre eleocharis acicularis ou parvula para o tapete; blyxa japónica, rotala walichi, musgo de java para segurar a um tronco, lysimachia nummularia para ocupar espaços vazios á frente e talvez pogostemon helferi.

A minha dúvida centra-se no facto de eu ter que optar por um sistema de co2 caseiro ou um kit de co2 de garrafa. Será que com a descrição que eu fiz do setup hipotético me podem ajudar com esta escolha embaraçosa e difícil? Eu sei que um kit de co2 é outra coisa, mas será que com o co2 caseiro poderia ter um aqua bem tratado com plantas (as que referi), saudáveis e bonitas.

Já agora, e se não fosse pedir muito poderiam opinar também sobre a escolha da fauna e flora, levando em linha de conta que a flora deverá ter mais atenção da minha parte do que a fauna, já tenho quatro aquas em que acontece o contrário, mas agora queria ter um jardim aquático; só para não ter que ouvir "lá tás tu de volta dos peixes" por parte da minha esposa. É que ela interessa-se mais pela parte da flora...

Cumps.

Publicado: (editado)

Quanto ao CO2, tens um método que facilita bastante a tua escolha.

Tens dinheiro para gastar, ou o dinheiro não é problema? Então CO2 de Garrafa. Não tens dinheiro, ou não queres gastar? Então Caseiro nisso! No final das contas o mais importante é sempre o lado económico. Aquários todos xpto é muito bonito, mas se para teres coisas XPTO tiveres que passar necessidades, ou apertar o cinto, então mais vale não gastar, ainda para mais com a crise em que estamos, mesmo que a crise seja só para alguns. cabecadura

Mesmo para um tanque de 60l direi que CO2 caseiro é mais que suficiente a meu ver, e sempre poupas entre 300 a 600euros que gastarias num sistema de CO2 de razoável qualidade, e não sejamos pudicos ou cinicos, 600 euros é muitas vezes metade, mais ou menos, do salário médio de um português, ainda é uma quantia bastante grande que não deve ser desperdiçada de bom grado. (Isso ou eu sou um granda agarrado, ou então o resto do povo perdeu o valor ao dinheiro=P) Eu por exemplo uso CO2 caseiro no meu tanque de 220litros e estou satisfeito.

Quanto á terra, deixa que a tua carteira responda novamente, tens várias escolhas para vários preços, assim como o bom e velho estrume de minhoca=P

Agora se queres do bom e do melhor prepara-te para gastar uns cobres valentes, e compra já uns analgésicos para a carteira, que ela vai ficar cheia de dores=))))))))

Editado por gervas
Publicado:
Quanto ao CO2, tens um método que facilita bastante a tua escolha.

Tens dinheiro para gastar, ou o dinheiro não é problema? Então CO2 de Garrafa. Não tens dinheiro, ou não queres gastar? Então Caseiro nisso! No final das contas o mais importante é sempre o lado económico. Aquários todos xpto é muito bonito, mas se para teres coisas XPTO tiveres que passar necessidades, ou apertar o cinto, então mais vale não gastar, ainda para mais com a crise em que estamos, mesmo que a crise seja só para alguns. :roflroll2:

Mesmo para um tanque de 60l direi que CO2 caseiro é mais que suficiente a meu ver, e sempre poupas entre 300 a 600euros que gastarias num sistema de CO2 de razoável qualidade, e não sejamos pudicos ou cinicos, 600 euros é muitas vezes metade, mais ou menos, do salário médio de um português, ainda é uma quantia bastante grande que não deve ser desperdiçada de bom grado. (Isso ou eu sou um granda agarrado, ou então o resto do povo perdeu o valor ao dinheiro=P) Eu por exemplo uso CO2 caseiro no meu tanque de 220litros e estou satisfeito.

Quanto á terra, deixa que a tua carteira responda novamente, tens várias escolhas para vários preços, assim como o bom e velho estrume de minhoca=P

Agora se queres do bom e do melhor prepara-te para gastar uns cobres valentes, e compra já uns analgésicos para a carteira, que ela vai ficar cheia de dores=))))))))

Boas, obrigado pela resposta. O dinheiro em princípio é sempre preciso para muitas coisas, é uma questão de prioridades, mas um hobby nunca estará acima dalgumas coisas essenciais. O que faço e tenho andado a fazer é por algum de parte sempre que posso e a vender algumas podas de plantas, invertebrados (red cherry's e caracóis) e peixes (faço criação de guppys, platys e escalares). Já ando nisto desde Outubro, e como disse só faltam as plantas (já tenho musgo que vou utilizar no projecto), a fauna (alguma já tenho), a terra fértil e o co2 (kit ou caseiro).

Vi na crystal red este kit de co2 (http://www.crystalred.eu/detalhe.php?art=843), o que achas? Parece-me completo.

Se não comprar o kit de co2, talvez acabe por gastar á volta de 100.00; com o kit mais 154.00. É um valor que muita gente gasta em alguns vícios pouco saudáveis em pouco tempo. Não fumo, nem bebo bebidas alcoólicas; aí já poupo algum. Por outro lado gasto algum dinheiro por ano em equipamento desportivo, faço atletismo, e só em ténis gasto uns 150.00 por ano.

De resto não sou de grandes gastos, e só gasto quando posso. Este verão passado em vez de ir de férias para o local habitual (costa alentejana), fiquei pelas praias da zona de Leiria onde tinha casa á borla. Lá está, é tudo uma questão de prioridades.

Portanto, e concluindo o raciocínio; se calhar vou comprar um kit de co2...

Cumps.

Eu com 30 aerios pro extintor de anídrico carbónico 2kg, mais valvula de pressão com nano-metro na ordem dos 34 aerios fiz a festa.....

Edit: claro esta mais uns 6 aerios pro difusor de vidro e mais uns 3 pra valvula anti-returno ... mas a meu ver até que valeu a pena...

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Publicado:
E que tal começares com caseiro.. e se não der então gastas 150€ ?

Pois, se calhar começo por aí. Co2 caseiro já se usa cá em casa, por isso já não será novidade.

Ainda estou um pouco indeciso se deva ou não comprar já o kit. Eu não quero é ter pressa e depois perder plantas por causa disso.

Obrigado.

Publicado:
Perder plantas ? Sabes que o CO2 não é 100% necessário para as plantas sobreviverem ? Deixa-te de tretas e avança com isso pá !

Tens razão e não tens, o co2 é essencial para as plantas realizarem a fotossintese; mas deves estar-te a referir á introdução artificial de co2, certo?

Mas acho que vou avançar com isto, a luz é boa (3x24w), o substrato também é de qualidade, os fertilizantes N,P,K e Micros não vão faltar...

Depois posto umas fotos do projecto.

Obrigado pelo incentivo.

Cumps.

Publicado:

O unico contra que vejo é mm qd for altura de carregar a botija. Na zona fica dificil! :) Mas sem ser isso tens CO2 regular, sem oscilações de debito, e facilmente regulavel em quantidade. Se vais partir para um high-tec pareceme uma falta deixar isso de fora!

Abraços

Publicado:
O unico contra que vejo é mm qd for altura de carregar a botija. Na zona fica dificil! :D Mas sem ser isso tens CO2 regular, sem oscilações de debito, e facilmente regulavel em quantidade. Se vais partir para um high-tec pareceme uma falta deixar isso de fora!

Abraços

Boas, olha por acaso tenho um amigo em Fzz que trabalha com extintores. E á cautela já lhe tinha perguntado se carregava botijas de 2kg com co2. Disse-me que sim, e até me disse que ficava por 10/15 euros.

Por acaso já tinha pensado em dizer-te o valor, pois o João disse-me que também tinhas um kit de co2 e o carregavas em Lx. E plo que percebi pagas um pouco mais. Se precisares diz qualquer coisa.

Abraço.

Obrigado....eu qd precisar pergunto-te. Mas o enchimento é na hora? o problema mm é que eu perguntei na zona e disseram-me uma semana. E sabes como é uma semana num plantado high-tec sem CO2 é andar a brincar com o fogo!

Montagem para quando? :tapfoot: se precisares de algo avisa!

Abraços

Editado por Ptuga
  • 2 meses depois...
Publicado:
Em Moscavide custa 10€ e é de um dia para o outro.. os gajos até são boas pessoas para emprestarem uma garrafita com CO2 para safar. ;)

Boa tarde,

Eu ja comprei (em França, sou Françês) ha anos o kit CO2 Dennerle recargavel (o melhor) e custou-me bastante. Entre tanto, vendi...

Agora, comprei no site http://www.kit-co2.com o kit "Kit CO2 complet avec bouteille 500 grammes jetable et électrovanne" de 145,90 euros e estou muito feliz: funciona muito bem, tem electro-vanne para cortar a noite, nao tenho de me preocupar para carregar, sao garrafas para deitar fora depois da utilisaçao. Agora, compro as novas garrafas da marca JBL numa loja em Ovar. Mudei o diffusor e comprei o JBL que é muito melhor. 145 euros ja nao sao 300-400 euros... É mais accessivel para qualquer um. As minhas plantas crescem de varios cm por semana! E posso controlar o pH (6,2 neste momento, em vez de 7 da agua da torneira).

Cumprimentos

Fabrice

Fabrice (a french man in Salreu)

http://www.demoulins.com