Berg Publicado Fevereiro 4, 2010 Publicado Fevereiro 4, 2010 Boas, à cerca de 3 semanas debelei um surto de ictio, sobreviveu toda a gente e tudo saudável, aumento da temperatura, diminuição do fotoperiodo ao mínimo e ainda aplicação de medicamento (era um surto grande). Surpresa a minha quando chego agora a casa e o ictio está de volta para já ainda apenas apanhou as bótias palhaço, já comecei a aumentar a temperatura, e luz off. O aqua tem cerca de 300L úteis, pH 7.0 e 26ºc de temperatura, será normal o regresso da doença tão pouco tempo depois e dado que não houve qualquer factor de risco desde então? É que no primeiro caso o factor deve ter sido a grande variação de temperatura que houve devido a falha de energia e arrefecimento do aqua. Ainda tenho outro problema é que tenho um "regimento" de novos habitantes, cardinais e rasboras, que não sei se será conveniente introduzi-los! Que será melhor fazer? Cumps e obrigado. Citar
Quo Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 (editado) é. foi o que me aconteceu. nao metas tetras cardinais, bebados, neons negros ou otos, são pequenos demais e podem morrer com o ictio. tens que deixar a temperatura alta por duas semanas. a 29.4ºC o ictio nao infecta novos peixes a 30ºC deixa de se reproduzir a 32ºC morre logo coloca a 30C (durante 10 dias), se quiseres arricar com 32ºC e achas que os teus peixes aguentam, coloca. a variação de temperatura é um mito. O ictio chega ao teu aquario atraves de algum peixe, mesmo que ele nao mostre sintomas. depois de estar no aquario tens que tratar o aquario, de forma a que todo o ictio morra. se algum sobrar, recomeça tudo de novo. certos peixes que ja tiveram ictio, sao resistentes a novas infecções. Editado Fevereiro 4, 2010 por Quo Citar
Berg Publicado: Fevereiro 4, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2010 ok obrigado vai então aumentar a temperatura durante o devido tempo para ver se isto vai de vez. Quanto aos novos habitantes parece que vão então estagiar para outro local até terem a casa em condições. Obrigado, cumps. Citar
guga24 Publicado: Fevereiro 4, 2010 Publicado: Fevereiro 4, 2010 Olá boas. Meu aquário recentemente também sofreu um ataque de ictío devido a variações de temperatura. Primeiro aumentei a temperatura chegou aos 30 cº aconselhado por um profissional que trabalha na loja pra animais, aproveitei e comprei tratamento para o ictío da tetra 100ml 5 dias e fiquei com tudo normalizado, mas cuidado com a temperatura alta demais 30cº pode ser perigoso, parametros da agua do teu aqua estão ok, cuidado também ao colocar novos peixes nos aquas principalmente nestas alturas( inverno , primavera) , os peixes estão mais expostos a este tipo de doenças, introduzindo novos habitantes haverá possibilidade de algum estar contaminado e pronto inicio de um pesadelo perde-se imensos peixes desta forma nesta altura do ano.. Não sei se colocas sal de cozinha no aqua os peixes 'agradecem' tem espécies que não tanto, tipo o plecostumus mas toleram ajuda a prevenir os fungos etc etc mas bom bom é a agua do mar, uma vez mais cuidado, o sal aumenta o ph . Aquário de quarentena dá muito jeito. cumps. Citar
Recommended Posts