camelo00 Publicado Fevereiro 8, 2010 Publicado Fevereiro 8, 2010 Viva, Precisava de esclarecimentos acerca de dois fenómenos que se passam no meu aquário. background: Dim: 100x50x70 Temp: 28º pH: 6,8 sem fauna, só com plantas. Desde que enchi o aquario com água(há 2 semanas e meia), os valores de amónia e nitratos sempre estiveram estáveis nos 0,5mg/l e 10mg/l respectivamente. Desde sexta feira passada que tenho comida no aquario para iniciar o ciclo, e coincidiu simultaneamente com a adição de "florena" da sera como fertilizante liquido. O estranho é que há 2 dias que começaram a aparecer umas algas em forma de fios verdes enormes, em cima das anubias e de uma alternanthera que tenho no aqua. estas coisas cresceram brutalmente em 2 dias, e apenas nas plantas (excepto numa echinodorus), o resto do aquario está imaculado. Simultaneamente, e ao contrario das medições que tenho feito todos os dias, os nitratos hoje estão nos 25mg/l. Repeti os testes 3 vezes para ter a certeza. Terá sido o florena a causar a subida dos nitratos e o aparecimento das algas? Será possivel já haver bactérias a fazer a conversão de amonia em nitratos? segue uma foto das algas. cumprimentos, Citar
biegas Publicado: Fevereiro 9, 2010 Publicado: Fevereiro 9, 2010 Sim de certeza que já tens bacterias a fazer decomposição! O sera florena não adiciona nem nitratos nem fosfatos, e se usas substratos fértil ainda acresce a libertação de nutrientes para a coluna de água, até aparecer o biofilme. Já mediste os teus fosfatos?? Podes ter deitado comida a mais para fazer o ciclo, e consequentemente aumentaste os fosfatos, a amónia e os nitratos... Isto tudo mais luz, é igual a algas Citar Cumprimentos João Campos
camelo00 Publicado: Fevereiro 10, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2010 Sim de certeza que já tens bacterias a fazer decomposição! O sera florena não adiciona nem nitratos nem fosfatos, e se usas substratos fértil ainda acresce a libertação de nutrientes para a coluna de água, até aparecer o biofilme. Já mediste os teus fosfatos?? Podes ter deitado comida a mais para fazer o ciclo, e consequentemente aumentaste os fosfatos, a amónia e os nitratos... Isto tudo mais luz, é igual a algas Viva, Realmente posso ter abusado um pouco na comida, e tambem tenho substrato. As plantas já as limpei à mão, mas fico mais descansado sabendo que não foi a florena. Obrigado pela ajuda. Citar
Recommended Posts