Recommended Posts

Publicado:

Boas André

Foi pena a situação com os discos, mas há que seguir em frente, quem sabe num futuro próximo voltares a eles.

Agora é desfrutar desse, esperar que o tapete cresça e siga...

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Boas colegas, venho aqui postar uma actualizaçao do aqua. Replantei as Eleocharis parvulas numa posiçao mais frontal e plantei por tras destas Eleocharis Acicularis uma vez que ficam maiores que as Parvula. Comecei hoje tambem a fertilizar com Macros da Sera, o Flore Plus.

Setup do Aquario:

Dimensões: 80x30x40

Filtro: Tetra Ex 600

Aquecedor: Sera 150w

CO2: Colombo com Difusor

Fertilizaçao: Plant Gro Nutrafin, Sera Floronette A(Micros), Sera Flore Plus(Macros)

Substrato: Areia de Silica

Hardscape:Troncos

Flora: 4 Fetos de Java, 6 Anubias Nana, Eleocharis parvula,Eleocharis Acicularis.

Manutençao:-3 em 3 dias: Tpa de 5 litros e aspiraçao substrato

-1 vez por semana: Limpeza vidros

Paramentros quimicos:

Ph:7,3

Kh:4º

Amonio:0,0 mg/l

Nitrito:0,0 mg/l

Nitrato: 10,0 mg/l

Fauna: 3 Escalares, 4 Iriatherina werneri, 2 Corydoras, 1 Plecostumo

Video URL: http://yfrog.us/2omvi8742z

Peço desculpa pela qualidade do video tanto das fotos do post anterior, mas nao consigo melhor de momento.

Comentem, batam no ceguinho lol

cump

Publicado:
Experimenta outra vez, no meu esta a funcionar certinho.

Cump

Boas, qual a potencia de luz que tens no aqua?

Esses escalares quando crescerem vão-te fazer desaparecer alguma da fauna que tens nesse aqua.

Outra coisa, não sei se essa areia será facilmente transposta pelas raízes das plantas que tens aí. Parece-me que é capaz de ser algo compacta demais para permitir que as plantas se desenvolvam com qualidade e se consigam expandir no aqua.

Cumps.

Publicado:

Boas, o aquario está bonito.

Tenho uma questao, o co2 que tens da colombo é aquele com garrafa de 12 gr certo? o difusor não estará muito em baixo? É que eu tenho o mesmo, mas penso que o difusor tem que estar no topo da agua, foi assim que me disseram.

Contudo se estiver enganado diz-me.

Obrigado

Green&Black

Publicado:
Boas, o aquario está bonito.

Tenho uma questao, o co2 que tens da colombo é aquele com garrafa de 12 gr certo? o difusor não estará muito em baixo? É que eu tenho o mesmo, mas penso que o difusor tem que estar no topo da agua, foi assim que me disseram.

Contudo se estiver enganado diz-me.

Obrigado

Boas Nuno,obrigado. Sim é esse de 12gr. Eu de facto tinha-o ca em baixo, como esta nas fotos, mas no video ja actualizado ja se encontra ao nivel da agua, no entanto o difusor nao é o da colombo é outro de outro marca, pois na loja tive a oportunidade de escolher o difusor.

Cump.

Publicado:

Boa noite, venho aqui postar uma actualizaçao do meu aquario. Em primeiro lugar retirei o Plecostumo e adiconei 3 Octoncinclus, na qual ja andava bastante tempo a espera de encontrar,quanto a fauna posso dizer que é só.

Quanto a flora, adiconei Musgo de Java oferecido por uma loja da minha zona, prendio-os a umas rochas, como mostra as fotos, e replantei as Eleocharis Accicularis por de tras com o objectivo de o musgo tapar as pedras por completos e ficando acima deste e por tras a Eleocharis como fundo destas pedras. Passei entao para o lado direito as Eleocharis Parvulas.

Quanto as Eleocharis, estas apresentes as agulhas amareladas e meio acastanhadas, mas mais a Parvula enquanto a Acciluaris esta-se aguentar bem. Fertilizo com Sera Florenete A e Flore Plus, ou seja Micros e Macros e ainda adicono Fertilizante Liquido Plant Grow da Nutrafin. A minha duvida é, porque apresentam esta cor acastanhada e amarelada as plantas??? sera por causa de ter o nitrato a 5mg\l, ou seja um nitratro muito baixo que é essencial para o desenvolvimento destas??? uma vez que fertilizo, tenho C02. Nao possuo subtrato fertil mas com as pastilhas penso que resolvo isso. Espero obter ajuda dos mais experientes. Peço desculpa mais uma vez pela qualidade das fotos.

O video antes da alteraçao:

http://www.metacafe.com/watch/4144457/meu_aquario/

Para ja, as fotos:

hpim2169.jpg

hpim2175g.jpg

hpim2185c.jpg

hpim2185c.jpg

hpim2198p.jpg

hpim2202o.jpg

cump

Publicado:

Quando o tapete fechar...vai ficar muito bom!

Se ainda quiseres dar ao trabalho exprimenta dividir mais esses pes de parvula...assim tens mais para plantar. Outra coisa essa corrys vão darte muito trabalho.. remexem tudo e a parvula tem tendencia a soltar. Se tiveres possibilidade retira-as do aquario durante duas semans atés os pés de parvula agarrarem.

Relativamente a estarem amarelas...sem substrato fertil fica mais dificil plantas de tapete vingarem. Outro problema poderá ser a iluminação. qual é?

Quanto os nitratos até poderiam estar a 10mg/l sem problemas, e os fosfato a quanto estão?

Abraços

Publicado: (editado)

Actualizaçao:

Boa noite colegas, boa noite Ptuga pelo teu ultimo post. Venho aqui postar uma nova actualizaçao do aquario. Apos muito pensar e conselhos seguidos de uma pessoa cujo nome irei dizer no final deste testamento, decidi desmontar o aquario, guarda a agua toda e retirar a areia de piscina e colocar Subtrato fertil, optei pelo da JBL, pelo facto da areia de piscina nao ser fetil e ser muito compacta tava a ter alguns problemas nas Eleocharis. Tudo montado, agua para dentro(a mesma que ja se encontrava la) e passado 5horas testes feito, na qual reparei que o susbtrato me baixo o ph para 7, melhor nao podia ter sido, e peixes para dentro. O que é certo é que com este susbtrato as plantas ficaram logo verdinha e o C02 que era consumido num dia foi consumido em 2h, Fertilizante em pastilhas macros e micros e agora é esperar. Acho que foi a melhor opcçao a troca do substrato.

Quanto ao senhor, quero agradecer ao FAAO, ao Filipe por me ter respondido as mensagens e por me ter dado as suas opinioes do que seria melhor, obrigado Filipe.

Quanto as Fotos sao poucas, a qualidade nao é boa mas é o que tenho de momento.

Setup do Aquario:

Filtro: Tetra Ex 600

Fertilizaçao: Plant Gro Nutrafin, Sera Flore Drops

Substrato: Subtrato fertil JBL

Hardscape:Troncos

Flora: 4 Fetos de Java, 6 Anubias Nana, Eleocharis parvula,Echinodorus tenellus.

Paramentros quimicos:

Ph:7,0

Kh:5º

Nitrato: 5,0 mg/l

Fauna: 3 Escalares, 3 Iriatherina werneri,3 Tetras Cardinais, 2 Corydoras, 3 Octocinclus

22882292.jpg

http://yfrog.us/jahpim2290z

cump pessoal

Editado por Andre_
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boa noite colegas, como era de esperar os resultados obtidos numa semana no que diz respeito ás Eleocharis no substrato são positivas como era de esperar, com simultanea fertilizaçao de Micros da JBL tambem e Macros da Sera. No que diz respeito a iluminaçao adicionei hoje tambem um reflector, aumentando assim a potencia da luz para 36watts.Tive um problema com algas filamentosas por excesso de nutrientes mas bastoume umas tpas ausencia de fertilizaçao e a coisa normalizou. Quanto ao filtro adiconei Turfa, com o objectivo de baixar o ph para 7 e o kh para os 3º pois reduz o aparecimento de algas, ja para nao falar que a turfa liberta valiosos oligo-elementos beneficos tanto para os peixes como plantas. Quanto a Fauna houve pequenas alteraçoes, mas posso afirmar que esta finalizado o aquario, agora é so espera que o musgo tape as pedras e o tapete de Eleocharis se espalhe. Quanto a Eleocharis uma pequena duvida, alguem sabe qual se propaga mais rapido, a Acicularis ou Parvula?? ou tem o mesmo ritmo de crescimento?

Para ja deixo o setup actualizado e umas novas fotos:

Filtro: Tetra Ex 600( Ceramicas, Bio bolas, Turfa, esponja e lã filtrante)

Fertilizaçao: Ferropol e FerroTabs da JBL, Flore Plus da Sera

Substrato: Fertil da JBL

Flora: 4 Fetos de Java, 6 Anubias Nana, Eleocharis parvula,Eleocharis Acicularis.

Paramentros quimicos:

Ph:7,3

Kh:

Nitrato: 5,0 mg/l

Fauna: 2 Escalares, 3 Iriatherina werneri, 4 Corydoras, 3 Octocinclus

94513139.jpg

32045293.jpg

68103304.jpg

90275459.jpg

31733809.jpg

26088300.jpg

66392576.jpg

38843745.jpg

36451715.jpg

47696780.jpg

Venham dai as criticas...

cump

Publicado:

Boas André, reparei que fizeste uma pequena alteração.

Então e esse tapete, parece que está um pouco lento a crescer. Mas o que interessa que ele cresça bem, sem pressas.

Continua com isso que vai ficar altamente quando crescer.

Abraço

Hugo Bernardo

:D

nova1x.jpg

Publicado:
Boas André, reparei que fizeste uma pequena alteração.

Então e esse tapete, parece que está um pouco lento a crescer. Mas o que interessa que ele cresça bem, sem pressas.

Continua com isso que vai ficar altamente quando crescer.

Abraço

Hugo Bernardo

:D

Boas Hugo, é verdade, mas o que é certo é que numa semana com este susbtrato tenho tido melhores resultados do que com a areia como ja era de esperar. A eleocharis acicularis é que desenvolve melhor que a parvula, o porquê é que ainda nao consegui descobrir...

cump

Como era de esperar os resultados obtivdos com adição do substrato fertil não podiam ter sido melhores, apenas um senão, a Eleocharis Acicularis desenvolve-se e a Parvula morreu, assim sendo arranjei mais 4 vasos de Acicularis e planteios no sitio marcado na foto, cortei-as todas a ficaram com um 1 cm e o que é facto é que em 24h vi tantos novos rebentos como nunca tinha visto em tao pouco tempo. Quanto ao musgo retirei-o das pedras,pois estas são lisas e ai o musgo nunca iria agarrar,deveria ter percebido antes :thumbup3:. Coloquei-o então agarrado a uma pequena rocha, como mostra a figura, com o objecivo de alastrar pelo tronco e cresce ao nivel do subtrato. Quanto ás pedras lisas coloqueias junto a terminação do tronco de modo a dar seguimento e maior continuidade á montanha,não nessa ordem que esta na figura, mas numa que desse uma boa perspectiva. De resto, atras destas coloquei uma Anubia Nana Bonsai, e a nascer por de tras,a fazer a ligaçao da montanha entre os tronco e as pedras vao estar as Ceratopteris, uma planta que cria um "molho" verde claro bem bonito, com o objectivo de fazer com que esta caia sobre as pedras, além de preencher a parte traseira, é claro que a isto tudo não pode faltar a poda no final de tudo desenvolvido para o aspecto final.

94513139.jpg

Em breve as fotos.

cump

Editado por Andre_

Blá blá blá...chega de conversa da tetra...pois bem decidi desmontar o aquário e levar a coisa mais a séria trabalhando melhor o aquascaping, em vez de desmontar e montar em apenas 3h. Uma pessoa ve tantos bons Layout e pensa...eu tambem quero conseguir fazer uma coisa assim...meti na cabeça, eu que sou um apressado e fiz as coisas com calma e tudo correu como tinha esperado. Montei o meu aquário de novo e vou postar aqui passo a passo e o seu setup. Aberto a criticas.

Dia 6 resolvi encomendar dois Red moor wood, e hoje xegou finalmente e pus mãos a obra... ja tendo o tanque vazio com os peixes noutro devidamente adpatado para a situaçao, para passarem la uns dia.

A chegada dos Red Moor Wood, 2 para ser preciso, mais 1kg de Maggoti Stone que acabei por não utilizar.

mont1d.jpg

O substrato utilizado, JBL Manado...15L.

mont4.jpg

Colocando o Subtrato:

mont2b.jpg

A colocação dos Inertes( agarrei rochas por de baixo dos troncos tapando depois com o substrato para nao correr o risco do tronco flutuar e estragar tudo)

mont6.jpg

Plantando as Anubias Nana Barteri e Nana Bonsai

mont8.jpg

Plantando as Eleocharis Acicularis e Fetos de Java

mont11.jpg

Já pronto para encher

mont13f.jpg

A encher

mont14.jpg

Em breve novas Fotos...ja com tudo acente.

De registar que fiquei bastante satisfeito com o resultado final, servindo de inspiração os grandes mestre do Aquascaping, vários portugueses entre eles claro.

Quanto ao setup(vai ser o seguinte):

Filtro: Tetra Ex 600( Ceramicas, Bio bolas, esponja e lã filtrante)

Fertilizaçao: Ferropol(Macros e micros,20ml semanais) e FerroTabs da JBL

Substrato: Fertil da JBL Manado

Flora:Fetos de Java,Anubias Nana Barteri,Anubias Nana Bonsai,Musgo de java,Eleocharis Acicularis,Cerapopteris thalictroides

Paramentros quimicos:

Ph:?

Kh:?

Amonio:?

Nitrito:?

Nitrato:?

Fauna: 2 Escalares, 3 Iriatherina werneri, 4 Corydoras, 3 Octocinclus

Espero as criticas.

Editado por Andre_
Publicado:

Boas André

Um Homem não é capaz de estar parado, é assim mesmo.

Gosto bastante deste novo layout. :D

O hardscape está muito bem feito, mas não te esqueças que assim que o tapete crescer as pedras mais rasteiras vão desaparecer. As duas mais pequenas que estão à frente (meio e ligeiramente à direita) tenta recuá-las mais um pouco e levantá-las mais, a não ser que quando o tapete crescer o mantenhas rasteirinho para se conseguirem ver.

De resto 5 *.

Abraço

Hugo Bernardo

;)

nova1x.jpg

Boas André

Um Homem não é capaz de estar parado, é assim mesmo.

Gosto bastante deste novo layout. :D

O hardscape está muito bem feito, mas não te esqueças que assim que o tapete crescer as pedras mais rasteiras vão desaparecer. As duas mais pequenas que estão à frente (meio e ligeiramente à direita) tenta recuá-las mais um pouco e levantá-las mais, a não ser que quando o tapete crescer o mantenhas rasteirinho para se conseguirem ver.

De resto 5 *.

Abraço

Hugo Bernardo

;)

Boas Hugo, é verdade um gajo não é capaz de estar parado, mas quando é para tentar fazer melhor, concordo que se desmonte e monte, só assim se aprende e acho que no meu caso resultou pelo resultado obtido nesta montagem.

Quanto ao tapete, so tenho eleocharis nos cantos do áquario e num canto em cima, por detras de uma rocha, pois deixei o susbtrato mais alto atrás para dar outro efeito. Caso a Eleocharis se espalhe para o centro o objectivo é manter rente ao substrato e de lado mais alto, para que a que fique ao centro nao tape o ponto focal ao centro as ilhas.

Muito obrigado

Abraço Hugo

cump

Editado por Andre_
Publicado:
Eu gostei ;)

Acho é que muitas das pedras vão sem engolidas pelo tapete...

Que pedras são?

Cumps e boa sorte :idea2:

Obrigaod pelo post João. Muitas delas sim, a não ser que levem bastantes podas...o tempo o dirá...mas tambem se ficar um belo tapete verde melhor :D

Estas pedras são pedras Vulcanicas vinda da Argentina, são cinzentas contráriamente as tradicionei acastanhadas.

Abraço João

cump

Publicado:

Eii quando o bernardo fez o post eu já estava a escrever xD

Era escuzado ter dito a mesma coisa ahah :D

Em diante...

Obrigaod pelo post João. Muitas delas sim, a não ser que levem bastantes podas...o tempo o dirá...mas tambem se ficar um belo tapete verde melhor ;)

Estas pedras são pedras Vulcanicas vinda da Argentina, são cinzentas contráriamente as tradicionei acastanhadas.

Abraço João

cump

Ya, nunca tinha visto assim dessa cor muito porreiras :idea2:

Publicado:
Eii quando o bernardo fez o post eu já estava a escrever xD

Era escuzado ter dito a mesma coisa ahah ;)

Em diante...

Ya, nunca tinha visto assim dessa cor muito porreiras :D

Lol não há problem...

Lol yap, as pedras foi engraçado, porque eu tinha mandado vir juntamente com os tronco Maggoti Stone, ai 1kg, pensava eu que vinha varias pedras pequenas, afinal quando veio, veio um pedragulho tipo pedra da calçada...foi entao que vim aqui a uma loja junto da minha casa e trouxe estas porque já tinha conhecimento de que haviam lá.

Abraço João

cump

Publicado:
Lol não há problem...

Lol yap, as pedras foi engraçado, porque eu tinha mandado vir juntamente com os tronco Maggoti Stone, ai 1kg, pensava eu que vinha varias pedras pequenas, afinal quando veio, veio um pedragulho tipo pedra da calçada...foi entao que vim aqui a uma loja junto da minha casa e trouxe estas porque já tinha conhecimento de que haviam lá.

Abraço João

cump

1Kg não da para nada ;)

Também pensava que dava... quando fui comprar as dragon stone para o meu aqua até me passei x.x

1kg dava uma coisinha pequena, e ainda por cima não é assim nada barato xD

eheh, cumps

Publicado:
1Kg não da para nada :P

Também pensava que dava... quando fui comprar as dragon stone para o meu aqua até me passei x.x

1kg dava uma coisinha pequena, e ainda por cima não é assim nada barato xD

eheh, cumps

Foi o que eu pensei, então foi busca estas...essas todas que usei na montagem tem 1kg certo, as rochas vulcanicas sao muito leves.

Abraço João

cump

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!