sarcha Publicado Fevereiro 8, 2010 Publicado Fevereiro 8, 2010 Olá a todos! Este é meu primeiro post no forum, entao, perdão por eventuais erros. Acabei de cortar um galho grosso de uma goiabeira do meu sitio para colocar no meu aquario, q esta ciclando a uns 20 dias. A agua está alcalina, em torno de 7.6, e eu quero colocar bandeiras e neons, por isso decidi por um tronco. A arvore esta um pouco seca, sem folhas e com varios galhos caidos já, porem tive q serrar um mais grosso. Já tomei algumas providencias q me pareceram corretas, após pesquisar muito aqui e em outros sites. Retirei uma casca marrom e fina de fora e encontrei uma madeira verde por baixo, achei q esta seria responsavel por trazer fungos para o aquario, entao descasquei ela tb. Agora ela esta clara, com aspecto de madeira mesmo, entao coloquei ela numa bacia com agua e sal grosso. Reparei que a madeira abaixo da camada verde era bem seca, mas quando estava descascando feri esta algumas vezes, e encontrei uma camada mais molhada por baixo, como se soltasse um oleo. Após umas 4 horas de banho no sal e agua , a agua esta bem cor de cha e muitos insetos apareceram mortos na agua, acho q sao cupins. Reparei que existe um orificio no meio do tronco. O tronco esta afundando muito bem, mas nao sei se esta seco o suficiente, ou se realmente precisa estar seco para se colocar no aqua, já que retirei a tal camada verde dele. Ouvi dizer sobre colocar ele no forno para secar, alguem sabe se da certo? E por quanto tempo devo deixar? Se ele secar nao corro o risco dele nao afundar mais? Se for necessario realmente secar, devo fazer isso antes ou depois do tratamento com sal e agua fervente? Bom, por enquanto vou prosseguir o tratamento normal, fervendo e pondo sal, até a agua parar de corar. Se estiver errado me respondam por favor! Obrigado! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 8, 2010 Publicado: Fevereiro 8, 2010 O tronco tem que estar seco, ou seja, não estar verde e o que tens neste momento está verde (estava vivo). No forno não sei, só li que era retirado antes de queimar lol mas pesquisa por aqui, existem vários tópicos sobre isso. Por exemplo ESTE. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
sarcha Publicado: Fevereiro 9, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2010 Obrigado Hugo! Bom, coloquei ele no forno ontem, por mais ou menos uma hora. Ele deu uma secada, parece que o método funciona sim, caso alguem queira saber, fica registrado. É só ficar vigiando ele pra não queimar! Mas e agora? Será que está seco o suficiente? Apareceram algumas rachaduras, será q isto basta? Como posso saber? Citar
Recommended Posts