JFGMouzinho Publicado Novembro 23, 2004 Publicado Novembro 23, 2004 OLá DUarte.... sou um novato aqui no forúm e o teu aquário fez-me ficar viciado nos salgados... MUitos parabéns pelo teu espectacular aquario.. Sempre tive aquários plantados e de discos mas, vou agora tentar um nano reef através das muitas informações do teu lindo aquário.... Surgiram-me algumas dúvidas na sua montagem tais como: 1) Como fazes a refrigeração do teu aquário? será que é necessário?... li aqui no fórum alguns reefs com ventoinhas de computador? alguém sabe como são montadas, ou se são ligadas à corrente, ou são com uma pilha? 2) A tua iluminação são 2* 36 W... Tens tido dificuldade com alguns dos corais ou a iluminação é suficiente? 3)A reposição de água + Kalk não pode ser por exemplo efectuada toda de uma vez...por exemplo "meio litro" à noite? Agradecia resposta e muitos parabéns pelo teu aquário e pelo bichinho que criaste em mim... Um abraço a todos...
João Cotter Publicado: Novembro 24, 2004 Publicado: Novembro 24, 2004 Olá e bem vindo. Se não te importares, posso adiantar-te algumas respostas. O Duarte ou outro membro depois pode complementar. Como fazes a refrigeração do teu aquário? será que é necessário?... li aqui no fórum alguns reefs com ventoinhas de computador? alguém sabe como são montadas, ou se são ligadas à corrente, ou são com uma pilha?Eu utilizo também este sistema de ventoinhas. Tratam-se de ventoinhas adquiridas numa loja de material eléctrico. Podem ser as de computador mas requerem um transformador para baixar a voltagem. Também existem iguais mas a trabalhar a 220V (que é como tenho).O problema das ventoinhas é que tens de estar a olhar de vez em quando para o termómetro do aquário para não deixares a temperatura baixar demasiado. Eu resolvi este problema ligando-as a um controlador electrónico de temperatura. Sempre que a temperatura sobe acima dos 26ºC as ventoinhas ligam e quando baixa desligam. A reposição de água + Kalk não pode ser por exemplo efectuada toda de uma vez...por exemplo "meio litro" à noite? De modo nenhum ! Arranjas problemas sérios assim, fazendo disparar o pH e provocando precipitações do carbonato de cálcio. É preferível fazeres gota-a-gota. Abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Duarte Conceição Publicado: Novembro 25, 2004 Publicado: Novembro 25, 2004 Olá. Obrigado pelas tuas palavras. Complementando as respostas do João aqui ficam as minhas 1 - Não faço nenhuma refrigeração até porque o tenho num sitio bastante fresco. Se vires que tens problemas com temperaturas altas o sistema de ventoinhas serve perfeitamente. 2 - Confirmo que a iluminação é 2x36 watts e tenho tido um bom desenvolvimento de corais. A grande maioria são moles, tenho para além destes 2 lps e 1 sps - corais duros que se tem aguentado bem...agora se o crescimento destes é o mais desejável sinceramente não te sei dizer já que não tenho ainda grande experiência. Cumps ps: Queremos depois é ver fotos dessa montagem
JFGMouzinho Publicado: Novembro 27, 2004 Autor Publicado: Novembro 27, 2004 Desde já agradeço as respostas de ambos... Em relação ao sistema gota a gota fiquei esclaredido... O meu único problema é a estética de uma garrafão mais alto que o aquário... mas depois vou tentar esconder o garrafão de alguma maneira... Em relação ás ventoinhas no verão vou ter que resolver esse problema... Já agora como novato que sou não entendi as abreviaturas dos corais duros... "LPS" e "SPS" ... se me puderem dar a resposta... Vou começar a montar o aquário esta semana e depois vou colocar aqui todas as fotos.... Ub abraço a todos e obrigado :D :D
Miguel Mendes Publicado: Novembro 27, 2004 Publicado: Novembro 27, 2004 Viva, LPS e SPS sao abreviaturas de "Large Polip Stone" e "Small Polip Stone", respectivamente, e sao ambos tipos (os dois tipos) de corais duros. Abraços e boa sorte no inicio do aquario. :D 100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...
JFGMouzinho Publicado: Novembro 27, 2004 Autor Publicado: Novembro 27, 2004 Obrigado MIGUEL :D Já agora o que significa DSB? É areia de coral? obrigado e um grande abraço :D
Diogo Lopes Publicado: Novembro 27, 2004 Publicado: Novembro 27, 2004 Olá, Bem-vindo ao Fórum! Já agora o que significa DSB? É areia de coral? DSB - Deep Sand Bed - normalemente é feita com pelo menos 8 cm de Aragamax ou outro substrato de granulometria reduzida. O objectivo é criar zonas anaeróbias (sem oxigénio) por forma a aumentar a desnitrificação que ocorre a partir dos 4/5 cm. Podes ver algumas opiniões nos seguintes tópicos: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=7082 O próximo algo controverso, mas como em tudo na vida há opiniões para todos os gostos - como poderás perceber eu sou a favor das DSB´s... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2518
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 27, 2004 Publicado: Novembro 27, 2004 Olá, LPS = Large polyp scleratinian SPS = Small polyp scleratinian Os SPS e os LPS são corais duros. Num aquário como o do Duarte não se justifica a criação de uma DSB. Aconselho-te a utilizar areia viva. Quanto à adição de kalkwasser (água de osmose + hidróxido de cálcio) existem no mercado uns recipientes próprios e com alguma estética da marca Kent Marine. Este é deixado a pingar à noite e durante o dia pode ficar guardado no armário. Não te esqueças de incluir no teu orçamento um aparelho de osmose inversa. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
JFGMouzinho Publicado: Novembro 27, 2004 Autor Publicado: Novembro 27, 2004 Primeiro que tudo queria agradecer a ajuda que todos me têm dado... 1) Fiquei um pouco confuso após a leitura daquelas opiniões.. Ao certo queria saber para o meu aquário que vai ser do género do Duarte Conceição que substrato me aconselhariam? 2)Na loja vi uns sacos de areia de coral mas não me lembro a marca... MAs isso não é a areia viva a que se referem pois não? 3)Esses aparelhos da Kent rondam que preços alguém sabe? 4) Inicialmente vou comprar a água de OI a uma loja porque penso ser um investimento inicial bastante caro Obrigado a todos as respostas que me têm dado e espero as respostas a estas novas perguntas
JFGMouzinho Publicado: Dezembro 1, 2004 Autor Publicado: Dezembro 1, 2004 Malta ninguém respondeu ao tópico anterior..... E já estou com novas dúvidas.... ´ Comprei uma calha de 2* 55w para o meu nano de 60*40*40... Acham que é suficiente? Um abraço a todos e vou tentar postar aqui as fotos...
Duarte Conceição Publicado: Dezembro 1, 2004 Publicado: Dezembro 1, 2004 Boas! 1) O substracto que eu te aconselho se pensas fazer um aquário do estilo do meu é aragonite, que encontras muitas vezes com o nome de aragamax 2) Podia ser ... areia viva é um tipo de substracto que já vem com inumeras formas de vida ... se optares lembra-te de verificares o prazo de validade eheheheh 4) fazes bem ... mas a longo prazo compensa investir numa osmose Quanto à calha que compraste...é de fluorescentes normais certo (T8) ? Cumps
JFGMouzinho Publicado: Dezembro 1, 2004 Autor Publicado: Dezembro 1, 2004 A areia que comprei foi de coral fininha da tropic marine.... Agora fiquei na dúvida se foi uma boa compra.... As lâmpadas sei que são em U e são 2*55W... Será que é suficiente.... O aquário está a ciclar... Um abraço e obrigado
goncaloproenca Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 mouzinho. foi de certeza. a areia viva em sacos q viste, é a areia viva da caribsea concerteza. não é areia viva per se, ou seja, como se costuma designar, pois a areia viva alem de todo um conjunto de bacterias, vem colonizada com ofiuros, pequenas lapas e afins. essa areia viva apenas vem com bacterias em estado lactente que te ajudam a ciclar mais depressa o aquario. qualquer uma das opções ( das 3 : areia viva "a serio", areia viva com bacterias latentes ou aragamax como tu comrpaste " ) são boas opções, apenas demoram mais tempo a ciclar o aquario ( da esqueda para a direita em termos deopções ) . os 55w de cada lampada faz-me parecer que tenhas comprado PC ( powercompacts ) : é um bom sistema para um nano que te permite ter boa intesnidedade de luz e permitir uma larga escolha de corais a manter no teu aquario boa sorte para a ciclagem Gonçalo Proença
JFGMouzinho Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 obrigado gonçalo.... Agora é só esperar ... Um abraço
Recommended Posts