Recommended Posts

Publicado

Boa tarde! Esta manhã deparei-me com um cenário muito triste...uma Molly morta e o Betta muito doente. Ontem estavam de perfeita saíde. Andei a remexer no fundo, a aspirar e fiz TPA de 10 L (aqua de 54L). A água ficou com um cheiro desagradável que foi desaparecendo gradualmente. Hoje de manhã a Molly estava morta e o Betta apresentava uma área extensa semelhante a uma queimadura, como se as barbatanas se tivessem tornado folhas secas e a desfazerem-se. Não se mexia, não comeu...

Todos os outros habitantes estão normais (um Molly macho, 2 Beaufortia Leveretti, 1 ancistrus e 13 mollies bebés, de 15 dias)

O pH está cerca de 7,3, nitritos 0,05 mg/L e amónia 0,1 mg/L.

Já isolei o Betta e coloquei um antibacteriano de largo espectro e protector das barbatanas. Não está a piorar, pelo menos...mas estou mt preocupada com este menino por quem tenho um carinho mt especial :character0050:

Agora, origem do problema? Fui aconselhada a fazer uma lavagem total do aquário e "começar do zero" por assim dizer...porque de cada vez que remexer no fundo vai-se dar o mesmo problema, certo?

E como é que a mãe pode ter sido afectada a pontos de morrer da noite para o dia (literalmente) e os bebés estarem de perfeita saúde?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou informação que tenham para me dar.

Publicado:

isso foi amonia...

aumenta o oxigenio e faz novos tpas pequenos...e muitos...

abraço e boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado: (editado)

Olá. ara colocar fotos veja isto (se é que ainda não viu) [faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

amónia a 0.1 é normal isso acontecer, TPA's com fartura mas pequenas (se possível várias ao longo do dia), cuidado com o excesso de alimentação.

Editado por Hugo R. Silva