Marco Madeira Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Oi pessoal... Cheguei um pouco atrasado á discussão mas de qualquer maneira gostei bastante do que foi discutido e ..... Que este forum continue por muitos e bons anos !!, e como o Rui disse com a devida e sempre boa discussão entre os seus membros... Quanto aos preços... não tentem comparar coisas imcomparaveis e também não nos podemos queixar tanto das lojas... :D :D a aquariofilia e principalmente a marinha tem evoluido bastante nos ultimos 2 anos e para mim as lojas e os seus donos tem ajudado.. Talvés pudessem ajudar mais no preço de produtos e animais, mas penso que tudo converge para isso.... Cabe também a nós fazer a nossa parte e não estarmos sempre a reclamar porque as lojas ajudam também... ou é aos sites da net que vendem os produtos que vou pedir conselhos ou informações/opiniões??? Estou bastante contente com o panorama actual da aquariofilia marinha e de algumas lojas (Lisboa e fora de Lisboa). É claro que ainda existem coisas a fazer e a evoluir mas é para aí que todos nós devemos tentar convergir e penso estamos no bom caminho... Á 5 anos quando comecei era um deserto, hoje em dia quem quiser começar tem bastantes probabilidades de sucesso, passando por aqui pelas lojas e pela imensa boa informação encontrada... Boa aquariofilia !! Abraço...
Zé Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Marco. Aceito que tenhas essa opinião acerca das lojas mas eu penso bem diferente. Aqui á uns dias um colega meu quis que eu o acompanhasse para ver preços pois quer montar um aquário de recife. Fomos a várias lojas e sempre pedindo informação sobre qual o melhor sistema e respectivo orçamento. Bem só te vou dar um exemplo dos preços praticados: calha t5 4x 54w cá 520.00€ ( Cascais) em frança (RAMPE T5 120 CM 4 X 54 W 249,00 €)(mesma marca) e se quiseres muito mais exemplos. Depois temos comerciantes que só com o interesse de vender lhe passaram (verbalmente) uma lista de produtos que pouca mais água o aquário levaria. Eu próprio quando comecei tive muitas desilusões e quase desistência e o que me salvou foi a procura de informação na net, principalmente os fóruns. Temos também algumas lojas de aquariofilia que se os animais falassem não se podia lá entrar com os gritos e pedidos de socorro. Bem eu com isto não quero de modo algum meter todas as lojas no mesmo saco, cada uma com os seus prós e os seus contras. O sr Eduardo Telles que eu não conheço pessoalmente mas que pelas informações que tenho tem uma loja cuidada e é merecedor de confiança, se se quiser dar ao trabalho de despir a farda de lojista e vestir de hobysta tenho a certeza que vai concordar comigo. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Hugo RSF Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Embora seja um pouco fora do âmbito do tópico, não posso deixar de comentar a discussão de comprar "lá fora" ou "cá dentro". Desde já referir que só o facto das lojas portuguesas (algumas) virem aqui expor a sua ideia, quase me tira toda a vontade de contrapor "contra" eles. Muitos parabéns por "darem a cara"! Em relação aos preços não vale a pena ir por aí, penso eu. Já tive acesas discussões com o dono de uma loja do ramo e ele explicou-me que têm de se sujeitar aos preços dos importadores, uma vez que as leis não lhe permite importar ele próprio. E aqui é que está a entidade que ganha e não de deveria ganhar. Ou pelo menos não ganha quando compramos no estrangeiro: O IMPORTADOR!!! As lojas portuguesas não podem importar directamente (a não ser que também sejam desse ramo) e portanto têm de "dar de comer" aos importadores portugueses! Embora não concorde nada com isto, tenho de concordar que é um argumento de peso a favor das lojas portuguesas. Apenas duas perguntas que dão que pensar: Uma loja de aquariofilia portuguesa pode importar uma unidade de RO, directamente de outra loja on-line, ou directamente do fabricante? Pelo que me disse esse tal lojista, não. Porque é que eu hei-de comprar em Portugal mais caro e até por vezes ser "mal atendido" (não é o caso da redfish, onde compro regularmente material que não posso comprar via net) se posso comprar mais barato via internet e até ter um serviço pós-venda muito melhor? Sinceramente não sei, a não ser o factor língua... Vou-vos contar um caso concreto: Comprei o ano passado um Eheim 2217 numa loja alemã via net (Samen Mack), por um preço 2x mais baixo que em Portugal. Chegou 4 dias depois e só o paguei um mês depois de o ter. O filtro desde o início me pareceu com um fluxo fraco para um 2217 e fazia um barulho irritante. Pensei: "pronto! Eu já sabia que comprar cia net podia dar problemas... Agora vou ter gastar o dobro e comprar cá outro." Mas lá falei com o "meu" gestor de vendas (trato tudo por e-mail directamente com o gestor de vendas) e disse-lhe o que se passava. Ao fim de uns dois dias a trocar mails com ele, sugeriu-me que o melhor seria enviar-me um novo "motor" e helice para o dito filtro, porque podia ser daí o problema. Dois dias depois tinha cá o material. Nao tive de pagar nada, não tive de lhe enviar o material defeituoso, nem portes paguei. Pergunto: isto seria possível em Portugal? Sinceramente duvido muito. Fui a uma loja expôr a situação e pediram-me perto de 2 contos pelo motor+hélice. Temos de evoluir muito em pós-venda, em todos os sectores, para podermos competir neste mercado global. (a questão é se queremos evoluir...) Devo dizerr que, para mim, não vejo nenhum inconveniente em comprar no estrangiero, ainda mais depois do que me aconteceu. Sempre tive algum receio em comprar on-line precisamente devido a possíveis problemas que o material pudesse apresentar; depois disto deixei de ter qualquer problema. Ainda por cima recebo 1º a mercadoria e só depois a pago (não é que tenha alguma vantagem nisto mas se houver algum problema sempre estou mais seguro...) As lojas portuguesas têm evoluido muito, mas julgo que as leis não as deixam evoluir mais. As lojas podiam juntar-se e importar como o manklit diz para ser mais barato (porque é que as grande superfícies vendem mais barato que o comércio tradicional?!), mas segundo me foi explicado não o podem fazer. Julgo que até uma loja comprando como nós via net e vendendo depois de colocar o seu lucro, venderia mais barato que comprando ao importador em Portugal. Estou errado?! Para terminar deixo uma pergunta e um lamento: Lojistas portugueses: Em que é que nós consumidores podemos ajudar, para vocês conseguirem/poderem vender a preços competitivos? Lojistas estrangeiros: Porque é que não enviam seres vivos para Portugal? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Oi... Zé... Não estou a defender as lojas em relação aos preços... nem estou a defender as más lojas... ...Estou bastante contente com o panorama actual da aquariofilia marinha e de algumas lojas (Lisboa e fora de Lisboa). É claro que ainda existem coisas a fazer e a evoluir mas é para aí que todos nós devemos tentar convergir e penso estamos no bom caminho... É claro que algumas delas é como tu dizes que se os peixes falassem era muito triste... mas, essas acabarão por não vingar nem que seja por tantativa e erro por parte do aquariofilista... Eu falo é das boas... e essas tem tentado oferecer boa informação, bons materiais, peixes e invertebrados... mas como também disse quantas mais ouver e com boa qualidade mais depressa o preço baixara devido á concorrencia... também continuo a achar que existem bons negocios pela net, mas como disse não tentem comparar o incomparavel... Abraço...
Hugo RSF Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Marco, concordo com quase tudo o que dizes, mas porque não comparar? Incomparável porquê? Não estamos num mercado global, de portas abertas, onde as transacções entre paises membros (já nem falo dos States) podem ocorrer sem alfandegas, taxas aduaneiras e afins? Eu acho que pelo contrário temos mesmo é de comparar e melhor que isso, temos de deixar de comprar cá, para ver se os preços baixam. Talvês assim alguma coisa mude. O mesmo se passa no mercado de DVD. Já tivemos uma mudança que foi os filmes aparecerem cá mais cedo do que antigamente, a próxima etapa é o preço. Com os USA tudo bem, são situações diferentes, agora entre paises membros da comunidade a concorrência tem de existir e é bom mesmo que exista, ainda mais agora que a moeda é única. Cabe também a nós fazer a nossa parte e não estarmos sempre a reclamar porque as lojas ajudam também... ou é aos sites da net que vendem os produtos que vou pedir conselhos ou informações/opiniões??? É verdade as lojas ajudam e é para isso também que servem, mas qual é o problema de pedires conselhos ou informações aos sites? Eu pergunto constantemente à loja onde costumo comprar e por vezes recebo respostas que em muitos casos não aconteceria em lojas portuguesas, do género: "Não vale a pena comprar isso porque é caro e não tem grande utilidade." ou ainda como aconteceu recentemente "Eu já havia conferido o preço para esse produto e soube que em Portugal consegues mais barato, por isso não vale a pena comprares aqui. Arranjas isso em Portugal mais barato." Alguma vez um lojista diria para comprar pela net porque é mais barato?... Mais uma vez reafirmo a minha humilde vontade de ajudar as lojas a evoluirem. O que precisamos nós de fazer para vocês terem preços competitivos e assistência também ela competitiva? O argumento de "Têm de comprar mais cá em Portugal!", parece-me claramente falacioso. Eu sei a resposta e as lojas também sabem. Deixo aqui apenas um conselho a algumas lojas: Se não conseguem ser competitivos pelos preços, porque não os podem controlar totalmente, sejam-no pelos outros factores que apenas dependem de vocês. Deixo aqui mais uma interrogação que dá que pensar (nos lucros envolvidos para os lojistas, por exemplo): Porque é que em coisas como test kits, guppys, platys, mangueiras, e outras coisas de baixo custo as lojas portuguesas tem preços competitivos e muitas vezes até melhores que nos sites estrangeiros e em material mais caro é o que se sabe?... A proporção não é com certeza o único factor que explica esta situação... P.S.:Só para ressalvar que quando eu falo em lojistas e lojas também incluo as tais "sangessugas" dos importadores... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Redfish, Lda. Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Caros Aquariofilistas, No sentido de vos ajudar a entender melhor este mercado, aqui ficam algumas correções e algumas informações. Por exemplo relativamente às importações, é errada a informação de que as lojas não podem fazer importação directa. Podem, mas o que acontece é que os fabricantes fazem exigências em termos de quantidades minimas de compra, e a maior parte das lojas não tem capacidade nem ncessidade de mandar vir 10 filtros de cada EHEIM ( isto é só um exemplo que não sei se é o caso específico ), arriscando-se a ficar com a loja cheia de um produto que não se vende todos os dias, e no qual o lojista empatou um quantidade de $$$$ que lhe poderá servir para melhorar a sua loja noutros campos para servir melhor os seus clientes. E perante esta situação vemo-nos confrontados com a necessidade de comprar aos importadores nacionais, e aí é que os preços sobem consideravelmente pois acreditem que a maior parte das lojas de qualidade neste momento já estão a trabalhar com margens minimas. Para vos dar um exemplo concreto, aqui na Redfish estamos a comprar o material EHEIM neste momento directamente a espanha para conseguir preços mais em conta, e o estranho (e eu tb estranho e tenho trabalhado por isso) é que me sai mais barato mandar vir de espanha o produto, mesmo somando o preço do transporte, do que comprar aos importadores nacionais. Em relação aos produtos baratos serem mais competitivos, se calhar o que falta é termo de comparação pois normalmente são produtos não importados como o tubo de ar ou a mangueira que são fabricadas em Portugal, imaginem o preço que não seria pagar por uma mangueira de ar 30 ou 40 cêntimos o metro mais 1 ou 2 euros de transporte. Relativamente aos peixes, deixo-vos aqui a pratica da Redfish, Lda. para que a possam julgar. Depois de ver tantos peixes a morrer nos nossos tanques, e de ter muitos clientes a reclamar que os peixes lhes morreram 2 ou 3 dias depois, comecei a optar por mandar vir os peixes de fora e as mortes pararam. Neste momento compro até os peixes de água doce em espanha, inglaterra e alemanha, e algumas outras proveniências de fora da europa, e o que acontece é compro mais barato e com melhor qualidade, não me morrem peixes nos tanques, os meus clientes deixaram de se queixar com as mortes dos peixes, e ainda tenho que pagar os custos de transporte e como compro em quantidades mais pequenas que os importadores não compro ao mesmo preço que eles o que torna esta situação quase ridicula. Agora os Srs. podem imaginar quais as margens que os importadores nacionais fazem aos seus peixes, para que quando as lojas lá vão comprar, e muitas vezes colocam margens minimas, têm que os vender aos preços normais do mercado nacional. Isto não desculpa algumas lojas que efectivamente possam exageram e aproveitar-se da situação, mas isso nem sequer me fica bem comentar. Mas acho que se está a trablhar no sentido correcto e vamos continuar. Começa cada vez mais a marcar-se uma diferença de atitude em algumas lojas. Mas isso tb dava pano para muitas mangas e ficava aqui o resto do dia a escrever, e tenho que ir trabalhar para vcs. Zé, relativamente ao tal sistema de T5 que falas, se não te importasses gostaria que efectivasses por MP qual a loja e qual a marca do produto especificamente, e também em particular te explicarei o porquê. Cmpts, Eduardo Telles Santos
Hugo RSF Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Pois... é o que eu tinha dito as "sanguessugas" dos importadores é que "comem" à conta de de todos nós: lojas e clientes. Mas Eduardo, se é possível uma loja importar directamente, ao contrário da informação que me tinha sido fornecida, então aí as lojas passam a ter muito mais "culpa". Apenas digo uma palavra: ASSOCIATIVISMO!!! Que se juntem e importem os 10 filtros Ehiem que daria um ou dois a cada loja e já conseguem preços melhores. O problema é esse mesmo e é uma mentalidade bem portuguesa e que se vê em vários sectores de actividade: "O quê? eu ir-me "unir" aquele ali que me faz concorrência? Nem pensar!" Não é um problema singular da aquariofilia, mas sim de toda a nossa sociedade. Porque é que os espanhóis colocam cá a fruta mais barata que comprada directamente em Portugal? Porque se associam. Repartem custos e conseguem melhores preços. Vai lá dizer isso ao agricultor português... Existe um exemplo que soube este verão no Algarve. Existe uma cadeia de supermercados constituida pelos diversos pequenos comerciantes, que se juntaram, formaram uma associação, mudaram o nome na sua loja e conseguem competir ferozmente com os hipermercados. Estou certo que neste ramo da aquariofilia se existe alguém/loja que vê com bons olhos o associativismo és tu/Redfish. A Redfish, honra lhe seja feita, tem dinamisado o mercado com produtos novos (aqui não interessa a questão do preço), colóquios, encontros, novidades, descontos, promoções, etc, etc, etc, tentando colocar fim ao marasmo que a aquariofilia portuguesa vivia ( ou será vive?!...). Acredito que mais duas ou três pessoas como tu à frente de lojas, e nós conseguiriamos preços melhores. Existe uma pequena loja (para utilizar um adjectivo não muito ofensivo da mesma) que faz uma espécie de associativismo, mas com os clientes, ou seja, envia listas de peixes a encomendar aos interessados e depois de todos escolherem, importa grandes quantidades. É um associativismo diferente, mas que para nós consumidores é bom porque os peixes são mais baratos. Se as lojas não se conseguem juntar e acabar com a mentalidade mesquinha do "eu e só eu sozinho sou melhor que eles todos juntos!", esta pode ser uma boa solução. Disponibilizam as listagens dos importadores aos interessados (e em água salgada o universo de interessados não é assim tão difícil de encontrar), colocam a vossa margem e nós escolhemos o que queremos. Assim em vez de importarem 10 peixes por semana, importam se calhar 100 por mês, conseguindo assim melhores preços. O mesmo se pode passar com material. Digo eu... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Bem... Hugo, a resposta que o Eduardo deu serve para sustentar a imcomparação que tentei demonstrar.... mas não apenas por isso!! Em relação ás perguntas aos fornecedores e aos sites, eu estava-me a referir a perguntas de montagem, manutenção, reprodução e não perguntas sobre os produtos que vc´s lhes compram.... Mais uma vez, não estou a ser advogado do Diabo em relação ás lojas, apenas digo que "nem 8 nem 80"...!! Abraço...
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Eu percebi a tua resposta. :D Mas eu faço todo esse tipo perguntas e mais algumas ao tal gestor da loja. ALiás já criámos um laço de amizade tal que ele, como faz colecção de moedas, me pediu umas portuguesas porque não consegue arranjar na Alemanha.... Mas acho que os pontos estão esclarecidos de ambos os lados. Agora, se as lojas podem importar directamente, não me venham dizer que não conseguem preços mais baixos, porque conseguem se se juntarem ou se fizerem um associativismo com os clientes como referi no post anterior. Sinceramente, continuo a dizer que as únicas coisas que me farão comprar cá são: não haver "lá", precisar para ontem ou a lingua (que no meu caso não tem sido problema). Devo mais uma vez referir que considero a Redfish e em particular o Eduardo uma loja/pessoa dinâmica e que m ajudado na luta contra as coisas menos boas que a aquariofilia portuguesa tem. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts