Staedtler Publicado Fevereiro 5, 2010 Publicado Fevereiro 5, 2010 Boas noites registei-me agora no forum mas ja tive muito tempo a ler alguns posts desde de pequenino que adoro animais, ja tive de todo o tipo de bicharada,cobras,passaros,morcegos,rãs e peixes. e hoje fui a loja de animais e decidi como tenho algum tempo livre dedicar-me a um aquario de agua quente, vim agora da loja e comprei um aquario 30x30x60, ja pus um fundo com alguma gravilha e terminei por hoje, amanha devo ir arrajar a agua e tratar da decoração. agora tenho algumas perguntas, na loja vi umas cenas que serviam para eliminar o cloro na agua vinda da torneira mas eu estava a pensar em arrajar agua de um fonte aqui perto(sem cloro) ou até mesmo do furo mas não sei se é adequada ou aconselham usar agua da torneira mesmo? 2º- qual a temperatura que a que devo manter a agua? 3º- que tipo de decoração devo ter? plantas vivas ou so algumas pedras onde eles se possam esconder?aviso ja que aqui na zona é dificil arranjar bons materiais pois não existe assim uma grande variedade e na loja onde vi não tinham plantas aquaticas. 4º estava a pensar para a semana arrajar 1 ou 2 peixes para começar e depois em 2 ou 3 semanas arrajar mais 1 ou 2 até ter uns 6 ou 7 peixes, que peixes aconselham a começar?(tambem não havia la mts peixes de agua quente(3 ou 4 raças) mas disseram que esta segunda feira viriam mais uns). 5ºtenho um sitio perfeito para por o aquario, apanha alguma claridade do sol é calmo e não é frio, que horas aconselham a ligar a luz? ou deixo ligada o dia e noite inteira? 6º como começo o ciclo do cloro? por agora é tudo, desculpem tanta pergunta mas só não quero fazer nenhuma asneira e nao deixar os peixes em sofrimento. quando tiver tudo pronto deixo umas fotos Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 Olá bem vindo. Para começar e não sabendo se já leste isto, convinha leres: [manual]inicio Na Aquariofilia. 1 - depende da qualidade da água do poço e do furo, sem testes é difícil responder. 2 - Depende das espécies que tiveres, mas água quente no mínimo 25ºC 4 - As plantas naturais ajudam se forem bem tratadas, o resto da decoração é de gosto pessoal, desde troncos devidamente tratados, pedras, decorações.... 5 - Luz directa não é bom, fica-se com água verde (algas em suspensão), para as plantas a iluminação deve estar ligada +/- 8 horas, só para peixes pode estar menos tempo, o ideal é arranjar um relógio para a iluminação ligar e desligar sozinha e sempre à mesma hora. 6 - Está no link que indiquei no inicio. Força Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
rui.vasco Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 Boas, Bemvindo ao fórum. Antes de mais recomendo a leitura atenta de http://faq.thekrib.com/pt/. O tempo gasto vale €€€€€ que são poupados evitando alguns erros de principiante mais comuns. Respondendo às tuas perguntas: 1º Na minha opinião é mais seguro usar água da torneira tratada com acondicionador para remover cloro, cloramina e metais pesados. Há vários nas lojas. A não ser que mais algum aquariofilista já tenha experimentado essa água por bastante tempo, senão poderá ahver problemas de contaminação química ou biológica, ou a água conter alguns elementos não detectáveis em testes caseiros. Vê também http://faq.thekrib.com/pt/begin-tapwater.html#well-water 2º Depende dos peixes, mas entre 25º e 26º deve dar para maioria dos peixes mais comuns. 3º Depende dos peixes, pensa em que peixes vais querer ter, e depois adequas o resto da decorção e plantas. o pessoal aqui do fórum pode ajudar , uma vez que plantas e decoração são fáceis de enviar por correio. 4º Peixes sem ter ciclado o aquário, nem pensar! Quem já tiver um aquário estabelecido até pode montar um aqua de penalti, mas não é para todos. Nem recomendo o uso de aceleradores bacteriológicos do ciclo, para quem tem agora contacto com o aqua pela 1ª vez. 5º A luz do Sol directa, ainda que por pouco tempo deve ser evitada, para prevenir aparecimento de algas e subidas descontroladas da temperatura. Mas se o sitio é mesmo o ideal, então se arranjares maneira de "quebrar a luz" não deve haver problema. 6º http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html 7º Ter paciência é o mais importante, e não se deixar levar por compras impulsivas, nem comprar peixes nem plantas sem os ter investigado bem. Hoje em dia com a internet, é indesculpável comprar peixes ou plantas que depois não vão servir por crescerem demais, ou por serem incompativeis com os que já estão no aqua. Se puderes cumprir com tudo isto então serás um aquariofilista responsável e bem sucedido. E não há nada melhor do que chegar a casa e ter um cardume de tetras Santa Filomena à espera da comidinha! Cumps e vai pondo novidades Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>
Staedtler Publicado: Fevereiro 5, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2010 ja agora obrigado aos dois por terem respondido tao rapido, em relação ao sol devo referir que o aquario ta na outra ponta da sala com uma distancia de 20 metros da janela que apanha o sol da manha, essa janela ja tem cortinados logo entra pouca luz, so referi isso para explicar que durante o dia a sala custuma estar minimamente iluminada sem a ajuda de lampadas. obrigado pelo apoio ja tou muito mais esclarecido pra semana talvez adicione 1 peixe e vou verificando o ciclo muito obrigdo a todos ps: se tiver alguma sugestão força ai Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Staedtler Publicado: Fevereiro 6, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2010 Boa tardes companheiros hoje fui tratar da agua e algumas decorações consegui encontrar uma loja que tem muitos materiais, comprei uma planta e um aditivo para tirar o cloro e metais pesados da agua, o problema é que essa loja fica a meia hora de minha casa(de carro) tinha tbm alguns peixes com muito bom aspecto e falei com o dono e ele pareceu-me bem informado disse que estava a construir em casa um novo aqua com metro e meio de comprimento e aconcelhou-me algumas coisas, falei tbm do musgo de java que ele la tinha e el disse-me que so deveria investir quando tivesse peixes gravidos porque agora so ia encher o aquario e com o tempo ia tornar-se enorme e dava algum trabalho a controlar. resumindo hoje enchi o aquario e adicionei o aditivo, comprei uma lampada e uma planta que ja pus no fundo do aqua amanha vou ao tejo procurar umas pedra e troncos e prepara-los para po-los no aquario o dono da loja aconcelhou a usar xisto, porque não altera o ph da agua. se tiverem alguma coisa a dizer força:) Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Staedtler Publicado: Fevereiro 7, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2010 boas tardes, hoje fui tratar da decoração e arrajei algumas ramagens porreiras mas ja li o topico sobre a madeira a utilizar e tenho uma duvida será que posso usar madeira de nogueira? pois os melhores troncos que arrajei fora dessa arvore, ja tou a fever a agua e a preprar a madeira Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 7, 2010 Publicado: Fevereiro 7, 2010 Boas, xisto é uma boa opção sem dúvida. Quanto aos troncos existem várias 'teorias' na minha opinião (vale o que vale = 0 lol) desde que os troncos estejam secos podem ser utilizados.. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Staedtler Publicado: Fevereiro 7, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2010 Boas, xisto é uma boa opção sem dúvida. Quanto aos troncos existem várias 'teorias' na minha opinião (vale o que vale = 0 lol) desde que os troncos estejam secos podem ser utilizados.. pois xisco é complicado arrajar tive a procurar hoje mas so encontrei pedaços mt mt mt pequeninos tenho de ir buscar a algum lado, arrajei algumas pedras calcarias nao muito grandes mas vou verificar o ph da agua dentro de um balde para ver se altera muito ou não agora vou começar a secar a madeira de nogueira. obrigado pela resposta tao rapida Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Staedtler Publicado: Fevereiro 8, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2010 boas tardes. desculpem tar a ser muito chato mas tenho mais duvidas comprei 2 plantas (nao sei o nome delas), mas elas vinha dentro de uns vazinhos com algodão e eu aproveitei e pos esses vazos no fundo do aquario a minha duvida é será que posso tirar esses vazos e planta-las no fundo do aquario, porque o meu fundo é todo ele feito por pedras pequeninas do tamanho de ervilhas +-, será que as raizes se vao fixar? e como faço para adicionar CO2 a agua? eu vi por aqui muitas receitas, mas como faço para adiciona-las a agua? Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Recommended Posts