Recommended Posts

Publicado (editado)

Caros,

Vou aplicar a difusora do CO2 dentro de um filtro interno (magi-200, pequeniiiiino), e vou instalá-lo no aqua, com ou sem as esponja ainda não decidi.

A ideia é a seguinte, nas pás do filtro vou adaptar umas "rebarbas" para desfazerem bem as bolhas do CO2 - ver aqui, e eventualmente do O2 que eu queira injectar pela bomba de ar - teria duas difusoras neste caso, para já não interessa...

O que se pretende é que o filtro ligue com as luzes, ou um pouco antes - a decidir - iniciando a dissolução perfeita do CO2 DIY para o fotoperíodo, e que durante a noite pare, ficando o CO2 a borbulhar apenas dentro do filtro, que "arrotará a CO2" a noite toda, pela saída ou por furo feito para esse fim - só depois de testar é que se pode decidir qual a melhor solução.

No caso das luzes não se ligarem - temporizador avariou, faltou a luz etc, o filtro não se liga, e logo não há acumulação excessiva de CO2...

Alguém quer ajudar a desenvolver a ideia?

Obrigado a todos.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado: (editado)

Olá e bem vindo.

Não esquecer de colocar fotos de todo o procedimento caso avances com a ideia, que digo-te já que me parece boa, se bem que poderá existir alguma dificuldade nomeadamente na posição do filtro:

a) Se colocas perto da linha de água, para que o CO2 possa sair mais rapidamente sem se dissolver na coluna de água durante o periodo da noite (luzes apagadas) quando estiver a funcionar o CO2 irá se perder mais rapidamente ou não?;

b) Ou colocar no fundo do aqua, para quando o mesmo está em funcionamento, existindo sempre a possibilidade do CO2 continuar a se dissolver na água, uma vez precisará de mais tempo para sair do aqua, podendo mesmo dissolver-se na água;

Acho que o problema passará mesmo por aí no sentido de se querer um sistema completamente autonomo.

Mas nada como experimentar não é?

Bom DIY

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Excelente link..

No entanto a dissolução, na minha opinião, ocorre melhor se for feita directamente na hélice do filtro, pelo que vi no link que deixei no primeiro post...

A ideia é que durante a noite o CO2, com o difusor dentro do filtro (desligado), simplesmente borbulhe não sendo quase dissolvidas as bolhas de maior dimensão que saem do copo filtro.

Este fim de semana vou "kitar" o filtro depois junto umas fotos...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!